Início do conteúdo
    Notícias
  • Seleção de bolsista

    O Projeto “Estudos Aplicados em Ciências Ambientais” torna público o edital para concorrência à bolsa de Iniciação Tecnológica e Inovação para aluno de Graduação:

    EDITAL

     

  • Comunicado aos Alunos!

    Os discentes que se encontram na situação de Trancamento Geral de Matrícula (TGM) e tem interesse de cursar as atividades ofertadas no Calendário Alternativo aprovado pelo COCEPE poderão solicitar a anulação do TGM junto a Coordenação de Registros Acadêmicos.

    O procedimento para este processo consiste em preencher o formulário de readmissão de TGM (Formulário_Readmissão) e encaminhar cópia do formulário preenchido e assinado, acompanhado de cópia do documento de identidade para o e-mail dra.alunos@gmail.com

    A data limite para solicitar a reversão do Trancamento Geral de Matrícula é até o dia 19/06/2020.

    Os discentes que se encontram em Mobilidade Acadêmica também poderão solicitar matrícula nos componentes curriculares ofertados no Calendário Alternativo, para tanto, deverão realizar a solicitação de matrícula junto ao Colegiado do seu Curso no período de Correção de Matrícula.

    Estas orientações junto com o formulário estão disponíveis na página da CRA https://wp.ufpel.edu.br/cra/

  • INFORMAÇÕES & ESCLARECIMENTOS

    1. MANUTENÇÃO DA SUSPENSÃO DAS ATIVIDADES E DOCALENDÁRIO ACADÊMICO 2020

    Foi publicada no dia 27 de maio de 2020, pelo Reitor da UFPel a Portaria Nº 941 que resolveu: (A) PRORROGAR até o dia 30 de junho de 2020 a suspensão das atividades acadêmicas e do Calendário Acadêmico 2020; e (B) DETERMINAR que a realização das atividades administrativas da UFPel continuem a dar-se por meio de trabalho remoto, no que couber, até o dia 30 de junho de 2020.

    1. DESDOBRAMENTOS APÓS APROVAÇÃO DE CALENDÁRIO ALTERNATIVO

    No dia 22 de  maio de 2020, pela manhã, o COCEPE aprovou um Calendário Alternativo, com  algumas modificações na proposta debatida com a comunidade acadêmica: (A) Mantida a autonomia dos Colegiados de Curso para a oferta de disciplinas obrigatórias e práticas; (B) Possibilidade da oferta de disciplinas com carga horária prática, desde que realizadas somente de forma remota; (C) Aprovação deste Calendário Alternativo  com 12 semanas de aulas; (D) Previsão do início das aulas EaD para o dia 22 de junho de 2020; e (E) Possibilidade de realização de estágios, mediante regramento.

    A tarde, em reunião da Câmara de Ensino foram discutidas as ofertas de disciplinas dos cursos do CENG e os encargos docentes do Calendário Alternativo, considerando as deliberações aprovadas pelo COCEPE.

    No dia 25 de  maio de 2020, foi feita a divulgação de comunicado da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – SERES do Ministério da Educação – MEC, alertando as Instituições de Ensino Superior – IES para a proibição da substituição de aulas práticas por atividades remotas. A justificativa está baseada na Portaria No. 343 do MEC, embora entendimentos distintos sobre o tema. A Pró-Reitoria de Ensino – PRE da UFPel solicita que se aguarde pelos desdobramentos e por novas informações.

    No dia 28 de maio de 2020, teremos nova reunião do COCEPE onde será analisada uma sugestão pela retificação de trecho do Parecer Normativo já aprovado referente ao Calendário Alternativo e da Regulamentação Complementar dos Estágios. Pelo novo texto, é vetada a oferta de disciplinas com carga horária prática, além de estágios.

    Divulgação – Coordenação do Curso de EG

  • Calendário Alternativo

    A UFPel terá um Calendário Acadêmico Alternativo, com atividades remotas durante 12 semanas, a partir de 22 de junho, para graduação e para pós-graduação.

    Leia a nota na íntegra: Calendário Alternativo

  • RETIFICAÇÃO DE INFORMAÇÃO

    Pelotas, 16 de maio de 2020.

    Comunidade da Eng. Geológica,

    Informamos que a disciplina de INCLUSÕES FLUIDAS do Prof. LUIZ RONCHI não será ofertada no Calendário Alternativo, estando sua proposta de inclusão no PPC em fase de análise para aprovação pelo NDE do Curso.

    Para o Calendário Alternativo, a disciplina correta na proposta de oferta para os alunos é a de 15000154 – GEOLOGIA DO BRASIL, disciplina de caráter obrigatório, com 3 (três) créditos, e que será ministrada em conjunto com o Prof. GIOVANI CIOCCARI.

     

    Disciplina vagas Professor(es) Pré-requisito(s)
    15000154 – GEOLOGIA DO BRASIL 15 RONCHI & GIOVANI GEOLOGIA HISTÓRICA

     

    Atenciosamente.

