Início do conteúdo
    Notícias
  • Formatura Institucional

    Foi divulgado o Edital da Formatura Institucional para concluintes de 2019-1. As cerimônias ocorrerão dias 30 e 31/08, no Auditório da FAEM,
    Campus Capão do Leão.

    O Edital está disponível em https://wp.ufpel.edu.br/prae/2019/04/12/edital-cpe-prae-02-2019-formatura-
    institucional-graduandos-2019-01/

    Os estudantes terão o período de 15/04 a 17/05 para enviarem suas inscrições. Importante destacar que,
    no momento da inscrição, é exigido um atestado de provável formando 2019-1 emitido pela Coordenação do
    Curso. O formulário está disponível em:
    https://wp.ufpel.edu.br/prae/files/2019/04/ATESTADO-PROVÁVEL-FORMANDO-EDITAL-02-2019.docx

  • Mobilidade Nacional

    O Núcleo de Programas e Projetos (NUPROP) da Coordenação de Ensino e Currículo da Pró-reitoria de Ensino informa que, conforme consta no calendário acadêmico, o prazo para os alunos da UFPel solicitarem mobilidade acadêmica nacional via convênio ANDIFES para o semestre 2019-2 se encerra no dia 30/04/2019.

    O Programa de Mobilidade Acadêmica Nacional tem por finalidade proporcionar ao/a discente de graduação regularmente matriculado/a, a possibilidade de cursar atividades/componentes curriculares em outras Instituições Federais de Ensino Superior nacionais, sem prejuízos para integralização do seu curso de origem.

    São mais de 50 Universidades associadas, entre elas a Universidade Nacional de Brasília (UnB), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Entre outras…

    A Pró-Reitoria de Ensino (PRE) da UFPEL, através do Núcleo de Programas e Projetos (NUPROP), faz a intermediação das solicitações de mobilidade acadêmica nacional, tanto como Instituição de origem, quanto como Instituição receptora.

     

    Para outras informações, como procedimentos e relação de documentos necessários acesse https://wp.ufpel.edu.br/pre/programas/mobilidade-academica/ .

  • Programa Nova Geração PwC 2019

    Pré-requisitos:

    • Cursos: Administração, Ciências Atuariais, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Comércio Exterior, Comunicação Social, Cursos de TI, Direito, Engenharias, Estatística, Física, Matemática, Marketing, Psicologia e Relações Internacionais;

    • Graduação a partir do 2º ano (3º semestre) ou com até dois anos de formação;

    • Inglês a partir do nível Intermediário.

    As inscrições são feitas pelo site https://www.pwc.com.br/pt/carreira-na-pwc.html e se encerram no dia 15/04/2018.

  • Programa de Trainee Alfa 2019

    Requisitos:

    – Cursos: Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciências Atuariais, Ciência da Computação, Economia, Engenharia, Física, Matemática e Sistemas de Informação.

    – Conclusão: entre julho/2017 e dezembro/2018

    – Inglês a partir de avançado

    As inscrições estão abertas até o dia 10/04/2019.

    Para se inscrever é necessário acessar o link: http://bancoalfa.grupociadetalentos.com.br/trainee2019/

  •  I ERMAC Blumenau – Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional do Vale do Itajaí

    É organizado pela Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC), juntamente com a Universidade Federal de Santa Catarina. O evento que será realizado em Blumenau/SC entre os dias 24 e 26 de Julho de 2019, no campus da UFSC.

    As submissões de trabalhos estão abertas, até dia 31 de março de 2019 pelo site http://ermac.blumenau.ufsc.br/submissao/

    O autor-apresentador deverá submeter o trabalho em (apenas) uma das seguintes categorias:

    • Categoria 1 (C1): Resumo de 1 (uma) a 2 (duas) páginas (apresentação em formato de painel – cujas dimensões serão divulgadas a posteriori)
    • Categoria 2 (C2): Trabalho completo de 5 (cinco) a 7 (sete) páginas (apresentação oral)

    Haverá uma chamada especial de trabalhos da revista TEMA (Tendências em Matemática Aplicada) da SBMAC para os participantes do evento.

    Maiores informações no site: http://ermac.blumenau.ufsc.br/

  • V Simpósio Mineiro de Ciência do Solo (V SMCS)

    O evento é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Solos e Nutrição de Plantas (PPGSNP) da Universidade Federal de Viçosa, que será realizado no período de 14 a 17 de maio de 2019.

