Início do conteúdo
    Notícias
  • Horários 2022

    Informamos que os horários 2022/1 do Curso de Engenharia Agrícola com as salas de aula encontram-se no link:

    Horários

  • Programa de Estágio Electrolux 2022

    SOBRE O PROGRAMA

    Ao estagiar na Electrolux, você terá a oportunidade de protagonizar o seu desenvolvimento de carreira, celebrando sucessos e impulsionar mudanças para o melhor, explorando novas ideias de negócios e criando experiências excepcionais para os nossos consumidores.  .

    REQUISITOS:

    • Estudantes com conclusão da graduação entre Dez/2023 e Jul/2024;
    • Disponibilidade de 30 horas semanais em horário comercial (entre 7h e 17h);

    BENEFÍCIOS:

    • Plano de Saúde;
    • Seguro de vida;
    • Refeitório ou Ticket Refeição;
    • Vale Transporte ou estacionamento;
    • Cesta de Natal;
    • Programa para a aquisição de produtos Electrolux com preço exclusivo;
    • EluxClub: clube de descontos exclusivos que garante preços especiais em ingressos de cinema, lojas de roupa, faculdades, academias, escola de inglês e muito mais!
    • ShopClub: Você indica sua matricula e ganha pontos com as vendas, que pode trocar por viagens, produtos e até experiências!
    • Canal de orientação Viva Melhor: Suporte de profissionais especializados (psicólogo, assistente social, advogado e consultor financeiro);
    • Gympass.
    Link de inscrição: 
    *Inscrições até 14/07/2022
  • Nota de Falecimento

    É com profundo pesar que noticiamos o falecimento  do servidor aposentado, José Luiz Carvalho Silva, foi o servidor que atuou como secretário na criação da extinta Faculdade de Engenharia Agrícola agora Curso de Engenharia Agrícola do CEng.

    O velório acontecerá na Capela 04 do Cemitério Ecumênico São Francisco de Paula , a partir das17 horas e a cerimonia de sepultamento acontecerá ás 15 horas do dia 11 de junho.
  • Entrega dos documentos para comprovação das horas livres e complementares

    Informamos que os alunos formandos que precisam entregar os documentos para comprovação das horas livres e complementares devem enviar os documentos digitalizados (em formato PDF) para os e-mails abaixo mencionados (enviar para todos os e-mails) no período de 6 de junho a 10 de junho de 2022. Além disso, é necessário enviar o Termo de Responsabilidade pelas informações prestadas que se encontra  no link: https://wp.ufpel.edu.br/cea/atividades-academicas/atividades-livres-e-complementares/ (os formulários referentes às atividades de formação complementar e livre também estão nesse link).
    E-mail dos membros da comissão:
    marivanpinho@hotmail.com
    roger.toscan@gmail.com
    cfteixei@gmail.com
    E-mail do Colegiado do Curso:
    ccea.ufpel@gmail.com

  • Notícia do falecimento do nosso estimado Dr. Fernando Falco Pruski (Prof. Titular – UFV)

    Lamentamos informar o falecimento do nosso estimado Dr. Fernando Falco Pruski (Prof. Titular – UFV). Reconhecido pesquisador na área de recursos hídricos e forte defensor das questões relacionadas ao uso da água na agricultura irrigada. Deixa um legado de produção científica e formação de recursos humanos, representação em conselhos de entidades de pesquisa e desenvolvimento, colaboração e parcerias com várias instituições (ANA, Embrapa, CNPq, ABRHidro, UFRB, entre outras).

    A agricultura irrigada renova o apreço, o respeito e a amizade e, nesse momento, o maior conforto espiritual a todos os familiares.

  • Processo seletivo

    Publicado o Edital n°77/2022 para seleção de alunos regulares  para o Mestrado Profissional em Engenharia Mineral, na área de concentração de Tecnologia Mineral e nas 3 linhas de pesquisa do Programa: Gestão Ambiental e Sustentabilidade na Mineração, Prospecção Mineral e Planejamento Mineiro, com ingresso previsto para junho de 2022.

