Início do conteúdo
    Notícias
  • PALESTRA e MESAS DO SIIEPE/CEG

    Prezados,

    No link abaixo, estão os horários da Palestra e das Mesas Redondas que acontecerão durante o Congresso do Ensino de Graduação.

    CEG 2018

  • IV Evento do Projeto de Formação de Professores Ingressantes

    Informamos que estão abertas as inscrições para o IV Evento do Projeto de Formação de Professores Ingressantes, atividade vinculada à Coordenação de Pedagogia Universitária da Pró-Reitoria de Ensino da UFPel. O evento ocorrerá de 1 a 5 de outubro de 2018 no Auditório da Reitoria, no Campus Anglo, e busca promover ações de formação que contemplem a integração do professor ingressante à cultura universitária, bem como a discussão de questões pedagógicas que envolvam o cotidiano da docência no ensino superior. O cronograma apresenta dois módulos de 20 horas, desenvolvidos nos turnos da manhã e tarde, perfazendo um total de 40 horas, o que proporciona a formação dos professores ingressantes em situação de estágio probatório.

      As inscrições estão disponíveis na página da Pró-Reitoria de Ensino, entre os dias 18 a 30 de setembro, através do formulário no link https://goo.gl/forms/pbRYjZIIwNAdG1hF3

    Ressaltamos que as vagas serão limitadas, e dar-se-á prioridade para os professores que estão concluindo seus estágios probatórios e ainda não completaram suas horas de formação.

  •  9° Congresso Brasileiro de Tomate Industrial

    Estão abertas as inscrições do 9° Congresso Brasileiro de Tomate Industrial, que será realizado em novembro de 2018, no Centro de Eventos da Universidade Federal de Goiás.

    Mais informações no link: http://www.congressotomate.com.br/2018/index.html

  • Salas alteradas

    Geologia Aplicada I está na Justiça do Trabalho – Sala 302

    Tecnologia Mecânica – M1: CCHS (Rua Alberto Rosa, 154) – Sala 317

    Mecânica dos Fluidos: Sala 02- Madeireira

    Mecânica Geral II: Anglo – Sala 254

    Fontes de Energia – M1: Cotada- sala 403

    Mecânica dos Solos: sala 106 – Campus II, para quarta-feira, das 8h às 10h e sala 203-Campus II, para sexta-feira, das 8h às 10h

    Saneamento Rural e Gest. Ambiental – Cotada – Sala 701

    0570058 – EA

    Projeto de Elementos de Máquinas – Cotada – sala 800

    Algoritmos e Programação – M11 – Sala 207- Cotada

  • Procedimentos para matrícula especial nos Cursos de Dança e Teatro Licenciatura

    Na busca por maior eficiência, os estudantes que queiram matricular-se na modalidade especial em alguma disciplina destes cursos, deverão seguir os seguintes procedimentos:

    Dia 22 de agosto – entrar na página dos cursos (http://wp.ufpel.edu.br/danca ou http://wp.ufpel.edu.br/teatro) e verificar a disponibilidade de vagas e as disciplinas que serão oferecidas para matrícula especial.

    Dias 23 e 24 de agosto – preencher o formulário online, cujo link estará disponível também nas páginas dos cursos, solicitando a disciplina desejada. A matrícula especial será feita exclusivamente por este formulário.

    A confirmação ao aluno se dará via e-mail tão logo seja feita sua matrícula na disciplina desejada.

  • Matrícula especial no CLC – Centro de Letras e Comunicação

    O Centro de Letras e Comunicação, na busca de ter procedimentos mais eficientes durante o período da matrícula especial, informa que a partir do segundo semestre de 2018, os estudantes que queiram realizar alguma disciplina ofertada para os cursos vinculados a esta Unidade,  deverão seguir os seguintes procedimentos:

    14/08 será divulgado o link em que os alunos deverão acessar para solicitar atendimento no Colegiado durante o período de matrícula especial;

    15/08 (a partir das 13h30min) até 20/08: período em que o formulário estará online para os alunos solicitarem atendimento durante o período de matrícula especial;

    21/08 divulgação da lista de agendamentos dos alunos, constará o dia e o horário em que o aluno deverá comparecer no Colegiado do CLC para realizar matricula especial*;

    23/08 e 24/08 período de realização da matrícula especial.

    * A ordem de agendamento para atendimento dos alunos será feita de acordo com a ordem de solicitação online

    Mais informações: https://wp.ufpel.edu.br/clc/2018/07/23/novos-procedimentos-para-realizacao-de-matricula-especial-2018-2-no-clc/

  • DIPLOMAS DISPONÍVEIS NA SECRETARIA DO CENG (SALA A305.2)

    Diplomas disponíveis:
    DIPLOMAS DISPONÍVEIS NA SECRETARIA DO CENG (SALA A305.2)

    1983
    Jesus Gerlach Alves

    1989
    Regis Ferreira Bruhn

    1990
    Eslly Coimbra Fernandes Júnior

    1994
    Sergio Luís Hansel

    1995
    Gerardo Rodrigues Diaz

    2006
    Fábio Peres Perez

    2009
    Rafael Silva da Costa

    2010
    Chales dos Santos Amaral

    2015
    Tiago Heling
    Samuel Alves Caldeira

    2016
    Guilherme Heiden

    2017
    Fabiane Galvão da Silva
    Marcos Vinícius Henriques dos Santos
    Gélson Rodrigo Neitzke
    Gustavo Bubolz Klumb
    Philippe Braga Moraes
    Bernardo Rodrigues Pereira

  • Oportunidade de cursar Eficiência Energética em Sistemas de Irrigação para alunos da Engenharia Agrícola (que já cursaram Irrigação)

    Disponibilizamos, em anexo, o plano de ensino da disciplina de Eficiência Energética em Sistemas de Irrigação, a qual os alunos da Engenharia Agrícola (que já cursaram Irrigação) poderão fazer com matricula especial no colegiado da Agronomia.
    A disciplina esta sendo ofertada no horário 613 e 614 (sexta feira – das 10 h as 12 h).
    É importante que os alunos interessados levem histórico escolar atualizado onde conste a aprovação em Irrigação, sem o qual não poderão se matricular.
  • 7ª MOSTRAROB – Mostra Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia

    Foram prorrogadas até 08 de agosto as inscrições para a 7ª MOSTRAROB – Mostra Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia, que será realizada nos dias 30 e 31 de agosto de 2018, no IFSul Câmpus Pelotas.

    Idealizada em 2011 por integrantes do LAB 14 – Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Projetos do IFSul – Câmpus Pelotas, a Mostra Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia (MOSTRAROB) tem como objetivo: congregar as diversas áreas de conhecimento presentes nas instituições de ensino e conscientizar o público sobre a importância do investimento em pesquisa e desenvolvimento de projetos técnico-científicos nas escolas, como requisitos preeminentes para a evolução econômica, tecnológica e social de nosso país.

    QUEM PODE PARTICIPAR?

     Podem inscrever-se na MOSTRAROB estudantes formalmente ligados a instituições localizadas no território nacional, sejam elas de educação básica (a partir do 6º ano), profissionalizante ou não, ou de ensino superior.

    CATEGORIAS

     Nesta edição, a MOSTRAROB contemplará cinco categorias, divididas entre exposição multidisciplinar de projetos e competições de robótica.

    EXPOSIÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA

    Esta categoria visa receber representantes das mais diversas áreas de conhecimento e proporcionar a eles a oportunidade de exporem seus projetos. Interessados em participar deverão inscrever-se em um dos três grupos, de acordo com seu nível de ensino e com as seguintes áreas de conhecimento:

                    Grupo 1 (Ensino Fundamental II – 6º ao 9º ano):

    1. Ciências da Natureza
    2. Ciências Humanas
    3. Linguagens e Códigos
    4. Matemática

    Grupo 2 (Ensino Médio e Técnico) e Grupo 3 (Ensino Superior)

    1. Ciências Biológicas e Química
    2. Ciência da Computação
    3. Ciências da Terra e Meio Ambiente
    4. Ciências Humanas
    5. Engenharia Civil
    6. Linguagens
    7. Matemática e Física
    8. Mecatrônica e Eletroeletrônica

    COMPETIÇÕES DE ROBÓTICA

    Seguidor de Linhas Analógico: Nesta categoria estará em questão a capacidade dos projetistas em desenvolver robôs eficientes, capazes de seguir linhas sem a utilização de microcontroladores ou dispositivos semelhantes.

    LEGO: Nesta categoria os competidores farão uso de sua capacidade de programar e construir robôs eficientes, utilizando apenas a plataforma LEGO.

    Seguidor de Linhas Pró: O objetivo desta categoria é incentivar os participantes a desenvolverem seus projetos a fim de que os robôs sejam capazes de enfrentar provas em que deverão seguir linhas e, se optarem, superar desafios presentes na pista, baseando-se nos dados lidos por seus sensores.

    Sensor de Obstáculos: Nesta categoria os participantes deverão desenvolver robôs capazes de enfrentar provas nas quais será necessário evitar colisões de forma autônoma durante percursos pré-definidos, baseando-se em sua lógica de programação e nos dados lidos por seus sensores.

     EVENTOS PARCEIROS

    A MOSTRAROB é parceira de eventos de abrangência nacional e internacional. Todos os inscritos na categoria Exposição Técnico-científica concorrerão a essas vagas, independentemente da instituição de origem dos projetos. No Regulamento Oficial do evento, apresentado no site oficial da Mostra, estão disponíveis maiores informações quanto ao tema.

  • A UFPel, em parceria com a empresa EBSCO, realizou a assinatura dos E-books Academic Colection EBSCO

    Informamos que a UFPel, em parceria com a empresa EBSCO, realizou a assinatura dos E-books Academic Colection EBSCO.
    Em anexo segue uma tabela com todos os títulos da coleção, os quais podem ser acessados pelo link EBSCO.
    Ao clicar no link, você será direcionado para a página da EBSCO. Coloque o cursor na caixa de pesquisa, digite o título do e-book desejado e clique em buscar. Na página seguinte, clique sobre o título do e-book. Pronto! Você já poderá ter acesso a todo o conteúdo do e-book.
    Informamos que por enquanto o acesso se dará somente pelo link acima, pois ainda não foi disponibilizado no site do Sistema de Bibliotecas a tag da EBSCO.
  • XI Seminário Internacional de Educação Superior

    O XI Seminário Internacional de Educação Superior acontecerá na UFPel, no período de
    18 e 19 de setembro próximo. É um espaço importante para a discussão sobre a Universidade e sobre a
    docência universitária. Para a inscrição de trabalhos basta um resumo expandido de 3000 caracteres.

    AS INSCRIÇÕES FORAM PRORROGADAS ATÉ DIA 17 DE JULHO.
    SITE: wp.ufpel.edu.br/xisies

  • Inscrições abertas para o XXIX Prêmio Jovem Cientista com o tema: “Inovações para Conservação da Natureza e Transformação Social”

    Estão abertas as inscrições para o XXIX Prêmio Jovem Cientista com o tema: “Inovações para Conservação da Natureza e Transformação Social”.

    Instituído pelo CNPq em 1981, o Prêmio conta com a parceria da Fundação Roberto Marinho e com o patrocínio do Banco do Brasil e da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.

    A premiação consiste em mais de R$ 1,2 milhão, entre valores em espécie, computadores portáteis, troféus, diplomas e bolsas de estudo do CNPq (Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado).

    O Prêmio será entregue pelo Presidente da República, até dezembro de 2018, no Palácio do Planalto.

