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    Notícias
  • Divulgação de Projeto de Ensino a pedido

    “Prezado aluno(a),

     

    Gostaria de dar um up nos seus estudos de cálculo e aumentar suas chances de aprovação na disciplina? Participe do projeto de Estudos Dirigidos. Resolva exercícios que aparecem, frequentemente, em provas de cálculo, colaborativamente e em pequenos grupos, com o auxílio de um professor do Centro de Engenharias.

     

    Além disso, serão fornecidos certificados para os participantes que comparecerem a, no mínimo, 75% dos encontros realizados.

     

    Cálculo A – sala 600 do prédio do CEng (COTADA) das 08:30 até  às 10:00.

     

    Encontro

    Assunto

    Data

    01

    Funções

    06/09

    02

    Diferenciação implícita

    27/09

    03

    Problemas aplicados  de otimização

    25/10

    04

    Volumes de sólido de revolução

    29/11

    05

    Integração por partes

    06/12

     

    https://forms.gle/N5ZKoBcomBeunJ1T8

     

    Cálculo B – sala 700 do prédio do CEng (COTADA) das 13:30 até  às 15:00.

     

    Encontro

    Assunto

    Data

    01

    Convergência de séries de potências

    05/09

    02

    Multiplicadores de Lagrange

    24/10

    03

    Área entre curvas polares utilizando integrais duplas

    28/11

    04

    Integrais triplas em coordenadas esféricas

    05/12

    Cordialmente,
    Eduardo.”
  • Trancamento de componentes curriculares (disciplinas)

    Comunicamos que a partir de 2019/2º o trancamento de componentes curriculares (disciplinas) será liberado para os alunos realizarem diretamente  no sistema COBALTO.

    Os alunos deverão acessar o sistema Cobalto no período de 09/09/2019 a 13/09/2019, conforme calendário acadêmico.

    Para realizar o trancamento do componente curricular os alunos deverão  acessar o seguinte menu:

    aluno > cadastro > trancamento de disciplina

  • Divulgação de bolsas parciais de estudo no exterior a pedido

    “Caro(a) aluno(a),

    Informamos aos interessados que se encontram abertas as inscrições para o programa de bolsas parciais de estudos na Europa (Londres e Itália), ofertado pela Pearson College London e pela CUOA Business School para alunos do Rio Grande do Sul.

    O objetivo desses programas é oferecer a oportunidade ao aluno de aprofundar conhecimentos nas diversas áreas da Administração no período de férias, em conjunto com o desenvolvimento do idioma inglês e uma experiência internacional – objetivos relevantes para jovens profissionais de hoje.

    Neste momento, são oferecidos os seguintes programas:

    • Contemporary Topics in Business Strategy* (Pearson College London)
    • International Management & Leadership** (CUOA Business School)
    • Business Strategy & Marketing Management** (CUOA Business School)
    • Operations, Logistics & Lean Management** (CUOA Business School)
    • Creativity, Innovation & Entrepreneurship** (CUOA Business School)

     

    *Este programa oferece um módulo de inglês para negócios gratuitamente.

    **Estes programas oferecem uma visita opcional à ONU e OMC, em Genebra – Suíça.

     

    Os cursos têm as seguintes características:

    – Duração: 3 semanas em janeiro ou julho com aulas e atividades em período integral.

    – Idioma: integralmente em inglês, exigindo-se proficiência de nível a partir de intermediário na data da viagem para todos os programas.

    – Requerimento para o processo seletivo: os candidatos devem enviar documentação para concorrer a bolsas parciais de estudos. Os alunos selecionados terão também acesso a preços especiais na hospedagem e um curso de inglês gratuito em Londres. As 45 primeiras solicitações aprovadas serão atendidas, sendo 15 para Londres e 30 para Itália, deixando as seguintes em lista de espera. Neste momento estamos acolhendo solicitações de bolsa para janeiro/julho de 2020 e janeiro de 2021.

