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A pedido da Presidência da Comissão Eleitoral, Rosane Schubert (Chefe do Núcleo Administrativo), designada pela Portaria 79/2021 (de 29/11/2021 – SEI 1518649) estamos divulgando o edital para a eleição dos representantes titulares e suplentes para representação dos servidores Técnico-Administrativos em Educação (TAEs) junto ao Conselho Departamental. (Edital)
As inscrições para concorrer ao cargo de Representante dos Professores Titulares no Conselho Departamental do IB para o mandato de 2 (dois) anos, nos termos do Regimento do Instituto de Biologia, deverão ser realizadas no dia 06 de dezembro de 2021, das 08h00 até às 16h00.
A chapa deverá ser constituída por dois representantes titulares e dois suplentes.
A pedido da Presidência da Comissão Eleitoral, Rosane Schubert (Chefe do Núcleo Administrativo), designada pela Portaria 79/2021 (de 29/11/2021 – SEI 1518649) estamos divulgando o edital para a eleição do representante titular e suplente para representação da classe dos professores Titulares junto ao Conselho Departamental. (Edital)
As inscrições para concorrer ao cargo de Representante dos Professores Titulares no Conselho Departamental do IB para o mandato de 2 (dois) anos, nos termos do Regimento do Instituto de Biologia, deverão ser realizadas no dia 06 de dezembro de 2021, das 08h00 até às 16h00.
A chapa deverá ser constituída por um representante titular e um suplente.
Dois alunos do Laboratório de Sistemática e Evolução de Plantas foram premiados com o segundo lugar e uma menção honrosa no concurso de Ilustração Botânica do I Encontro de Botânicos da Região Sul do Brasil. Os estudantes Emanuel Scherdien da Rosa e João Augusto Castor Silva participam do Núcleo de Ilustração Científica do Instituto de biologia, sob orientação do Prof. João Iganci (Departamento de Botânica), e receberam, respectivamente, o segundo lugar e uma menção honrosa na categoria “Ilustração em Preto e Branco”. O objetivo do concurso foi destacar as produções artísticas sobre espécies vegetais nativas do Brasil!
A ilustração de Emanuel, produzida em grafite, retrata uma das samambaias mais típicas da Região Sul do país, a Microgramma vacciniifolia, chamada popularmente de cipó-cabeludo, da família Polypodiaceae. Essa samambaia tem um importante papel nos ecossistemas da região, pois é uma das primeiras plantas epífitas a crescer sobre o tronco das árvores, o que cria um ambiente mais favorável para a germinação das sementes de outras epífitas, como as bromélias e orquídeas! A espécie possui um caule longo, bastante revestido por escamas e folhas de dois tipos diferentes (dimorfas). As folhas mais compridas são as responsáveis pela produção de esporos, enquanto as outras, mais curtas e arredondadas (maioria das folhas), servem para fazer fotossíntese.
Já a ilustração de João Augusto, produzida com nanquim e pontilhismo, retrata um incrível fungo da ordem Phallales, o Phallus indusiatus, conhecido popularmente como véu-de-noiva. O que mais chama a atenção nesse fungo é a linda estrutura em forma de rede que o cobre, chamada “indusium”. Acima dessa rede, temos o ápice do fungo, onde os seus esporos se misturam a uma massa viscosa de odor fétido. Esse odor chama a atenção das moscas, que vão até o fungo em busca de alimento, mas encontram só uma massa de esporos. Deixando o fungo, as moscas saem com o seu corpo coberto por esporos, que acabam sendo espalhados por todos os lugares por onde os insetos passarem. Assim, o peculiar modo de dispersão do P. indusiatus é concluído com sucesso!
O reconhecimento dado às ilustrações produzidas pelos alunos Emanuel Scherdien da Rosa e João Augusto Castor Silva é sem dúvidas um importante marco na formação acadêmica e um incentivo para novos alunos do curso, interessados na área de Ilustração Científica!
