Início do conteúdo
    Notícias
  •  I ERMAC Blumenau – Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional do Vale do Itajaí

    É organizado pela Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC), juntamente com a Universidade Federal de Santa Catarina. O evento que será realizado em Blumenau/SC entre os dias 24 e 26 de Julho de 2019, no campus da UFSC.

    As submissões de trabalhos estão abertas, até dia 31 de março de 2019 pelo site http://ermac.blumenau.ufsc.br/submissao/

    O autor-apresentador deverá submeter o trabalho em (apenas) uma das seguintes categorias:

    • Categoria 1 (C1): Resumo de 1 (uma) a 2 (duas) páginas (apresentação em formato de painel – cujas dimensões serão divulgadas a posteriori)
    • Categoria 2 (C2): Trabalho completo de 5 (cinco) a 7 (sete) páginas (apresentação oral)

    Haverá uma chamada especial de trabalhos da revista TEMA (Tendências em Matemática Aplicada) da SBMAC para os participantes do evento.

    Maiores informações no site: http://ermac.blumenau.ufsc.br/

  • V Simpósio Mineiro de Ciência do Solo (V SMCS)

    O evento é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Solos e Nutrição de Plantas (PPGSNP) da Universidade Federal de Viçosa, que será realizado no período de 14 a 17 de maio de 2019.

    Resumos expandidos podem ser submetidos e enviados por e-mail (smcscietifica@gmail.com) até 26 de março de 2019.

    Informações detalhadas, link para inscrição, modelos e normas para submissão estão disponíveis no site http://www.smcs.ufv.br/

  • Treinamento sobre os e-books da EBSCO Collection

    O Sistema de Bibliotecas da UFPel oferecerá a todos os Professores da nossa Instituição um treinamento sobre os e-books da EBSCO Collection.
    A EBSCO Collection é uma base de e-books com mais de 130 mil títulos distribuídos em diferentes áreas.

    O treinamento será realizado no dia 21/02/2019, às 10h, às 14h e às 19h, no auditório da Reitoria, no Campus Anglo.
    As inscrições devem ser feitas por meio do e-mail cbib@ufpel.edu.br, indicando o turno de sua preferência (manhã, às 10h; tarde, às 14h; noite, 19h). 

    Ademais, solicitamos ampla divulgação do evento aos demais professores dos seus respectivos Cursos.

     
    Para maiores informações, enviar e-mail para cbib@ufpel.edu.br
  • Assistente Comercial para Empresa do Agronegócio (1 vaga) Código: 1156

    “EFEITO Mais seleciona: 

    Assistente Comercial para Empresa do Agronegócio (1 vaga) Código: 1156

      • Realizar atividades de:
        – Prospecção de cientes;
        – Relacionamento com clientes;
        – Visitas a cientes (2 a 3x por semana na região de Santa Maria, Formigueiro e São Sepé);
        – Acompanhar os preços de produtos (soja, milho) junto a bolsa de valores;
        – Acompanhar tendências do mercado.
      • Requisitos:
        Desejável experiência/vivência ou formação na área do agronegócio
        Necessário CNH B
        Ensino médio – Sit.:Concluído
      • Benefícios:
        Comissões
      • Remuneração:
        A combinar
      • Turno:
        Manhã e Tarde
      • Horário de trabalho:
        Horário comercial de segunda a sexta-feira
      • Grau de Ensino:
        Ensino médio – Sit.: Concluído
      • Tipo de Contratação:
        Efetivo / CLT
      • Local:
        Santa Maria-RS
        Centro”

    Mais informações: https://www.efeitomais.com.br/

  • Versão Final de TCC

    Prezados,

    Em atendimento a Portaria Nº 1.081, de 31 de maio de 2017 (em anexo), solicitamos que a versão final do TCC seja enviada por  e-mail para o endereço ccea.ufpel@gmail.com , pois a Biblioteca só aceitará os documentos em um único arquivo. Assim, informamos que a versão final precisa ser enviada por e-mail (dispensando a entrega do CD no Colegiado), mas o Termo de Autorização assinado precisa ser entregue no Colegiado por meio físico. Ademais, informamos que essa regra será aplicada no atual semestre.

    Portaria_do_envio_de_TCCs__dissertacoes_e_teses

    Termo-de-autorização

  • Prazo para Defesa de TCC

    Os acadêmicos que desejarem defender TCC deverão solicitar a documentação para esse fim com no mínimo 7 dias de antecedência do dia da apresentação. A observância desse prazo é requisito necessário para a apresentação do trabalho.

