Processo seletivo para Tutor PET Engenharia Agrícola
As informações referente ao processo seletivo para Tutor PET Engenharia Agrícola estão no link abaixo:
PRE divulga seleção para Tutor do Grupo PET Engenharia Agrícola
As informações referente ao processo seletivo para Tutor PET Engenharia Agrícola estão no link abaixo:
PRE divulga seleção para Tutor do Grupo PET Engenharia Agrícola
“Prezado aluno(a),
Gostaria de dar um up nos seus estudos de cálculo e aumentar suas chances de aprovação na disciplina? Participe do projeto de Estudos Dirigidos. Resolva exercícios que aparecem, frequentemente, em provas de cálculo, colaborativamente e em pequenos grupos, com o auxílio de um professor do Centro de Engenharias.
Além disso, serão fornecidos certificados para os participantes que comparecerem a, no mínimo, 75% dos encontros realizados.
Cálculo A – sala 600 do prédio do CEng (COTADA) das 08:30 até às 10:00.
Encontro |
Assunto |
Data |
01 |
Funções |
06/09 |
02 |
Diferenciação implícita |
27/09 |
03 |
Problemas aplicados de otimização |
25/10 |
04 |
Volumes de sólido de revolução |
29/11 |
05 |
Integração por partes |
06/12 |
https://forms.gle/N5ZKoBcomBeunJ1T8
Cálculo B – sala 700 do prédio do CEng (COTADA) das 13:30 até às 15:00.
Encontro |
Assunto |
Data |
01 |
Convergência de séries de potências |
05/09 |
02 |
Multiplicadores de Lagrange |
24/10 |
03 |
Área entre curvas polares utilizando integrais duplas |
28/11 |
04 |
Integrais triplas em coordenadas esféricas |
05/12 |
Comunicamos que a partir de 2019/2º o trancamento de componentes curriculares (disciplinas) será liberado para os alunos realizarem diretamente no sistema COBALTO.
Os alunos deverão acessar o sistema Cobalto no período de 09/09/2019 a 13/09/2019, conforme calendário acadêmico.
Para realizar o trancamento do componente curricular os alunos deverão acessar o seguinte menu:
aluno > cadastro > trancamento de disciplina
“Caro(a) aluno(a),
Informamos aos interessados que se encontram abertas as inscrições para o programa de bolsas parciais de estudos na Europa (Londres e Itália), ofertado pela Pearson College London e pela CUOA Business School para alunos do Rio Grande do Sul.
O objetivo desses programas é oferecer a oportunidade ao aluno de aprofundar conhecimentos nas diversas áreas da Administração no período de férias, em conjunto com o desenvolvimento do idioma inglês e uma experiência internacional – objetivos relevantes para jovens profissionais de hoje.
Neste momento, são oferecidos os seguintes programas:
*Este programa oferece um módulo de inglês para negócios gratuitamente.
**Estes programas oferecem uma visita opcional à ONU e OMC, em Genebra – Suíça.
Os cursos têm as seguintes características:
– Duração: 3 semanas em janeiro ou julho com aulas e atividades em período integral.
– Idioma: integralmente em inglês, exigindo-se proficiência de nível a partir de intermediário na data da viagem para todos os programas.
– Requerimento para o processo seletivo: os candidatos devem enviar documentação para concorrer a bolsas parciais de estudos. Os alunos selecionados terão também acesso a preços especiais na hospedagem e um curso de inglês gratuito em Londres. As 45 primeiras solicitações aprovadas serão atendidas, sendo 15 para Londres e 30 para Itália, deixando as seguintes em lista de espera. Neste momento estamos acolhendo solicitações de bolsa para janeiro/julho de 2020 e janeiro de 2021.
Os interessados deverão solicitar mais informações sobre os cursos e critérios de concessão de bolsas por meio do endereço de e-mail rbritto.usp@profbritto.com ou preencher as informações no seguinte link:
O prazo se encerrará no dia 08 de setembro. Enviaremos folders com o descritivo detalhado do programa e todas as informações cabíveis, além do formulário específico para solicitação de bolsa de estudos.
