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O Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter (MCNCR), órgão suplementar do Instituto de Biologia – Universidade Federal de Pelotas, torna público a abertura de […]
Estão abertas as inscrições para o PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA 2024-2026 (PIBID 2024-2026). O PIBID Ciências Biológicas possui vagas nos […]
Nessa manhã de quinta-feira (18/07/2019) no Auditório da Reitoria ocorreu a reunião promovida pelas Pró-Reitorias de Ensino (PRE), de Gestão da Informação e Comunicação (PROGIC) e de Assistência Estudantil (PRAE) com os Chefes de Departamentos e de Câmaras de Ensino. Nessa reunião foram discutidos assuntos referentes a inserção da caracterização de disciplinas (componentes curriculares) e Planos de Ensino no COBALTO, aspectos da Portaria MEC Nº 1095/2018, Regulamento do Ensino de Graduação – Registro de frequências e avaliações e apresentação das ações conjuntas entre a PRAE e PRE sob aspectos pedagógicos, financeiros e de saúde mental relacionados a assistência estudantil (Acompanhamento Pedagógico da PRAE). Estiveram presentes na reunião as professoras Raquel Lüdtke (Chefe do DB), Dulcinea Blum Menezes (Chefe do DFF), Isabel Oliveira de Oliveira (Representando o DFF), Marla Piumbini da Rocha (GIP/IB), Adriana Lourenço da Silva (DFF) e Eugenia Jacira Bolacel Braga (Coordenadora substituta do Colegiado de Cursos de Ciências Biológicas) e o professor Luiz Fernando Minello (Diretor do IB). Os Chefes foram orientados sobre os procedimentos e prazos para a digitalização desses documentos, assim como observar se estão de acordo com os Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) vigentes dos Cursos de Graduação onde esses componentes curriculares são ministrados. Foram reforçados aspectos vigentes na legislação relacionados ao controle obrigatório de frequência e registros de conteúdos semanais, assim como a inserção de notas nos prazos regulamentados. Na oportunidade foram citadas fragilidades face ao não cumprimento dessas obrigações docentes, como atraso na emissão de Diplomas (que num futuro próximo poderão ser recebidos na colação de grau), perda de auxílios assistenciais ou manutenção indevida, prejuízos didáticos aos alunos, entre outras. A reunião em função do avançado do horário foi finalizada ao meio dia com o tema referente a saúde mental sob responsabilidade da PRAE ser retomado em outra oportunidade, assim como, a disponibilidade da equipe dessa Pró-Reitoria em visitar as Unidades desde que convidada pelas mesmas. A PRE foi representada pela Coordenadoras de Registros Acadêmicos – Emileni Tessmer e de Ensino e Currículo – Maira Ferreira, assim como a Pró-Reitora – Maria Fátima Cóssio; a PROGIC pelo Pró-Reitor – Júlio Carlos Balzano de Mattos e assessores encarregados da elaboração dos sistemas em implantação e a PRAE pelo Pró-Reitor Mario Renato de Azevedo Júnior, assim como a Coordenadora de Políticas Estudantis (CPE) – Rosane dos Santos Brandão, o Chefe do Núcleo de Moradia Estudantil – Rosendo da Rosa Caetano, dentre outros. O encontro oportunizou aos Chefes esclarecerem suas dúvidas e receberem informações uteis sobre as novas funções em implantação e instrumentos para acompanhar outras rotinas sob sua responsabilidade.
O FÓRUM de Diretores entregou a PRAE para destinação os cobertores comprados com a arrecadação feita junto as Unidades da UFPEL. A Direção agradece a colaboração de todos colegas servidores do IB que se uniram nessa campanha.
Presidente do Fórum (Prof. Silvana – FN) e Vice-Presidente (Prof. Gilberto – FV) e Diretores na entrega dos cobertores na PRAE – Campus II
Presidente do Fórum (Prof. Silvana – FN) e Vice-Presidente (Prof. Gilberto – FV) e Diretores na entrega dos cobertores na PRAE – Campus II
Presidente do Fórum (Prof. Silvana – FN) e Vice-Presidente (Prof. Gilberto – FV) e Diretores na entrega dos cobertores na PRAE – Campus II
A escola Especial Alfredo DUB possui alunos caracterizados pela surdez em vários níveis, alguns sem nenhuma percepção auditiva e outros com algum nível de percepção. A escola presta atendimento também a alunos com outras deficiências associadas à surdez como: paralisia cerebral, baixa visão, autismo e também deficientes físicos. Esses alunos dependem somente dessa escola, para sua alfabetização na língua portuguesa e em libras, pois é a única do município. Entretanto, por ser uma entidade filantrópica, não recebe recursos semelhantes aos que as escolas estaduais e municipais recebem. Portanto, funciona com dificuldades tanto para aquisição de equipamentos para o ensino, como também para a manutenção do seu espaço físico em condições adequadas. A superação dessas dificuldades é essencial para os alunos cursarem um ensino fundamental de qualidade e ter a oportunidade de prover o retorno para a sociedade, como cidadãos atuantes em todos os segmentos. Por isso o objetivo do vídeo consiste em apresentar o projeto realizado pelo Departamento de Morfologia, com os alunos da escola, nos anos anteriores (projeto realizado de 2014 a 2016) e apresentar o novo projeto que será desenvolvido em 2019. E dessa forma sensibilizar a população do município de Pelotas para a importância de fazer contribuições para a Escola Alfredo DUB. Aofiinal do vídeo são apresentadas algumas ações como, pro exemplo, o CPF na nota fiscal, que não tem um custo para o contribuinte e revertem em benefícios para a escola. Assista o vídeo em https://youtu.be/Q2pqJ__eKg4
As professoras do Instituto de Biologia, Marla Piumbini Rocha, Adriana Lourenço da Silva e Raquel Lüdtke, participam do XII ENPEC, Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências: Diferença, Justiça Social e Democracia. O evento ocorre em Natal na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, dos dias 25 a 28 de junho e é organizado pela Associação Brasileira de Pesquisa em Educação e Ciência.
As professoras irão apresentar o trabalho intitulado “Alfabetização científica como via para um currículo emancipatório” que também conta com a autoria da professora Rita de Cássia Morem Cóssio Rodriguez (IB).
A IX Oficina de Inverno de Bioquímica Toxicológica da Universidade Federal de Santa Maria é um evento gratuito, com vagas limitadas, destinado à divulgação, aprendizado e troca de experiências entre alunos, professores e convidados, tratando de temas relacionados às diferentes linhas de pesquisa abordadas no Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica (PPGBTox) da UFSM.
Convidamos todos os servidores Docentes, Técnicos Administrativos e Terceirizados para a confraternização junina promovida pelos TAEs do IB e CSQV a ser realizada dia 27/06/2019 no galpão – casa da Bruxa.
O projeto GAMA: Grupo de Apoio em Matemática, mantido em parceria com o IFM – Instituto de Física e Matemática e PRE – Pró-reitoria de Ensino, abriu inscrições para três módulos das Atividades de Reforço em Cálculo, sendo um Módulo de Funções, um Módulo de Derivadase um Módulo de Integrais.
As inscrições podem ser realizadas na página do projeto até 13/06, às 18hs.
Maiores informações e inscrições estão disponíveis na página do GAMA: