Feliz dia dos professores

Há pessoas que marcam a nossa vida, que despertam algo especial em nós, que abrem nossos olhos de modo irreversível e transformam a nossa maneira de ver o mundo. O professor é uma dessas pessoas!

Os seus ensinamentos vão muito além dos conteúdos do currículo. Oferecendo aprendizados importantes para a vida. A profissão vai muito além da missão de um professor, são verdadeiros mestres. Os  professores despertam a admiração de um modo único, e se tornam uma inspiração para aqueles que estão aprendendo com eles.

Os professores distintivamente dos caranguejos eremitas, que na maioria das vezes, fazem exatamente o que seu nome sugere: vivem sozinhos, sem socializar com outros membros próximos de sua espécie, necessitam socializar seus saberes com a sociedade, em especial com seus alunos. Por outro lado, aproveitam como os garanguejos eremitas a oportunidade da socialização para “trocar de casa” chegando através da TI até os lares de nossos alunos via diferentes meios de comunicação. De  modo similar a esses garanguejos que “enganam” seus pares para conseguir as melhores “conchas”, os docentes usaram de sua resiliência e prazer em ensinar para ludibriar e superar o corona vírus durante sua pandemia, seja descobrindo vacinas para conter sua proliferação, seja atuando com nossos alunos nas diferentes frentes de combate ao vírus, ou por fim, através do conhecimento e domínio das modernas tecnologias chegar a nossos alunos e dar continuidade ao processo de ensino/aprendizagem.

Os professores assim como, as abelhas que ajudam na reprodução sexuada das plantas levando o pólen do androceu para o gineceu da mesma planta ou de plantas diferentes, permitindo assim a fecundação, levam seus saberes para regar os conhecimentos e projetos de vida de seus  alunos e da sociedade em geral, de forma que, sejam fecundos e deem continuidade a esse processo. Antes de dar o “peixe” o professor ensina a pescar e o que é mais interessante, aprende com quem está pescando durante o processo de aprendizagem. Há que ressaltar que, sem dúvidas nesse processo de ensinar a pescar, existe a participação integrada dos docentes, TAEs e discentes no ensino ministrado na UFPEL.

Sem dúvida alguma e sem nenhum questionamento, sabemos que professores formam professores e todas as demais profissões que a espécie humana desempenha, mesmo que em alguns casos sejam pessoas laicas que exerçam esse ofício devido aos saberes que dominam por suas experiências profissionais durante seu percurso de vida. Não obstante isso, cabe uma reflexão aos colegas docentes e comunidade do Instituto de Biologia. Sendo detentores desse importante papel em que ponto como docentes estamos falhando que diferentemente de outros países em desenvolvimento ou desenvolvidos somos vistos como despesas ao Estado?

Conforme podemos encontrar inúmeras referências na média o Ensino é considerado uma das carreiras mais cobiçadas em várias partes do mundo. E, estes países foram rápidos em reconhecer a importância de bons educadores para o objetivo final da construção de um sistema educacional forte. Eles oferecem os salários mais lucrativos para reter os melhores talentos nesse meio. Só para exemplificar  a maior parte dos professores na Alemanha costuma almejar o status de funcionário público, pois além de pagarem menos impostos e estarem livres de algumas contribuições, como o seguro-desemprego, os docentes ainda são atraídos pelo emprego irrescindível e por vantagens financeiras para as próprias filhas e filhos além do reconhecimento e respeito do papel do professor por toda a sociedade alemã. No Brasil, na contramão, os salários baixos, as jornadas cansativas, o pouco reconhecimento, em crise, a docência sofre de renovação e exige medidas para evitar que a escassez se agrave no futuro.

Por fim, os professores têm a capacidade de começar onde estão, usando o que têm e fazendo o que se pode ou até mais do que isso, atingindo o que as vezes se vê como inatingível. Muito obrigado pela sua dedicação, paciência e carinho ao lecionar. Os alunos e a sociedade agradecem por terem feito parte de suas vidas, e com a certeza de que tudo o que foi aprendido, é levado por toda a vida de quem vivenciou essa experiência única.

Progredimur, impedimenta superanda et optima nostra facientes.
Feliz dia dos professores hoje e sempre.
Publicado em 15/10/2021, na categoria Sem categoria.
Translate »