Veja mais em: (https://www.univates.br/noticia/30477-encontro-de-botanicos-do-sul-do-brasil-se-encerra-com-divulgacao-de-ilustracoes-e-fotografias-premiadas)
Nessa manhã de sábado (06/11/2021) está ocorrendo o Curso de Aperfeiçoamento em AEE: Deficiência Intelectual na sua terceira edição. O curso foi aberto pela professora Rita de Cássia Morem Cóssio Rodriguez com acompanhamento das Tills Mônica Mendes Garcia e Daiana San Martins Goulart. Prosseguindo a abertura foi apresentado o vídeo Institucional da UFPEL ressaltando que as pessoas cursantes passam a fazer parte dessa comunidade. Na sequência foi retomada a sessão passando a palavra ao professor Luiz Fernando Minello, Diretor do Instituto de Biologia que igualmente deu as boas vindas aos participantes, salientou a importância do processo de formação oportunizado pelos Cursos AEE, ressaltou a importância do trabalho da equipe de trabalho da professora Rita dentro do Instituto de Biologia que é uma Unidade Básica com oferta de conhecimento de microbiologia, parasitologia, morfologia, ecologia, genética, fisiologia e botânica mas, também oferece formação em AEE. Agradeceu o trabalho da equipe citando as professoras Raquel Ludtke,Francele Carlan e Robledo Lima Gil, assim como outros membros da equipe como o operador da sala, o Fábio Nora. Concluindo desejou êxito ao evento na sua terceira edição. No dia de hoje a equipe de organização do evento contou com a colaboração das Prof. Maximira Rockemback da Porciuncula, Clarissa Berdete Bilhalva e Giovana Rodriguez dentre aqueles mais de 100 colaboradores do grupo de trabalho. A professora Rita continuou a apresentação sobre o Curso, sua importância, a deficiência como definidora de caminhos, rotas neurobiológicas, em fim, buscando metodologias para atender as pessoas com deficiências que são únicas e necessitam do apoio da AEE nesse processo de educação inclusiva. Nesse sentido o curso fornecerá elementos para essa formação que permitirá avaliar, identificar e intervir nesse cenário. O profissional de AEE atuará de forma que a inclusão seja real e definitiva e não um processo inclusivo que acabe sendo exclusivo. Por fim, apresentou uma série de considerações sobre a educação inclusiva no presente contexto da pandemia e agradeceu a presença de todos nessa jornada. Dando continuidade convidou a professora Giovana Cossio Rodriguez para apresentar as peculiaridades do Curso de DI em oferta e sua reformulação. A professora Giovana agradeceu a todas pessoas que estão envolvidas no processo, deu as boas-vindas a todos e depois passou a apresentar a estrutura do Curso. Falou das papéis das professoras pesquisadoras Clarissa Bilhalva e Franceli Brizolla, dos tutores, da supervisão, dentre outros aspectos relevantes sobre o curso. Na sequência a professora Franceli Brizolla deu inicio a sua fala tratando da História da Educação de Pessoas com Deficiência Intelectual, conceitos e práticas da Educação Inclusiva. Sucesso a essa nova etapa do AEE/UFPEL/IB.
Na noite de hoje (29/102/2021) as 19 horas teve início a oferta de novo Curso de Aperfeiçoamento em serviço de Atendimento Educacional Especializado tratando novamente do TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. Na abertura do evento estiveram presentes a professora Rita de Cássia Morem Cóssio Rodriguez (Coordenadora dos Cursos de Aperfeiçoamento em AEE), sua Equipe e o Diretor do Instituto de Biologia, professor Luiz Fernando Minello acompanhados dos Tills Mônica Mendes Garcia e Suzana Mendonça Abreu (Foto 01). A oferta desse curso é realizada pelo Instituto de Biologia através do grupo de trabalho do NEPCA/IB (Núcleo de Estudos e Pesquisa em Cognição e Aprendizagem). Para acesso ao curso os participantes receberam o link do Youtube (https://www.youtube,com/watch?v=28e3n7srcpw) tendo sido ofertadas 650 vagas para todo o Brasil. Após sua áudio descrição a professora Rita abriu o evento e passou a palavra ao Diretor da Unidade que desejou as boas vindas aos participantes, agradeceu em nome da professora Rita a todos seus colaboradores, reforçou o papel da Universidade nessa formação continuada para uma inclusão social justa e também a importância dessa disseminação de saberes do grupo de trabalho e dos participantes e desejou êxito ao evento. Prosseguindo a professora Rita apresentou a equipe em especial os supervisores convidou as professoras Miriam Pereira Bohrer e Débora Luiza Schuck Jacks para detalharem a estrutura e funcionamento do Curso (Foto 02). Prosseguindo foi iniciada a palestra da professora Mônica (Foto 03). A palestra “Docências e discências no AEE: Por que somos imprescindíveis para a Inclusão” foi ministrada pela professora Mônica Corrêa de Borba Barboza (Pedagoga licenciada em Dança, especialista em Psicopedagogia Mestre e Doutora em Educação). Após a palestra da professora Mônica foram abertas discussões sobre as reflexões apresentadas pela palestrante. Desse modo, o Instituto de Biologia, através desse grupo de trabalho, segue atendendo a oferta de cursos de aperfeiçoamento e extensão dentro da educação inclusiva embora seja um Instituto Básico (Fisiologia, Farmacologia, Zoologia, Genética, Ecologia, Morfologia, Parasitologia, Microbiologia e Botânica). Parabéns a professora Rita e sua equipe.