    As inscrições estarão abertas até às 18h (horário de Brasília/DF) do dia 31 de julho de 2018 e devem ser realizadas no endereço eletrônico www.jovemcientista.cnpq.br. No site encontram-se todas as informações sobre o Prêmio: categorias, linhas de pesquisa, regulamento, vídeos e material de divulgação.

  • Aulas de Mecânica I

    Informamos que as aulas de Mecânica I estão sendo ministradas em horário diverso, em virtude de afastamento do professor responsável pela disciplina.

    Quarta-feira (17h00 até 18h40) – sala 702 da Cotada

    Sexta-feira (16h30 até 18h40).  – sala 205 do Salis

  • Detetização na Odonto

    Informamos que, no dia 22/06/2018 (durante todo o dia) e no dia 25/06/2018 (até as 12:00hs), estarão SUSPENSAS todas as atividades na Unidade, para que seja realizado o processo de DEDETIZAÇÃO da mesma, que anteriormente foi adiado por conta da greve nos transportes.

  • Comunicado:

    Amanhã (23/05/2018) não haverá atendimento no Colegiado em virtude do Dia Nacional de Lutas e Paralisações.

  • Programação desta semana no Cine UFPel

    Programação desta semana no Cine UFPel

    Quarta, 23/05 – às 19h | SESSÃO SESC
    Longa: Oslo, 31 de agosto

    Dir.: Joachim Trier
    (Noruega, Ficção, 2012, 1h35)
    Sinopse: Anders (Anders Danielsen Lie) está se recuperando do vício em drogas numa clínica
    de reabilitação em Oslo. No dia 30 de agosto ele ganha a permissão para sair da casa de
    tratamento para visitar seu amigo Thomas (Hans Olav Brenner) e ir em uma entrevista de
    emprego no centro da cidade. Durante seu dia e noite na cidade, Anders será confrontado com
    seus erros do passado e irá refletir sobre sua própria existência.

    Classificação: 16 anos

    Quinta, 24/05 – às 19h | SESSÃO REPESCAGEM
    Longa: Menino 23

    Dir.: Belisário França
    (Brasil, Documentário, 2016, 1h20)
    A partir da descoberta de tijolos marcados com suásticas nazistas em uma fazenda no interior
    de São Paulo, o filme acompanha a investigação do historiador Sidney Aguilar e a descoberta
    de um fato assustador: durante os anos 1930, 50 meninos negros e mulatos foram levados de
    um orfanato no Rio de Janeiro para a fazenda onde os tijolos foram encontrados.

    Classificação: 12 anos

    Sexta, 25/05 – às 19h | ESTREIA
    Longa: Zama

    Dir.: Lucrécia Martel
    (Argentina, Ficção, 2017, 1h55)
    Sinopse: Zama, um oficial da coroa Espanhola, nascido na América do Sul, aguarda por uma
    carta do rei outorgando-lhe a transferência da cidade em que se encontra estagnado para um
    lugar melhor. Sua situação é delicada. Ele deve garantir que nada ofusque sua transferência.
    Zama é forçado a aceitar, submisso, cada tarefa a ele encomendada pelos sucessivos
    governadores que vão e que vêm enquanto ele é deixado para trás. Passam-se os anos e a
    carta do rei nunca chega. Quando Zama percebe que tudo está perdido, junta-se a um grupo
    de soldados que sai em busca de um perigoso bandido.

    Classificação: 14 anos

    Curta: Nunca é noite no mapa

    Dir.: Ernesto de Carvalho
    (Brasil, Documentário, 2016, 6min)
    Sinopse: Que diferença faz para o mapa, se ele te contem? Um encontro frontal com o mapa,
    nos leva a um passeio pelo circuitos da simbiose entre o mapa e as transformações dos espaços
    na era do capitalismo digital. “O mapa não anda, nem voa, nem corre, não sente desconforto, não
    tem opinião. Pro mapa não há governo, não há golpe de estado, não há revolução.”

    Classificação: Livre

     

  • Atividades SUSPENSAS na Odontologia

    No dia 30/05/2018 (a partir das 12:00hs) e no dia 01/06/2018 (durante todo o dia), estarão SUSPENSAS todas as atividades na Unidade da Odontologia, para que seja realizado o processo de DEDETIZAÇÃO da mesma.

