Início do conteúdo
    Notícias
  • EDITAL DE CONVOCAÇÃO DA COMUNIDADE PARA CONSULTA SOBRE A ELEIÇÃO DA COORDENAÇÃO E DA COORDENAÇÃO ADJUNTA DO CURSO DE ENGENHARIA GEOLÓGICA (CENG – UFPEL)

    O PRESIDENTE da COMISSÃO ELEITORAL do CURSO DE ENGENHARIA GEOLÓGICA do CENTRO DE ENGENHARIAS da UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (CENG – UFPEL), no uso de suas atribuições e cumprindo o que dispõem a Portaria Interna Nº 19 da Direção do Centro de Engenharias – CENG e demais aspectos legais relacionados […] Declara iniciado o processo de consulta às categorias dos docentes e dos técnico-administrativos que pertencem ao Centro de Engenharias e às demais Unidades da Universidade Federal de Pelotas que contribuem diretamente com o referido curso, e dos discentes de graduação junto ao Curso de Engenharia Geológica – CG_ENG_GEO. O processo de consulta realizar-se-á de acordo com as normas deste EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA CONSULTA À COMUNIDADE PARA A ELEIÇÃO A COORDENAÇÃO E A COORDENAÇÃO ADJUNTA DO CURSO DE ENGENHARIA GEOLÓGICA DO CENTRO DE ENGENHARIAS.

    EDITAL Nº. 001 2021 – CONSULTA FORMAL – Coordenação e Coordenação Adjunta – Engenharia Geologica

  • Recepção dos alunos ingressantes 2021/1

    Nesta semana, o Diretório Acadêmico da Engenharia Geológica (DAFPO), em conjunto com entidades e grupos estudantis do curso, organiza a Semana de Recepção Online para os Calouros de 2021/1 da Engenharia Geológica, nos dias 9 a 13 de Agosto.

    Confira o cronograma abaixo:

  • Novo E-Book “Contribuições à Geologia do Rio Grande Do Sul e de Santa Catarina” está disponível com participação da Engenharia Geológica UFPEL!

    Informamos que o E-Book “Contribuições à Geologia do Rio Grande Do Sul e de Santa Catarina”, organizado por: Andréa Ritter Jelinek e Carlos Augusto Sommer, já está disponível para consulta e download por meio do link https://lume.ufrgs.br/handle/10183/221967

    “Esta publicação especial do Núcleo RS/SC da Sociedade Brasileira de Geologia integra uma coletânea de capítulos de revisão da Geologia dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, contendo os resultados dos principais grupos de pesquisa que atuam nestes dois estados. Esta obra tem como objetivo fornecer uma visão geral da produção geocientífica recente e vem estender o conhecimento gerado na academia para toda a comunidade geológica. A abordagem integrada dos resultados aqui apresentados constitui uma contribuição inédita em termos de SBG‑RS/SC, e que será de grande utilidade para a comunidade geocientífica brasileira, incluindo pesquisadores, professores e profissionais do mercado, além de estudantes de graduação e de pós‑graduação em geociências.” 

    Andréa Ritter Jelinek e Carlos Augusto Sommer

    Destacamos as contribuições do nosso curso em quatro capítulos do livro. O capítulo 5, sobre a Descoberta e Evolução de rochas eclogíticas no RS, tem autoria do professor Viter Magalhães Pinto e coautoria de David Debruyne, atual professor substituto, e da ex-aluna Brenda Fragoso. Os capítulos 1 (Evolução crustal do Escudo Sul-Rio-Grandense sob a perspectiva da Geologia Isotópica), 2 (Revisão atual do Batólito ou Terreno Pelotas) e o capítulo 6 sobre os Ofiolitos do RS, foram desenvolvidos com a coautoria do professor Viter Pinto.

  • 1º Seminário Brasileiro de Geotecnia Forense

    Nos dias 14, 15 e 16 de Julho acontecerá o 1º Seminário Brasileiro de Geotecnia Forense, organizado pelo UFPel IFG Student Chapter. O evento nasce com o intuito de unir conhecimentos entre as Geociências Forense e a Engenharia, tendo a Geotecnia como temática principal. Serão ao todo 6 convidados, nacionais e internacionais.

