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    Notícias
  • Plantio direto como vetor de agricultura sustentável

    “A agricultura de baixo impacto balizada pela técnica do Plantio Direto norteará as discussões do Fórum do Canal Rural durante a 15ª edição da Bahia Farm Show, em Luís Eduardo Magalhães, oeste do Estado. O evento, confirmado para a quarta-feira (29), segundo dia da feira, às 14 horas, no auditório da Fundação Bahia, contará com as presenças do diretor-presidente da Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação (FEBRAPDP), Jônadan Ma, agricultor que possui larga experiência sobre a técnica; o vice-presidente da FEBRAPDP, Celestino Zanella, que também preside a Feira e a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba); e conselheiro consultivo da Associação, Luiz Pradella, agricultor que pratica a agricultura de baixo impacto em suas lavouras.

    O tema do Fórum foi escolhido, segundo o presidente da Bahia Farm Show, seguindo o histórico de assuntos abordados entre pesquisadores, estudantes, agricultores e técnicos em edições passadas do evento, considerando a agricultura e a sustentabilidade. “Um ano debatemos a preservação do Cerrado; no outro, o estudo do potencial de recursos hídricos. Nessa linha, seguimos com temas relevantes para o crescimento do agronegócio, considerando as possibilidades para que isso ocorra de forma mais sustentável e menos impactante. O Fórum é um espaço estratégico para darmos visibilidade a estes assuntos, daí a importância da participação dos interessados nos debates”, diz Zanella.

    Durante a rodada de discussões que será transmitida ao vivo pelo Canal Rural serão apresentadas informações e resultados obtidos com o Sistema do Plantio Direto que, segundo a FEBRAPDP, visa a produção de alimentos, fibras e energia em harmonia com a natureza baseando-se em três pilares: o não revolvimento do solo (restrito à linha de semeadura ou covas para mudas), a cobertura permanente do solo (plantas vivas ou palhadas) e a diversificação de plantas na rotação de cultivos. É um sistema de produção conservacionista, comparado a sistemas que utilizam o preparo do solo, proporciona a redução hídrica e eólica dos solo, a emissão de gases causadores do efeito estufa, bem como o uso de combustíveis fósseis e agroquímicos, o aumento da infiltração da água, a eficiência dos fertilizantes aplicados, a recuperação da matéria orgânica, a biodiversidade e a resiliência do solo, permitindo a agricultura sustentável.

    “O Brasil está com uma área crescente de Plantio Direto, estes números serão repassados durante o Fórum, demonstrando que através de um sistema de menor consumo de combustível, aliado à necessidade da rotação de culturas, é possível praticar uma agricultura menos impactante e com ganhos para o produtor. No caso do consórcio entre as culturas, é possível a inserção do capim entre uma safra e outra, introduzindo então, a pecuária, como nova alternativa de renda. São os ganhos que o Plantio Direto permite”, explica o produtor Luiz Pradella, que também integra a Federação Brasileira de Plantio Direto.

    O Fórum do Canal Rural poderá ser acompanhado em tempo real por telespectadores e internautas de todo o mundo que poderão interagir enviando perguntas e opiniões. O evento integra a programação da Bahia Farm Show 2019 que acontece de 28 de maio a 01 junho, realizada pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), com o apoio da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Associação dos Revendedores de Máquinas e Equipamentos Agrícolas do Oeste da Bahia Ltda. (Assomiba), Fundação Bahia e Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães.

    Ascom Bahia Farm Show”

  • Comprovação de horas livres e complementares

    Informamos que estaremos recebendo a documentação para comprovação de horas livres e complementares de 24/06/19 a 28/06/19.

    As orientações para essa entrega estão no seguinte link: https://wp.ufpel.edu.br/cea/atividades-academicas/atividades-livres-e-complementares/

     

  • Oportunidade

    “Meu nome é Cláudio Barbosa do Nascimento Neto, sou coordenador da área de desenvolvimento da empresa Solinftec e estou à procura de profissionais para a vaga que segue citada a seguir, e gostaria de uma ajuda para encontra-los. Caso possa encaminhar nos e-mails de ex alunos, ou divulgar em canais possíveis, fico agradecido. Abaixo também coloquei um breve descritivo sobre a empresa.