    Para saber mais, acesse: https://cursos.unipampa.edu.br/cursos/ppgem/ingresso-2013-01/.

  • Programa de estágios na SLC Agrícola

  • ATENÇÃO! HÁ PRAZO PARA JUSTIFICATIVA DE NÃO REALIZAÇÃO DE MATRÍCULA

    Informamos que há data limite para os alunos justificarem aos Colegiados a impossibilidade de cursar 2021/2. Essa data é o dia 25/03/2022, conforme o calendário acadêmico.

    Os estudantes que não realizaram matrícula neste calendário, terão até o dia 25/03/2022 para manifestar interesse em permanecer vinculado ao curso, mediante justificativa ao Colegiado. Os alunos que encaminharem a justificativa aos colegiados serão matriculados automaticamente em uma atividade com zero crédito e sem carga horária, denominada “Vínculo – Ensino Remoto Emergencial 2021/2”.

    Para fazer essa justificativa, é necessário enviar o formulário abaixo (em formato PDF) para o e-mail ccea.ufpel@gmail.com .

    Salientamos que para os alunos que justificarem a não realização de matrícula, a CRA registrará matrícula no componente “Vinculo – Ensino Remoto Emergencial – 2021/2”. Os acadêmicos relacionados na declaração de abandono, sem a indicação de manutenção de vínculo realizada pelo colegiado (ou seja, que não justificarem a sua ausência de matrícula), serão desligados por abandono de curso.

    O formulário para fazer a justificativa está no seguinte link:

    Justificativa de não matrícula 2022

  • DIVULGAÇÃO DO RESULTADO DA CONSULTA PÚBLICA À COMUNIDADE PARA ELEIÇÃO PARA COORDENADOR(A) E COORDENADOR(A) ADJUNTO DO CURSO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA

    A Comissão Eleitoral (Profª. Gizele Ingrid Gadotti, Técnica Administrativa Marcela Falkembach Zambrano e Discente Guilherme Hirsch Ramos) no uso de suas atribuições, torna público o resultado da consulta pública à comunidade referente a Eleição para Coordenador(a) e Coordenador(a) Adjunto do Curso de Engenharia Agrícola, conforme documento abaixo.

    SEI_UFPel – 1547626 – Despacho – divulgação de resultado

  • Edital de Consulta à Comunidade para Eleição de Coordenador e Coordenador Adjunto do Curso de Engenharia Agrícola

    Divulgamos abaixo o Edital de Consulta à Comunidade para Eleição de Coordenador e Coordenador Adjunto do Curso de Engenharia Agrícola, bem como as listas de docentes votantes, técnicos votantes e alunos votantes.

    SEI_UFPel – 1521061 – Edital

    Lista de Docentes Votantes do Curso de Engenharia Agrícola

    Lista de Técnicos Votantes do Curso de Engenharia Agrícola

    Lista de Alunos Votantes do Curso de Engenharia Agrícola

  • Campanha de Natal – PET EM AÇÃO

    CHEGOU A HORA DE SER SOLIDÁRIO
    O PET – Engenharia Agrícola está organizando a campanha Natal PET EM AÇÃO, que é um projeto que tem como objetivo arrecadar alimentos e brinquedos, que serão destinados à AAPECAN, que repassará para as pessoas que mais precisam.
    A coleta das doações será realizada a partir do dia 29/11 até o dia 20/12. A entrega pode ser feita na PORTARIA DO CAMPUS II DA UFPEL (R. Alm, Barroso, 1202 – Centro) ou entre em contato com o PET-EA para buscar em SUA CASA, seguindo os cuidados e recomendações da OMS em relação a covid-19.
    LEMBRE-SE, SUA DOAÇÃO PODE SALVAR VIDAS!!!
    Os membros do PET-EA estão a postos para arrecadar as suas doações e fazer o Natal de outra pessoa mais feliz com a sua ajuda.
    Qualquer dúvida basta entrar em contato com o PET-EA via direct/messenger.