    Os interessados deverão solicitar mais informações sobre os cursos e critérios de concessão de bolsas por meio do endereço de e-mail rbritto.usp@profbritto.com ou preencher as informações no seguinte link:

    clique aqui

    O prazo se encerrará no dia 08 de setembro. Enviaremos folders com o descritivo detalhado do programa e todas as informações cabíveis, além do formulário específico para solicitação de bolsa de estudos.

    Convido você também para assistir aos depoimentos de alunos que já realizaram esses programas:

    https://bit.ly/2KNAg8w – PCL

    https://bit.ly/306FBOf – CUOA

     

    Atenciosamente,

    Prof. Ricardo Britto
    Doutor em Administração pela FEA/USP
    Representante da Pearson College London e da CUOA Business School

  • Divulgação de projeto

    Encaminhamos mensagem do Prof. Eduardo Schneider
    “Prezado(a) aluno(a),

    Estamos com as inscrições abertas para os seminários do projeto de ensino Métodos matemáticos avançados em Engenharia. Nessa primeira edição do projeto, estudaremos a equação do calor e algumas técnicas analíticas ou numéricas para a sua resolução.

    Por favor, se você tiver interesse, faça a sua inscrição o mais breve possível através do link https://forms.gle/vvZrs4h92NGJMPbS6. Contamos com sua colaboração em responder esse formulário até o dia 26/08/2019. Dessa forma poderemos organizar a demanda e tomar todas as ações possíveis para atender o máximo de estudantes interessados.

    Serão fornecidos certificados para os estudantes participantes para que seja possível contar essa atividade como horas de atividades complementares.

    Dúvidas com relação ao projeto podem ser enviadas, diretamente, para schneider.ufpel@gmail.com. Se você preferir, você também pode passar na minha sala aqui no CEng, na sala 205.4, para conversarmos a respeito do projeto e como serão os seminários.
    Atenciosamente,
    Prof. Eduardo Schneider.”

  • Divulgando pesquisa de tese à pedido

    “Bom dia
    Me chamo Joseli Maia e sou doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), sob a orientação da Professora Tânia Strohaecker. 
    Já entrei em contato com a Universidade Federal de Pelotas pela possibilidade de fazer minha pesquisa em parceria com a instituição e já obtive a aprovação da mesma. Envio em anexo o Parecer Consubstanciado do Comitê de Ética da UFRGS para verificação das informações pela secretaria e/ou coordenação, bem como a carta de autorização emitida pela UFPEL para os cursos de graduação e pós-graduação.
    pesquisa intitulada “A espacialidade das Instituições de Ensino Superior no Rio Grande do Sul: uma rede de múltiplos circuitos” tem por objetivo analisar por meio de estudos baseados na lógica locacional e na difusão espacial, a expansão das Instituições de Ensino Superior como centralidades capazes de influenciar no desenvolvimento socioeconômico do estado do Rio Grande do Sul.
    Para isso, como parte da metodologia, propõe-se como técnica o questionário onlinePeço, por gentileza, a divulgação do link para acesso ao formulário online para os estudantes de graduação e pós-graduação desse curso: https://forms.gle/wKMSfb9Q2gJRSuRx5
    Desde já agradeço a sua atenção.”
  • Concurso para professor efetivo na área de Engenharia Agrícola (Edital UFVJM 114)

    Concurso de professor efetivo (Edital 114) para o Instituto de Ciências Agrárias (ICA), Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Campus Unaí, na área de Engenharia Agrícola e nas seguintes subáreas: Máquinas e Implementos Agrícolas e Engenharia de Processamento de Produtos Agrícolas/Energização Rural. Link para o edital abaixo. Instruções em anexo.
  • Colações de Grau Internas do CEng – dia 23/08/2019

    Na tarde do dia 23/08/2019, no Auditório do Centro de Artes, ocorrerão duas colações de grau internas do Centro de Engenharias.
    A primeira, que envolverá os prováveis formandos dos cursos de Engenharia Agrícola, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Eletrônica e Engenharia Industrial Madeireira, ocorrerá às 14h. Os formandos devem chegar ao local às 13h30min para orientações.
    Já a segunda, que envolverá os prováveis formandos dos cursos de Geoprocessamento, Engenharia Geológica, Engenharia de Petróleo e Engenharia de Produção, ocorrerá às 15h30min. Os formandos devem chegar ao local às 15h para orientações.
    Segue lista com prováveis formandos das Colações de Grau Internas.