Convido você também para assistir aos depoimentos de alunos que já realizaram esses programas:
https://bit.ly/2KNAg8w – PCL
https://bit.ly/306FBOf – CUOA
Atenciosamente,
Prof. Ricardo Britto
Doutor em Administração pela FEA/USP
Representante da Pearson College London e da CUOA Business School“
Estamos com as inscrições abertas para os seminários do projeto de ensino Métodos matemáticos avançados em Engenharia. Nessa primeira edição do projeto, estudaremos a equação do calor e algumas técnicas analíticas ou numéricas para a sua resolução.
Por favor, se você tiver interesse, faça a sua inscrição o mais breve possível através do link https://forms.gle/vvZrs4h92NGJMPbS6. Contamos com sua colaboração em responder esse formulário até o dia 26/08/2019. Dessa forma poderemos organizar a demanda e tomar todas as ações possíveis para atender o máximo de estudantes interessados.
Serão fornecidos certificados para os estudantes participantes para que seja possível contar essa atividade como horas de atividades complementares.
Dúvidas com relação ao projeto podem ser enviadas, diretamente, para schneider.ufpel@gmail.com. Se você preferir, você também pode passar na minha sala aqui no CEng, na sala 205.4, para conversarmos a respeito do projeto e como serão os seminários.
Atenciosamente,
Prof. Eduardo Schneider.”
Curso de Engenharia Civil
1 – André Ramos Faria
2 – Daniel Laimer da Rosa
3 -Gustavo Luis Calegaro
Curso de Engenharia de Controle e Automação
1 – Bruno Heinzelmann Vieira
2 – Kival Bitencourt Pereira Junior
3 – Mateus Boeira de Oliveira
4 – Mateus Maia Fonseca
5 – Otávio Soares Folharini
Curso de Engenharia Eletrônica
1 – Alyson Souza de Avila
2 – Danien Leyes Lopes
3 – Gerson Dantas Rocha
4 – Raphael Teixeira Villarins
5 – Renan Soares de Andrades
6 – Vanessa Prediger
7 – William Ribeiro Rodrigue
Curso de Engenharia Industrial Madeireira
1 – Antonildes Teixeira Mendes Neto
2- Diego Siqueira da Cruz
3 – Lucas Oertel da Fonseca
4 – Maicon Fernandes Barboza
Curso de Engenharia Geológica
1 – Allan Felipe Rocha de Siqueira
2 – Antonio Silva Ferreira, representado pela sua procuradora Jéssica Michel da Silva
3 – Fábio Augusto Martins
4 – Guilherme Couto Matruga
5 – Pedro Andrade Coelho
6 – Tainara Godoy de Souza
Curso de Geoprocessamento
1 – Nathalia de Farias
Curso de Engenharia de Petróleo
1 – Cecilia de Oliveira Voloski
2 – Ingrid Novais França
3 – Ingrid Yone Gomes Pena, representada pela sua procuradora Ingrid Novais França
4 – Luis Filipe Fernandes Carvalho
5 – Mariane Sulzbacher
6 – Marina Prearo Simplicio da Silva representada pela sua procuração Mayara Martins S. da Silva
7 – Mateus Corrêa de Oliveira
8 – Tatiane Landuci da Silva
Curso de Engenharia de Produção
1 – Anselmo Amaral Rota
2 – Danilo Avntouli Teixeira
3 – Darwin de Oliveira Brum
4 – Diogo da Rosa Gil
5 – Evelyn da Costa Moreira
6 – Gustavo Schuster
7 – Jean Carlo da Silva Ritter
8 – Jessica Rodrigues Paiva Ferreira
9 – Joyce Abrantes Dias, representada pela sua procuradora Vera Regina Braga Abrantes
10 – Julia Born Pureza
11 – Larissa Xavier Rodrigues de Souza
12 – Luis Carlos Nunes Weymar Junior
13 – Philippe Rieffel Breide
14 – Raphael Schõn
15 – Stela Xavier Terra
16 – Thomas da Silva Fernandes
17 – Verônica Rosales de Avila
18 – Vitor Abel Monteiro Alves
A pedido, divulgamos informações que recebemos de oportunidade para engenheiro agrícola recém formado (graduação ou pos graduação) com conhecimento em tecnologia da informação, computação aplicada a agricultura. O objetivo da empresa é organizar melhor as informações geradas pelas ferramentas digitais e transforma-las em conhecimento e recomendações.
