Início do conteúdo
    Notícias
  • e-book “Gestão de Riscos Ocupacionais”

    Professores e alunos do Centro de Engenharias da UFPel lançaram o e-book “Gestão de Riscos Ocupacionais”. Este livro tem como objetivo apresentar, de forma compilada e exemplificada, as principais técnicas para o processo de avaliação de riscos ocupacionais. Dessa forma, encontra-se organizado em duas partes, conforme proposto pela Norma Regulamentadora no. 1 do Ministério do Trabalho: (1) Inventário de Riscos Ocupacionais: Técnicas para o Processo de Avaliação de Riscos e (2) Plano de Ação e Controle dos Riscos. A importância desse tema se deve a obrigatoriedade do cumprimento, pelas empresas, do Programa de Gerenciamento de Riscos, o qual deve conter esses dois documentos (1) e (2), além da contribuição para a segurança e saúde do trabalhador da nação brasileira.

    Download gratuito no site https://lnkd.in/dQHe2Nfm

     

    Título do livro: Gestão de Riscos Ocupacionais: técnicas para o processo de avaliação de riscos

    AUTORES: Renata Heidtmann-Bemvenuti, Andria Lemos Huelsen Decio, Carolina Paz da Cruz, Luís Antonio dos Santos Franz

    ISBN: 978-65-86707-66-3
    DOI: https://doi.org/10.29327/542097

  • EDITAL DE CONVOCAÇÃO DA COMUNIDADE PARA CONSULTA SOBRE A ELEIÇÃO DA COORDENAÇÃO E DA COORDENAÇÃO ADJUNTA DO CURSO DE ENGENHARIA GEOLÓGICA (CENG – UFPEL)

    O PRESIDENTE da COMISSÃO ELEITORAL do CURSO DE ENGENHARIA GEOLÓGICA do CENTRO DE ENGENHARIAS da UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (CENG – UFPEL), no uso de suas atribuições e cumprindo o que dispõem a Portaria Interna Nº 19 da Direção do Centro de Engenharias – CENG e demais aspectos legais relacionados […] Declara iniciado o processo de consulta às categorias dos docentes e dos técnico-administrativos que pertencem ao Centro de Engenharias e às demais Unidades da Universidade Federal de Pelotas que contribuem diretamente com o referido curso, e dos discentes de graduação junto ao Curso de Engenharia Geológica – CG_ENG_GEO. O processo de consulta realizar-se-á de acordo com as normas deste EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA CONSULTA À COMUNIDADE PARA A ELEIÇÃO A COORDENAÇÃO E A COORDENAÇÃO ADJUNTA DO CURSO DE ENGENHARIA GEOLÓGICA DO CENTRO DE ENGENHARIAS.

    EDITAL Nº. 001 2021 – CONSULTA FORMAL – Coordenação e Coordenação Adjunta – Engenharia Geologica

  • Recepção dos alunos ingressantes 2021/1

    Nesta semana, o Diretório Acadêmico da Engenharia Geológica (DAFPO), em conjunto com entidades e grupos estudantis do curso, organiza a Semana de Recepção Online para os Calouros de 2021/1 da Engenharia Geológica, nos dias 9 a 13 de Agosto.

    Confira o cronograma abaixo:

  • Novo E-Book “Contribuições à Geologia do Rio Grande Do Sul e de Santa Catarina” está disponível com participação da Engenharia Geológica UFPEL!

    Informamos que o E-Book “Contribuições à Geologia do Rio Grande Do Sul e de Santa Catarina”, organizado por: Andréa Ritter Jelinek e Carlos Augusto Sommer, já está disponível para consulta e download por meio do link https://lume.ufrgs.br/handle/10183/221967

    “Esta publicação especial do Núcleo RS/SC da Sociedade Brasileira de Geologia integra uma coletânea de capítulos de revisão da Geologia dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, contendo os resultados dos principais grupos de pesquisa que atuam nestes dois estados. Esta obra tem como objetivo fornecer uma visão geral da produção geocientífica recente e vem estender o conhecimento gerado na academia para toda a comunidade geológica. A abordagem integrada dos resultados aqui apresentados constitui uma contribuição inédita em termos de SBG‑RS/SC, e que será de grande utilidade para a comunidade geocientífica brasileira, incluindo pesquisadores, professores e profissionais do mercado, além de estudantes de graduação e de pós‑graduação em geociências.” 

    Andréa Ritter Jelinek e Carlos Augusto Sommer

    Destacamos as contribuições do nosso curso em quatro capítulos do livro. O capítulo 5, sobre a Descoberta e Evolução de rochas eclogíticas no RS, tem autoria do professor Viter Magalhães Pinto e coautoria de David Debruyne, atual professor substituto, e da ex-aluna Brenda Fragoso. Os capítulos 1 (Evolução crustal do Escudo Sul-Rio-Grandense sob a perspectiva da Geologia Isotópica), 2 (Revisão atual do Batólito ou Terreno Pelotas) e o capítulo 6 sobre os Ofiolitos do RS, foram desenvolvidos com a coautoria do professor Viter Pinto.

  • 1º Seminário Brasileiro de Geotecnia Forense

    Nos dias 14, 15 e 16 de Julho acontecerá o 1º Seminário Brasileiro de Geotecnia Forense, organizado pelo UFPel IFG Student Chapter. O evento nasce com o intuito de unir conhecimentos entre as Geociências Forense e a Engenharia, tendo a Geotecnia como temática principal. Serão ao todo 6 convidados, nacionais e internacionais.

    O evento será totalmente gratuito e com emissão de certificado, com transmissão pelo canal no youtube, IFG UFPel. Acesse a página: https://youtube.com/channel/UCi31pdzYhb3Ssmvyrm1LWvQ

    Para maiores informações em relação a programação, siga o perfil do capítulo no instagram: @ifgufpel

  • Bolsas FAPERGS

    O curso de Engenharia Geológica parabeniza os professores Viter Magalhães Pinto e Paola Bruno Arab que foram contemplados, cada um com uma Bolsa de Iniciação Científica, no edital PROBIC/FAPERGS – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica- CPESQ Nº 001/2021. As bolsas são, respectivamente, na área de Geociências e Engenharias I.

    .

  • Artigo Publicado

    Com prazer noticiamos a publicação do artigo “A comparison between SMR and SSPC classification systems for the assessment of rock slope stability in the context of Pelotas Batholith, Canguçu, Rio Grande do Sul, Brazil” de autoria da professora Paola Bruno Arab e os egressos Leo Vieira e Allan F. R.  Siqueira do nosso curso. O artigo está publicado no Journal of South American Earth Sciences, acessível no link https://doi.org/10.1016/j.jsames.2021.103419.

    O artigo trata, resumidamente, da comparação dos métodos SMR e SSPC para fornecer uma avaliação prática da estabilidade de taludes rochosos aplicados a uma área de estudo no município de Canguçu, Batólito de Pelotas.