    Curso de Engenharia Agrícola
    1 – Annelize de Albuquerque Altemann
    2- Francisco Stark
    3 – Gabriel da Silveira Almeida

    Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária
    1 – Alexandre Furtado Corrêa
    2 – Amanda Pacheco representada pela sua procuradora, Senhora Denise dos Santos Vieira.
    3 – Camila de Souza Coelho
    4 – Denise dos Santos Vieira
    5 – Eduardo dos Santos Gomes representada pela sua procuradora, Senhora Denise dos Santos Vieira
    6 – Giulia Verruck Tortola representada pela sua procuradora, Senhora Denise dos Santos Vieira
    7 – Luane Pauline Maciel Hoffmann
    8 – Luiza Fontoura da Silva Sampaio
    9- Marcela da Silva Afonso
    10 – Pierre Luz de Souza

    Curso de Engenharia Civil
    1 – André Ramos Faria
    2 – Daniel Laimer da Rosa
    3 -Gustavo Luis Calegaro

    Curso de Engenharia de Controle e Automação
    1 – Bruno Heinzelmann Vieira
    2 – Kival Bitencourt Pereira Junior
    3 – Mateus Boeira de Oliveira
    4 – Mateus Maia Fonseca
    5 – Otávio Soares Folharini

    Curso de Engenharia Eletrônica
    1 – Alyson Souza de Avila
    2 – Danien Leyes Lopes
    3 – Gerson Dantas Rocha
    4 – Raphael Teixeira Villarins
    5 – Renan Soares de Andrades
    6 – Vanessa Prediger
    7 – William Ribeiro Rodrigue

    Curso de Engenharia Industrial Madeireira
    1 – Antonildes Teixeira Mendes Neto
    2- Diego Siqueira da Cruz
    3 – Lucas Oertel da Fonseca
    4 – Maicon Fernandes Barboza

    Curso de Engenharia Geológica
    1 – Allan Felipe Rocha de Siqueira
    2 – Antonio Silva Ferreira, representado pela sua procuradora Jéssica Michel da Silva
    3 – Fábio Augusto Martins
    4 – Guilherme Couto Matruga
    5 – Pedro Andrade Coelho
    6 – Tainara Godoy de Souza

    Curso de Geoprocessamento
    1 – Nathalia de Farias

    Curso de Engenharia de Petróleo
    1 – Cecilia de Oliveira Voloski
    2 – Ingrid Novais França
    3 – Ingrid Yone Gomes Pena, representada pela sua procuradora Ingrid Novais França
    4 – Luis Filipe Fernandes Carvalho
    5 – Mariane Sulzbacher
    6 – Marina Prearo Simplicio da Silva representada pela sua procuração Mayara Martins S. da Silva
    7 – Mateus Corrêa de Oliveira
    8 – Tatiane Landuci da Silva

    Curso de Engenharia de Produção
    1 – Anselmo Amaral Rota
    2 – Danilo Avntouli Teixeira
    3 – Darwin de Oliveira Brum
    4 – Diogo da Rosa Gil
    5 – Evelyn da Costa Moreira
    6 – Gustavo Schuster
    7 – Jean Carlo da Silva Ritter
    8 – Jessica Rodrigues Paiva Ferreira
    9 – Joyce Abrantes Dias, representada pela sua procuradora Vera Regina Braga Abrantes
    10 – Julia Born Pureza
    11 – Larissa Xavier Rodrigues de Souza
    12 – Luis Carlos Nunes Weymar Junior
    13 – Philippe Rieffel Breide
    14 – Raphael Schõn
    15 – Stela Xavier Terra
    16 – Thomas da Silva Fernandes
    17 – Verônica Rosales de Avila
    18 – Vitor Abel Monteiro Alves

  • Oportunidade para engenheiro agrícola

    A pedido, divulgamos informações que recebemos de oportunidade para engenheiro agrícola recém formado (graduação ou pos graduação) com conhecimento em tecnologia da informação, computação aplicada a agricultura. O objetivo da empresa é organizar melhor as informações geradas pelas ferramentas digitais e transforma-las em conhecimento e recomendações.