Contato: camila@apagri.com.br
Informamos o que segue (preenchimento de algumas salas de disciplinas da Eng. Agrícola):
CURSO DE GEOPROCESSAMENTO
DISCIPLINA: Projetos Técnico Científicos em Geoprocessamento I
TEMA A BORDADO EM 2019/2: Índices de vegetação para a avaliação de mudanças sazonais da cultura de cana-de-açúcar
PRÉ-REQUISITO: Sensoriamento Remoto
PROF.A RESPONSÁVEL: Daniela A. Tisot
TOTAL DE CRÉDITOS: 6 créditos
HORÁRIO: 312 313 314 512 513 514
Prezados,
Informamos que estamos com uma lista no Colegiado para os alunos interessados em cursar a disciplina de Drenagem assinarem.
Att,
As informações relativas ao Procedimentos Matrícula 2019/2 Centro de Engenharias (inclusive para os alunos do curso de Engenharia Agrícola) estão no seguinte “link”: https://wp.ufpel.edu.br/ceng/procedimentos-matricula-2019-2-centro-de-engenharias/
Informamos que os horários 2019/2 do Curso de Engenharia Agrícola encontram-se no endereço a seguir: https://drive.google.com/drive/u/0/folders/1wAcj2CNRVgLHhg8UnsfG_mQpWVlSUJC7
Pedimos que os alunos acompanhem os horários constantemente, em virtude da possibilidade de alguma alteração (algumas salas ainda serão preenchidas).
Em caso de equívoco, favor nos informar.
“A agricultura de baixo impacto balizada pela técnica do Plantio Direto norteará as discussões do Fórum do Canal Rural durante a 15ª edição da Bahia Farm Show, em Luís Eduardo Magalhães, oeste do Estado. O evento, confirmado para a quarta-feira (29), segundo dia da feira, às 14 horas, no auditório da Fundação Bahia, contará com as presenças do diretor-presidente da Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação (FEBRAPDP), Jônadan Ma, agricultor que possui larga experiência sobre a técnica; o vice-presidente da FEBRAPDP, Celestino Zanella, que também preside a Feira e a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba); e conselheiro consultivo da Associação, Luiz Pradella, agricultor que pratica a agricultura de baixo impacto em suas lavouras.
O tema do Fórum foi escolhido, segundo o presidente da Bahia Farm Show, seguindo o histórico de assuntos abordados entre pesquisadores, estudantes, agricultores e técnicos em edições passadas do evento, considerando a agricultura e a sustentabilidade. “Um ano debatemos a preservação do Cerrado; no outro, o estudo do potencial de recursos hídricos. Nessa linha, seguimos com temas relevantes para o crescimento do agronegócio, considerando as possibilidades para que isso ocorra de forma mais sustentável e menos impactante. O Fórum é um espaço estratégico para darmos visibilidade a estes assuntos, daí a importância da participação dos interessados nos debates”, diz Zanella.
Durante a rodada de discussões que será transmitida ao vivo pelo Canal Rural serão apresentadas informações e resultados obtidos com o Sistema do Plantio Direto que, segundo a FEBRAPDP, visa a produção de alimentos, fibras e energia em harmonia com a natureza baseando-se em três pilares: o não revolvimento do solo (restrito à linha de semeadura ou covas para mudas), a cobertura permanente do solo (plantas vivas ou palhadas) e a diversificação de plantas na rotação de cultivos. É um sistema de produção conservacionista, comparado a sistemas que utilizam o preparo do solo, proporciona a redução hídrica e eólica dos solo, a emissão de gases causadores do efeito estufa, bem como o uso de combustíveis fósseis e agroquímicos, o aumento da infiltração da água, a eficiência dos fertilizantes aplicados, a recuperação da matéria orgânica, a biodiversidade e a resiliência do solo, permitindo a agricultura sustentável.