    Podem encaminhar o currículos para este e-mail mesmo, vagas@solinftec.com.br

    Desenvolvedor de Solução
    Requisitos/Perfil Desejado
    Curso completo em Agronomia ou Engenharia Agrícola. Especialização em Agricultura de Precisão.

    Quem estamos procurando? Atribuições e Responsabilidades

    ? Perfil técnico, entusiasta, apaixonado por tecnologia, interessado em desenvolver soluções inovadoras para a agricultura.
    ? Conhecimento técnico no uso de ferramentas de agricultura de precisão:
    – Sistemas de informação geográfica (SIGs).
    – Análise e processamento de dados georreferenciados.
    – Sensoriamento remoto.
    – Recomendações localizadas.
    ? Conhecimento em sensores e instrumentação aplicada à agricultura.
    ? Conhecimento de máquinas e operações agrícolas;
    ? Conhecimento das relações Solo-Planta-Atmosfera;
    ? Linguagens de programação (diferencial)
    ? Curso técnico ou especialização na área de zootecnia (diferencial)
    ? Disponibilidade para viagens;
    ? Inglês intermediário/avançado;

    Local: Santa Maria/RS e disponibilidade para viajar a campo

    Este é o site da empresa:
    http://solinftec.com/

    Alguns vídeos explicandos projetos que temos:

    https://www.youtube.com/watch?v=CwVmo-bD8UY
    https://www.youtube.com/watch?v=P2SFBPT0kCw
    https://www.youtube.com/watch?v=yF7J9UnMI5w
    https://www.youtube.com/watch?v=VCSilLdFUdE
    https://www.youtube.com/watch?v=c-gsw_b9PmE
    https://www.youtube.com/watch?v=P2SFBPT0kCw”

  • Simpósio de Biotecnologia, a ser realizado entre os dias 24 e 28 de Junho

    “É com imenso prazer que a turma do sétimo semestre do curso de Bacharelado em Biotecnologia e os alunos do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Universidade Federal de Pelotas convidam para a sétima edição do Simpósio de Biotecnologia, a ser realizado entre os dias 24 e 28 de Junho na cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul.
    O VII Simpósio de Biotecnologia possuirá como temática central a integração entre a graduação e a pós-graduação, demonstrando que não existem barreiras entre os estudantes e as pesquisas desenvolvidas nos dois âmbitos. O evento possui caráter cientifico e multidisciplinar, buscando abranger diversas áreas da ciência por meio das palestras e minicursos oferecidos.
    Além disso, o evento conta também com a III Mostra Acadêmica, visando divulgar as pesquisas científicas realizadas no meio acadêmico, em laboratórios que incorporam em suas linhas de pesquisa a biotecnologia ou suas áreas afins. O envio dos resumos para apresentação deverá ocorrer até o dia 10 de Junho.
    Os minicursos ocorrerão nos dias 24 e 25 de junho, em diversos locais, especificados pelo minicurso em questão. As palestras e a mostra acadêmica ocorrerão no auditório do Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Artes e Linguagem (CEHUS), na Rua Cel. Alberto Rosa, 117, nos dias 26 a 28 de junho.
    Para mais informações, visite nossas redes sociais (Facebook: /simposiobiotec ou Instagram: @simposiobiotec), nosso site www.simposiobiotec.comou através do endereço eletrônico simposiobiotec@ufpel.edu.br.