  • II CONECTAGRO

    O Programa de Educação Tutorial – Engenharia Agrícola da UFPel promove o II ConectAgro, evento que busca evidenciar os caminhos da tecnologia para o campo. Nos dias 25, 27 e 29/10, ocorrerão 3 rodas de conversa, no período da noite, sendo divididas em 3 áreas: Robótica na Mecanização Agrícola, Automação e Controle na Irrigação e Inovações no Conforto Ambiental Animal. Nestes dias também ocorreram visitas virtuais em locais de interesse do público em geral.

    Mais informações nos links:

    https://www.eventbrite.com.br/e/conectagro-ii-tickets-16735231628

    II CONECTAGRO

     

  • Entrega dos documentos para comprovação das horas livres e complementares (2021/1)

    Informamos que os alunos que desejarem entregar os documentos para comprovação das horas livres e complementares devem enviar os documentos digitalizados (em formato PDF) para os e-mails abaixo mencionados (enviar para todos os e-mails) no período de 18 de outubro a 5 de novembro de 2021. Além disso, é necessário enviar o Termo de Responsabilidade pelas informações prestadas que se encontra  no linkhttps://wp.ufpel.edu.br/cea/atividades-academicas/atividades-livres-e-complementares/ (os formulários referentes às atividades de formação complementar e livre também estão nesse link).

    E-mail dos membros da comissão:
    marivanpinho@hotmail.com
    roger.toscan@gmail.com
    cfteixei@gmail.com
    E-mail do Colegiado do Curso:
    ccea.ufpel@gmail.com

  • ATENÇÃO! HÁ PRAZO PARA JUSTIFICATIVA DE NÃO REALIZAÇÃO DE MATRÍCULA

    Informamos que há data limite para os alunos justificarem aos Colegiados a impossibilidade de cursar 2021/1. Essa data é o dia 27/08/2021, conforme o calendário acadêmico.

    Os estudantes que não realizaram matrícula neste calendário, terão até o dia 27/08/2021 para manifestar interesse em permanecer vinculado ao curso, mediante justificativa ao Colegiado. Os alunos que encaminharem a justificativa aos colegiados serão matriculados automaticamente em uma atividade com zero crédito e sem carga horária, denominada “Vínculo – Ensino Remoto Emergencial 2021/1”.

    Para fazer essa justificativa, é necessário enviar o formulário abaixo (em formato PDF) para o e-mail ccea.ufpel@gmail.com .

    Salientamos que para os alunos que justificarem a não realização de matrícula, a CRA registrará matrícula no componente “Vinculo – Ensino Remoto Emergencial – 2021/1”. Os acadêmicos relacionados na declaração de abandono, sem a indicação de manutenção de vínculo realizada pelo colegiado (ou seja, que não justificarem a sua ausência de matrícula), serão desligados por abandono de curso.

    FORMULARIO_PARA_JUSTIFICATIVA_DE_NAO_REALIZACAO_DE_MATRICULA__3_

  • Programa Trainee Itaú Unibanco 2022 – divulgação a pedido

    Olá, tudo bem?

    Itaú está com as inscrições abertas para o Programa Trainee e gostaria de contar com o suporte de vocês na divulgação aos alunos da universidade!

    SOBRE O PROGRAMA

    No programa, queremos proporcionar o desenvolvimento e a aceleração de carreira dos nossos talentos, com o objetivo de torná-los os próximos líderes do banco! Os trainees terão a oportunidade de vivenciar um programa exclusivo e personalizado, no qual serão envolvidos em desafios muito relevantes para o negócio, intercalado com períodos de treinamentos e vivências customizadas. Não é à toa que o Trainee é feito com você!

    REQUISITOS

    • Sabia que você ainda não precisa estar formado para participar do nosso Trainee? Aceitamos candidatos com graduação de bacharelado ou licenciatura de longa duração entre dez/2019 a jul/2023
    • Qualquer curso de graduação ou universidade! Queremos você, independentemente de onde veio ou do que estuda
    • Disponibilidade para trabalhar 8 horas por dia
    • Inglês avançado apenas para a trilha de Negócios Atacado. Se você estiver participando do processo para Negócios Varejo, o inglês não é exigido e, caso não tenha nível avançado, você terá a oportunidade de receber um curso de idioma durante o programa

    BENEFÍCIOS

    • Remuneração de R$ 7.600,00/mês
    • Participação nos lucros e resultados
    • Vale Refeição
    • Vale Alimentação
    • Vale Transporte
    • Assistência médica e odontológica
    • Plano de previdência privada
    • Horário Flexível
    • Descontos exclusivos em nossos produtos financeiros
    • Entre outros.
    Inscreva-se aqui!