“O Brasil está com uma área crescente de Plantio Direto, estes números serão repassados durante o Fórum, demonstrando que através de um sistema de menor consumo de combustível, aliado à necessidade da rotação de culturas, é possível praticar uma agricultura menos impactante e com ganhos para o produtor. No caso do consórcio entre as culturas, é possível a inserção do capim entre uma safra e outra, introduzindo então, a pecuária, como nova alternativa de renda. São os ganhos que o Plantio Direto permite”, explica o produtor Luiz Pradella, que também integra a Federação Brasileira de Plantio Direto.
O Fórum do Canal Rural poderá ser acompanhado em tempo real por telespectadores e internautas de todo o mundo que poderão interagir enviando perguntas e opiniões. O evento integra a programação da Bahia Farm Show 2019 que acontece de 28 de maio a 01 junho, realizada pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), com o apoio da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Associação dos Revendedores de Máquinas e Equipamentos Agrícolas do Oeste da Bahia Ltda. (Assomiba), Fundação Bahia e Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães.
Ascom Bahia Farm Show”
Informamos que estaremos recebendo a documentação para comprovação de horas livres e complementares de 24/06/19 a 28/06/19.
As orientações para essa entrega estão no seguinte link: https://wp.ufpel.edu.br/cea/atividades-academicas/atividades-livres-e-complementares/
“Meu nome é Cláudio Barbosa do Nascimento Neto, sou coordenador da área de desenvolvimento da empresa Solinftec e estou à procura de profissionais para a vaga que segue citada a seguir, e gostaria de uma ajuda para encontra-los. Caso possa encaminhar nos e-mails de ex alunos, ou divulgar em canais possíveis, fico agradecido. Abaixo também coloquei um breve descritivo sobre a empresa.
Podem encaminhar o currículos para este e-mail mesmo, vagas@solinftec.com.br
Desenvolvedor de Solução
Requisitos/Perfil Desejado
Curso completo em Agronomia ou Engenharia Agrícola. Especialização em Agricultura de Precisão.
Quem estamos procurando? Atribuições e Responsabilidades
? Perfil técnico, entusiasta, apaixonado por tecnologia, interessado em desenvolver soluções inovadoras para a agricultura.
? Conhecimento técnico no uso de ferramentas de agricultura de precisão:
– Sistemas de informação geográfica (SIGs).
– Análise e processamento de dados georreferenciados.
– Sensoriamento remoto.
– Recomendações localizadas.
? Conhecimento em sensores e instrumentação aplicada à agricultura.
? Conhecimento de máquinas e operações agrícolas;
? Conhecimento das relações Solo-Planta-Atmosfera;
? Linguagens de programação (diferencial)
? Curso técnico ou especialização na área de zootecnia (diferencial)
? Disponibilidade para viagens;
? Inglês intermediário/avançado;
Local: Santa Maria/RS e disponibilidade para viajar a campo
Este é o site da empresa:
http://solinftec.com/
Alguns vídeos explicandos projetos que temos:
https://www.youtube.com/watch?v=CwVmo-bD8UY
https://www.youtube.com/watch?v=P2SFBPT0kCw
https://www.youtube.com/watch?v=yF7J9UnMI5w
https://www.youtube.com/watch?v=VCSilLdFUdE
https://www.youtube.com/watch?v=c-gsw_b9PmE
https://www.youtube.com/watch?v=P2SFBPT0kCw”
“É com imenso prazer que a turma do sétimo semestre do curso de Bacharelado em Biotecnologia e os alunos do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Universidade Federal de Pelotas convidam para a sétima edição do Simpósio de Biotecnologia, a ser realizado entre os dias 24 e 28 de Junho na cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul.
O VII Simpósio de Biotecnologia possuirá como temática central a integração entre a graduação e a pós-graduação, demonstrando que não existem barreiras entre os estudantes e as pesquisas desenvolvidas nos dois âmbitos. O evento possui caráter cientifico e multidisciplinar, buscando abranger diversas áreas da ciência por meio das palestras e minicursos oferecidos.
Além disso, o evento conta também com a III Mostra Acadêmica, visando divulgar as pesquisas científicas realizadas no meio acadêmico, em laboratórios que incorporam em suas linhas de pesquisa a biotecnologia ou suas áreas afins. O envio dos resumos para apresentação deverá ocorrer até o dia 10 de Junho.