    Coordenação do Curso de Engenharia Geológica – CG_ENG_GEO
    Centro de Engenharias – CENG
    Universidade Federal de Pelotas – UFPel

  • INFORMAÇÕES DO CURSO DE ENGENHARIA GEOLÓGICA

    Pelotas, 15 de maio de 2020.

     

    Comunidade da Eng. Geológica,

     

    Informamos que após a Reunião Extraordinária feita pelo Colegiado do Curso, com a presença dos demais docentes, e com a participação do DA – DAFPO (Presidente e representante discente), onde foram discutidos os aspectos educacionais e de gestão relacionados a este momento de Pandemia COVID-19, conforme deliberado pelas partes, as disciplinas propostas para serem ofertadas no Calendário Alternativo são as seguintes:

     

    Disciplinas Vagas Professor(es) Pré-requisito(S)
    Introdução a Engenharia Geológica 50 Amílcar & Leandro
    Introdução ao Uso de Geotermia na Geração de Energia elétrica 30 Amilcar
    Programação e processamento de dados geológicos 50 Adelir
    Cartografia ambiental 10 Alexandre & Angélica SIG I
    Estratigrafia de sequências 15 Camile Estratigrafia
    Projetos de engenharia mineral 30 Leandro Economia & Geomatemática II
    Inclusões fluidas 15 Ronchi Depósitos minerais
    Geotecnia ambiental 15 Paola Geotecnia e Sondagens
    Introdução a Hidrogeologia 15 Marquezan
    Geologia do Rio Grande do Sul 15 Viter Geoquímica

     

    Como pode ser observado, o Curso disponibilizou 10 (dez) disciplinas para atender todos os alunos dos diversos semestres, conforme os pré-requisitos indicados, e todas de caráter optativo, conforme o PCC do Curso. Exceção à disciplina de 15000113 – Introdução à Engenharia Geológica para os ingressantes.

     

    Destacamos que as disciplinas serão cadastradas como optativas, em princípio no código 15000177 – Tópicos Especiais em Engenharia Geológica, com turmas distintas de T1 à Tn, conforme procedimento a ser realizado pelo CRA.

     

    A lista apresentada já foi submetida a Câmara de Ensino do CENG, e informada para o CENG na data de hoje, conforme calendário estipulado pela gestão acadêmica.

     

    As matrículas de 2020-1, conforme informação recebida da gestão da UFPel, através do COCEPE e PRE deverão ser canceladas, portando não existindo no presente momento a figura do aluno provável formando na universidade.

     

    Encontra-se em análise para caso de excepcionalidade, somente as disciplinas de Estágio Supervisionado e Trabalho de Conclusão – TCC para todos os cursos da UFPel. Exceto no caso do curso de Medicina que possui Portaria específica do Governo Federal.

     

    Destacamos por fim, de que esta é uma proposta para o Curso, porém o Calendário Alternativo e sua implementação deverá ser analisado e votado na próxima semana, dia 21 de maio de 2020 na reunião do COCEPE.

     

    Atenciosamente.

     

     

    Coordenação do Curso de Engenharia Geológica – CG_ENG_GEO

    Centro de Engenharias – CENG

    Universidade Federal de Pelotas – UFPel

  • Nota aos alunos!

    Prezados (as)

    Em virtude das medidas de prevenção do COVID-19, e devido ao apelo público e incerteza no cenário nacional devido ao Corona Vírus e as recomendações de restrições de circulação e aglomeração de pessoas, nos vimos na obrigação de adiar todas as atividades presenciais junto ao Colegiado do Curso de Engenharia Geológica da UFPel que seriam realizadas no mês de março e início de abril, mantendo ativos somente procedimento de modo remoto (home office).

    A cerca dos eventos nos meses seguintes, estaremos acompanhando o cenário e tomaremos as decisões em breve, conforme as orientações recebidas da UFPel.

    Contamos com sua compreensão.

    Assinado eletronicamente

    Prof. Leandro Fagundes

    Coordenação do Curso de Engenharia Geológica

    Base Legal considerada:

    • Portaria 584/2020 – Que delibera sobre a “suspensão atendimento presencial por no mínimo 3 semanas a partir de 16/03” e “suspensão das atividades acadêmicas”;
    • Orientações da PRE – Pro Reitoria de Ensino aos Cursos de Graduação; e
    • Medidas de restrição das atividades nos prédios do CEng/UFPel.
  • IV SISBRAMME – 2020

         O Simpósio Sul Brasileiro de Mineração, Metalurgia & Exploração (SISBRAMME), reúne trabalhos, palestras e minicursos relacionados às áreas de Mineração, Metalurgia e Exploração Geológica.
         A edição de 2020 será realizada nas dependências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e será coordenada por grupos estudantis vinculados respectivamente à Society for Mining, Metallurgy & Exploration (SME), à Society of Economic Geologists (SEG) e à International Society of Explosives Engineers (ISEE).

    Interessados em participar do evento, encaminhar um e-mail para o Diretório Acadêmico da Engenharia Geológica:

    daengeologicaufpel@gmail.com