  • Programa de bolsas de estudos na Europa

    Prezados,

    Publicamos mensagem que recebemos sobre Programa de bolsas de estudos na Europa:

    “Caro(a) aluno(a),

    Informamos aos interessados que se encontram abertas as inscrições para o programa de bolsas parciais de estudos na Europa (Londres e Itália), ofertado pela Pearson College London (pearsoncollegelondon.ac.uk) e pela CUOA Business School (cuoa.it).

    Tratam-se de instituições de ensino tradicionais, sem fins lucrativos, com interesse em atender alunos de países emergentes.

    O objetivo desses programas é oferecer a oportunidade ao aluno de aprofundar conhecimentos nas diversas áreas da Administração no período de férias, em conjunto com o desenvolvimento do idioma inglês e uma experiência internacional (objetivos relevantes para jovens profissionais de hoje).

    Neste momento, são oferecidos os seguintes programas:

    • Advanced Topics in Business Management* (Pearson College London)
    • Contemporary Topics in Business Strategy* (Pearson College London)                  
    • International Management & Leadership** (CUOA Business School)
    • Business Strategy & Marketing Management** (CUOA Business School)
    • Operations, Logistics & Lean Management** (CUOA Business School)                     
    • Creativity, Innovation & New Businesses** (CUOA Business School)

     

    *Estes programas oferecem um módulo de inglês para negócios gratuitamente. O programa Advanced Topics in Business Management é destinado exclusivamente a alunos que estejam cursando ou que já finalizaram uma pós-graduação.

    **Estes programas oferecem uma visita opcional à ONU e OMC, em Genebra – Suíça.

    Os cursos têm as seguintes características:

    – Duração: 3 semanas em janeiro ou julho com aulas e atividades em período integral.

    – Idioma: integralmente em inglês, exigindo-se proficiência de nível a partir de intermediário na data da viagem para todos os programas.

    – Processo seletivo de bolsas de estudos: os candidatos devem enviar documentação para concorrer a bolsas parciais de estudos. Os alunos selecionados terão também acesso a preços especiais na hospedagem e um curso de inglês gratuito em Londres. As 36 primeiras solicitações aprovadas serão atendidas, sendo 12 para Londres e 24 para Itália, deixando as seguintes em lista de espera. Neste momento estamos acolhendo solicitações de bolsa para janeiro e julho de 2019, além de janeiro de 2020.

    Os interessados deverão solicitar mais informações sobre os cursos e critérios de concessão de bolsas por meio do endereço de e-mail profricardopbritto@gmail.com até o dia 02 de Junho. Enviaremos folders com o descritivo detalhado do programa e todas as informações cabíveis, além do formulário específico para solicitação de bolsa de estudos.

    Convido você também para assistir aos depoimentos de alunos que já realizaram esses programas: https://goo.gl/8rBwVc

     

    Atenciosamente,

    Prof. Ricardo Britto – profricardopbritto@gmail.com

    Doutor em Administração pela FEA/USP

    Representante da Pearson College London e da CUOA Business School”

  • Funcionamento do Colegiado no dia 17/05/2018

    Prezados,

    Em virtude de convocação para presença em curso ministrado pelo CRA, informamos que no dia 17/05/2018, o Colegiado funcionará na parte da manhã, após esse curso, até as 14 horas.

  • Alteração de sala de Obras em Terra

    Conforme solicitado pelos acadêmicos, informamos que a sala da disciplina de Obras em Terra foi alterada para o prédio da Odonto, sala 711, a partir do dia 14/05 até o final do semestre.