    Faça sua inscrição até dia 13/09 através do aplicativo Trainee Feito com Você! Nele você poderá encontrar conteúdos exclusivos, acompanhar nossas comunicações e realizar algumas etapas do processo seletivo. Baixe agora na Apple Store ou Play Store! Ou então acesse no seu navegador a versão web disponível em www.traineefeitocomvoce.com.br

    Nossa jornada só faz sentido quando é feita com você!

    Vamos nessa? Vem ser Trainee Itaú Unibanco.
    #VemSomarNoItaú
    #Feitocomvocê
    #TraineeItaúUnibanco2022

  • Divulgação do evento de aniversário da Lei de georreferenciamento de imóveis rurais… Evento gratuito e com direito a certificado.

    Sigam a página no Instagram… Vamos produzir e disponibilizar conteúdos sobre a temática do evento

    Passou rápido … e já são 20 anos da Lei 10.267 de 28 de agosto de 2001 – a Lei do Geo Rural! Veio para ficar,  e estabeleceu com bases em convincentes argumentos técnicos e de gestão, os procedimentos para o georreferenciamento de imóveis rurais, com forte impacto para o desenvolvimento do Cadastro Territorial brasileiro e um importante passo para melhorar a governança de terras no Brasil.

    Para marcar esse aniversário da Lei do Geo Rural, estamos preparando um evento bem bacana! O “Geo+20”! Uma série de Lives que vão acontecer de 26 de agosto a 30 de setembro, todas as quintas feiras, 19h, e claro, com muito conteúdos relacionados ao evento, nossos palestrantes, e os impactos da Lei 10.267/2001.

    Então não deixe de acompanhar nossos stories e ativar o sininho para nossas lives semanais.

    O evento “Geo+20” será totalmente remoto e gratuito, isso mesmo, TOTALMENTE GRATUITO, com ricas apresentações e importantes debates, abordando as articulações institucionais, o ambiente político, as visões dos entes diretamente envolvidos (INCRA, RFB, IRIB, universidades, profissionais, outros, …) na construção e consolidação da Lei, com um olhar no passado, no presente e no futuro, evidenciando a relação entre o georreferenciamento de imóveis e o Cadastro Territorial.

    O evento Geo+20 é uma realização de:
    Grupo de Professores de Cadastro Territorial do Brasil;
    Cursos de Engenharia de Agrimensura / Engenharia Cartográfica;
    Federação Nacional de Engenheiros Agrimensores (FENEA) e associações estaduais de engenheiros agrimensores;
    Associação Brasileira de Engenheiros Cartógrafos / sessões estaduais.
    https://www.instagram.com/p/CSkYpADrGgB/?utm_medium=share_sheet

  • Homologação das inscrições para representantes do Colegiado do Curso de Engenharia Agrícola.

    A Comissão Eleitoral apresenta as Chapas inscritas para representantes do Colegiado do Curso de Engenharia Agrícola, conforme documento apresentado abaixo:

     

    Homologação das inscrições para representantes do Colegiado do Curso de Engenharia Agrícola

     

    Prazo para interposição de recursos à homologação ou não homologação das inscrições das chapas até às 14h do dia 17/08/2021.

     

    Lembrando que, a Consulta à comunidade acadêmica do Curso, iniciará às 08h do dia 18/08 e finalizará às 17h do dia 19/08.

    Atenciosamente,

    Comissão Eleitoral.

  • Consulta para representantes do Colegiado do Curso de Engenharia Agrícola

    Prezadas(os) Docentes que ministram disciplinas para o Curso de Engenharia Agrícola e Servidores Técnicos Administrativos que atendam o Curso de Engenharia Agrícola, a Comissão Eleitoral, responsável pela Consulta à Comunidade do Curso, para a escolha das(os) representantes do Colegiado do Curso de Engenharia Agrícola informa que a partir de 09/08/2021 estará aberto para inscrições dos candidatos, as inscrições irão até às 12h do dia 13/08.

