Docentes do PPCAmb integram o Projeto de Extensão do CNPq “Compostagem de resíduos sólidos de baixo custo como tecnologia social para segurança alimentar e geração de renda”

Os professores Dr. Érico kunde Corrêa e Dra Luciara Bilhalva Corrêa integram o projeto de Extensão “Compostagem de resíduos sólidos de baixo custo como tecnologia social para segurança alimentar e geração de renda” sob Coordenação dos professores citados acima, do Centro de Engenharias (CEng), tendo como órgão financiador o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Esse projeto visa desenvolver com a comunidade uma solução efetiva para a transformação socioambiental através da produção e comercialização de plantas comestíveis e ornamentais, com o uso de substrato orgânico desenvolvido a partir da compostagem da fração orgânica dos resíduos sólidos urbanos gerados em condomínio residencial em Pelotas/RS, em uma área delimitada prioritária pelo CNPq, visando a geração de renda e autonomia econômica das famílias participantes.

O projeto é caracterizado como de reaplicação e aperfeiçoamento de Tecnologia Social, incluindo um sistema de compostagem de baixo custo, adaptado para condomínio residencial, e um sistema de estufa de vegetação de baixo custo para o cultivo de vegetais, levando em consideração cinco Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 declarada pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O projeto conta com a colaboração de alunos de Pós-Graduação e graduação todos discentes da Universidade Federal de Pelotas e mestres também formados pela instituição.

Liciane Oliveira da Rosa – Mestranda no Programa de Ciências Ambientais; (Bolsista do projeto);

Tatiana Porto de Souza – Mestranda no Programa Desenvolvimento Territorial em Sistemas Agroindustriais;

Carolina da Silva Gonçalves – Mestranda no Programa de Ciências Ambientais;

Miguel David Fuentes Guevara – Doutorando no Programa Manejo e Conservação do Solo;

Pablo Machado Mendes – Doutorando no Programa Tecnologia de Alimentos;

Rafael Nunes Teixeira – Graduando no curso Eng. Ambiental e Sanitária

Vanessa Faria de Oliveira – Graduanda no curso Eng. Ambiental e Sanitária;

Maiara Costa Moraes – Graduanda no curso Eng. Ambiental e Sanitária;

Zilda Diani Rosa Leal – Graduanda no curso Eng. Ambiental e Sanitária;

Karine Fonseca de Souza – Graduanda no curso Eng. Ambiental e Sanitária

Eduarda Gomes – Graduanda no curso Eng. Ambiental e Sanitária;

Jayne da Silva Andrade – Graduanda no curso Eng. Ambiental e Sanitária;

Helenice de Avila Tavares – Graduanda no curso Eng. Ambiental e Sanitária;

Tifany Manoela de Souza – Graduanda no curso Eng. Ambiental e Sanitária

Lucas Lourenço Guidonni – Eng. Ambiental e Sanitarista e Mestre em Ciências Ambientais pela universidade Federal de Pelotas.

Gabriel Afonso Martins – Químico Ambiental e Mestre em Tecnologia de Alimentos pela universidade Federal de Pelotas.

Orgulho da nossa unidade por essas iniciativas! Por mais ações como esta! Parabéns a todos os envolvidos!

Publicado em 08/11/2019, na categoria Notícias.
Translate »