Disciplinas Transversais para 2021/2

• Descomplicando as Ciências da Complexidade: uma introdução interdisciplinar

“Descomplicando as Ciências da Complexidade: uma introdução interdisciplinar” (03 créditos), pensada especificamente para estudantes da pós-graduação, tem caráter interdisciplinar com o objetivo de apresentar as bases teóricas, filosóficas e metodológicas das Ciências da Complexidade e do pensamento sistêmico, estimulando a reflexão crítico nos estudantes de variados áreas do conhecimento.

Em 2021/02, a disciplina ocorrerá nas quintas-feiras à tarde, com encontros síncronos das 14:00 às 15:40h, com início no dia 19/08.

Para efetuar a matrícula, os alunos deverão enviar email ao seu PPG até 30/07/2021 solicitando matrícula na disciplina “Descomplicando as Ciências da Complexidade: uma introdução interdisciplinar” – código 99980004.

• Seminario Avanzado III: Estado, Sociedad y noción de lo “social”: análisis teórico e instrumentos para datos

A Pro-Reitoria de pesquisa e pós-graduação está ofertando para o 2º semestre/2021 a disciplina “Seminario Avanzado III: Estado, Sociedad y noción de lo “social”: análisis teórico e instrumentos para datos”, (03 créditos), pensada especificamente para estudantes da pós-graduação, tem a seguinte ementa: “Lo social como fundamento filosófico. El punto de vista sociológico, psicológico, epidemiológico y del derecho. La perspectiva del área de la salud y otras áreas de las ciencias. Aportaciones de los Organismos nacionales e internacionales (Constituciones nacionales, ONU, Agenda 2030, OMS y otros). Instrumentos, análisis y síntesis de datos. La elaboración de designs (escopos) volcados al examen de las investigaciones sobre normalidad y las patologías sociales.”

Para efetuar a matrícula, os alunos deverão enviar email ao seu PPG  até 30/07/2021 solicitando matrícula na disciplina “ Seminario Avanzado III: Estado, Sociedad y noción de lo “social ” – código 99980005.

• Metodologia científica: da filosofia à redação de textos

A Pro-Reitoria de pesquisa e pós-graduação está ofertando para o 2º semestre/2021 a disciplina “Metodologia científica: da filosofia à redação de textos” (03 créditos), pensada especificamente para estudantes da pós-graduação, tem caráter interdisciplinar com o objetivo discutir os princípios epistemológicos da ciência contemporânea e as bases do método científico, com foco nas ciências empíricas, estimulando a reflexão crítico nos estudantes de variados áreas do conhecimento.

Em 2021/02, a disciplina ocorrerá nas sextas-feiras à tarde, com encontros síncronos das 15:00 às 16:40h, com início no dia 20/08.

Para efetuar a matrícula, os alunos deverão enviar email ao seu PPG até 30/07/2021 solicitando matrícula na disciplina ” Metodologia científica: da filosofia à redação de textos ” – código 99980003.

Publicado em 12/07/2021, na categoria Notícias.
Translate »