    O evento será totalmente gratuito e com emissão de certificado, com transmissão pelo canal no youtube, IFG UFPel. Acesse a página: https://youtube.com/channel/UCi31pdzYhb3Ssmvyrm1LWvQ

    Para maiores informações em relação a programação, siga o perfil do capítulo no instagram: @ifgufpel

  • Bolsas FAPERGS

    O curso de Engenharia Geológica parabeniza os professores Viter Magalhães Pinto e Paola Bruno Arab que foram contemplados, cada um com uma Bolsa de Iniciação Científica, no edital PROBIC/FAPERGS – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica- CPESQ Nº 001/2021. As bolsas são, respectivamente, na área de Geociências e Engenharias I.

    .

  • Artigo Publicado

    Com prazer noticiamos a publicação do artigo “A comparison between SMR and SSPC classification systems for the assessment of rock slope stability in the context of Pelotas Batholith, Canguçu, Rio Grande do Sul, Brazil” de autoria da professora Paola Bruno Arab e os egressos Leo Vieira e Allan F. R.  Siqueira do nosso curso. O artigo está publicado no Journal of South American Earth Sciences, acessível no link https://doi.org/10.1016/j.jsames.2021.103419.

    O artigo trata, resumidamente, da comparação dos métodos SMR e SSPC para fornecer uma avaliação prática da estabilidade de taludes rochosos aplicados a uma área de estudo no município de Canguçu, Batólito de Pelotas.

  • Engenharia Geológica no 50° Congresso Brasileiro de Geologia

    Nos dias 28, 29 e 30 de junho ocorrerá o 50° Congresso Brasileiro de Geologia, que será no formato virtual. O curso de Engenharia Geológica estará presente apresentando diversos trabalhos.

    Dentre estes estão as pesquisas elaboradas pelo GEOS- Núcleo de estudos em geociências, que abrange os eixos de ensino, extensão e pesquisa, e pelo Capítulo Estudantil que representa a Initiative on Forensic Geology da International Union of Geological Sciences (IFG-IUGS) em parcerias com  diversas universidades e órgãos públicos.

    Trabalhos que serão apresentados:

