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    Notícias
  • Reunião aberta Conselho Departamental inicia debates sobre PPI na Unidade

    No dia primeiro de setembro (01/09/2021) o Conselho Departamental reuniu-se em sessão aberta a comunidade para iniciar os debates relacionados as discussões sobre o novo Projeto Pedagógico Institucional (PPI) da UFPEL. O assunto teve o início dos seus debates com a equipe do Projeto Diálogos Acadêmicos (coordenação GVR) – articulação da discussão sobre a revisão e eventual atualização do Projeto Pedagógico Institucional (PPI), em paralelo e em consonância com a revisão do PDI. Desse grupo de trabalho (GT) estiveram presentes na reunião a professora Ursula Rosa da Silva (Vice-Reitora); professor  Gustavo Maia Souza (Núcleo de Interdisciplinaridade, Avaliação e Planejamento da Pós-Graduação, PRPPG); professora  Maria de Fátima Cóssio (Pró-Reitora de Ensino,  PRE), professora  Silvana Paiva Orlandi (Assessora  Gabinete da Vice-Reitora); professor  Eduardo Ferreira das Neves Filho (Coordenação de Pedagogia Universitária, PRE), professora  Renata Moraes Bielemann (Coordenação de Relações Internacionais – CRInter) e  Eleonara Campos da Motta Santos (Coordenação de Arte, Cultura e Patrimônio, PREC) além dos Conselheiros e convidados {Karine Massia Pereira (TAE – DMP); Monica Laner Blauth (Docente – DEZG); Michele Pepe Cerqueira (TAE – DFF); Felipe Diehl (TAE – DEZG); Mateus Casanova dos Santos (Docente – DM);  Ana Paula Nunes (Docente – DM suplente professores Associados;  Jucimara Baldissarelli (Docente – DFF); Caroline Scherer (Docente – DB); Mariangela Heppe Lopes (Docente – DFF); Aline Longoni dos Santos (Docente Substituto – DM); Ana Maria Rui (Docente – DEZG) e Mayara Guelamann da Cunha Espinelli Greco (Discente Pós-Graduação Mestrado em Entomologia)}.  Na oportunidade foi possível conhecer o projeto e dar início aos debates que seguramente se serão estendidos a toda comunidade. Aqueles que por ventura não puderam estar presentes podem encontrar informações na Ata 25/21, slides e gravação da reunião.

  • ENADE para os cursos de licenciatura e bacharelado

    A Coordenadora dos Colegiados de Cursos de Graduação Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas, professora Adriana Lourenço da Silva,  informa aos alunos concluintes sobre a realização do ENADE. Segue os links de acesso e tutorial
    Lista de alunos concluintes inscritos. Bacharelado e Licenciatura.

     

    Alunos que desejarem maiores esclarecimentos entrar em contato com o Colegiado de Curso
  • DEPARTAMENTO DE MORFOLOGIA DA UFPEL PROMOVE EVENTO “REEDIÇÃO PORTAS ABERTAS PARA A CIÊNCIA E INCLUSÃO”.

    Nos dias 26 e 27 de agosto de 2021 o Departamento de Morfologia do Instituto de Biologia da Universidade Federal de Pelotas, promove o evento Reedição Portas Abertas para a Ciência e Inclusão. O evento consiste em uma reedição, com recursos de audiodescrição e libras, do evento apresentado na 17ª Semana Nacional de Ciência & Tecnologia, que tem como tema “Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”.

    A proposta consiste em divulgar para a comunidade que a ciência pode ser propriedade de todos, independente das limitações que apresentem, de forma temporária ou permanente. Os organizadores propiciarão, de forma virtual, um passeio por alguns laboratórios e acervo de peças anatômicas, do Departamento de Morfologia, do Instituto de Biologia, da UFPel, a alunos do ensino básico e comunidade em geral. Neste público alvo também estão incluídos alunos da educação especial, que possuem limitações visuais e auditivas, e que conhecerão um projeto desenvolvido no departamento que evidenciará, através de modelos biológicos interativos, o potencial das tecnologias assistivas em possibilitar alternativas para a inclusão.

