Início do conteúdo
    Notícias
  • Não ao FUTURE-SE

    Assembleia da comunidade do Instituto de Biologia (servidores TAES/Docentes e Discentes) realizada na sala 02 (DFF/IB) hoje a tarde com início as 14h15min deliberou em rejeitar a adesão ao future-se. No evento estiveram presentes representantes da Administração Central da UFPEL, da ADUFPEL, da ASUFPEL e do Centro Acadêmico da Biologia além dos membros da comunidade. Foram abordados aspectos da proposta, sobretudo, com foco na inovação e investimentos da iniciativa privada (Organizações Sociais), defendidos como proposta inovadora mas, que já vem sendo exercida desde 2004 pelas IFES; a questão da autonomia universitária e a gestão pelas OSs; a precarização do financiamento das IFES e dos quadros de servidores, entre outras tantos, esclarecendo os presentes. Após as apresentações ocorreu o debate do tema culminando na rejeição a adesão ao future-se e pelo posicionamento junto ao CONSUN pela deliberação imediata nesse sentido. Foi solicitado que a comunidade se mobilize para as ações da paralização nacional que ocorrerão no dias 2 e 3 de outubro vindouros participando das ações locais e engajando-se nas atividades promovidas pelas entidades representativas dos três segmentos da UFPEL e também mobilize seus pares para fazer frente ao atual cenário nacional que as IFES estão submetidas.

          A

     

  • Insituto de Biologia na Mostra de Cursos da UFPEL

    Na terceira edição do evento a UFPEL apresenta  90 opções de Cursos de graduação na Mostra de Cursos que ocorre nesse dia 18 de setembro na Escola Superior de Educação Física (ESEF) das 9h às 17h. Dentre os Cursos presentes estão os de Ciências Biológicas – Bacharelado e Licenciatura e projetos do Instituto de Biologia como o Vida de Insetos e o Museu Parasitológico Itinerante. Parabéns aos colegas da comunidade que estão representando a Unidade no evento.

  • Assembleia Instituto de Biologia FUTURE-se

    Convidamos a comunidade do Instituto de Biologia para participar da Assembleia da Unidade sobre o FUTURE-SE. Para o evento estão convidados representantes da Administração Central, ADUFPEL, ASUFPEL e Centro Acadêmico da Biologia (CABio). A reunião ocorrerá na sala 02 do Departamento de Fisiologia e Farmacologia (DFF) Prédio 17, as 14 horas do dia 18/09/2019 (quarta-feira). Contamos com a presença de todos os seguimentos da comunidade. Divulgue entre seus pares.

  • Laboratório virtual: pesquisador do ICB-USP lança plataforma de compartilhamento de reagentes

    Iniciativa de Lucio Freitas-Junior, o Social Lab é gratuito e visa combater o desperdício de materiais e facilitar seu acesso para laboratórios de todo o Brasil. Lançamento ocorreu no evento USP Ciência Aberta.

    Na última sexta-feira (30/8), durante o evento USP Ciência Aberta da Pró-Reitoria de Pesquisa, o pesquisador Lucio Freitas-Junior, do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP), oficializou o lançamento da plataforma virtual Social Lab. Totalmente gratuito, o site foi desenvolvido em parceria com dois alunos do curso de Ciências Moleculares da USP, Fernando Tocantins e Matheus Morroni, com a empresa júnior Poli Júnior, da Escola Politécnica da USP, e a empresa júnior Conpec da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). No site, serão cadastrados pesquisadores de todo o Brasil, que publicarão um inventário dos reagentes químicos e células que possuem em seus laboratórios para compartilhamento.

    De acordo com Lucio Freitas-Junior, essa plataforma é inovadora a nível mundial por permitir esse tipo de compartilhamento. A ideia surgiu como uma maneira de tentar combater o desperdício de reagentes e promover o seu rápido acesso entre os cientistas brasileiros. “Muitas vezes, os pesquisadores não utilizam todo o reagente adquirido, e o restante fica armazenado até vencer”, explica. Uma vez vencidos, a universidade tem a responsabilidade de eliminar esses resíduos através de incineração – processo caro geralmente realizado por empresas especializadas. “Todos saem perdendo: a universidade, que precisa gastar dinheiro para eliminar os reagentes; o pesquisador que está com os reagentes vencidos em mãos e o pesquisador que não tem acesso ao material”.

    Para incinerar os reagentes químicos, gasta-se em torno de 12 reais por quilo, além dos gastos com transporte de resíduos perigosos e infraestrutura. De acordo com dados da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), por exemplo, a coleta de resíduos químicos aumentou de 5.000 kg em 2002 para cerca de 46.000 kg em 2011.

