Início

SEJA BEM VINDO AO SITE DO LABORATÓRIO DE BIODEGRADAÇÃO DA MADEIRA (LBM)

    O LBM pertence ao Centro de Engenharias (CEng) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e desenvolve projetos e ações de ensino, pesquisa e extensão na área de biodegradação da madeira.

    As ações relacionadas ao ensino visam o apoio pedagógico, principalmente, para a realização de aulas práticas para as disciplinas relacionadas à biodegradação da madeira, ofertadas ao curso de Engenharia Industrial Madeireira e demais cursos que tenham demandas nesta área de conhecimento.

    Assim como, no desenvolvimento de projetos de ensino para o produção de materiais didáticos que contribuam como ferramenta de apoio ao processo de ensino-aprendizagem.

    Na pesquisa são realizadas investigações científicas com o objetivo de gerar conhecimentos sobre o comportamento dos agentes xilófagos e o melhor entendimento das suas relações com a madeira, com o intuito de buscar formas de prevenção e de controle destes agentes.

    E as atividades de extensão visam a difusão de conhecimentos científicos, se aproximando do setor produtivo com o propósito de contribuir para qualificação de produtos e racionalização de processos na área da biodegradação e preservação da madeira.