    Contato: camila@apagri.com.br

  • Atualização de salas 2019/2

    Informamos o que segue (preenchimento de algumas salas de disciplinas da Eng. Agrícola):

    • Algoritmos e Programação: Laboratório 2 – Sala 432 do Anglo
    • Introdução à Computação: Laboratório 2 – Sala 432 do Anglo
    • Química Analítica: Aula de terça-feira: Sala 7 do Aulário do Capão do Leão; aula de quinta-feira: Sala 6 do Aulário do Capão do Leão
  • Disciplina para solicitação de matrícula especial

    CURSO DE GEOPROCESSAMENTO

    DISCIPLINA: Projetos Técnico Científicos em Geoprocessamento I

    TEMA A BORDADO EM 2019/2: Índices de vegetação para a avaliação de mudanças sazonais da cultura de cana-de-açúcar

    PRÉ-REQUISITO: Sensoriamento Remoto

    PROF.A RESPONSÁVEL: Daniela A. Tisot

    TOTAL DE CRÉDITOS: 6 créditos

    HORÁRIO:  312 313 314  512 513 514

  • Plantio direto como vetor de agricultura sustentável

    “A agricultura de baixo impacto balizada pela técnica do Plantio Direto norteará as discussões do Fórum do Canal Rural durante a 15ª edição da Bahia Farm Show, em Luís Eduardo Magalhães, oeste do Estado. O evento, confirmado para a quarta-feira (29), segundo dia da feira, às 14 horas, no auditório da Fundação Bahia, contará com as presenças do diretor-presidente da Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação (FEBRAPDP), Jônadan Ma, agricultor que possui larga experiência sobre a técnica; o vice-presidente da FEBRAPDP, Celestino Zanella, que também preside a Feira e a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba); e conselheiro consultivo da Associação, Luiz Pradella, agricultor que pratica a agricultura de baixo impacto em suas lavouras.

    O tema do Fórum foi escolhido, segundo o presidente da Bahia Farm Show, seguindo o histórico de assuntos abordados entre pesquisadores, estudantes, agricultores e técnicos em edições passadas do evento, considerando a agricultura e a sustentabilidade. “Um ano debatemos a preservação do Cerrado; no outro, o estudo do potencial de recursos hídricos. Nessa linha, seguimos com temas relevantes para o crescimento do agronegócio, considerando as possibilidades para que isso ocorra de forma mais sustentável e menos impactante. O Fórum é um espaço estratégico para darmos visibilidade a estes assuntos, daí a importância da participação dos interessados nos debates”, diz Zanella.

    Durante a rodada de discussões que será transmitida ao vivo pelo Canal Rural serão apresentadas informações e resultados obtidos com o Sistema do Plantio Direto que, segundo a FEBRAPDP, visa a produção de alimentos, fibras e energia em harmonia com a natureza baseando-se em três pilares: o não revolvimento do solo (restrito à linha de semeadura ou covas para mudas), a cobertura permanente do solo (plantas vivas ou palhadas) e a diversificação de plantas na rotação de cultivos. É um sistema de produção conservacionista, comparado a sistemas que utilizam o preparo do solo, proporciona a redução hídrica e eólica dos solo, a emissão de gases causadores do efeito estufa, bem como o uso de combustíveis fósseis e agroquímicos, o aumento da infiltração da água, a eficiência dos fertilizantes aplicados, a recuperação da matéria orgânica, a biodiversidade e a resiliência do solo, permitindo a agricultura sustentável.

    “O Brasil está com uma área crescente de Plantio Direto, estes números serão repassados durante o Fórum, demonstrando que através de um sistema de menor consumo de combustível, aliado à necessidade da rotação de culturas, é possível praticar uma agricultura menos impactante e com ganhos para o produtor. No caso do consórcio entre as culturas, é possível a inserção do capim entre uma safra e outra, introduzindo então, a pecuária, como nova alternativa de renda. São os ganhos que o Plantio Direto permite”, explica o produtor Luiz Pradella, que também integra a Federação Brasileira de Plantio Direto.