  • 9ª Reunião de Estudos Ambientais

    Foi dado início ao processo de submissão de artigos para a 9ª Reunião de Estudos Ambientais.

    Informações: www.9rea.com.br
    O Evento será realizado nos dias 13 e 14 de maio de 2019 no Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH).
  • Guia do Estudante 2018

    O Curso de Engenharia Agrícola da UFPel foi contemplado com o selo de quatro estrelas do Guia do Estudante.

     

  • Prováveis Formandos 2018/2

    Em virtude da necessidade de cadastrarmos os prováveis formandos 2018/2, solicitamos, por gentileza, que nos seja enviado e-mail (para o endereço ccea.ufpel@gmail.com), informando a data da colação de grau, na qual pretendem se formar, até o dia 16/11/2018 ao meio-dia. Esse dado é necessário para realizarmos o mencionado cadastro.  Salientamos que as datas de Colação de Grau Interna do CENG – 2018/2 são: 15/01/2019 e 15/03/2019.

  • Startup Weekend Pelotas

    “Se você quer entender como nasce uma Startup ou quer empreender, o Startup Weekend é o evento certo para você!
    O evento acontece no Pelotas Parque Tecnológico, na Av. Domingos de Almeida 1785.
    Serão 3 dias, onde os participantes vão colocar a mão na massa, seguindo uma metodologia que é aplicada no mundo todo e vem transformando a vida de pessoas e propiciando a criação de novos negócios!
    Cercado por pessoas inteligentes e apaixonadas, com as melhores ferramentas e abordagens à sua disposição, você dará grandes passos em direção à criação de uma empresa, tornando-se um fundador e conectando-se com pessoas e recursos adequados.
    As inscrições podem ser feitas pelo link:
    Importante: Para ganhar 10% de desconto, informe o código do cupom de desconto: ST4RTUP.
    Para mais detalhes do evento, visite https://bit.ly/2zZ0YG6.
    PERGUNTAS FREQUENTES:
    O que está incluso no ingresso?
    – Alimentação garantida durante todo o evento: café da manhã, café da tarde, almoço e janta.
    – Mentoria de profissionais capacitados e com vasta experiência nas mais diversas áreas.
    – Possibilidade para fazer networking e aprender novas habilidades.
    – Brindes
    – Premiação
    Este evento é para mim?
       Se você tem interesse em inovação, empreendedorismo e tecnologia, sim!
    Tenho que participar dos 3 dias?
       Sim. Perder algum dia pode prejudicar sua experiência.
    Que tipo de ingresso devo comprar?
       Compre aquele que melhor representa o seu conjunto de habilidades. Lembrando que você não precisa ser um Designer, Desenvolvedor ou Comercial.
    Sou obrigado a levar uma ideia?
       Não precisa ter ideias suas, pois poderá escolher uma ideia que for apresentada e ajudar a desenvolvê-la, em equipe.
    Posso levar um projeto já existente?
       Não, pois as ideias desenvolvidas no Startup Weekend devem ser originais.
       Projetos em desenvolvimento não são aceitos.
    Não moro em Pelotas, posso acampar?
       Sim! Traga a sua barraca e monte acampamento dentro do Pelotas Parque Tecnológico.
    Startup Weekend Pelotas
  • Programa de Pós-graduação em Ecossistemas Agrícolas e Naturais (PPGEAN), pela UFSC no Campus de Curitibanos.

    O PPGEAN possui a área de concentração “Manejo e Conservação de Ecossistemas Agrícolas e Naturais” e duas linhas de pesquisa “Ecologia de ecossistemas” e “Manejo integrado de sistemas agrícolas e florestais”. O programa é recomendado pela CAPES e credenciado na área de Ciências Agrárias I. Para este processo seletivo, e início das aulas em março/2019, estão sendo oferecidas 17 vagas. O prazo para inscrição será de 01/11 a 21/12 de 2018 (seleção fevereiro de 2019). Distintas áreas de formação podem se candidatar a uma vaga. É importante considerar que candidatos residentes fora do Estado de Santa Catarina, ou até em outros países, poderão realizar todas as fases do processo seletivo a distância pela internet. O edital, e mais informações sobre o processo seletivo, podem ser encontradas em http://ppgean.ufsc.br/. E nas redes sociais twitter.com/ppgeanfacebook.com/ppgeaninstagram.com/ppgean.ufsc/.