    • DISCOVERY AND EVOLUTION OF THE TONIAN TRÊS VENDAS ECLOGITE, SÃO GABRIEL TERRANE, RIO GRANDE DO SUL
      • Autores: Viter Magalhães Pinto, David Debruyne, Gláucia Queiroga, Cristiano Lana, Marco Paulo de Castro, Brenda Fragoso, Carla C. Porcher, Jorge Laux, Léo Afraneo Hartmann.
    • GEOCHEMICAL, PETROGRAPHIC AND GEOCHRONOLOGICAL ANALYSIS OF THE POST-OROGENIC GRUPELLI GRANITE, PELOTAS BATHOLITH, RS
      • Autores: Viter Magalhães Pinto, Edinei Koester, David J.C. Debruyne, Emanuélle Soares Cardozo, Suyane Gonçalves De Campos, Wesllen M. Volz, Daniel T. Vieira, Laércio Dal Olmo-Barbosa, Vivianne Andrade Bastos.
    • ANÁLISE DA VIABILIDADE DO MÁRMORE EXTRAÍDO DA PEDREIRA MATARAZZO VISANDO SEU APROVEITAMENTO NA FABRICAÇÃO DE RAÇÃO ANIMAL
      • Autores: Suyane Gonçalves de Campos, Emanuélle Soares Cardozo, Viter Magalhães Pinto.
    • A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS LÚDICAS NO PROCESSO DE ENSINO EM GEOLOGIA
      • Autores: Vitor Mateus Lopes Vargas, Johny Barreto Alves, Emanuelle Soares Cardozo, Suyane Gonçalves de Campos, Viter Magalhães Pinto.
    • CARACTERIZAÇÃO DA QUÍMICA MINERAL DO GRANADA ANFIBOLITO TUPI SILVEIRA, BAGÉ – RS
      • Autores: Alana Rosalini Santos Pires, Brenda Aparecida Martineli Fragoso, David Jozef Cornelius Debruyne, Gláucia Nascimento Queiroga, Viter Magalhães Pinto.
    • FORENSIC SEDIMENT ANALYSIS: AN EXAMPLE FROM LAGOONAL BEACHES IN RIO GRANDE DO SUL
      • Autores: Marcelo Tortolero, Camile Urban, David Jozef Cornelius Debruyne.
    • FORENSIC SEDIMENT COLOR ANALYSIS: PRELIMINARY RESULTS FROM AN INNOVATIVE APPROACH TO CRIME SCENE INVESTIGATION
      • Autores: Marcelo Tortolero, Camile Urban, David Jozef Cornelius Debruyne.
    • INITIATIVE ON FORENSIC GEOLOGY STUDENT CHAPTERS: RELEVANCE IN THE BRAZILIAN SOCIAL CONTEXT
      • Autores: Gustavo Schmidt Cabral, Marcelo da Silveira Tortolero Araujo Lourenço, Larissa Bergamini Santos, Matheus Pereira Nogueira e Silva, Heloisa Ligeski, Adriel Filipe Soares Brito, Bruna Pires dos Santos, Bianca Pereira da Silva, Letícia Silva da Cruz, João Victor Grella, Pedro Henrique Duarte Galdino, Nicole Evelyn Carvalho de Oliveira, Rafael Luiz da Silva, Henrique Tunes Villani Mendes, Patricia Pereira Mota, Luiza Báo Sobreira, Fábio Augusto da Silva Salvador.
    • STUDENT CHAPTERS OF FORENSIC GEOLOGY IN BRAZIL: A GLOBAL STUDENT INITIATIVE SUPPORTED BY THE INITIATIVE ON FORENSIC GEOLOGY OF THE INTERNATIONAL UNION OF GEOLOGICAL SCIENCES
      • Autores: Gustavo Schmidt Cabral, Marcelo da Silveira Tortolero Araujo Lourenço, Larissa Bergamini Santos, Matheus Pereira Nogueira e Silva, Heloisa Ligeski, Adriel Filipe Soares Brito, Bruna Pires dos Santos, Bianca Pereira da Silva, Letícia Silva da Cruz, João Victor Grella, Pedro Henrique Duarte Galdino, Nicole Evelyn Carvalho de Oliveira, Rafael Luiz da Silva, Henrique Tunes Villani Mendes, Patricia Pereira Mota, Fábio Augusto da Silva Salvador.
    • EVIDÊNCIA DO SISTEMA RIFTE NA PORÇÃO AFLORANTE DA BACIA DE PELOTAS COM REMANESCENTES DA BACIA DO PARANÁ
      • Autores: Vitor Mateus Lopes Vargas, Camile Urban.
    • ESTUDO PRELIMINAR DO POTENCIAL GEOTÉRMICO DO MUNICÍPIO DE BENTO GONÇALVES, RIO GRANDE DO SUL: DETERMINAÇÃO DA TEMPERATURA DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DO SISTEMA AQUÍFERO SERRA GERAL
      • Autores: Gustavo Schmidt Cabral, Matheus Heberlê Araujo, Adelir José Strieder, Pedro Antonio Roehe Reginato.
    • AVALIAÇÃO DO POTENCIAL METALOGENÉTICO DOS GRANITOIDES NA BACIA HIDROGRÁFICA DO ARROIO PELOTAS, PELOTAS, RS
      • Autores: Luiz Henrique Ronchi, Alana Rosalini Santos Pires, Anna Paula Matte, Emanuélle Soares Cardozo, Lucas dos Santos Rocha, Mayara Passos Bergmann, Moyzés Sávio Gomes de Farias, Suyane Gonçalves de Campos, Thayna Nunes Alves, Viter Magalhães Pinto, Artur César Bastos Netoi.
    • INCLUSÕES FLUIDAS DO FILÃO DE BARITA DE GOUVEIA (SERRA DO ESPINHAÇO MERIDIONAL, MG)
      • Autores: Luiz Henrique Ronchi, Artur César Bastos Neto, Cristine Schuck, Marcelo Freimann.
    • INCLUSÕES FLUIDAS NOS CARBONATITOS DE SEIS LAGOS, AM E FAZENDA VARELA, SC
      • Autores: Luiz Henrique Ronchi, Artur César Bastos Neto, Artur L. Giovannini, Tamara Manfredi, Maria Sylvia S. Dantas.

    Desejamos a todos um excelente evento! Mais informações sobre o 50° Congresso Brasileiro de Geologia estão disponíveis no seguinte link