    Resumos expandidos podem ser submetidos e enviados por e-mail (smcscietifica@gmail.com) até 26 de março de 2019.

    Informações detalhadas, link para inscrição, modelos e normas para submissão estão disponíveis no site http://www.smcs.ufv.br/

  • Treinamento sobre os e-books da EBSCO Collection

    O Sistema de Bibliotecas da UFPel oferecerá a todos os Professores da nossa Instituição um treinamento sobre os e-books da EBSCO Collection.
    A EBSCO Collection é uma base de e-books com mais de 130 mil títulos distribuídos em diferentes áreas.

    O treinamento será realizado no dia 21/02/2019, às 10h, às 14h e às 19h, no auditório da Reitoria, no Campus Anglo.
    As inscrições devem ser feitas por meio do e-mail cbib@ufpel.edu.br, indicando o turno de sua preferência (manhã, às 10h; tarde, às 14h; noite, 19h). 

    Ademais, solicitamos ampla divulgação do evento aos demais professores dos seus respectivos Cursos.

     
    Para maiores informações, enviar e-mail para cbib@ufpel.edu.br
  • Assistente Comercial para Empresa do Agronegócio (1 vaga) Código: 1156

    “EFEITO Mais seleciona: 

    Assistente Comercial para Empresa do Agronegócio (1 vaga) Código: 1156

      • Realizar atividades de:
        – Prospecção de cientes;
        – Relacionamento com clientes;
        – Visitas a cientes (2 a 3x por semana na região de Santa Maria, Formigueiro e São Sepé);
        – Acompanhar os preços de produtos (soja, milho) junto a bolsa de valores;
        – Acompanhar tendências do mercado.
      • Requisitos:
        Desejável experiência/vivência ou formação na área do agronegócio
        Necessário CNH B
        Ensino médio – Sit.:Concluído
      • Benefícios:
        Comissões
      • Remuneração:
        A combinar
      • Turno:
        Manhã e Tarde
      • Horário de trabalho:
        Horário comercial de segunda a sexta-feira
      • Grau de Ensino:
        Ensino médio – Sit.: Concluído
      • Tipo de Contratação:
        Efetivo / CLT
      • Local:
        Santa Maria-RS
        Centro”

    Mais informações: https://www.efeitomais.com.br/

  • Versão Final de TCC

    Prezados,

    Em atendimento a Portaria Nº 1.081, de 31 de maio de 2017 (em anexo), solicitamos que a versão final do TCC seja enviada por  e-mail para o endereço ccea.ufpel@gmail.com , pois a Biblioteca só aceitará os documentos em um único arquivo. Assim, informamos que a versão final precisa ser enviada por e-mail (dispensando a entrega do CD no Colegiado), mas o Termo de Autorização assinado precisa ser entregue no Colegiado por meio físico. Ademais, informamos que essa regra será aplicada no atual semestre.

    Portaria_do_envio_de_TCCs__dissertacoes_e_teses

    Termo-de-autorização

  • Prazo para Defesa de TCC

    Os acadêmicos que desejarem defender TCC deverão solicitar a documentação para esse fim com no mínimo 7 dias de antecedência do dia da apresentação. A observância desse prazo é requisito necessário para a apresentação do trabalho.

  • 9ª Reunião de Estudos Ambientais

    Foi dado início ao processo de submissão de artigos para a 9ª Reunião de Estudos Ambientais.

    Informações: www.9rea.com.br
    O Evento será realizado nos dias 13 e 14 de maio de 2019 no Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH).
  • Guia do Estudante 2018

    O Curso de Engenharia Agrícola da UFPel foi contemplado com o selo de quatro estrelas do Guia do Estudante.

     

  • Prováveis Formandos 2018/2

    Em virtude da necessidade de cadastrarmos os prováveis formandos 2018/2, solicitamos, por gentileza, que nos seja enviado e-mail (para o endereço ccea.ufpel@gmail.com), informando a data da colação de grau, na qual pretendem se formar, até o dia 16/11/2018 ao meio-dia. Esse dado é necessário para realizarmos o mencionado cadastro.  Salientamos que as datas de Colação de Grau Interna do CENG – 2018/2 são: 15/01/2019 e 15/03/2019.