A Comissão Eleitoral que conduz o processo eleitoral para as funções de Coordenador e Coordenador Adjunto do Colegiado de Curso de Ciências Biológicas – Bacharelado e Licenciatura torna público a reabertura do Edital para inscrições no certame. A Direção da Unidade conclama aos docentes que participem do processo apresentando chapa(s) para concorrer ao pleito enriquecendo-o, pois na primeira convocação restou sem candidatos inscritos.
O professor Marco Marinho, responsável pela disciplina de ‘TCC III’ dos Cursos de Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura), encaminhou para divulgação o cronograma das defesas previstas para este semestre letivo (2021/1) conforme o arquivo em anexo. Convida a comunidade para assistir as sessões de defesas prestigiando os colegas de curso.
Há pessoas que marcam a nossa vida, que despertam algo especial em nós, que abrem nossos olhos de modo irreversível e transformam a nossa maneira de ver o mundo. O professor é uma dessas pessoas!
Os seus ensinamentos vão muito além dos conteúdos do currículo. Oferecendo aprendizados importantes para a vida. A profissão vai muito além da missão de um professor, são verdadeiros mestres. Os professores despertam a admiração de um modo único, e se tornam uma inspiração para aqueles que estão aprendendo com eles.
Os professores distintivamente dos caranguejos eremitas, que na maioria das vezes, fazem exatamente o que seu nome sugere: vivem sozinhos, sem socializar com outros membros próximos de sua espécie, necessitam socializar seus saberes com a sociedade, em especial com seus alunos. Por outro lado, aproveitam como os garanguejos eremitas a oportunidade da socialização para “trocar de casa” chegando através da TI até os lares de nossos alunos via diferentes meios de comunicação. De modo similar a esses garanguejos que “enganam” seus pares para conseguir as melhores “conchas”, os docentes usaram de sua resiliência e prazer em ensinar para ludibriar e superar o corona vírus durante sua pandemia, seja descobrindo vacinas para conter sua proliferação, seja atuando com nossos alunos nas diferentes frentes de combate ao vírus, ou por fim, através do conhecimento e domínio das modernas tecnologias chegar a nossos alunos e dar continuidade ao processo de ensino/aprendizagem.
Os professores assim como, as abelhas que ajudam na reprodução sexuada das plantas levando o pólen do androceu para o gineceu da mesma planta ou de plantas diferentes, permitindo assim a fecundação, levam seus saberes para regar os conhecimentos e projetos de vida de seus alunos e da sociedade em geral, de forma que, sejam fecundos e deem continuidade a esse processo. Antes de dar o “peixe” o professor ensina a pescar e o que é mais interessante, aprende com quem está pescando durante o processo de aprendizagem. Há que ressaltar que, sem dúvidas nesse processo de ensinar a pescar, existe a participação integrada dos docentes, TAEs e discentes no ensino ministrado na UFPEL.