Os minicursos ocorrerão nos dias 24 e 25 de junho, em diversos locais, especificados pelo minicurso em questão. As palestras e a mostra acadêmica ocorrerão no auditório do Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Artes e Linguagem (CEHUS), na Rua Cel. Alberto Rosa, 117, nos dias 26 a 28 de junho.
Para mais informações, visite nossas redes sociais (Facebook: /simposiobiotec ou Instagram: @simposiobiotec), nosso site www.simposiobiotec.comou através do endereço eletrônico simposiobiotec@ufpel.edu.br.“
Reiteramos as instruções para prováveis formandos – CEng – no anexo abaixo.
Os alunos que, em 2019/1, tiverem condições de integralizar o
currículo ao qual estiverem vinculados, deverão procurar o colegiado de
curso e cadastrarem-se como prováveis formandos até o dia 24/05/2019,
conforme calendário acadêmico.
O aluno entregará no colegiado o “Formulário para solicitação de
colação de grau” (a ser disponibilizado no sistema Cobalto a partir de
06/05) e os documentos previstos no art. 172 do Regulamento do Ensino
de Graduação (Resolução nº 29/2018 do COCEPE), com exceção da
certidão de nascimento ou casamento que, segundo a Lei da
desburocratização (Lei 13.726 de 10 de outubro de 2018) não deve ser
cobrada.
Para preenchimento do “Formulário para solicitação de colação de grau” o
aluno deverá:
– Imprimir, via Cobalto, o formulário em “Aluno – Consulta – Solicitação de
formatura ”
– Conferir os dados apresentados no formulário;
– Corrigir informações, quando houver necessidade, no campo disponível
no próprio documento (ATENÇÃO PARA ACENTUAÇÃO E OUTROS
DETALHES);
– Indicar tipo de colação e a data provável;
– Assinar o formulário, conferido e preenchido;
– Entregar o formulário no colegiado de curso juntamente com os
documentos previstos no art. 172 do Regulamento do ensino de
graduação (Resolução nº 29/2018 do COCEPE).
Documentos a serem entregues juntamente com o “Formulário para
solicitação de colação de grau”:
RG ou RNE, atualizados (e carteira social, se for o caso)
Certidão de quitação eleitoral
Certidão de quitação com o serviço militar obrigatório (Dispensado
para maiores de 45 anos)
O Núcleo de Programas e Projetos (NUPROP) da Coordenação de Ensino e Currículo da Pró-Reitoria de Ensino informa que, conforme consta no Calendário Acadêmico, o prazo para os alunos da UFPel solicitarem mobilidade acadêmica nacional via convênio ANDIFES para o semestre 2019-2 se encerra no dia 30/04/2019.
O NUPROP esclarece também que, desde a implantação do SEI, a solicitação não é mais entregue em papel pelo aluno, mas encaminhada via SEI pelo colegiado do curso.
Para outras informações, como a lista de Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) que integram o convênio ANDIFES, os procedimentos e a relação de documentos necessários acesse https://wp.ufpel.edu.br/pre/programas/mobilidade-academica/.
Informamos que desde o final do 2º semestre de 2018, foi encerrado o apoio do banco Santander para o Programa Andifes de Mobilidade Acadêmica. Deste modo, desde o inicio do ano de 2019 não foram mais concedidas bolsas para mobilidade acadêmica nacional.
Salientamos que o programa Andifes de Mobilidade Acadêmica continua vigente, sendo possível a realização de mobilidade nas IFES conveniadas, porém, sem bolsas para os(as) discentes que realizarão mobilidade.
Lembramos também mais uma vez, que se encerrá já na próxima terça-feira (30/04) o prazo para solicitação de mobilidade acadêmica nacional através do Programa Andifes para o semestre de 2019-2, Para outras informações como a lista de Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) que integram o convênio Andifes, os procedimentos e a relação de documentos necessários acesse: https://wp.ufpel.edu.br/pre/programas/mobilidade-academica/
Foi divulgado o Edital da Formatura Institucional para concluintes de 2019-1. As cerimônias ocorrerão dias 30 e 31/08, no Auditório da FAEM,
Campus Capão do Leão.