  • Startup Weekend Pelotas

    “Se você quer entender como nasce uma Startup ou quer empreender, o Startup Weekend é o evento certo para você!
    O evento acontece no Pelotas Parque Tecnológico, na Av. Domingos de Almeida 1785.
    Serão 3 dias, onde os participantes vão colocar a mão na massa, seguindo uma metodologia que é aplicada no mundo todo e vem transformando a vida de pessoas e propiciando a criação de novos negócios!
    Cercado por pessoas inteligentes e apaixonadas, com as melhores ferramentas e abordagens à sua disposição, você dará grandes passos em direção à criação de uma empresa, tornando-se um fundador e conectando-se com pessoas e recursos adequados.
    As inscrições podem ser feitas pelo link:
    Importante: Para ganhar 10% de desconto, informe o código do cupom de desconto: ST4RTUP.
    Para mais detalhes do evento, visite https://bit.ly/2zZ0YG6.
    PERGUNTAS FREQUENTES:
    O que está incluso no ingresso?
    – Alimentação garantida durante todo o evento: café da manhã, café da tarde, almoço e janta.
    – Mentoria de profissionais capacitados e com vasta experiência nas mais diversas áreas.
    – Possibilidade para fazer networking e aprender novas habilidades.
    – Brindes
    – Premiação
    Este evento é para mim?
       Se você tem interesse em inovação, empreendedorismo e tecnologia, sim!
    Tenho que participar dos 3 dias?
       Sim. Perder algum dia pode prejudicar sua experiência.
    Que tipo de ingresso devo comprar?
       Compre aquele que melhor representa o seu conjunto de habilidades. Lembrando que você não precisa ser um Designer, Desenvolvedor ou Comercial.
    Sou obrigado a levar uma ideia?
       Não precisa ter ideias suas, pois poderá escolher uma ideia que for apresentada e ajudar a desenvolvê-la, em equipe.
    Posso levar um projeto já existente?
       Não, pois as ideias desenvolvidas no Startup Weekend devem ser originais.
       Projetos em desenvolvimento não são aceitos.
    Não moro em Pelotas, posso acampar?
       Sim! Traga a sua barraca e monte acampamento dentro do Pelotas Parque Tecnológico.
    Startup Weekend Pelotas
  • Programa de Pós-graduação em Ecossistemas Agrícolas e Naturais (PPGEAN), pela UFSC no Campus de Curitibanos.

    O PPGEAN possui a área de concentração “Manejo e Conservação de Ecossistemas Agrícolas e Naturais” e duas linhas de pesquisa “Ecologia de ecossistemas” e “Manejo integrado de sistemas agrícolas e florestais”. O programa é recomendado pela CAPES e credenciado na área de Ciências Agrárias I. Para este processo seletivo, e início das aulas em março/2019, estão sendo oferecidas 17 vagas. O prazo para inscrição será de 01/11 a 21/12 de 2018 (seleção fevereiro de 2019). Distintas áreas de formação podem se candidatar a uma vaga. É importante considerar que candidatos residentes fora do Estado de Santa Catarina, ou até em outros países, poderão realizar todas as fases do processo seletivo a distância pela internet. O edital, e mais informações sobre o processo seletivo, podem ser encontradas em http://ppgean.ufsc.br/. E nas redes sociais twitter.com/ppgeanfacebook.com/ppgeaninstagram.com/ppgean.ufsc/.

    Em sua proposta o PPGEAN se propõe, juntamente ao desafio de atender as necessidades regionais, a contemplar temas de uma ciência de vanguarda como a produção agrícola sustentável em consonância com a conservação dos ecossistemas naturais, inserido em temas transversais das Ciências Agrárias.

  • Comprovação de horas livres e complementares

    Informamos que o último dia para entrega da comprovação horas livres e complementares é dia 09/11/2018. As orientações para essa entrega estão no seguinte link: https://wp.ufpel.edu.br/cea/atividades-academicas/atividades-livres-e-complementares/

  • Atenção alunos que estão cursando disciplinas fora do Curso!

    Solicitamos aos alunos da Engenharia Agrícola que estejam cursando disciplinas fora da Engenharia Agrícola e pretendem que essas disciplinas sejam aproveitadas para matrícula em 2019/1 entrem em contato com o Colegiado por e-mail ( ccea.ufpel@gmail.com) o mais breve possível, informando o nome da disciplina, o código, em qual Curso e qual a disciplina que pretendem ter dispensada. Apenas os pedidos comunicados dessa forma serão analisados durante a matrícula.

