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    Notícias
  • SEJA CONSCIENTE

    Solicitamos à comunidade acadêmica que, a partir de hoje (10/07/2019), das 18h às 23h, o trecho com a faixa amarela localizada em frente ao prédio CEng/Cotada não seja utilizada como estacionamento, pois esse espaço será utilizado pelos ônibus do transporte de apoio da UFPel.
     
    Contamos com a sua colaboração para a segurança de todos!
  • Artigo de professora do CEng é premiado no VI Encontro Brasileiro de Administração Pública

    Com orgulho, o Centro de Engenharias informa que a Professora Larissa Bolzan, docente desta Unidade Acadêmica, participou do VI Encontro Brasileiro de Administração Pública, nos dias 6 e 7 de Junho, realizado em Salvador/BA, pela Sociedade Brasileira de Administração Pública. No evento, a Professora Larissa teve seu artigo O processo de ”embranquecimento” em um curso superior e suas implicações na construção de um profissional premiado como Melhor Trabalho do Evento.

    Confira a notícia completa na página do Curso Superior de Engenharia de Produção:

    https://wp.ufpel.edu.br/producao/2019/07/08/artigo-premiado-no-vi-encontro-brasileiro-de-administracao-publica/

  • Projeto GAMA oferece monitorias extras no próximo sábado

    O Projeto GAMA: Grupo de Apoio em Matemática, mantido em parceria com o IFM – Instituto de Física e Matemática e PRE – Pró-reitoria de Ensino, oferecerá monitorias extras no próximo sábado (13/07/19).

    As monitorias abordarão conteúdos das disciplinas de Pré-cálculo, Matemática Elementar, Cálculo 1, Cálculo 1A, Cálculo I, Cálculo A, Cálculo 2, Cálculo II, Cálculo B e ALGA – Álgebra Linear e Geometria Analítica.

    Mais informações na página do GAMA: https://wp.ufpel.edu.br/projetogama/
  • Professor do CEng defende Dissertação de Mestrado – Romulo Henrique Batista de Farias

    Com grande satisfação, informamos que o Prof. Romulo Henrique Batista de Farias defendeu sua Dissertação de Mestrado no dia 18/06/2019, junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais – CEng/UFPel.

    O trabalho, intitulado Uso da casca de arroz tratada para adsorção de óleos lubrificantes, foi orientado pelo Prof. Dr. Maurizio Silveira Quadro e coorientado pelo Prof. Dr. Robson Andreazza.

    O Centro de Engenharias parabeniza o professor Romulo pela conquista!

  • Comunidade do CEng se reúne para comemorar os 10 anos da Unidade

    Na noite fria de sexta-feira, dia 05/07/2019, os Diretórios Acadêmicos do Centro de Engenharias, junto à comissão responsável pelas comemorações dos 10 anos do CEng, formada pelas professoras Cláudia Lemons e Silva, Ariane Ferreira e Maria Tereza Pouey, organizaram um jantar de confraternização da comunidade acadêmica em uma pizzaria, localizada no centro da cidade. Participaram docentes, familiares e discente.

  • Encontro da CIT com a comunidade acadêmica do CENG

    Na tarde de 05 de julho, a Coordenação de Inovação Tecnológica – CIT, representada pelo coordenador Vinícius Farias Campos, o administrador do Núcleo de Propriedade Intelectual e Patentes, Glênio do Couto Pinto Jr., a chefe do Núcleo de Propriedade Intelectual e Patentes, Silvia Trisch dos Santos Acunha e a administradora da Incubadora Conectar, Adalice Andrade Kosby, apresentou à comunidade do CEng as formas e procedimentos para implementar ações a partir de oportunidades e iniciativas ligadas à inovação e empreendedorismo.

    Após as quatro apresentações, foram debatidas formas de atuação, legislação em mudança na UFPEL e demandas da comunidade do CEng. Foi ressaltada a importância de apresentar aos alunos e pesquisadores do CEng os meios para implementação de empresas incubadas, registro de patentes e licenças, além de outras modalidades de proteção do conhecimento gerado na universidade. Também foi mencionado o papel das empresas juniores quanto ao treinamento para atuação em empresas criadas pelos próprios alunos a serem incubadas e esclarecer quais são as etapas para a implementação de uma empresa via incubadora.