    Nesse sentido, o Social Lab incentiva o cientista a doar os reagentes que não estiverem mais sendo utilizados, contribuindo para acelerar a pesquisa científica no país, uma vez que o acesso a esses materiais é muito restrito em determinadas regiões. A plataforma, no entanto, garante privacidade aos usuários: não é possível ver o inventário completo de alguém. “Basta apenas buscar no site o reagente desejado e os resultados mostram os pesquisadores mais próximos que têm o que você precisa”, esclarece Freitas-Junior. Mais do que os reagentes químicos, a plataforma também permite que o pesquisador crie um inventário de seu banco de células e que, da mesma forma, doe aquelas que não utiliza mais.

    Segundo o responsável pelo projeto, a intenção é trabalhar em parceria com as universidades, permitindo que os pró-reitores de pesquisa tenham acesso aos inventários. “Estamos trabalhando para organizar os estoques das universidades em um só lugar virtual, para que elas tenham uma visão geral do que possuem e assim acelerar a colaboração entre as instituições do país”.

  • Consulta Coordenação Colegiado de Curso de Ciências Biológicas 2019

    A Comissão Eleitoral responsável pela consulta para a eleição na comunidade da Coordenação do Colegiado dos Cursos de Ciências Biológicas encerrou suas atividades nessa segunda-feria (09/09/2019). A Comissão composta pela professora Raquel Lüdtke (Presidente/DB), pelo professor Fabio Ricardo Pablos de Souza (DEZG) e pelos discentes Vitor Medeiros Cruz e Natalia Castilhos Pioner executou o processo desde a elaboração, apresentação e publicação do Edital do processo, passando pelas inscrições de Chapas, apresentação do plano de ação da chapa inscrita, votação, escrutínio e respectiva publicação dos resultados. A Chapa única composta pelas professoras Adriana Lourenço da Silva (DFF1) e Marla Piumbini Rocha (DM) foi eleita com 31 dos 36 (3 brancos e 2 nulos) votos válidos do certame. Os resultados serão encaminhados ao Colegiado de Curso que realizará o processo eleitoral para elaboração da lista tríplice nessa próxima quinta feira. Parabéns a comunidade e a Comissão Eleitoral pelo empenho na execução desse processo democrático.

    1

     

  • Rendez Vous do IB 2019/2

                  No dia três de setembro passado ocorreu o primeiro Rendez Vous do Instituto de Biologia na sala 03 do Departamento de Fisiologia e Farmacologia(1) das 10 as 12h30min.

          Na ocasião a Comissão Organizadora do Encontro (Estefani Tavares Jansen, Karine Massia Pereira, Rosane Schubert  e Luiz Fernando Minello2) atendendo o calendário aprovado pelo Conselho Departamental recepcionou as novas docentes da Unidade e despediu-se dos aposentados (Docentes e TAEs) nesse ano (2019), assim como, os Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) que foram redistribuídos entre a FURG e a UFPEL.  Compareceram 54 servidores ativos e inativos ao evento, além de alguns estudantes e recém formados que auxiliaram na sua organização e execução do evento.

    1 2

                   Foram recepcionadas as docentes ANELISE LEVAY MURARI (DM3) e JUCIMARA BALDISSARELLI (DFF4). Ocorreu a despedida dos docentes CARLOS FREDERICO NALEPINSKI WIDHOLZER (DB5) e JOÃO NELCI BRANDALISE (DEZG6). Não pode estar no evento a docente Anelise Vicentini Kuss. Entre os servidores esteve presente CLÁUDIO OMAR ALVES (DMP, redistribuído em 2018 para o IFSUL). Não puderam comparecer os TAEs aposentados ENILTON BONEMANN BRAHM e OREMA GONÇALVES PEREIRA, assim como, RENAN CALDEIRA FURTADO redistribuído da FURG para UFPel na permuta com GABRIEL RAUBACH DIAS.

    3 4

       5 6

                                  Dentre os servidores aposentados ou ativos em outras Unidades da UFPEL convidados para o evento estiveram presentes Ademir Belchior (DMP); AldivaLúcio (DM); Claúdio Omar Alves (DMP); Francisco Cunha Bastos (DM); Léo Zilber Knop (DM); Luiz Carlos Porto da Silva (DFF); Mauren Silva dos Santos (COLEGIADO); Marilene Farias Allan; Noeli Siqueira Alves (IB); Roberto Krebs Baltar (DEZG) e Rosane Maria dos Santos Brandão (IB atualmente na PRAE) (Ver as fotos na Aba galeria de fotoshttps://wp.ufpel.edu.br/ib/galeria-de-fotos/ da página do Instituto de Biologia).