    O Fórum do Canal Rural poderá ser acompanhado em tempo real por telespectadores e internautas de todo o mundo que poderão interagir enviando perguntas e opiniões. O evento integra a programação da Bahia Farm Show 2019 que acontece de 28 de maio a 01 junho, realizada pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), com o apoio da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Associação dos Revendedores de Máquinas e Equipamentos Agrícolas do Oeste da Bahia Ltda. (Assomiba), Fundação Bahia e Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães.

    Ascom Bahia Farm Show”

  • Comprovação de horas livres e complementares

    Informamos que estaremos recebendo a documentação para comprovação de horas livres e complementares de 24/06/19 a 28/06/19.

    As orientações para essa entrega estão no seguinte link: https://wp.ufpel.edu.br/cea/atividades-academicas/atividades-livres-e-complementares/

     

  • Oportunidade

    “Meu nome é Cláudio Barbosa do Nascimento Neto, sou coordenador da área de desenvolvimento da empresa Solinftec e estou à procura de profissionais para a vaga que segue citada a seguir, e gostaria de uma ajuda para encontra-los. Caso possa encaminhar nos e-mails de ex alunos, ou divulgar em canais possíveis, fico agradecido. Abaixo também coloquei um breve descritivo sobre a empresa.

    Podem encaminhar o currículos para este e-mail mesmo, vagas@solinftec.com.br

    Desenvolvedor de Solução
    Requisitos/Perfil Desejado
    Curso completo em Agronomia ou Engenharia Agrícola. Especialização em Agricultura de Precisão.

    Quem estamos procurando? Atribuições e Responsabilidades

    ? Perfil técnico, entusiasta, apaixonado por tecnologia, interessado em desenvolver soluções inovadoras para a agricultura.
    ? Conhecimento técnico no uso de ferramentas de agricultura de precisão:
    – Sistemas de informação geográfica (SIGs).
    – Análise e processamento de dados georreferenciados.
    – Sensoriamento remoto.
    – Recomendações localizadas.
    ? Conhecimento em sensores e instrumentação aplicada à agricultura.
    ? Conhecimento de máquinas e operações agrícolas;
    ? Conhecimento das relações Solo-Planta-Atmosfera;
    ? Linguagens de programação (diferencial)
    ? Curso técnico ou especialização na área de zootecnia (diferencial)
    ? Disponibilidade para viagens;
    ? Inglês intermediário/avançado;

    Local: Santa Maria/RS e disponibilidade para viajar a campo

    Este é o site da empresa:
    http://solinftec.com/

    Alguns vídeos explicandos projetos que temos:

    https://www.youtube.com/watch?v=CwVmo-bD8UY
    https://www.youtube.com/watch?v=P2SFBPT0kCw
    https://www.youtube.com/watch?v=yF7J9UnMI5w
    https://www.youtube.com/watch?v=VCSilLdFUdE
    https://www.youtube.com/watch?v=c-gsw_b9PmE
    https://www.youtube.com/watch?v=P2SFBPT0kCw”

  • Simpósio de Biotecnologia, a ser realizado entre os dias 24 e 28 de Junho

    “É com imenso prazer que a turma do sétimo semestre do curso de Bacharelado em Biotecnologia e os alunos do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Universidade Federal de Pelotas convidam para a sétima edição do Simpósio de Biotecnologia, a ser realizado entre os dias 24 e 28 de Junho na cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul.
    O VII Simpósio de Biotecnologia possuirá como temática central a integração entre a graduação e a pós-graduação, demonstrando que não existem barreiras entre os estudantes e as pesquisas desenvolvidas nos dois âmbitos. O evento possui caráter cientifico e multidisciplinar, buscando abranger diversas áreas da ciência por meio das palestras e minicursos oferecidos.
    Além disso, o evento conta também com a III Mostra Acadêmica, visando divulgar as pesquisas científicas realizadas no meio acadêmico, em laboratórios que incorporam em suas linhas de pesquisa a biotecnologia ou suas áreas afins. O envio dos resumos para apresentação deverá ocorrer até o dia 10 de Junho.
    Os minicursos ocorrerão nos dias 24 e 25 de junho, em diversos locais, especificados pelo minicurso em questão. As palestras e a mostra acadêmica ocorrerão no auditório do Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Artes e Linguagem (CEHUS), na Rua Cel. Alberto Rosa, 117, nos dias 26 a 28 de junho.
    Para mais informações, visite nossas redes sociais (Facebook: /simposiobiotec ou Instagram: @simposiobiotec), nosso site www.simposiobiotec.comou através do endereço eletrônico simposiobiotec@ufpel.edu.br.