    A Consulta à Comunidade será realizada das 08h do dia 18/08/2021 até o às 17h do dia 19/08/2021. A Consulta será de forma eletrônica, através do Sistema Votação UFPel (http://votacao.ufpel.edu.br).

    Edital de Consulta para representantes do Colegiado do Curso de Engenharia Agrícola: Edital_Eleição_Composição_Colegiado

    Lista de Votantes: Lista_Votantes_Docentes_por_áreas_e_Técnicos_Administrativos

    Att,

    Comissão Eleitoral

  • Edital de Seleção PPGE&D/UFSM – Ingresso 2ºsemestre

    O Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento (PPGE&D) da Universidade Federal de Santa Maria torna público o Edital de Seleção 019/2021, para ingresso no 2º semestre de 2021.

    A inscrição e o envio dos documentos necessários à avaliação do candidato serão realizados, via web, até o dia 13 de agosto de 2021, às 15h.

    O Edital Geral e o Edital Específico do Mestrado em Economia e Desenvolvimento estão disponíveis no endereço eletrônico: https://www.ufsm.br/pro-reitorias/prpgp/editais/019-2021/

  • Programa de Estágio Braskem – divulgação a pedido

    Vagas em AL, BA, RJ, RS, SP

    SOBRE O PROGRAMA
    O Programa de estágio Braskem é a oportunidade de colocar em prática o seu aprendizado acadêmico. Além de trabalhar em equipe, você terá uma liderança, que vai te acompanhar em toda sua jornada.

    REQUISITOS

    • Cursando graduação a partir do 3º semestre da Universidade;
    • Cursos: conforme pré-requisitos de cada vaga.

    BENEFÍCIOS
    As pessoas selecionadas para o Programa de Estágio da Braskem receberão:

    • Bolsa auxílio
    • Vale-transporte ou estacionamento
    • Vale-refeição ou refeitório
    • Convênio médico
    • Seguro de vida
    • Bolsa de Inglês para as pessoas que tiverem até o nível básico do idioma.

    Inscrições até 27/08
    Link de inscrição: https://bit.ly/3rQf9q2

  • CREA-RS – O envio de trabalhos para participar do Contec é até dia 03/08/2021 (Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia)

     “Os profissionais, estudantes e professores das áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências têm até 03 de agosto para enviar os trabalhos para o Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia (Contecc), que acontecerá de forma virtual, durante a Soea Connect.

                Em 2021, já são quase 100 projetos inscritos. Vale lembrar que 24 serão selecionados para uma apresentação oral – pela plataforma da Soea Connect – além de compor os anais do Congresso. Os assuntos dos trabalhos inscritos deverão abordar as modalidades abrangidas pelo Sistema Confea/Crea: Agrimensura, Agronomia, Civil, Elétrica, Mecânica/Metalurgia, Química e Geologia/Minas. Poderão ser inscritos, também, trabalhos técnicos que versem sobre Experiência Profissional, Gestão, Educação, Segurança do Trabalho, Acessibilidade e Sustentabilidade, considerados em um só grupo (Experiência Profissional) para fins de seleção para apresentação na Soea e publicação nas revistas técnicas do Confea, dos Creas, da Mútua, das entidades de classe vinculadas ao Sistema Confea/Crea e nos anais do Congresso. Confira aqui o edital.” 

                Os esclarecimentos e informações adicionais acerca do conteúdo desta Chamada Pública deverão ser obtidos nos endereços eletrônicos contecc@confea.org.br e contecc@creago.org.br e telefones (61) 2105-3783 e (62) 3221-6254.    

                Fonte: http://www.crea-rs.org.br/site/index.php?p=ver-noticia&id=7225

  • Horários 2021/1

    Informamos que todas as disciplinas ocorrerão de forma remota (com atividades síncronas ou assíncronas). Abaixo disponibilizamos a Prévia de horários 2021-1. Salientamos que se trata de uma prévia, podendo, assim, sofrer alterações. Desta forma, pedimos, por gentileza, que sigam acompanhando a publicação, pois ela poderá ser alterada.