Sem dúvida alguma e sem nenhum questionamento, sabemos que professores formam professores e todas as demais profissões que a espécie humana desempenha, mesmo que em alguns casos sejam pessoas laicas que exerçam esse ofício devido aos saberes que dominam por suas experiências profissionais durante seu percurso de vida. Não obstante isso, cabe uma reflexão aos colegas docentes e comunidade do Instituto de Biologia. Sendo detentores desse importante papel em que ponto como docentes estamos falhando que diferentemente de outros países em desenvolvimento ou desenvolvidos somos vistos como despesas ao Estado?
Conforme podemos encontrar inúmeras referências na média o Ensino é considerado uma das carreiras mais cobiçadas em várias partes do mundo. E, estes países foram rápidos em reconhecer a importância de bons educadores para o objetivo final da construção de um sistema educacional forte. Eles oferecem os salários mais lucrativos para reter os melhores talentos nesse meio. Só para exemplificar a maior parte dos professores na Alemanha costuma almejar o status de funcionário público, pois além de pagarem menos impostos e estarem livres de algumas contribuições, como o seguro-desemprego, os docentes ainda são atraídos pelo emprego irrescindível e por vantagens financeiras para as próprias filhas e filhos além do reconhecimento e respeito do papel do professor por toda a sociedade alemã. No Brasil, na contramão, os salários baixos, as jornadas cansativas, o pouco reconhecimento, em crise, a docência sofre de renovação e exige medidas para evitar que a escassez se agrave no futuro.
Por fim, os professores têm a capacidade de começar onde estão, usando o que têm e fazendo o que se pode ou até mais do que isso, atingindo o que as vezes se vê como inatingível. Muito obrigado pela sua dedicação, paciência e carinho ao lecionar. Os alunos e a sociedade agradecem por terem feito parte de suas vidas, e com a certeza de que tudo o que foi aprendido, é levado por toda a vida de quem vivenciou essa experiência única.
Progredimur, impedimenta superanda et optima nostra facientes.Feliz dia dos professores hoje e sempre.
A pedido do Colegiado de Curso de Ciências Biológicas divulgamos a tabela de horários dos ônibus de apoio da UFPEL a partir do mês de outubro. As informações foram encaminhadas pelo Núcleo de Transportes (NUTRANS) e são disponibilizadas a seguir.
O Núcleo de Transporte da UFPel informa que o Transporte de Apoio da Universidade é um serviço gratuito destinado a facilitar o deslocamento dos alunos entre os campi, tornando-o mais rápido e seguro.
O transporte é realizado por meio de frota própria;
Os veículos estão identificados com o Logotipo da UFPel;
Os ônibus da UFPel estão autorizados a realizar paradas para embarque e desembarque em locais da própria Universidade, previamente divulgados;
A apresentação da carteirinha da UFPel ou atestado de matrícula acompanhado de documento oficial (com foto) será exigido para o embarque nos ônibus.
O início do serviço será a partir de 04 de Outubro, haja vista o retorno das atividades de aulas práticas presenciais. Linha da Palma
Veículo: Micro-ônibus, placas IOQ-0735;
Local de Saída: Capão: Parada de ônibus ao lado do Prédio da FAEM; Palma: Setor Pecuária da Palma Horário de saída Campus Capão – Palma: Segundas-feiras às 07h:40min ; Quarta e Quintas-feiras às 13h:30min; Horário de saída Palma – Campus Capão: Segundas-feiras às 11h:10min ; Quarta e Quintas-feiras às 17h:10min;
Linha Anglo
Veículo: Ônibus, placas IVM-4052;
Itinerário:
Anglo > Cotada > CCHS > Campus II > Parada XV > CEU > FaMed > Canguru > CEU > Parada XV > Antigo Salis Goulart > ALM > Campus II >FaUrb > Cotada > Anglo
Horários (** Saída da Parada da XV, Outros horários Saída do Anglo): 07:30** / 08:00 / 09:00 / 10:00 / 11:00 / 12:00 / 13:00 / 14:00 / 15:00 / 16:00 / 17:00 / 18:00
Linha Odonto/FaMed(Período à noite)
Veículo: Ônibus, placas IVM-4052;
Itinerário:
Antigo Salis Goulart > ALM > Campus II > CEU > FaMed > Canguru > CEU > Parada XV > Antigo Salis Goulart
Horários (** Saída da Parada Antigo Salis Goulart): 19:00 / 20:00 / 21:00 / 22:1