    Inscrições no link: https://www.even3.com.br/iiportasabertas/

    Instagram do evento:

    https://www.instagram.com/p/CSGObnfgjUQ/?utm_medium=copy_link

     Confira a programação e prestigie:

    Dia 26/08/2021

    19:30 – Abertura – Prof. Drª Rosangela Ferreira Rodrigues – UFPel

    19:35 – Apresentação dependências – Prof. Dr. Rafael Gianella Mondadori – UFPel

    19:45 – Apresentação acervo Embriologia – Prof. Dr. Luiz Fernando Minello – UFPel

    20:00 – Apresentação acervo Anatomia – Prof. Esp. Carlos Alberto Tavares – UFPel

    20:20 – Apresentação acervo Anatomia Animal – Prof. Drª Ana Valente – UFPel

    20:40 – Apresentação acervo utilizado para pessoas com deficiência visual – Prof. Drª Mariana Valença – UFPel

    21:00 – Acessibilidade em Produtos Culturais – Prof. Dr. Raymundo Carlos Ferreira Filho – NAPNE – IFSul

    21:20 – Considerações – Prof. Drª Anelise Levay Murari – UFSM

    21:25 – Encerramento

     Dia 27/08/2021

    19:30 – Projeto Curso de Técnicas Histológicas em Libras – Prof. Drª Rosangela Ferreira Rodrigues – UFPel

    19:40 – Projeto Museu de Ciências Morfológicas – Discente C. Biológicas Lucas Schneider Lopes – UFPel

    19:50 – Conexões entre Inteligência Artificial e Ciência – Esp. Anderson F. Rodrigues UFPel

    20:00 – Apresentação acervo Anatomia Animal – Prof. Drª Ana Valente – UFPel

    20:20 – Acessibilidade para surdos – Prof. Mestranda Aline Kaster – UFPel

    20:30 – Projeto Historep com página em Libras – Prof. Drª Sandra Fiala – UFPel – Discente Odontologia Henrique Jalil – UFPel

    20:40 – Acessibilidade em textos eletrônicos – Prof. Doutoranda Fabiane Beletti da Silva – NATE – UFPel

    21:00- Projeto Você tem dúvida de quê? – Prof. Drª Marla Piumbini – UFPel

    21:10 – Considerações – Prof. Drª Joseane Jimenez Rojas UFPel

    21:15 – Encerramento

  • Aberto o Curso de Gestão em Educação Especial e Educação Inclusiva

    Na manhã de hoje (21/08/2021) dando continuidade a oferta de Cursos de Extensão em Atendimento Educacional Especializado (AEE), as 10 horas, foi aberto de forma remota o Curso de Gestão em Educação Especial e Educação Inclusiva. Na oportunidade a sessão foi aberta com um vídeo sobre a UFPEL após a apresentação da equipe pela professora Rita Cóssio – Coordenadora Geral dos Cursos. A professora agradeceu a presença da reitora, professora Isabela Andrade, do Diretor do Instituto de Biologia, professor Luiz Fernando Minello e de toda sua equipe que entre docentes, pesquisadores, Tradutores (TILs), formadores e demais membros de apoio atingem cerca de 150 pessoas. Prosseguindo a Reitora deu as boas vindas a todos e todas presentes no Curso, ressaltou a importância do tema e de sua felicidade em estar presente por atuar como arquiteta na inclusão através da adequação dos acessos e instalações à acessibilidade, dentre outros temas abordados  na sua fala.

    Na sequencia do Diretor do IB ressaltou a importância do tema e na felicidade da Unidade poder estar ofertando essa oportunidade de compartilhar saberes a todos recantos do Brasil e salientou as dificuldades dos gestores para essas ofertas, mas que a superação delas é necessária, mesmo que com poucos recursos humanos, pois o saber tem que ser compartilhado. Apresentou o Instituto de Biologias, em especial o NEPCA/IB (Núcleo de Estudos e Pesquisa em Cognição e Aprendizagem) e sua equipe agradecendo o trabalho do grupo e desejando um excelente Curso a todos. Posteriormente, foram apresentadas a psicopedagoga Débora Jacks, a psicóloga Clarissa Bilhalva e a enfermeira Giovana Rodrigues que atuarão nesse Curso de Gestão juntamente com 11 tutores e outros membros da equipe de apoio. Prosseguindo as atividades foi apresentada a professora Maria de Fátima Cóssio, pró-reitora de Ensino da UFPEL que palestrou sobre o tema Educação Inclusiva e o Papel do Gestor. O curso prosseguiu durante a manhã com debates após a palestra. A Direção do Instituto de Biologia deseja êxito a equipe da professora Rita e a todos cursantes sendo que esse curso se estenderá até o dia  31 de outubro do corrente ano.