  • Pesquisa do Perfil Socioeconômico dos Estudantes das Instituições Federais de Ensino Superior

    A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assistência Estudantil (FONAPRACE) estão realizando a quinta edição da Pesquisa do Perfil Socioeconômico dos Estudantes das Instituições Federais de Ensino Superior. Os dados, coletados durante o período de matrícula para o primeiro semestre de 2018, são fundamentais por gerarem subsídios para políticas públicas e diagnóstico de como está constituído o corpo discente das instituições federais de Ensino Superior, com a finalidade de auxiliar, sobretudo, nas demandas de assistência estudantil.

    Assim, solicitamos, por gentileza, que respondam ao seguinte questionário:

    https://www.perfil.ufu.br/2018/questionario/?i=634

  • Processo Seletivo para o preenchimento de vaga(s) no Programa Bolsas Acadêmicas

    O Projeto de Ensino Contextualização da representação gráfica na Engenharia, Coordenado pelo/a Professor/a Roger Toscan Spagnolo da Unidade Acadêmica Centro de Engenharias da Universidade Federal de Pelotas, torna público que realizará Processo Seletivo para o preenchimento de vaga(s) no Programa Bolsas Acadêmicas, de acordo com a Resolução COCEPE 05/2014 e o Edital PRE/CEC/NUPROP Nº 05/18, conforme a identificação do Campo 2 do Edital em anexo.

    Confira o Edital, clicando aqui.

  • Programa Trainee Conglomerado Alfa 2018

     Programa Trainee Conglomerado Alfa 2018.

    Pré-Requisitos:

    • Com até 2 anos de formação – julho/2016 a julho/2018.
    • Empreendedores, dinâmicos, determinados, bom relacionamento interpessoal, pensamento crítico e habilidade para trabalhar em equipe, com excelente formação acadêmica/curricular.
    • Inglês a partir do nível avançado.
    • Alguns cursos que compõem os requisitos básicos do perfil: Administração de Empresas, Economia, Ciências Contábeis, Engenharia, Matemática, Física, Hotelaria, Marketing, Logística, Publicidade e Propaganda, Relações Internacionais ou áreas afins.
    • Disponibilidade para viagens.

    As inscrições só vão até dia 10 de Maio

    Inscrições pelo site: https://www.atsglobe.com/oportunidades/traineeconglomeradoalfa/

  • Monsanto Estágio Agro 2018

    Monsanto Estágio Agro 2018

    A Empregueafro – Consultoria em RH e Diversidade Étnico-Racial, parceira da Monsanto, busca jovens universitários de todo o Brasil para o Monsanto Estágio Agro 2018!

    Perfil
    – Graduandos em Administração, Agronomia, Biologia, Biotecnologia, Engenharias, Estatística, Matemática ou Zootecnia;
    – Formação: Dezembro de 2018;
    – Inglês intermediário (desejável);
    – Pacote Office intermediário (desejável);
    – Disponibilidade para estagiar em qualquer região do país;
    – Disponibilidade para estagiar 40 horas semanais.
    Locais de Atuação
    – Maranhão; – Tocantins; – Pernambuco; – Mato Grosso; – Mato Grosso do Sul; – Goiás; – Minas Gerais; – São Paulo; – Paraná; – Rio Grande do Sul.

    Interessados, favor enviar o seu currículo com o título da vaga no assunto para o email estagio@empregueafro.com.br até o dia 12/04.


  • Acadêmicos com menos de 8 créditos

    Prezados,

    Informamos que os acadêmicos mencionados abaixo estão com menos de 8 créditos, assim precisam entrar em contato com o Colegiado do Curso via e-mail no endereço: ccea.ufpel@gmail.com

    Quem já solicitou matrícula em nova disciplina, favor desconsiderar.

    EVERTON SILVA CRUZ
    GABRIEL DA SILVEIRA ALMEIDA
    MHIKHAIL DE SOUZA AGUIAR
    TAIANE CAROLINE CANDIDO
    TALISSON BERGMANN HARTWIG
    THAISA GOMES CEOLIN
    VINICIUS PEROBA ROSINHA

  • Confirmação de Matrícula

    Informamos que os ingressantes de 2018/1 precisam comparecer no Colegiado de Curso para confirmarem a matrícula nos dias 2 e 3 de abril de 2018.

