Início do conteúdo

Ciclo de Palestras em Meio Ambiente na Expofeira

No dia 03 de outubro de 2022, o PPGCAmb em parceria com o Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, promoveram o Evento Ciclo de Palestras em Meio Ambiente na Expofeira realizada na Associação Rural de Pelotas (ARP).

A tarde de atividades iniciou com a palestra da Dra. Marília Lazarotto, intitulada Recuperação de áreas degradadas rurais: Técnicas e possibilidades de usos sustentáveis. A palestrante tratou do tema de forma imparcial e equilibrada mostrando a importância do meio ambiente e da agricultura, enfatizando novas formas de geração de renda ao agricultor.

A segunda palestra foi realizada pelos mestrandos Ottoni Marques Moura de Leon, Gestor Ambiental e Maiara Moraes Costa, Engenheira Sanitarista e Ambiental, com o tema Sistema de Proteção de Nascente Caxambu, uma possibilidade de baixo custo de potencializar a segurança hídrica em regiões rurais. A palestra mostrou a possibilidade de implantação barata de proteção a fontes de água para pequenas propriedades para sedentação humana e animal. Ressaltasse que o sistema apresentado é um instrumento que permite melhorar a resiliência a eventos de estiagem no meio rural.

A terceira palestra foi ministrada pelas Engenheiras Sanitaristas e Ambientais e mestrandas do PPGCAmb, Diovana da Silva Guterres e Larissa Aldrighi da Silva, com a temática Planejamento rural: estiagem, chuva, vendaval e granizo. As palestrantes apresentaram as repercussões dos eventos extremos na região Sul do Rio Grande do Sul e as consequências econômicas para a produção agrícola, assim como a necessidade de se pensar sobre o assunto e tornar o ambiente rural mais resiliente.

A tarde finalizou com o Dr. Érico Kunde Corrêa com a palestra Adubo orgânico e organomineral para a sustentabilidade da produção agropecuária. Na qual a problemática foi abordada de forma extremamente interessante e se trouxe soluções eficientes para um tema de fundamental importância para os produtores rurais diante do panorama atual.

O evento foi certificado através da institucionalização como ação dos Projetos Integradores CENG (1591) na UFPEL. Participaram do evento alunos da pós-graduação, graduação, professores e membros da sociedade.

 

Fotos oficiais do evento: https://www.expofeirapelotas.com.br/post/imagens-do-primeiro-dia-da-96%C2%AA-expofeira-de-pelotas

 

 

Publicado em 06/10/2022, na categoria Notícias.
Translate »