                          Os servidores ativos presentes foram: Adriana Lourenço de Silva (DFF); Althen Teixeira Filho (DM); Ana Paula Nunes (DM); Antônio Cesar Leite (DM); Carlos Alberto Alves Tavares (DM); Carmen Alves (DFF); Cristina Larré (DB); Denise Bongalhardo (DFF); Diego Souza (DFF); Eliane Freire Anthonisen (DM); Estefani Tavares Jansen (DMP); Fabiane Knneper Fernandes (DM); Fábio Garcia (DMP); Fábio Ricardo de Souza (DEZG); Gerthurd Muller (DMP); Gustavo Dias Ferreira (DFF); Gustavo Maia (DB); Isabel Oliveira de Oliveira (DFF); Izabel Cristina Custodio de Souza (DM); João Iganci (MUSEU Carlos Ritter); Josiane Nunes (IB); Juliana Cordeiro (DEZG); Karine Massia Pereira (DMP); Laura Vilanova (DB); Leila Macias (DB); Luis Augusto Xavier Cruz (DM); Luiz Fernando Minello (DM); Luiz Fernando Tavares (DM); Mabel Mascarenhas Wiegand (DFF); Manoel Lemes (DM); Marco Gottschalk (DEZG); Marco Marinho (DEZG); Maria Gabriela Rheingantz (DM); Michele Cerqueira (DFF); Niedi Hax Franz Zauk (DFF); Rafael Orcy (DFF); Raquel Ludke (DB); Rita Moraes (DB); Rosane Schubert (IB) e Thaize Debatin (DB).

                          Na oportunidade o Diretor do Instituto(7) recepcionou os convidados, informou sobre os objetivos do evento e sua repetição anual em abril e setembro (03/09 DIA DO BIÓLOGO), apresentou um breve histórico da Unidade e seu panorama atual, assim como perspectivas e cenário futuro(8). Na sequência os servidores docentes e TAEs homenageados foram recepcionados recebendo como lembrança mudas de árvores (Araucária, araçá, goiabeira, pitangueira, entre outras) doadas pela PALMA, assim como, uma carta de boas-vindas, ou despedida ou acolhida pela Unidade. Após a entrega das recordações os servidores foram convidados a descerrar a foto do professor Althen Teixeira Filho(9) junto a galeria de fotos dos diretores do Instituto, na sequência ocorreu um coquetel de confraternização(10) e todos foram convidados a retornar no evento de abril trazendo outros colegas e seus acompanhantes.

    78

    9 10

    O evento foi um sucesso e reativou os laços da família de servidores do Instituto, parabéns a  todos e até abril de 2020.

  • Formatura Interna Curso de Ciências Biológicas Bacharelado

    Nessa sexta-feira (06/09/2019) as 10 horas na sala do Conselho Departamental do Instituto de Biologia na presença do Diretor (Luiz Fernando Minello), Vice-Diretor (Gilson de Mendonça), Chefe do Núcleo Administrativo (Rosane Schubert) e da Coordenadora em exercício do Colegiado de Curso de Ciências Biológicas – Bacharelado e Licenciatura (Leila de Fátima Nogueira Macias) colou grau como Bacharel em Ciências Biológicas Ítalo Ferreira de León. Parabéns ao novo biólogo e sucesso nessa nova jornada profissional.

  • Formatura Interna Curso de Ciências Biológicas

    Nessa sexta-feira (06/09/2019) as 10 horas na sala do Conselho Departamental será realizada a formatura interna do Curso de Ciências Biológicas – Bacharelado e Licenciatura referente ao primeiro semestre letivo de 2019. Na oportunidade colará grau como Bacharel em Ciências Biológicas (Ênfase: Meio Ambiente) Ítalo Ferreira de León, natural de Pelotas. Parabéns ao formando e a cerimônia estará aberta a comunidade.

  • Consulta popular para a Coordenação do Colegiado dos Cursos de Ciências Biológicas

    A Comissão de Consulta reforça o convite para a Consulta popular para a Coordenação do Colegiado dos Cursos de Ciências Biológicas que se dará nos dias 05/09 e 06/09/2019.
    Horários: no dia 05/09 (9h00min às 15h00min)
    no dia 06/09 (12h00min às 15h00min)
    Local: Secretaria do Instituto de Biologia
    Votantes: acadêmicos dos Cursos de Ciências Biológicas, docentes do Instituto de Biologia e docentes de outras unidades que desempenham atividades junto a esse Colegiado, MEDIANTE APRESENTAÇÃO DE DOCUMENTO OFICIAL COM FOTO.
    A divulgação do resultado será no dia 09/09/2019.
    Raquel Lüdtke
    Presidente da Comissão
Translate »