  • PALESTRA e MESAS DO SIIEPE/CEG

    Prezados,

    No link abaixo, estão os horários da Palestra e das Mesas Redondas que acontecerão durante o Congresso do Ensino de Graduação.

    CEG 2018

  • IV Evento do Projeto de Formação de Professores Ingressantes

    Informamos que estão abertas as inscrições para o IV Evento do Projeto de Formação de Professores Ingressantes, atividade vinculada à Coordenação de Pedagogia Universitária da Pró-Reitoria de Ensino da UFPel. O evento ocorrerá de 1 a 5 de outubro de 2018 no Auditório da Reitoria, no Campus Anglo, e busca promover ações de formação que contemplem a integração do professor ingressante à cultura universitária, bem como a discussão de questões pedagógicas que envolvam o cotidiano da docência no ensino superior. O cronograma apresenta dois módulos de 20 horas, desenvolvidos nos turnos da manhã e tarde, perfazendo um total de 40 horas, o que proporciona a formação dos professores ingressantes em situação de estágio probatório.

      As inscrições estão disponíveis na página da Pró-Reitoria de Ensino, entre os dias 18 a 30 de setembro, através do formulário no link https://goo.gl/forms/pbRYjZIIwNAdG1hF3

    Ressaltamos que as vagas serão limitadas, e dar-se-á prioridade para os professores que estão concluindo seus estágios probatórios e ainda não completaram suas horas de formação.

  •  9° Congresso Brasileiro de Tomate Industrial

    Estão abertas as inscrições do 9° Congresso Brasileiro de Tomate Industrial, que será realizado em novembro de 2018, no Centro de Eventos da Universidade Federal de Goiás.

    Mais informações no link: http://www.congressotomate.com.br/2018/index.html

  • Salas alteradas

    Geologia Aplicada I está na Justiça do Trabalho – Sala 302

    Tecnologia Mecânica – M1: CCHS (Rua Alberto Rosa, 154) – Sala 317

    Mecânica dos Fluidos: Sala 02- Madeireira

    Mecânica Geral II: Anglo – Sala 254

    Fontes de Energia – M1: Cotada- sala 403

    Mecânica dos Solos: sala 106 – Campus II, para quarta-feira, das 8h às 10h e sala 203-Campus II, para sexta-feira, das 8h às 10h

    Saneamento Rural e Gest. Ambiental – Cotada – Sala 701

    0570058 – EA

    Projeto de Elementos de Máquinas – Cotada – sala 800

    Algoritmos e Programação – M11 – Sala 207- Cotada

  • Procedimentos para matrícula especial nos Cursos de Dança e Teatro Licenciatura

    Na busca por maior eficiência, os estudantes que queiram matricular-se na modalidade especial em alguma disciplina destes cursos, deverão seguir os seguintes procedimentos:

    Dia 22 de agosto – entrar na página dos cursos (http://wp.ufpel.edu.br/danca ou http://wp.ufpel.edu.br/teatro) e verificar a disponibilidade de vagas e as disciplinas que serão oferecidas para matrícula especial.

    Dias 23 e 24 de agosto – preencher o formulário online, cujo link estará disponível também nas páginas dos cursos, solicitando a disciplina desejada. A matrícula especial será feita exclusivamente por este formulário.

    A confirmação ao aluno se dará via e-mail tão logo seja feita sua matrícula na disciplina desejada.

  • Matrícula especial no CLC – Centro de Letras e Comunicação

    O Centro de Letras e Comunicação, na busca de ter procedimentos mais eficientes durante o período da matrícula especial, informa que a partir do segundo semestre de 2018, os estudantes que queiram realizar alguma disciplina ofertada para os cursos vinculados a esta Unidade,  deverão seguir os seguintes procedimentos:

    14/08 será divulgado o link em que os alunos deverão acessar para solicitar atendimento no Colegiado durante o período de matrícula especial;

    15/08 (a partir das 13h30min) até 20/08: período em que o formulário estará online para os alunos solicitarem atendimento durante o período de matrícula especial;

    21/08 divulgação da lista de agendamentos dos alunos, constará o dia e o horário em que o aluno deverá comparecer no Colegiado do CLC para realizar matricula especial*;

    23/08 e 24/08 período de realização da matrícula especial.

    * A ordem de agendamento para atendimento dos alunos será feita de acordo com a ordem de solicitação online

    Mais informações: https://wp.ufpel.edu.br/clc/2018/07/23/novos-procedimentos-para-realizacao-de-matricula-especial-2018-2-no-clc/