  • Horários com salas 2018/1

    Horário EA – 2018.1 SALAS16

    •  A disciplina de Obras em Terra foi alterada para o prédio da Odonto, sala 711, a partir do dia 14/05 até o final do semestre.
    • Alteração das salas de Controle e Autom. Industrial – M1 para Anglo – 251.
    • Alteração das salas de Hidrologia T1 (quarta-feira), para a sala 202, Salis.
    • Alteração das salas de Física II e de Mecânica I, para a sala 205, Salis.
    • Alteração da sala de Climatologia Agrícola para sala 207, Salis.
    • Alteração da sala de Projeto de Edif. Agrícolas para sala 107, Campus II
    • Alteração da sala de Met. da Pesq. Cient. e Prod. de Texto para 403 da Cotada
  • Consulta à comunidade acadêmica do Curso de Engenharia Agrícola para eleição de representante da área de Construções Rurais e Ambiência do Colegiado do Curso

    Informamos que foi instaurada a consulta à comunidade acadêmica do Curso de Engenharia Agrícola para eleição de representante da área de Construções Rurais e Ambiência do Colegiado do Curso, conforme descrito no regimento interno do Centro de Engenharias (CENG) e no Regimento Interno do Curso. A seguir, transcreve-se trecho do Edital (em anexo) desse procedimento:

    Consulta à comunidade acadêmica do Curso de Engenharia Agrícola para eleição de representante da área de Construções Rurais e Ambiência do Colegiado do Curso, conforme descrito no regimento interno do Centro de Engenharias (CENG) e no Regimento Interno do Curso.A comissão eleitoral designada em reunião de colegiado Ata No 01/2018 e Portaria CCEA 01/18 convida os docentes da área Construções Rurais e Ambiência que ministram disciplinas para o Curso de Engenharia Agrícola para a eleição de seus representantes no Colegiado do Curso.

    DISPOSIÇÃO DAS VAGAS DE REPRESENTANTES NO COLEGIADO:

    Serão eleitos para o Colegiado do Curso de Engenharia Agrícola:
    – Um representante titular dos docentes da área Construções Rurais e Ambiência, com seu respectivo suplente;

    INSCRIÇÕES
    As inscrições ocorrerão por chapas, compostas por um titular e um suplente.
    Período: 12 a 13 de março de 2018.
    Horário: 14:00hs às 20:00hs
    Local: Prédio do Centro de Engenharias (Cotada) – Sala 303 – Secretaria do Colegiado do Curso de Engenharia Agrícola.

    As demais informações e documentos encontram-se nos seguintes links:

    Ficha de Inscricao – Representação Docente no CCEA 2018

    Áreas EleiçõesConstruções2018

    Edital Representacao Docente no C olegiado Engenharia AgrícolaAREAAMBIENTCIA

  • Quinta-feira, dia 08/03/18

    Prezados,

    Informamos que o Colegiado não realizará atendimentos nessa quinta-feira, dia 08/03/18, em virtude de paralisação do Sindicato dos Técnicos Administrativos.

  • Programa de bolsas de estudos parciais em New York, ofertado pela State University of New York at New Paltz/Albany.

    Caro(a) aluno(a),

    Informamos aos interessados que se encontram abertas as inscrições para o programa de bolsas de estudos parciais em New York, ofertado pela State University of New York at New Paltz/Albany.

    Tratam-se de instituições de ensino tradicionais, sem fins lucrativos, com interesse em atender alunos de países emergentes.

    O objetivo destes programas é oferecer a oportunidade ao aluno de aprofundar conhecimentos nas diversas áreas da Administração no período de férias, em conjunto com o desenvolvimento do idioma inglês e uma experiência internacional (objetivos relevantes para jovens profissionais de hoje).

    Neste momento, são oferecidos os seguintes programas:

    • Strategic Thinking;
    • Marketing & Value Management;
    • Corporate Financial Management;
    • Competitive Project Management;

    Estes programas oferecem um módulo de inglês para negócios gratuitamente, com dupla certificação, uma visita a empresa e uma visita opcional à ONU New York.