  • PROVÁVEIS FORMANDOS 2019/1

    Os alunos que, em 2019/1, tiverem condições de integralizar o
    currículo ao qual estiverem vinculados, deverão procurar o colegiado de
    curso e cadastrarem-se como prováveis formandos até o dia 24/05/2019,
    conforme calendário acadêmico.
    O aluno entregará no colegiado o “Formulário para solicitação de
    colação de grau” (a ser disponibilizado no sistema Cobalto a partir de
    06/05) e os documentos previstos no art. 172 do Regulamento do Ensino
    de Graduação (Resolução nº 29/2018 do COCEPE), com exceção da
    certidão de nascimento ou casamento que, segundo a Lei da
    desburocratização (Lei 13.726 de 10 de outubro de 2018) não deve ser
    cobrada.
    Para preenchimento do “Formulário para solicitação de colação de grau” o
    aluno deverá:
    – Imprimir, via Cobalto, o formulário em “Aluno – Consulta – Solicitação de
    formatura ”
    – Conferir os dados apresentados no formulário;
    – Corrigir informações, quando houver necessidade, no campo disponível
    no próprio documento (ATENÇÃO PARA ACENTUAÇÃO E OUTROS
    DETALHES);
    – Indicar tipo de colação e a data provável;
    – Assinar o formulário, conferido e preenchido;
    – Entregar o formulário no colegiado de curso juntamente com os
    documentos previstos no art. 172 do Regulamento do ensino de
    graduação (Resolução nº 29/2018 do COCEPE).
    Documentos a serem entregues juntamente com o “Formulário para
    solicitação de colação de grau”:
     RG ou RNE, atualizados (e carteira social, se for o caso)
     Certidão de quitação eleitoral
     Certidão de quitação com o serviço militar obrigatório (Dispensado
    para maiores de 45 anos)

  • Encerra dia 30 a solicitação de mobilidade acadêmica da Andifes para 2019/2

    O Núcleo de Programas e Projetos (NUPROP) da Coordenação de Ensino e Currículo da Pró-Reitoria de Ensino informa que, conforme consta no Calendário Acadêmico, o prazo para os alunos da UFPel solicitarem mobilidade acadêmica nacional via convênio ANDIFES para o semestre 2019-2 se encerra no dia 30/04/2019.

    O NUPROP esclarece também que, desde a implantação do SEI, a solicitação não é mais entregue em papel pelo aluno, mas encaminhada via SEI pelo colegiado do curso.

    Para outras informações, como a lista de Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) que integram o convênio ANDIFES, os procedimentos e a relação de documentos necessários acesse https://wp.ufpel.edu.br/pre/programas/mobilidade-academica/.

  • Encerrado apoio do banco Santander ao programa ANDIFES de Mobilidade Acadêmica

    Informamos que desde o final do 2º semestre de 2018, foi encerrado o apoio do banco Santander para o Programa Andifes de Mobilidade Acadêmica. Deste modo, desde o inicio do ano de 2019 não foram mais concedidas bolsas para mobilidade acadêmica nacional.

    Salientamos que o programa Andifes de Mobilidade Acadêmica continua vigente, sendo possível a realização de mobilidade nas IFES conveniadas, porém, sem bolsas para os(as) discentes que realizarão mobilidade.

     Lembramos também mais uma vez, que se encerrá já na próxima terça-feira (30/04) o prazo para solicitação de mobilidade acadêmica nacional através do Programa Andifes para o semestre de 2019-2, Para outras informações como a lista de Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) que integram o convênio Andifes, os procedimentos e a relação de documentos necessários acesse: https://wp.ufpel.edu.br/pre/programas/mobilidade-academica/

  • Formatura Institucional

    Foi divulgado o Edital da Formatura Institucional para concluintes de 2019-1. As cerimônias ocorrerão dias 30 e 31/08, no Auditório da FAEM,
    Campus Capão do Leão.

