Início do conteúdo

Mapa batimétrico da Barragem Santa Bárbara – Pelotas/RS entregue ao SANEP

Na manhã de 09 de outubro de 2020, o discente do PPGCAmb Arthur Sperotto Peruzzo e a Profª. Drª. Diuliana Leandro, coordenadora do Laboratório de Geoprocessamento aplicado a Estudos Ambientais – LGEA, entregaram ao coordenador do Departamento de Tratamento do SANEP, Engenheiro Vinicius Gonçalves, o “Mapa batimétrico da Barragem Santa Bárbara – Pelotas/RS”.

Esse mapa foi desenvolvido a partir de levantamentos durante o período de 29/07/2020 até 01/08/2020, no qual se empregou técnicas e métodos de Sensoriamento Remoto, Sistemas de Informações Geográficas (SIG), Posicionamento por Satélites, Batimetria e Topografia. O produto possibilitará  simular eventos hidrológicos e avaliar a diferenças de reação do meio físico frente a cenários de inundação ou estiagem. Esse é um primeiro produto da dissertação do mestrando Arthur, intitulada: “Utilização de Simulações e Análise Multicritério como Ferramentas para Gestão de Risco a Inundações da Bacia do Santa Bárbara, Pelotas-RS”.

As atividades de coleta de dados para a geração do produto só foram possíveis  devido a colaboração do Prof. Dr. em Ciências Geodésicas, Glauber Acunha Gonçalves, do Centro de Ciências Computacionais da FURG, que emprestou equipamentos e participou de todo o levantamento batimétrico, do Prof. Dr. Samuel Beskow do CDTec da UFPel que emprestou a embarcação, e da equipe de apoio de campo: Lucas Guidoni (Mestre em Ciências Ambientais), Gustavo Ferraz (egresso da Engenharia Ambiental e Sanitária), Marcos Antonio da Silva (discente da Química Industrial) e Jorge Luis Andrade (SANEP).

 

Publicado em 09/10/2020, na categoria Notícias.
Translate »