    O coordenador do CIT e sua equipe se colocaram à disposição para assessoria de interessados nos temas de inovação e empreendedorismo.

  • Cadastro de Colaboradores para o Projeto BIBLIOTECA ESCOLAR: ESPAÇO URBANO DE FORMAÇÃO DO LEITOR

    O CENG APOIA A EXTENSÃO!

    Alunos dos CENG,

    Gostaríamos de convidá-los a apoiar com o conhecimento técnico adquirido na Universidade o Projeto BIBLIOTECA ESCOLAR: ESPAÇO URBANO DE FORMAÇÃO DO LEITOR, da Prof. Drª. Cristina Maria Rosa GELL – FaE/UFPel. Lembrando que FAZER O BEM FAZ BEM, a quem participa das ações e leva o bem à comunidade. Permite ao aluno tomar consciência do contexto local e regional, da realidade social e coletiva em que está inserido, entender as suas necessidades, e ter maturidade de como o conhecimento acadêmico adquirido na Universidade Pública pode retornar à sociedade através de atividades práticas e reais.

    As atividades serão certificadas com a carga horária de dedicação às ações!

    Dedique um pouco do seu tempo ao próximo e o mostre que já aprendeu! Se cadastre!
    https://forms.gle/o7kCbGvjguMZzbAE6

  • Promoção de atividades de extensão no âmbito do Centro de Engenharias

    Convidamos os alunos do CENG a participarem do Projeto Integradores CENG, o qual visa o desenvolvimento às Atividades de Extensão. O projeto trabalha com a possibilidade de proposições de atividades oriundas do seu corpo discente (alunos), que deem a oportunidade desse conceber, registrar e participar de ações extensionistas, as quais permitam melhoria das condições de vida da comunidade, organizações e sociedade geral, promovendo o desenvolvimento regional.

    Quem pode participar e propor as ações?
    Qualquer aluno ou grupo de alunos matriculado(s) em Curso de graduação ou pós-graduação da unidade CENG pode propor as ações.
    E podem participar os alunos da Universidade de qualquer Curso ou Unidade, assim como a comunidade em geral.

    Qual a vantagem?
    As atividades serão certificadas com a carga horária de dedicação às ações!
    E principalmente “FAZER O BEM FAZ BEM”, quem participa das ações leva o bem a comunidade. Permite ao aluno tomar consciência do contexto local e regional, da realidade social e coletiva em que está inserido, entender as suas necessidades, e ter maturidade de como o conhecimento acadêmico adquirido na Universidade Pública pode retornar a sociedade através de atividades práticas e reais.

    Além de possibilitar a integração, a combinação de especialização de diversas áreas e visão holística, o que permite propor múltiplas possibilidades de transformação da sociedade através da reprodução desse conhecimento por meio da troca de saberes com as comunidades, pela construção de alianças intersetoriais e interorganizacionais. Porque para se analisar um cenário qualquer, a formação para o exercício da cidadania precisa estar fundada em três pilares: “o pensamento crítico, a cidadania universal e a capacidade imaginativa” (DALBOSCO, 2015).

    Avaliação da Proposta
    As propostas serão avaliadas a partir de um formulário online, no qual se anexará a proposta da ação e uma carta de motivação preenchida pelos estudantes. Os representantes da Câmara de Extensão do CENG avaliarão a proposta, sendo que serão considerados principalmente a caracterização da ação extensionista, a interação com os cursos do CENG e a viabilidade de execução. E as ações deverão seguir as diretrizes da extensão universitária adotada pela UFPel. Maiores informações estão disponíveis em:

    EDITAL 01/2019 – PROCESSO DE SELEÇÃO INTERNA – PROPOSTAS DE AÇÕES PARA PROJETOS INTEGRADORES CENG – CÂMARA DE EXTENSÃO CENG/UFPEL