    Horário EA – 2021_Calendário_2021_01 Versão 2

  • 50° Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola

    “Comunicamos que o prazo para a submissão de trabalhos para o L Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola (CONBEA 2021) foi prorrogado até o dia 04 de julho de 2021.

    O Resumo Expandido poderá ser inscrito em uma das seguintes áreas temáticas:

    • Construções Rurais e Ambiência
    • Energia na Agricultura
    • Engenharia de Água e Solo
    • Máquinas e Mecanização Agrícola
    • Ciência e Tecnologia Pós-Colheita
    • Geomática, Instrumentação e Agricultura de Precisão
    • Saneamento e Gestão Ambiental
    • Educação e Gestão”

  • Processo seletivo do PET-EA

    “Estão abertas, até o dia 10 de julho, as inscrições para o processo seletivo para estudantes atuarem no Programa de Educação Tutorial (PET) Engenharia Agrícola. Estão sendo ofertadas 4 vagas, sendo 2 para entrada imediata e 2 para suplentes.

    A inscrições devem ser feitas de forma online, pelo formulário que pode ser acessado pelo link: https://forms.gle/EK6UQgJnjp9WDDnS7
    Todas as informações sobre o processo seletivo estão descritas no edital, que pode ser acesso pelo nosso site: https://wp.ufpel.edu.br/petea/processo-seletivo-edital-aberto/
    Segue o acesso às redes sociais do grupo PET-EA para dúvidas:
    Facebook: https://www.facebook.com/PetEngenhariaAgricola
    Instagram: https://www.instagram.com/petagricolaufpel/
    E-mail: petea.ufpel@gmail.com

    Em nome do PET-EA, agradecemos desde já pela atenção!”

  • Processo de seleção de ingressantes para mestrado e doutorado

    “O Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência de Alimentos da Universidade Federal do Rio Grande (Rio Grande/RS) CONCEITO 5 – CAPES, está com inscrições abertas para seleção de ingressantes para mestrado e doutorado até 16/07/21 para início das aulas em agosto de 2021.

    O Programa tem a Missão de Capacitar profissionais para atuação na área de alimentos, contribuindo com as demandas da sociedade e utilizando, prioritariamente, o potencial dos recursos disponíveis no ecossistema costeiro regional”.

    Nosso Programa tem 3 linhas de Pesquisa:

    1) Bioprocessos em Alimentos

    2) Caracterização e Valoração de Recursos do Ecossistema Costeiro

    3) Engenharia de Processos

    Mais informações acesse a página do PPG-ECA https://ppgeca.furg.br no menu Processo seletivo e também venha conhecer nossos trabalhos no instagram @ppgeca_furg”

  • Divulgação das Eleições para diretório acadêmico do Curso de Engenharia Agrícola

    Prezadas(os)  alunas(os) do Curso de Engenharia Agrícola, encaminho a mensagem de divulgação das Eleições para o Diretório Acadêmico (DA), importante entidade criada para representar os discentes no Colegiado!

    Segue a mensagem, do atual DA:
    **********************************************************************************************************
    Caros colegas,

    Diretório Acadêmico do Curso de Engenharia Agrícola (DACEA) está com as inscrições abertas para a nova formação da mesa diretora do mesmo.

    Segue abaixo o link de acesso ao edital com todas as informações necessárias.

    O prazo de inscrição das chapas é de hoje (21/06) até quarta (23/06). A votação ocorrerá na próxima segunda, dia 28/06, de forma on-line.

    O link para votação será disponibilizado no dia 28, 1 (uma) hora antes da votação ser aberta.

    Para maiores informações, entrar em contato através da página do DACEA no Facebook ou no Instagram do diretório.

    Se inscrevam!

    Link do edital: https://drive.google.com/drive/folders/1AVaZoSDwBNaymGoZW-g72dBsJPfO5M_X?usp=sharing 
    **********************************************************************************************************

    Att,

    Coordenação do Curso de Engenharia Agrícola.

