Início do conteúdo
    Notícias
  • Oportunidade de Bolsa no Projeto GAMA

    O projeto GAMA: Grupo de Apoio em Matemática, mantido em parceria com o IFM – Instituto de Física e Matemática e PRE – Pró-reitoria de Ensino, abriu inscrições para o preenchimento de 2 (duas) bolsas de ensino, mais cadastro de reserva.
     
    Inscrições e maiores informações podem ser obtidas na página do Projeto GAMA: http://wp.ufpel.edu.br/projetogama/
  • Horário – 01/08/2019

    Excepcionalmente nesta quinta-feira, 01/08/2019, as Secretarias Administrativa e Acadêmico-Pedagógica do Centro de Engenharias funcionarão das 7:30 às 18:00, em virtude de reunião sobre os procedimentos de matrícula.

  • Projeto GAMA oferece novas turmas de revisão em matemática na última semana do recesso acadêmico da UFPel

    O projeto GAMA: Grupo de Apoio em Matemática, mantido em parceria com o IFM – Instituto de Física e Matemática e PRE – Pró-reitoria de Ensino, abriu inscrições para as Atividades de Reforço em Cálculo – Módulo de Matemática Básica e Módulo de Funções, durante o recesso acadêmico da UFPel.
    O professor Cícero Nachtigall, coordenador do GAMA, ressalta que a revisão dos conceitos que serão abordados são de extrema importância para os estudantes que pretendem cursar disciplinas iniciais de matemática no próximo semestre (tais como Cálculo Diferencial, Álgebra Linear e Geometria Analítica, entre outras).

    As inscrições podem ser realizadas na página do projeto até 01/08, às 18hs.

    Maiores informações e inscrições estão disponíveis na página do GAMA:

  • ROBOPEL 207

    Durante a tarde e a manhã de quarta (03/07) e quinta-feira (04/07), estudantes de escolas públicas e particulares de Pelotas e região viveram intensamente princípios sobre tecnologia, inovação, empreendedorismo e criatividade durante o Robopel 207. O evento realizado junto a semana de aniversário da cidade reuniu crianças e jovens no Pelotas Parque Tecnológico, que recepcionou a todos com crepes, pipoca, refrigerante, filmes e muito conhecimento.

    O Robopel recebeu 1670 estudantes

    O Robopel recebeu 1670 estudantes

    O Robopel recebeu 1670 estudantes, de 5 escolas particulares e 36 públicas, de ensino fundamental e médio, dos municípios de Pelotas, Turuçu, Pedro Osório, Rio Grande e Canguçu, e dos distritos de Pelotas: Monte Bonito, Cerrito Alegre, Arroio do Padre, Jaguarão e Pedras Altas. O evento contou ainda com a participação de diversas instituições, que realizaram 16 oficinas e 16 mostras interativas, que tiveram como objetivo fomentar a criatividade e aquisição de conhecimentos sobre diferentes temas relacionados à inovação.

    Para a Diretora Executiva do Pelotas Parque, Rosani Ribeiro, o Robopel é uma atividade que gera uma sólida parceria entre as instituições em prol do município, e destaca: “Nada melhor do que fortalecer esses vínculos na semana de aniversário do município, deixando um legado para as próximas gerações”. Rosani aponta ainda que o evento superou as expectativas e quadriplicou os resultados da edição 206: “Foi uma satisfação receber professores, diretores, e alunos que vieram aqui e ajudaram o evento a crescer com relação a primeira edição”, disse.

    O bom desenvolvimento do Robopel 207 foi responsável não apenas pela diversão e alegria dos participantes, mas também por garantir a próxima edição do projeto: em 2020, o Pelotas Parque Tecnológico vai esperar a todos, mais uma vez, para o Robopel 208, nos dias 1º e 2 de julho. “Para o ano que vem queremos ampliar o numero de exposições, e a duração do evento, que vai acontecer durante dois dias inteiros de atividades, além de promover oficinas pra professores e educadores”, conclui.

    Segundo Tiago Primo, integrante da Comissão Organizadora do Robopel representando a UFPel, o evento foi um marco, e reuniu os diversos atores da educação feita em Pelotas: “Todos se uniram pra entender como podem colaborar e trazer uma educação que seja mais criativa, mais atrativa para todos os seus alunos”, afirmou.

    Primo apontou ainda que a ideia por trás da iniciativa é a manutenção de uma rede de colaboração, que tem como objetivo melhorar a educação da cidade como um todo e trazer inovação. “Queremos parar de exportar pessoas, mas ter aqui uma formação que estimule a inovação e a criatividade; que a cidade possa crescer e se desenvolver em torno de processos educacionais inclusivos. Saio hoje extremamente feliz, cheio de ideias, e extremamente motivado para manter essa rede de colaboração cada vez maior e mais ativa”, encerra.

    Robopel 07Na quarta-feira (03), durante a abertura oficial, foi entregue à Prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, o projeto Criatividade e Inovação para Educação – CrIE, idealizado pelo Pelotas Parque Tecnológico, em parceria com a UFPel, o CoCTec – Comunicação, Cultura e Tecnologias, e a Rede Brasileira de aprendizagem criativa. A intenção das entidades é fazer do CrIE um instrumento de auxilio a formulação de políticas públicas para a educação, através da construção de um laboratório de criatividade, tecnologia e inovação, que deverá ser aberto à rede municipal de ensino.

    Além disso, foram entregues kits de robótica e computação criativa para o Núcleo de Tecnologia Educacional (5ª CRE) – NTE, Clubes de Computação Criativa, e para seis escolas municipais durante a abertura oficial. A solenidade foi transmitida ao vivo pela Fly Câmeras, apoiadora do Robopel 207.