    Veja a segui imagens da abertura do evento e o calendário de oferta de Cursos em AEE.

    ofertas 2021

  • Aluna do curso de Ciências Biológicas publica sua primeira ilustração científica, em revista da Sociedade Americana de Taxonomistas de Plantas (ASPT)

    A estudante Débora Dalzotto participa do Núcleo de Ilustração Científica do Departamento de Botânica, sob orientação do Prof. João Iganci, e acaba de publicar seu primeiro trabalho como ilustradora, no periódico Systematic Botany, veiculado pela Sociedade Americana de Taxonomistas de Plantas (ASPT). A ilustração retratada na imagem abaixo representa uma nova espécie de planta da família Asteraceae, descoberta recentemente. A estudante ilustrou a espécie a convite dos pesquisadores autores do artigo. A nova espécie se chama Calea funkiana V.R.Bueno & G.Heiden e foi nomeada como homenagem póstuma à renomada pesquisadora Vicki Ann Funk (1944–2019), que dedicou sua trajetória ao estudo das Compositae  e impulsionou o estudo da família e a formação de especialistas ao redor do mundo. A colaboração da aluna Débora Dalzotto para a publicação é sem dúvidas um importante marco na sua formação acadêmica e um incentivo para novos alunos do curso, interessados na área de Ilustração Científica.

    O artigo completo pode ser acessado no link .

    Ilustração produzida pela acadêmica Débora Dalzotto, publicada no periódico Systematic Botany 46(2): 472.

  • Mestre em Biodiversidade e Conservação – Kew e Queen Mary University of Londo

    Desenvolva habilidades essenciais na conservação e restauração de habitats vegetais biodiversos e conduza pesquisas nos ecossistemas com maior biodiversidade do mundo.

    Dois pesquisadores na floresta de Wakehurst cercados por campânulas, trabalhando com câmeras e um computador

    Junte-se à Kew e à Queen Mary University of London em um novo e empolgante Mestrado em Biodiversidade e Conservação, onde você aprenderá a ciência fundamental e a aplicação prática para restaurar e manter habitats naturais.

    Os cientistas da Kew contribuem para dois fluxos de atividade em nosso Msc Biodiversidade e Conservação, um com foco em Ecologia, Evolução e Conservação, e o segundo em Conservação e Restauração.

    No segundo desses fluxos, a atividade, supervisão e ensino dos alunos são focados em Kew, onde os alunos terão mais acesso às suas instalações, coleções, bancos de dados, redes globais e experiência da equipe.

    Os alunos deste programa de mestrado se tornarão especialistas em ciências da biodiversidade, incluindo os fatores que afetam a biodiversidade e soluções para impedir a perda de biodiversidade.

    Do global ao local, os alunos aprenderão como coletar e utilizar dados para informar a compreensão, juntamente com os métodos e técnicas para conduzir a conservação in -situ e ex-situ .

    Um projeto de pesquisa de seis meses, supervisionado por um cientista Kew, permite que os alunos explorem um desafio de pesquisa para informar e apoiar as práticas de conservação.

    Este curso de mestrado oferece aos alunos habilidades aplicadas em conservação e restauração, com foco em habitats de plantas terrestres.

    Os graduados deste MSc estão bem equipados para o local de trabalho, idealmente adequados para funções em ONGs ambientais, órgãos governamentais, consultorias ecológicas, instituições de caridade conservacionistas, jardins botânicos, organizações de pesquisa independentes e universidades.

    Leia mais em:

    https://www.kew.org/science/training-and-education/msc-biodiversity-and-conservation?fbclid=IwAR1QeLF_AGxUk-A5swD5RR8SKRI2PYuY4HiD6XvjYXuvjRJusZLWv5F9g7km

  • Discussão PPI/UFPEL em sessão aberta do Conselho Departamental em setembro

    O projeto Diálogos Acadêmicos, coordenado pelo GVR, está articulando a discussão sobre a revisão e eventual atualização do Projeto Pedagógico Institucional (PPI), em paralelo e em consonância com a revisão do PDI.

    O PPI é o documento pelo qual a instituição estabelece suas políticas de ensino, pesquisa e extensão. Um instrumento político, filosófico e teórico-metodológico que norteará as práticas acadêmicas da Instituição, tendo em vista sua trajetória histórica, inserção regional, vocação, missão, visão e objetivos gerais e específicos.

    Dessa forma, é essencial uma participação ativa de toda a comunidade acadêmica da UFPel na construção desse novo documento norteador do futuro da nossa instituição.

    Nesse sentido, o grupo do Diálogos Pedagógicos está visitando todas as unidades interessadas em participar desse processo para darmos início à discussão coletiva, ainda de forma preliminar.

    Nesse sentido foi aceito o convite pelo Instituto de Biologia que realizará uma reunião extraordinária ABERTA a comunidade do IB no dia  01 de setembro às 9:00h estando todos seus membros convidados a essa convocação especial do Conselho. Além do  presente convite o mesmo irá ser enviado via e-mail aos TAEs, Docentes e alunos da Graduação e Pós-Graduação da Unidade. Contamos com a presença de todos membros de nossa comunidade.