    O Edital está disponível em https://wp.ufpel.edu.br/prae/2019/04/12/edital-cpe-prae-02-2019-formatura-
    institucional-graduandos-2019-01/

    Os estudantes terão o período de 15/04 a 17/05 para enviarem suas inscrições. Importante destacar que,
    no momento da inscrição, é exigido um atestado de provável formando 2019-1 emitido pela Coordenação do
    Curso. O formulário está disponível em:
    https://wp.ufpel.edu.br/prae/files/2019/04/ATESTADO-PROVÁVEL-FORMANDO-EDITAL-02-2019.docx

  • Mobilidade Nacional

    O Núcleo de Programas e Projetos (NUPROP) da Coordenação de Ensino e Currículo da Pró-reitoria de Ensino informa que, conforme consta no calendário acadêmico, o prazo para os alunos da UFPel solicitarem mobilidade acadêmica nacional via convênio ANDIFES para o semestre 2019-2 se encerra no dia 30/04/2019.

    O Programa de Mobilidade Acadêmica Nacional tem por finalidade proporcionar ao/a discente de graduação regularmente matriculado/a, a possibilidade de cursar atividades/componentes curriculares em outras Instituições Federais de Ensino Superior nacionais, sem prejuízos para integralização do seu curso de origem.

    São mais de 50 Universidades associadas, entre elas a Universidade Nacional de Brasília (UnB), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Entre outras…

    A Pró-Reitoria de Ensino (PRE) da UFPEL, através do Núcleo de Programas e Projetos (NUPROP), faz a intermediação das solicitações de mobilidade acadêmica nacional, tanto como Instituição de origem, quanto como Instituição receptora.

     

    Para outras informações, como procedimentos e relação de documentos necessários acesse https://wp.ufpel.edu.br/pre/programas/mobilidade-academica/ .

  • Programa Nova Geração PwC 2019

    Pré-requisitos:

    • Cursos: Administração, Ciências Atuariais, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Comércio Exterior, Comunicação Social, Cursos de TI, Direito, Engenharias, Estatística, Física, Matemática, Marketing, Psicologia e Relações Internacionais;

    • Graduação a partir do 2º ano (3º semestre) ou com até dois anos de formação;

    • Inglês a partir do nível Intermediário.

    As inscrições são feitas pelo site https://www.pwc.com.br/pt/carreira-na-pwc.html e se encerram no dia 15/04/2018.

  • Programa de Trainee Alfa 2019

    Requisitos:

    – Cursos: Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciências Atuariais, Ciência da Computação, Economia, Engenharia, Física, Matemática e Sistemas de Informação.

    – Conclusão: entre julho/2017 e dezembro/2018

    – Inglês a partir de avançado

    As inscrições estão abertas até o dia 10/04/2019.

    Para se inscrever é necessário acessar o link: http://bancoalfa.grupociadetalentos.com.br/trainee2019/

  •  I ERMAC Blumenau – Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional do Vale do Itajaí

    É organizado pela Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC), juntamente com a Universidade Federal de Santa Catarina. O evento que será realizado em Blumenau/SC entre os dias 24 e 26 de Julho de 2019, no campus da UFSC.

    As submissões de trabalhos estão abertas, até dia 31 de março de 2019 pelo site http://ermac.blumenau.ufsc.br/submissao/

    O autor-apresentador deverá submeter o trabalho em (apenas) uma das seguintes categorias:

    • Categoria 1 (C1): Resumo de 1 (uma) a 2 (duas) páginas (apresentação em formato de painel – cujas dimensões serão divulgadas a posteriori)
    • Categoria 2 (C2): Trabalho completo de 5 (cinco) a 7 (sete) páginas (apresentação oral)

    Haverá uma chamada especial de trabalhos da revista TEMA (Tendências em Matemática Aplicada) da SBMAC para os participantes do evento.

    Maiores informações no site: http://ermac.blumenau.ufsc.br/

  • V Simpósio Mineiro de Ciência do Solo (V SMCS)

    O evento é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Solos e Nutrição de Plantas (PPGSNP) da Universidade Federal de Viçosa, que será realizado no período de 14 a 17 de maio de 2019.

    Resumos expandidos podem ser submetidos e enviados por e-mail (smcscietifica@gmail.com) até 26 de março de 2019.

