Conquista no PPGCAmb: 35 Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica para o Desenvolvimento das Ciências Ambientais

A importância das bolsas de iniciação científica e tecnológica para o desenvolvimento da ciência e a aproximação entre a graduação e a pós-graduação ganha destaque na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Recentemente, um total de 630 bolsas foi distribuído entre diferentes programas de pesquisa, seguindo os critérios estabelecidos nos editais.

Entre as bolsas concedidas, destacam-se 253 bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), 143 bolsas do Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PROBIC) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), 127 bolsas do Programa Bolsas de Iniciação à Pesquisa e à Aprendizagem Profissional (PBIP-AF) da UFPel, 15 bolsas do Programa Bolsas de Iniciação à Pesquisa e à Aprendizagem Profissional para Jovens Talentos (PBIP-JC) da UFPel, 42 bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) do CNPq, 30 bolsas do Programa de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PROBITI) da FAPERGS, 15 bolsas do Programa Bolsas de Iniciação Tecnológica (PBIP-IT) da UFPel e 5 bolsas do Programa de Bolsas de Estímulo à Inovação (PBEI) da UFPel.

Dentre os programas contemplados, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCAmb) da UFPel foi agraciado com 35 bolsas, sendo 10 bolsas do PIBIC/CNPq, 4 bolsas do PROBIC/FAPERGS, 13 bolsas do PBIP-AF/UFPel e 3 bolsas do PIBITI/CNPq. Sendo que as bolsas PIBITI/CNPq representam um marco significativo, uma vez que corresponde a 20% do total de bolsas concedidas pela universidade.

Essas bolsas de iniciação científica e tecnológica têm um papel fundamental no desenvolvimento da ciência e da pesquisa. Elas proporcionam aos estudantes de graduação a oportunidade de se envolverem em projetos de pesquisa, trabalhando lado a lado com pesquisadores experientes. Essa imersão no ambiente científico permite que os bolsistas desenvolvam habilidades de pesquisa, adquiram conhecimento técnico e desenvolvam um pensamento crítico.

Além disso, as bolsas de iniciação científica e tecnológica aproximam a graduação da pós-graduação, criando uma ponte entre essas duas etapas da formação acadêmica. Os estudantes de graduação têm a oportunidade de vivenciar a rotina dos programas de pós-graduação, participando de grupos de pesquisa e interagindo com os mestrandos e doutorandos. Isso contribui para despertar o interesse dos graduandos pela continuidade dos estudos e pela carreira acadêmica, fortalecendo a formação de futuros pesquisadores.

Nesse contexto, o reconhecimento do PPGCAmb com um número expressivo de bolsas de iniciação científica e tecnológica demonstra a qualidade e o potencial das pesquisas desenvolvidas pelo programa. Essas bolsas contribuirão para a formação de recursos humanos qualificados e para o avanço do conhecimento nas ciências ambientais.

Publicado em 04/07/2023, na categoria Notícias.
Translate »