    Para alunos que desejam se desenvolver apenas no idioma inglês, dispomos do programa Business English – First Lessons.

    Os cursos têm as seguintes características:

    – Duração: 3 semanas em janeiro ou julho com aulas e atividades em período integral.

    – Idioma: integralmente em inglês, exigindo-se proficiência de nível básico para o programa “Business English – First Lessons” e nível a partir de intermediário para os demais programas.

    – Processo seletivo de bolsas de estudos: os candidatos devem enviar documentação para concorrer a bolsas parciais de estudos. Os alunos selecionados terão também acesso a preços especiais na hospedagem e um curso de inglês gratuito em New York. As 45 primeiras solicitações aprovadas serão atendidas, deixando as seguintes em lista de espera. Neste momento estamos acolhendo solicitações de bolsa para julho de 2018 e janeiro/julho de 2019.

    Os interessados deverão solicitar mais informações sobre os cursos e critérios de concessão de bolsas por meio do endereço de e-mail profricardopbritto@gmail.com até o dia 25 de Março. Enviaremos folders com o descritivo detalhado do programa e todas as informações cabíveis, além do formulário específico para solicitação de bolsa de estudos.

    Você também é convidado para assistir aos depoimentos de alunos que já realizaram estes programas: https://goo.gl/wSr5z3

  •  Programa de Estágio da Raízen em Agosto 2018

    Texto fornecido pela Empresa:

    “A Raízen se destaca como uma das empresas de energia mais competitivas do mundo e uma das maiores em faturamento no Brasil, atuando em todas as etapas do processo: cultivo da cana, produção de açúcar, etanol e energia, comercialização, logística interna e de exportação, distribuição e varejo de combustíveis. Criada a partir da junção de parte dos negócios da Shell e da Cosan, crescemos como empresa única, com experiência e ampla penetração no mercado.

    Alguns números da Raízen:

    • Cerca de 30 mil funcionários;
    • Possui 26 usinas produtoras (produz cerca de 2 bilhões de litros de etanol por ano, 4,5 milhões de toneladas de açúcar e tem capacidade para gerar cerca de 940 MW de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar);
    •    Presença nos principais aeroportos do país (cerca de 69 aeroportos);
    • 67 terminais de distribuição de combustíveis;
    • Mais de 6 mil Postos de serviço com a marca Shell;
    • Mais de 1 mil Lojas de Conveniência com a marca Select.

    Programa de Estágio Raízen tem como objetivo preparar profissionais para serem líderes no futuro. Pensando nisso, a Raízen desenvolveu um Programa que contempla integração corporativa e desenvolvimento. Ele tem duração de até dois anos e a seleção acontece duas vezes ao ano. A Raízen busca gente com energia!

    Link da página do Processo Seletivo : https://www.raizen.com.br/trabalhar-na-raizen-1

    Pré-requisitos:

    • Cursos: Administração, Agronomia, Análise de Sistemas, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Direito, Engenharias (todas), Estatística, Marketing, Matemática, Pedagogia, Psicologia, Química, Relações Internacionais, Sistemas de Informação e Tecnologia da Informação;

    • Penúltimo e último ano de faculdade  – (Graduação de dezembro/2018 até julho/2020);

    • Ter disponibilidade para estagiar trinta horas semanais ou estágio integral de seis meses ou um ano;

    • Inglês a partir do nível Intermediário.”
  • Novo prazo para a solicitação de aproveitamento de disciplinas para 2017/2

    Novo prazo para a solicitação de aproveitamento de disciplinas para 2017/2. As solicitações serão recebidas até 21/02/2018.

    Destacamos os documentos necessários para o Requerimento de Aproveitamento de Disciplinas (digitalizados em formato PDF):

    -Requerimento preenchido pelo acadêmico

    -Histórico

    -Ementa da disciplina cursada