    Informações detalhadas, link para inscrição, modelos e normas para submissão estão disponíveis no site http://www.smcs.ufv.br/

  • Treinamento sobre os e-books da EBSCO Collection

    O Sistema de Bibliotecas da UFPel oferecerá a todos os Professores da nossa Instituição um treinamento sobre os e-books da EBSCO Collection.
    A EBSCO Collection é uma base de e-books com mais de 130 mil títulos distribuídos em diferentes áreas.

    O treinamento será realizado no dia 21/02/2019, às 10h, às 14h e às 19h, no auditório da Reitoria, no Campus Anglo.
    As inscrições devem ser feitas por meio do e-mail cbib@ufpel.edu.br, indicando o turno de sua preferência (manhã, às 10h; tarde, às 14h; noite, 19h). 

    Ademais, solicitamos ampla divulgação do evento aos demais professores dos seus respectivos Cursos.

     
    Para maiores informações, enviar e-mail para cbib@ufpel.edu.br
  • Assistente Comercial para Empresa do Agronegócio (1 vaga) Código: 1156

    “EFEITO Mais seleciona: 

    Assistente Comercial para Empresa do Agronegócio (1 vaga) Código: 1156

      • Realizar atividades de:
        – Prospecção de cientes;
        – Relacionamento com clientes;
        – Visitas a cientes (2 a 3x por semana na região de Santa Maria, Formigueiro e São Sepé);
        – Acompanhar os preços de produtos (soja, milho) junto a bolsa de valores;
        – Acompanhar tendências do mercado.
      • Requisitos:
        Desejável experiência/vivência ou formação na área do agronegócio
        Necessário CNH B
        Ensino médio – Sit.:Concluído
      • Benefícios:
        Comissões
      • Remuneração:
        A combinar
      • Turno:
        Manhã e Tarde
      • Horário de trabalho:
        Horário comercial de segunda a sexta-feira
      • Grau de Ensino:
        Ensino médio – Sit.: Concluído
      • Tipo de Contratação:
        Efetivo / CLT
      • Local:
        Santa Maria-RS
        Centro”

    Mais informações: https://www.efeitomais.com.br/

  • Versão Final de TCC

    Prezados,

    Em atendimento a Portaria Nº 1.081, de 31 de maio de 2017 (em anexo), solicitamos que a versão final do TCC seja enviada por  e-mail para o endereço ccea.ufpel@gmail.com , pois a Biblioteca só aceitará os documentos em um único arquivo. Assim, informamos que a versão final precisa ser enviada por e-mail (dispensando a entrega do CD no Colegiado), mas o Termo de Autorização assinado precisa ser entregue no Colegiado por meio físico. Ademais, informamos que essa regra será aplicada no atual semestre.

    Portaria_do_envio_de_TCCs__dissertacoes_e_teses

    Termo-de-autorização

  • Prazo para Defesa de TCC

    Os acadêmicos que desejarem defender TCC deverão solicitar a documentação para esse fim com no mínimo 7 dias de antecedência do dia da apresentação. A observância desse prazo é requisito necessário para a apresentação do trabalho.

  • 9ª Reunião de Estudos Ambientais

    Foi dado início ao processo de submissão de artigos para a 9ª Reunião de Estudos Ambientais.

    Informações: www.9rea.com.br
    O Evento será realizado nos dias 13 e 14 de maio de 2019 no Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH).
  • Guia do Estudante 2018

    O Curso de Engenharia Agrícola da UFPel foi contemplado com o selo de quatro estrelas do Guia do Estudante.

     

  • Prováveis Formandos 2018/2

    Em virtude da necessidade de cadastrarmos os prováveis formandos 2018/2, solicitamos, por gentileza, que nos seja enviado e-mail (para o endereço ccea.ufpel@gmail.com), informando a data da colação de grau, na qual pretendem se formar, até o dia 16/11/2018 ao meio-dia. Esse dado é necessário para realizarmos o mencionado cadastro.  Salientamos que as datas de Colação de Grau Interna do CENG – 2018/2 são: 15/01/2019 e 15/03/2019.