    O Robopel 207 teve como patrocinadores o SEPRORGS – Plataforma de Negócios Digitais do Rio Grande do Sul, Associação Comercial Pelotense (ACP), Biri Refrigerantes, Biscoitos Zezé e a Startup Elimu Social, e contou ainda com o apoio de: Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC); Prefeitura de Pelotas por meio da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SMED), Cetep, e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (SDETI); Universidade Federal de Pelotas por meio dos grupos: Explorando o Pensamento Computacional para a Qualificação do Ensino Fundamental (ExpPC), Comunicação, Cultura e Tecnologias (CoCTec) e Dança – Licenciatura; Escola do SESI Pelotas;  SESC Pelotas; Coplace; IFSUL – Instituto Federal sul-riograndense; e NTE – Nucleo de Tecnologia Educacional – Pelotas – 5ª CRE – Coordenadoria Regional Educação de Educação e Desporto; Box Maker, Universidade Católica de Pelotas – UCPel, e o Grupo de Pesquisas CNPQ UFPel.

     

    Texto e imagens: Diário da Manhã – Pelotas

  • Professor do CEng vence edital para professor visitante na União Europeia

    Com orgulho, o Centro de Engenharias participa que o Professor Willian Nadaleti venceu o edital da União Europeia/Fundación Carolina para ser professor visitante na Espanha no Programa de Pós graduação em engenharia química de Madrid e Almería. As despesas de viagem e bolsa de manutenção serão pagas pela respectiva fundação.

    Parabéns ao Professor Willian Nadaleti!

  • Professores e acadêmicos do CENG participam do 2º ENCONTRO OPERADORES DE GESTÃO DE RISCO E DESASTRE DA REGIÃO SUL

    O Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Saneamento Ambiental – NPSA do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária e do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais, participou no dia 24 de julho de 2019 do 2º ENCONTRO OPERADORES DE GESTÃO DE RISCO E DESASTRE DA REGIÃO SUL, que ocorreu em Pedro Osório, com palestra pertencente as ações extensionistas do Projeto Fortalecimento da Defesa Civil nos municípios da Região Sul, coordenado pelo Prof. Maurizio Quadro e que tem como coordenadora adjunta a Profª. Diuliana Leandro.

    A palestra “A Engenharia e os Impactos nas Catastrofes Naturais” foi apresentada pelas colaboradoras do projeto Engª. Mélory Araujo, mestranda do Engenharia Oceânica pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e Engª.  Gabriela Tombini Ponzi, mestranda em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Participaram ainda do evento Arthur Sperotto Peruzzo  mestrando do Programa de pós- graduação em Ciências Ambientais, e os graduandos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária: Letícia Brandão Caldas, Larissa Aldrighi da Silva, Arlene Fehrenbach,  Marcos Kommling Centeno.

    O grupo lembra e agradece o apoio com a logística ao Sargento João Carlos Gourlart Domingues do CREPDEC 4 – Pelotas  e do Anderson Ibias Montiel, Secretário Executivo do COMPDEC de Rio Grande.

  • Seleção para vaga de doutorado UFPR bolsa CNPq

    A  Universidade Federal do Paraná, Departamento de Engenharia Química, divulga oportunidade de Doutorado na área de membranas com bolsa CNPq.

    CHAMADA CNPQ/EQUINOR ENERGIA LTDA. 2018 – FORMAÇÃO DE MESTRES E DOUTORES EM PETRÓLEO, GÁS NATURAL E ENERGIA RENOVÁVEL.

    Título do projeto: Síntese e caracterização de membranas poliméricas para aplicação em processos de purificação do gás natural.

    Pesquisador responsável: Prof. Dr. Daniel Eiras

    Responsabilidades do bolsista:

    • Produzir membranas através do método de inversão de fases.
    • Caracterizar a permeabilidade a gases e a morfologia das membranas.
    • Realizar outros ensaios de caracterização pertinentes ao projeto (DSC, DMA, TGA, FTIR, DRX).

    Formação Acadêmica:

    Desejável formação em Engenharia Química, Engenharia de Materiais, Física ou Química.

    Experiência:

    Desejável experiência em laboratório de polímeros (experiência prática). Especificamente processamento, síntese e/ou caracterização de polímeros.

    Outras informações:

    O projeto irá envolver atividades de laboratório, portanto o(s) candidato(s) deve(m) ter interesse e disposição para realizar trabalhos experimentais.
    Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência de Materiais:
    O bolsista deverá matricular-se no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência de Materiais (PIPE/UFPR).

    As informações sobre o processo seletivo e sobre o programa podem ser encontradas no site do programa. (http://www.tecnologia.ufpr.br/portal/pipe/ )

    Enviar currículo e histórico do curso de mestrado para o e-mail eiras@ufpr.br

  • Acadêmicas e professores do CENG participam do 37º SEURS

    Nos dias 03 e 04 de julho ocorreu o 37º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul-SEURS, evento realizado na Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC com participação de todas as universidades e institutos federais do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

    O CENG foi representado mais uma vez pelo Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Saneamento Ambiental – NPSA do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária e do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais, através da acadêmica do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária Larissa Loebens. O trabalho apresentado intitulado: “Saneamento Básico: A universidade como ferramenta de apoio técnico aos municípios”, também de autoria de Ana Luiza Bertani Dall’Agnol, mestranda do Programa de pós- graduação em Ciências Ambientais, Vitoria Sousa Ferreira graduanda do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, e das professoras Diuliana Leandro e Andréa Souza Castro e do coordenador do projeto Maurizio Silveira Quadro; foi uma das oito apresentações orais selecionadas em edital interno da UFPEL para compor sua delegação.