Professor do PPGCAmb tem invenção patenteada e registrada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial

O prof Willian Nadaleti que atua na área de pesquisa de bioenergia e emissões de poluentes atmosféricos teve pedido de registro de patente aprovado no último dia 23 de março de 2020.

A invenção na área de energia renovável trata do desenvolvimento de um TESTE PARA EXECUÇÃO E SISTEMA DE QUANTIFICAÇÃO DE METANO. O teste garante a atividade bioquímica máxima de conversão de substratos orgânicos em biogás, especialmente de lodos de reatores de indústrias alimentícias da região de Pelotas, viabilizando a determinação da capacidade máxima de produção de metano por unidade de tempo e por unidade de massa bacteriana. O sistema utilizado aplica conhecimentos de mecânica de fluidos para as medições do gás gerado.

O trabalho vinha sendo desenvolvido desde 2016 no Laboratório de Engenharia Ambiental e de Energia que o professor coordena no CEng/UFPel. Ao longo de visitas e estudos realizados em universidades europeias, o professor se especializou na área, com apoio da CAPES, CNPq , República da Polônia e European Funds, que financiam seus projetos. Fizeram parte da pesquisa os alunos Renan Freitas (atual Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária – UFPel) e Vitor Lourenço (egresso da Engenharia Ambiental e Sanitária-UFPEL e mestre do PPGCAmb-UFPEL e atual Doutorando da USP), ambos orientados pelo professor Nadaleti, além de colaboração com insumos para parte dos experimentos dos profs Bruno Vieira e Maurizio Silveira Quadro.

Publicado em 24/03/2020, na categoria Notícias.
Translate »