    Em sua proposta o PPGEAN se propõe, juntamente ao desafio de atender as necessidades regionais, a contemplar temas de uma ciência de vanguarda como a produção agrícola sustentável em consonância com a conservação dos ecossistemas naturais, inserido em temas transversais das Ciências Agrárias.

  • Comprovação de horas livres e complementares

    Informamos que o último dia para entrega da comprovação horas livres e complementares é dia 09/11/2018. As orientações para essa entrega estão no seguinte link: https://wp.ufpel.edu.br/cea/atividades-academicas/atividades-livres-e-complementares/

  • Atenção alunos que estão cursando disciplinas fora do Curso!

    Solicitamos aos alunos da Engenharia Agrícola que estejam cursando disciplinas fora da Engenharia Agrícola e pretendem que essas disciplinas sejam aproveitadas para matrícula em 2019/1 entrem em contato com o Colegiado por e-mail ( ccea.ufpel@gmail.com) o mais breve possível, informando o nome da disciplina, o código, em qual Curso e qual a disciplina que pretendem ter dispensada. Apenas os pedidos comunicados dessa forma serão analisados durante a matrícula.

  • PALESTRA e MESAS DO SIIEPE/CEG

    Prezados,

    No link abaixo, estão os horários da Palestra e das Mesas Redondas que acontecerão durante o Congresso do Ensino de Graduação.

    CEG 2018

  • IV Evento do Projeto de Formação de Professores Ingressantes

    Informamos que estão abertas as inscrições para o IV Evento do Projeto de Formação de Professores Ingressantes, atividade vinculada à Coordenação de Pedagogia Universitária da Pró-Reitoria de Ensino da UFPel. O evento ocorrerá de 1 a 5 de outubro de 2018 no Auditório da Reitoria, no Campus Anglo, e busca promover ações de formação que contemplem a integração do professor ingressante à cultura universitária, bem como a discussão de questões pedagógicas que envolvam o cotidiano da docência no ensino superior. O cronograma apresenta dois módulos de 20 horas, desenvolvidos nos turnos da manhã e tarde, perfazendo um total de 40 horas, o que proporciona a formação dos professores ingressantes em situação de estágio probatório.

      As inscrições estão disponíveis na página da Pró-Reitoria de Ensino, entre os dias 18 a 30 de setembro, através do formulário no link https://goo.gl/forms/pbRYjZIIwNAdG1hF3

    Ressaltamos que as vagas serão limitadas, e dar-se-á prioridade para os professores que estão concluindo seus estágios probatórios e ainda não completaram suas horas de formação.

  •  9° Congresso Brasileiro de Tomate Industrial

    Estão abertas as inscrições do 9° Congresso Brasileiro de Tomate Industrial, que será realizado em novembro de 2018, no Centro de Eventos da Universidade Federal de Goiás.

    Mais informações no link: http://www.congressotomate.com.br/2018/index.html

  • Salas alteradas

    Geologia Aplicada I está na Justiça do Trabalho – Sala 302

    Tecnologia Mecânica – M1: CCHS (Rua Alberto Rosa, 154) – Sala 317

    Mecânica dos Fluidos: Sala 02- Madeireira

    Mecânica Geral II: Anglo – Sala 254

    Fontes de Energia – M1: Cotada- sala 403

    Mecânica dos Solos: sala 106 – Campus II, para quarta-feira, das 8h às 10h e sala 203-Campus II, para sexta-feira, das 8h às 10h

    Saneamento Rural e Gest. Ambiental – Cotada – Sala 701

    0570058 – EA

    Projeto de Elementos de Máquinas – Cotada – sala 800

    Algoritmos e Programação – M11 – Sala 207- Cotada

  • Procedimentos para matrícula especial nos Cursos de Dança e Teatro Licenciatura

    Na busca por maior eficiência, os estudantes que queiram matricular-se na modalidade especial em alguma disciplina destes cursos, deverão seguir os seguintes procedimentos:

    Dia 22 de agosto – entrar na página dos cursos (http://wp.ufpel.edu.br/danca ou http://wp.ufpel.edu.br/teatro) e verificar a disponibilidade de vagas e as disciplinas que serão oferecidas para matrícula especial.

    Dias 23 e 24 de agosto – preencher o formulário online, cujo link estará disponível também nas páginas dos cursos, solicitando a disciplina desejada. A matrícula especial será feita exclusivamente por este formulário.

    A confirmação ao aluno se dará via e-mail tão logo seja feita sua matrícula na disciplina desejada.