  • PROVÁVEIS FORMANDOS 2019/1

    Os alunos que, em 2019/1, tiverem condições de integralizar o
    currículo ao qual estiverem vinculados, deverão procurar o colegiado de
    curso e cadastrarem-se como prováveis formandos até o dia 24/05/2019,
    conforme calendário acadêmico.
    O aluno entregará no colegiado o “Formulário para solicitação de
    colação de grau” (a ser disponibilizado no sistema Cobalto a partir de
    06/05) e os documentos previstos no art. 172 do Regulamento do Ensino
    de Graduação (Resolução nº 29/2018 do COCEPE), com exceção da
    certidão de nascimento ou casamento que, segundo a Lei da
    desburocratização (Lei 13.726 de 10 de outubro de 2018) não deve ser
    cobrada.
    Para preenchimento do “Formulário para solicitação de colação de grau” o
    aluno deverá:
    – Imprimir, via Cobalto, o formulário em “Aluno – Consulta – Solicitação de
    formatura ”
    – Conferir os dados apresentados no formulário;
    – Corrigir informações, quando houver necessidade, no campo disponível
    no próprio documento (ATENÇÃO PARA ACENTUAÇÃO E OUTROS
    DETALHES);
    – Indicar tipo de colação e a data provável;
    – Assinar o formulário, conferido e preenchido;
    – Entregar o formulário no colegiado de curso juntamente com os
    documentos previstos no art. 172 do Regulamento do ensino de
    graduação (Resolução nº 29/2018 do COCEPE).
    Documentos a serem entregues juntamente com o “Formulário para
    solicitação de colação de grau”:
     RG ou RNE, atualizados (e carteira social, se for o caso)
     Certidão de quitação eleitoral
     Certidão de quitação com o serviço militar obrigatório (Dispensado
    para maiores de 45 anos)

  • Encerra dia 30 a solicitação de mobilidade acadêmica da Andifes para 2019/2

    O Núcleo de Programas e Projetos (NUPROP) da Coordenação de Ensino e Currículo da Pró-Reitoria de Ensino informa que, conforme consta no Calendário Acadêmico, o prazo para os alunos da UFPel solicitarem mobilidade acadêmica nacional via convênio ANDIFES para o semestre 2019-2 se encerra no dia 30/04/2019.

    O NUPROP esclarece também que, desde a implantação do SEI, a solicitação não é mais entregue em papel pelo aluno, mas encaminhada via SEI pelo colegiado do curso.

    Para outras informações, como a lista de Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) que integram o convênio ANDIFES, os procedimentos e a relação de documentos necessários acesse https://wp.ufpel.edu.br/pre/programas/mobilidade-academica/.

  • Encerrado apoio do banco Santander ao programa ANDIFES de Mobilidade Acadêmica

    Informamos que desde o final do 2º semestre de 2018, foi encerrado o apoio do banco Santander para o Programa Andifes de Mobilidade Acadêmica. Deste modo, desde o inicio do ano de 2019 não foram mais concedidas bolsas para mobilidade acadêmica nacional.

    Salientamos que o programa Andifes de Mobilidade Acadêmica continua vigente, sendo possível a realização de mobilidade nas IFES conveniadas, porém, sem bolsas para os(as) discentes que realizarão mobilidade.

