Início do conteúdo

Call for Papers – Sessão Especial – Agricultura Digital – Data de submissão 21/06

O SBAI 2021 — XV Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente, organizado pela Universidade Federal do Rio Grande — FURG, acontecerá de forma virtual, considerando as dificuldades neste período de pandemia.

Seguindo a tradição, o evento tem foco na temática Sistemas e Automação Inteligentes, com interesse em assuntos atuais como IoT, automação, robótica, otimização, instrumentação e inteligência computacional. O objetivo é propiciar importantes discussões e contribuições teóricas e suas aplicações de interesse nas diferentes indústrias do Brasil e da América Latina.

O SBAI 2021 abre a chamada de trabalhos para uma Sessão Especial em Agricultura Digital.

Coordenadores: Ademar Gonçalves da Costa Junior (IFPB) e Domingos Sárvio Magalhães Valente (UFV)

 A demanda por sistemas de produção cada vez mais eficientes, com otimização no uso de insumos agrícolas e redução de impactos ambientes, têm levado ao crescimento da adoção de novas tecnologias na agricultura. Com isso, técnicas de instrumentação, sistemas de controle, automação, sistemas inteligentes, robótica entre outras então se tornando indispensáveis na agricultura, dando um novo patamar para a produção de alimentos. Nesta sessão especial, pretende-se reunir contribuições teóricas e suas aplicações, nos quais alguns tópicos sugeridos são:

  • Desenvolvimento e aplicações de sensores na agricultura;
  • Irrigação digital;
  • Automação agrícola;
  • Ciência dos dados aplicada à agricultura;
  • Internet das coisas na agricultura;
  • Sistemas inteligentes na agricultura;
  • Robótica na agricultura;
  • Processamento e análise de sinais aplicados à agricultura.

A data final de submissão será no dia 21 de junho de 2021 e informações adicionais sobre o processo de submissão de trabalhos estão disponíveis no site:

http://sbai.c3.furg.br/

Nota: Caso o autor já tenha submetido o seu artigo em Sessões Regulares do SBAI 2021 e deseje alterar seu artigo para alguma das Sessões Especiais, basta enviar e-mail para o Prof. Ademar Gonçalves da Costa Junior (ademar.costa@ifpb.edu.br) solicitando tal mudança e informando a Sessão Especial desejada.

Publicado em 14/06/2021, na categoria Sem categoria.