  • Matrícula especial no CLC – Centro de Letras e Comunicação

    O Centro de Letras e Comunicação, na busca de ter procedimentos mais eficientes durante o período da matrícula especial, informa que a partir do segundo semestre de 2018, os estudantes que queiram realizar alguma disciplina ofertada para os cursos vinculados a esta Unidade,  deverão seguir os seguintes procedimentos:

    14/08 será divulgado o link em que os alunos deverão acessar para solicitar atendimento no Colegiado durante o período de matrícula especial;

    15/08 (a partir das 13h30min) até 20/08: período em que o formulário estará online para os alunos solicitarem atendimento durante o período de matrícula especial;

    21/08 divulgação da lista de agendamentos dos alunos, constará o dia e o horário em que o aluno deverá comparecer no Colegiado do CLC para realizar matricula especial*;

    23/08 e 24/08 período de realização da matrícula especial.

    * A ordem de agendamento para atendimento dos alunos será feita de acordo com a ordem de solicitação online

    Mais informações: https://wp.ufpel.edu.br/clc/2018/07/23/novos-procedimentos-para-realizacao-de-matricula-especial-2018-2-no-clc/

  • DIPLOMAS DISPONÍVEIS NA SECRETARIA DO CENG (SALA A305.2)

    Diplomas disponíveis:
    DIPLOMAS DISPONÍVEIS NA SECRETARIA DO CENG (SALA A305.2)

    1983
    Jesus Gerlach Alves

    1989
    Regis Ferreira Bruhn

    1990
    Eslly Coimbra Fernandes Júnior

    1994
    Sergio Luís Hansel

    1995
    Gerardo Rodrigues Diaz

    2006
    Fábio Peres Perez

    2009
    Rafael Silva da Costa

    2010
    Chales dos Santos Amaral

    2015
    Tiago Heling
    Samuel Alves Caldeira

    2016
    Guilherme Heiden

    2017
    Fabiane Galvão da Silva
    Marcos Vinícius Henriques dos Santos
    Gélson Rodrigo Neitzke
    Gustavo Bubolz Klumb
    Philippe Braga Moraes
    Bernardo Rodrigues Pereira

  • Oportunidade de cursar Eficiência Energética em Sistemas de Irrigação para alunos da Engenharia Agrícola (que já cursaram Irrigação)

    Disponibilizamos, em anexo, o plano de ensino da disciplina de Eficiência Energética em Sistemas de Irrigação, a qual os alunos da Engenharia Agrícola (que já cursaram Irrigação) poderão fazer com matricula especial no colegiado da Agronomia.
    A disciplina esta sendo ofertada no horário 613 e 614 (sexta feira – das 10 h as 12 h).
    É importante que os alunos interessados levem histórico escolar atualizado onde conste a aprovação em Irrigação, sem o qual não poderão se matricular.
  • 7ª MOSTRAROB – Mostra Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia

    Foram prorrogadas até 08 de agosto as inscrições para a 7ª MOSTRAROB – Mostra Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia, que será realizada nos dias 30 e 31 de agosto de 2018, no IFSul Câmpus Pelotas.

    Idealizada em 2011 por integrantes do LAB 14 – Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Projetos do IFSul – Câmpus Pelotas, a Mostra Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia (MOSTRAROB) tem como objetivo: congregar as diversas áreas de conhecimento presentes nas instituições de ensino e conscientizar o público sobre a importância do investimento em pesquisa e desenvolvimento de projetos técnico-científicos nas escolas, como requisitos preeminentes para a evolução econômica, tecnológica e social de nosso país.

    QUEM PODE PARTICIPAR?

     Podem inscrever-se na MOSTRAROB estudantes formalmente ligados a instituições localizadas no território nacional, sejam elas de educação básica (a partir do 6º ano), profissionalizante ou não, ou de ensino superior.

    CATEGORIAS

     Nesta edição, a MOSTRAROB contemplará cinco categorias, divididas entre exposição multidisciplinar de projetos e competições de robótica.

    EXPOSIÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA

    Esta categoria visa receber representantes das mais diversas áreas de conhecimento e proporcionar a eles a oportunidade de exporem seus projetos. Interessados em participar deverão inscrever-se em um dos três grupos, de acordo com seu nível de ensino e com as seguintes áreas de conhecimento:

                    Grupo 1 (Ensino Fundamental II – 6º ao 9º ano):

    1. Ciências da Natureza
    2. Ciências Humanas
    3. Linguagens e Códigos
    4. Matemática

    Grupo 2 (Ensino Médio e Técnico) e Grupo 3 (Ensino Superior)

    1. Ciências Biológicas e Química
    2. Ciência da Computação
    3. Ciências da Terra e Meio Ambiente
    4. Ciências Humanas
    5. Engenharia Civil
    6. Linguagens
    7. Matemática e Física
    8. Mecatrônica e Eletroeletrônica

    COMPETIÇÕES DE ROBÓTICA

    Seguidor de Linhas Analógico: Nesta categoria estará em questão a capacidade dos projetistas em desenvolver robôs eficientes, capazes de seguir linhas sem a utilização de microcontroladores ou dispositivos semelhantes.

    LEGO: Nesta categoria os competidores farão uso de sua capacidade de programar e construir robôs eficientes, utilizando apenas a plataforma LEGO.

    Seguidor de Linhas Pró: O objetivo desta categoria é incentivar os participantes a desenvolverem seus projetos a fim de que os robôs sejam capazes de enfrentar provas em que deverão seguir linhas e, se optarem, superar desafios presentes na pista, baseando-se nos dados lidos por seus sensores.

    Sensor de Obstáculos: Nesta categoria os participantes deverão desenvolver robôs capazes de enfrentar provas nas quais será necessário evitar colisões de forma autônoma durante percursos pré-definidos, baseando-se em sua lógica de programação e nos dados lidos por seus sensores.

     EVENTOS PARCEIROS

    A MOSTRAROB é parceira de eventos de abrangência nacional e internacional. Todos os inscritos na categoria Exposição Técnico-científica concorrerão a essas vagas, independentemente da instituição de origem dos projetos. No Regulamento Oficial do evento, apresentado no site oficial da Mostra, estão disponíveis maiores informações quanto ao tema.

  • A UFPel, em parceria com a empresa EBSCO, realizou a assinatura dos E-books Academic Colection EBSCO

    Informamos que a UFPel, em parceria com a empresa EBSCO, realizou a assinatura dos E-books Academic Colection EBSCO.
    Em anexo segue uma tabela com todos os títulos da coleção, os quais podem ser acessados pelo link EBSCO.
    Ao clicar no link, você será direcionado para a página da EBSCO. Coloque o cursor na caixa de pesquisa, digite o título do e-book desejado e clique em buscar. Na página seguinte, clique sobre o título do e-book. Pronto! Você já poderá ter acesso a todo o conteúdo do e-book.
    Informamos que por enquanto o acesso se dará somente pelo link acima, pois ainda não foi disponibilizado no site do Sistema de Bibliotecas a tag da EBSCO.
  • XI Seminário Internacional de Educação Superior

    O XI Seminário Internacional de Educação Superior acontecerá na UFPel, no período de
    18 e 19 de setembro próximo. É um espaço importante para a discussão sobre a Universidade e sobre a
    docência universitária. Para a inscrição de trabalhos basta um resumo expandido de 3000 caracteres.

    AS INSCRIÇÕES FORAM PRORROGADAS ATÉ DIA 17 DE JULHO.
    SITE: wp.ufpel.edu.br/xisies

  • Inscrições abertas para o XXIX Prêmio Jovem Cientista com o tema: “Inovações para Conservação da Natureza e Transformação Social”

    Estão abertas as inscrições para o XXIX Prêmio Jovem Cientista com o tema: “Inovações para Conservação da Natureza e Transformação Social”.

    Instituído pelo CNPq em 1981, o Prêmio conta com a parceria da Fundação Roberto Marinho e com o patrocínio do Banco do Brasil e da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.

    A premiação consiste em mais de R$ 1,2 milhão, entre valores em espécie, computadores portáteis, troféus, diplomas e bolsas de estudo do CNPq (Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado).

    O Prêmio será entregue pelo Presidente da República, até dezembro de 2018, no Palácio do Planalto.

    As inscrições estarão abertas até às 18h (horário de Brasília/DF) do dia 31 de julho de 2018 e devem ser realizadas no endereço eletrônico www.jovemcientista.cnpq.br. No site encontram-se todas as informações sobre o Prêmio: categorias, linhas de pesquisa, regulamento, vídeos e material de divulgação.

  • Aulas de Mecânica I

    Informamos que as aulas de Mecânica I estão sendo ministradas em horário diverso, em virtude de afastamento do professor responsável pela disciplina.

    Quarta-feira (17h00 até 18h40) – sala 702 da Cotada

    Sexta-feira (16h30 até 18h40).  – sala 205 do Salis