O Edital está disponível em https://wp.ufpel.edu.br/prae/2019/04/12/edital-cpe-prae-02-2019-formatura-
institucional-graduandos-2019-01/
Os estudantes terão o período de 15/04 a 17/05 para enviarem suas inscrições. Importante destacar que,
no momento da inscrição, é exigido um atestado de provável formando 2019-1 emitido pela Coordenação do
Curso. O formulário está disponível em:
https://wp.ufpel.edu.br/prae/files/2019/04/ATESTADO-PROVÁVEL-FORMANDO-EDITAL-02-2019.docx
O Núcleo de Programas e Projetos (NUPROP) da Coordenação de Ensino e Currículo da Pró-reitoria de Ensino informa que, conforme consta no calendário acadêmico, o prazo para os alunos da UFPel solicitarem mobilidade acadêmica nacional via convênio ANDIFES para o semestre 2019-2 se encerra no dia 30/04/2019.
O Programa de Mobilidade Acadêmica Nacional tem por finalidade proporcionar ao/a discente de graduação regularmente matriculado/a, a possibilidade de cursar atividades/componentes curriculares em outras Instituições Federais de Ensino Superior nacionais, sem prejuízos para integralização do seu curso de origem.
São mais de 50 Universidades associadas, entre elas a Universidade Nacional de Brasília (UnB), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Entre outras…
A Pró-Reitoria de Ensino (PRE) da UFPEL, através do Núcleo de Programas e Projetos (NUPROP), faz a intermediação das solicitações de mobilidade acadêmica nacional, tanto como Instituição de origem, quanto como Instituição receptora.
Para outras informações, como procedimentos e relação de documentos necessários acesse https://wp.ufpel.edu.br/pre/programas/mobilidade-academica/ .
Pré-requisitos:
As inscrições são feitas pelo site https://www.pwc.com.br/pt/carreira-na-pwc.html e se encerram no dia 15/04/2018.
Requisitos:
– Cursos: Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciências Atuariais, Ciência da Computação, Economia, Engenharia, Física, Matemática e Sistemas de Informação.
– Conclusão: entre julho/2017 e dezembro/2018
– Inglês a partir de avançado
As inscrições estão abertas até o dia 10/04/2019.
Para se inscrever é necessário acessar o link: http://bancoalfa.grupociadetalentos.com.br/trainee2019/
https://globoplay.globo.com/v/7501665/
Mais informações e inscrições: https://awc.institutotim.org.br/inscreva-se/
Por solicitação dos alunos (formandos e interessados), a Comissão de Estágios antecipará a reunião do dia 18/03 para as 11:00h na sala 400 do CEng.
Prezados,
Tendo em vista os inúmeros questionamentos de alunos em relação as atividades de estágios (Obrigatório e Não Obrigatório), a Comissão de Estágios do Curso de Engenharia Agrícola fará uma apresentação aos alunos interessados no dia 18/03 as 14:00h na sala 400 do CEng.
Atenciosamente
Prezados,
Por gentileza, solicitamos que acompanhem os horários diariamente, pois algumas salas ainda serão preenchidas.
Prezados,
Informamos que as disciplinas de responsabilidade do Prof. Adamo terão início na segunda semana de aula, ou seja, a partir do dia 18/03/2019.
Atenciosamente,
É organizado pela Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC), juntamente com a Universidade Federal de Santa Catarina. O evento que será realizado em Blumenau/SC entre os dias 24 e 26 de Julho de 2019, no campus da UFSC.
As submissões de trabalhos estão abertas, até dia 31 de março de 2019 pelo site http://ermac.blumenau.ufsc.br/submissao/
O autor-apresentador deverá submeter o trabalho em (apenas) uma das seguintes categorias:
Haverá uma chamada especial de trabalhos da revista TEMA (Tendências em Matemática Aplicada) da SBMAC para os participantes do evento.
Maiores informações no site: http://ermac.blumenau.ufsc.br/
Informações para Matrícula 2019/1 estão no seguinte link: Procedimentos Matrícula 2019/1 CEng