  • Divulgação – Nova Geração PwC

    A PwC oferece oportunidades em diversas localidades do Brasil para atuar nas áreas de auditoria, asseguração e consultoria em tecnologia e gostaríamos de contar com seu apoio para divulgar essas vagas.

    Pré-requisitos:

    · Cursos aceitos: administração, ciências atuariais, ciências contábeis, ciências econômicas, ciências sociais, cursos de TI, direito, gestão ambiental, engenharias, estatística, física, matemática e marketing.

    · Conhecimento em inglês a partir do intermediário.

    · Disponibilidade para trabalhar 08 horas por dia/40 horas semanais – se estiver cursando a universidade em período que não o noturno, é necessário ter disponibilidade para alterar o horário de estudo para este período.

    · Se estrangeiro, é necessário ter o visto para trabalhar no Brasil.

    As inscrições são feitas exclusivamente pelo site https://bit.ly/3cpLVb8 e se encerram no dia 27/06/2021.

     

  • Call for Papers – Sessão Especial – Agricultura Digital – Data de submissão 21/06

    O SBAI 2021 — XV Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente, organizado pela Universidade Federal do Rio Grande — FURG, acontecerá de forma virtual, considerando as dificuldades neste período de pandemia.

    Seguindo a tradição, o evento tem foco na temática Sistemas e Automação Inteligentes, com interesse em assuntos atuais como IoT, automação, robótica, otimização, instrumentação e inteligência computacional. O objetivo é propiciar importantes discussões e contribuições teóricas e suas aplicações de interesse nas diferentes indústrias do Brasil e da América Latina.

    O SBAI 2021 abre a chamada de trabalhos para uma Sessão Especial em Agricultura Digital.

    Coordenadores: Ademar Gonçalves da Costa Junior (IFPB) e Domingos Sárvio Magalhães Valente (UFV)

     A demanda por sistemas de produção cada vez mais eficientes, com otimização no uso de insumos agrícolas e redução de impactos ambientes, têm levado ao crescimento da adoção de novas tecnologias na agricultura. Com isso, técnicas de instrumentação, sistemas de controle, automação, sistemas inteligentes, robótica entre outras então se tornando indispensáveis na agricultura, dando um novo patamar para a produção de alimentos. Nesta sessão especial, pretende-se reunir contribuições teóricas e suas aplicações, nos quais alguns tópicos sugeridos são:

    • Desenvolvimento e aplicações de sensores na agricultura;
    • Irrigação digital;
    • Automação agrícola;
    • Ciência dos dados aplicada à agricultura;
    • Internet das coisas na agricultura;
    • Sistemas inteligentes na agricultura;
    • Robótica na agricultura;
    • Processamento e análise de sinais aplicados à agricultura.

    A data final de submissão será no dia 21 de junho de 2021 e informações adicionais sobre o processo de submissão de trabalhos estão disponíveis no site:

    http://sbai.c3.furg.br/

    Nota: Caso o autor já tenha submetido o seu artigo em Sessões Regulares do SBAI 2021 e deseje alterar seu artigo para alguma das Sessões Especiais, basta enviar e-mail para o Prof. Ademar Gonçalves da Costa Junior (ademar.costa@ifpb.edu.br) solicitando tal mudança e informando a Sessão Especial desejada.

  • Divulgação do Programa de Residência Profissional Agrícola CTA IFRS-BG sob a coordenação da professora Luiza Pieta, atuante no campus Bento Gonçalves do IFRS

    Divulgação do Edital 17/2021, que está com inscrições abertas até 14/06/2021. Contamos com6 bolsas de residência agrícola: 2 destinadas a formandos ou egressos de curso superiore 4 destinadas a formandos ou egressos de curso técnico na grande área de Ciências Agrárias e subáreas Agronomia / Engenharia Agrícola / Zootecnia / Medicina / Veterinária / Ciência e Tecnologia de Alimentos.
     
    As bolsas têm duração de até 12 meses em diferentes unidades residentes na serra gaúcha, sendo essa uma ótima oportunidade para inserção no mercado de trabalho.