  • Startup Weekend Pelotas

    “Se você quer entender como nasce uma Startup ou quer empreender, o Startup Weekend é o evento certo para você!
    O evento acontece no Pelotas Parque Tecnológico, na Av. Domingos de Almeida 1785.
    Serão 3 dias, onde os participantes vão colocar a mão na massa, seguindo uma metodologia que é aplicada no mundo todo e vem transformando a vida de pessoas e propiciando a criação de novos negócios!
    Cercado por pessoas inteligentes e apaixonadas, com as melhores ferramentas e abordagens à sua disposição, você dará grandes passos em direção à criação de uma empresa, tornando-se um fundador e conectando-se com pessoas e recursos adequados.
    As inscrições podem ser feitas pelo link:
    Importante: Para ganhar 10% de desconto, informe o código do cupom de desconto: ST4RTUP.
    Para mais detalhes do evento, visite https://bit.ly/2zZ0YG6.
    PERGUNTAS FREQUENTES:
    O que está incluso no ingresso?
    – Alimentação garantida durante todo o evento: café da manhã, café da tarde, almoço e janta.
    – Mentoria de profissionais capacitados e com vasta experiência nas mais diversas áreas.
    – Possibilidade para fazer networking e aprender novas habilidades.
    – Brindes
    – Premiação
    Este evento é para mim?
       Se você tem interesse em inovação, empreendedorismo e tecnologia, sim!
    Tenho que participar dos 3 dias?
       Sim. Perder algum dia pode prejudicar sua experiência.
    Que tipo de ingresso devo comprar?
       Compre aquele que melhor representa o seu conjunto de habilidades. Lembrando que você não precisa ser um Designer, Desenvolvedor ou Comercial.
    Sou obrigado a levar uma ideia?
       Não precisa ter ideias suas, pois poderá escolher uma ideia que for apresentada e ajudar a desenvolvê-la, em equipe.
    Posso levar um projeto já existente?
       Não, pois as ideias desenvolvidas no Startup Weekend devem ser originais.
       Projetos em desenvolvimento não são aceitos.
    Não moro em Pelotas, posso acampar?
       Sim! Traga a sua barraca e monte acampamento dentro do Pelotas Parque Tecnológico.
    Startup Weekend Pelotas
  • Programa de Pós-graduação em Ecossistemas Agrícolas e Naturais (PPGEAN), pela UFSC no Campus de Curitibanos.

    O PPGEAN possui a área de concentração “Manejo e Conservação de Ecossistemas Agrícolas e Naturais” e duas linhas de pesquisa “Ecologia de ecossistemas” e “Manejo integrado de sistemas agrícolas e florestais”. O programa é recomendado pela CAPES e credenciado na área de Ciências Agrárias I. Para este processo seletivo, e início das aulas em março/2019, estão sendo oferecidas 17 vagas. O prazo para inscrição será de 01/11 a 21/12 de 2018 (seleção fevereiro de 2019). Distintas áreas de formação podem se candidatar a uma vaga. É importante considerar que candidatos residentes fora do Estado de Santa Catarina, ou até em outros países, poderão realizar todas as fases do processo seletivo a distância pela internet. O edital, e mais informações sobre o processo seletivo, podem ser encontradas em http://ppgean.ufsc.br/. E nas redes sociais twitter.com/ppgeanfacebook.com/ppgeaninstagram.com/ppgean.ufsc/.

    Em sua proposta o PPGEAN se propõe, juntamente ao desafio de atender as necessidades regionais, a contemplar temas de uma ciência de vanguarda como a produção agrícola sustentável em consonância com a conservação dos ecossistemas naturais, inserido em temas transversais das Ciências Agrárias.

  • Comprovação de horas livres e complementares

    Informamos que o último dia para entrega da comprovação horas livres e complementares é dia 09/11/2018. As orientações para essa entrega estão no seguinte link: https://wp.ufpel.edu.br/cea/atividades-academicas/atividades-livres-e-complementares/