  • Abertos Cursos de Formação em Atendimento Educacional Especializado 2021

    Na manhã de hoje foram abertos os Cursos de Extensão em Educação Inclusiva – Cursos de Formação em Atendimento Educacional Especializado ofertas 2021. Na presença do Pró-Reitor de Extensão e Cultura professor Eraldo dos Santos Pinheiro, do Diretor do Instituto de Biologia professor Luiz Fernando Minello, da Coordenadora geral dos projetos – professora Rita de Cássia Morem Cossio Rodrigues (NEPCA/IB) foram recepcionados os inscritos nos Cursos de AEE ofertados pela UFPEL através do Instituto de Biologia. Na oportunidade a professora Rita deu as boas vindas ao Pró-Reitor e ao Diretor da Unidade, assim como a sua equipe de trabalho e a todos os presentes na sala virtual. Prosseguindo os professores Eraldo e Minello parabenizaram a equipe e manifestaram sua satisfação em participar do evento contando com a participação de docentes, técnicos, pais e demais pessoas que atuam no AEE.  Prosseguindo a professora Rita apresentou a equipe do curso de AEE  de hoje tratando de tecnologias como acesso a aprendizagem começando pelo  arquiteto  Murillo Magno Thumlert que deu as boas vindas, falou das sua  função no curso, do papel do tutor como apoio ao cursista, o total de tutores, dentre outros aspectos. Na sequência a Ângela Soares (especialista em acessibilidade, professora do Louis Braille e do CAPTA da prefeitura que trabalha com recursos adaptados) igualmente deu as boas vindas, falou da sua função no curso, da organização do mesmo, sobre abordagem das temáticas e disciplinas. Após a abertura teve inicio as palestras com a professora Rita fazendo uma fala inicial sobre acessibilidade e inclusão prosseguindo com a exibição do vídeo de Antonio Neves e a leitura de texto de Francis introduzindo o diálogo  com Ana Paula Moreira. As  atividades serão continuadas conforme os calendários previstos a cada um dos Cursos ofertados  que em conjunto oferecem cerca de 3.250 vagas começando na data de hoje e concluindo até abril de 2022.  Parabéns a professora Rita pela continuidade da oferta dos Cursos nesse ano de 2021, recordando que em 2020 foram ofertadas 3.300 vagas em  5 Cursos de Extensão, Aperfeiçoamento e Especialização. Merecido reconhecimento a professora e toda sua equipe que no Instituto de Biologia conta com o apoio da professora Francele de Abeu Carlan, Raquel Lüdtke e a TAE Michele Pepe Cerqueira. Seguem algumas imagens desse momento de abertura dos Cursos dessa semana, assim como a planilha de Cursos.

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  • GIP – Palestra “Produção Audiovisual”

    Os professores integrantes do Grupo de Interlocução Pedagógica do IB organizaram o II Encontro de Professores do IB, como parte da Semana de Planejamento da UFPel, quando será ministrada palestra intitulada “Produção Audiovisual” no dia 03/08 as 9h pelo link Meet: mqz-hpwa-vge (google.com), pelo Prof. Dr. Raymundo Filho, do IFSUL. O professor Raymundo é Doutor em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008), ex-Coordenador Geral de Tecnologias da Educação da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação e, atualmente, professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL). Coordenador do Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do Campus Pelotas Visconde da Graça do IFSUL e coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências e Tecnologias na Educação (PPGCITED) desta instituição, coordenador do Eixo Educação do Conselho Superior Socioeconômico de Desenvolvimento e Inovação (Conssedi) do município de Pelotas. Tem experiência nas áreas de Ensino e Inclusão, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino e Gestão e Monitoramento de Políticas Públicas para Educação Básica.

    Paralelo a este evento ocorre a I Semana de Diálogos Acadêmicos da UFPel, cuja programação está disponível no Memorando 1364607 no SEI.

    A ficha de inscrição está disponível em:

    Eugenia  Bolacel Braga

    Sandra Fiala Rechsteiner

  • Cursos AEE 2021

    Vídeo de acolhimento aos Cursos

    Cursos que serão ofertados pela UFPEL, em EAD.
    Extensão – 90 horas: inscrições de 26.07 a 10.08
    1. AEE em contexto de pandemia
    2. Serviço de Atendimento Educacional Especializado e a utilização das tecnologias como acesso à aprendizagem
    3. Gestão em Educação Especial e Educação Inclusiva

    Aperfeiçoamentos – 180 horas: inscrições de 01 a 15.08
    AEE – transtorno do Espectro Autista
    AEE- Deficiência Intelectual
    AEE – Altas Habilidades e Superdotação

     

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