     Lembramos também mais uma vez, que se encerrá já na próxima terça-feira (30/04) o prazo para solicitação de mobilidade acadêmica nacional através do Programa Andifes para o semestre de 2019-2, Para outras informações como a lista de Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) que integram o convênio Andifes, os procedimentos e a relação de documentos necessários acesse: https://wp.ufpel.edu.br/pre/programas/mobilidade-academica/

  • Formatura Institucional

    Foi divulgado o Edital da Formatura Institucional para concluintes de 2019-1. As cerimônias ocorrerão dias 30 e 31/08, no Auditório da FAEM,
    Campus Capão do Leão.

    O Edital está disponível em https://wp.ufpel.edu.br/prae/2019/04/12/edital-cpe-prae-02-2019-formatura-
    institucional-graduandos-2019-01/

    Os estudantes terão o período de 15/04 a 17/05 para enviarem suas inscrições. Importante destacar que,
    no momento da inscrição, é exigido um atestado de provável formando 2019-1 emitido pela Coordenação do
    Curso. O formulário está disponível em:
    https://wp.ufpel.edu.br/prae/files/2019/04/ATESTADO-PROVÁVEL-FORMANDO-EDITAL-02-2019.docx

  • Mobilidade Nacional

    O Núcleo de Programas e Projetos (NUPROP) da Coordenação de Ensino e Currículo da Pró-reitoria de Ensino informa que, conforme consta no calendário acadêmico, o prazo para os alunos da UFPel solicitarem mobilidade acadêmica nacional via convênio ANDIFES para o semestre 2019-2 se encerra no dia 30/04/2019.

    O Programa de Mobilidade Acadêmica Nacional tem por finalidade proporcionar ao/a discente de graduação regularmente matriculado/a, a possibilidade de cursar atividades/componentes curriculares em outras Instituições Federais de Ensino Superior nacionais, sem prejuízos para integralização do seu curso de origem.

    São mais de 50 Universidades associadas, entre elas a Universidade Nacional de Brasília (UnB), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Entre outras…

    A Pró-Reitoria de Ensino (PRE) da UFPEL, através do Núcleo de Programas e Projetos (NUPROP), faz a intermediação das solicitações de mobilidade acadêmica nacional, tanto como Instituição de origem, quanto como Instituição receptora.

     

    Para outras informações, como procedimentos e relação de documentos necessários acesse https://wp.ufpel.edu.br/pre/programas/mobilidade-academica/ .

  • Programa Nova Geração PwC 2019

    Pré-requisitos:

    • Cursos: Administração, Ciências Atuariais, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Comércio Exterior, Comunicação Social, Cursos de TI, Direito, Engenharias, Estatística, Física, Matemática, Marketing, Psicologia e Relações Internacionais;

    • Graduação a partir do 2º ano (3º semestre) ou com até dois anos de formação;

    • Inglês a partir do nível Intermediário.

    As inscrições são feitas pelo site https://www.pwc.com.br/pt/carreira-na-pwc.html e se encerram no dia 15/04/2018.

  • Programa de Trainee Alfa 2019

    Requisitos:

    – Cursos: Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciências Atuariais, Ciência da Computação, Economia, Engenharia, Física, Matemática e Sistemas de Informação.

    – Conclusão: entre julho/2017 e dezembro/2018

    – Inglês a partir de avançado

    As inscrições estão abertas até o dia 10/04/2019.

    Para se inscrever é necessário acessar o link: http://bancoalfa.grupociadetalentos.com.br/trainee2019/

  •  I ERMAC Blumenau – Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional do Vale do Itajaí

    É organizado pela Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC), juntamente com a Universidade Federal de Santa Catarina. O evento que será realizado em Blumenau/SC entre os dias 24 e 26 de Julho de 2019, no campus da UFSC.

    As submissões de trabalhos estão abertas, até dia 31 de março de 2019 pelo site http://ermac.blumenau.ufsc.br/submissao/

    O autor-apresentador deverá submeter o trabalho em (apenas) uma das seguintes categorias:

    • Categoria 1 (C1): Resumo de 1 (uma) a 2 (duas) páginas (apresentação em formato de painel – cujas dimensões serão divulgadas a posteriori)
    • Categoria 2 (C2): Trabalho completo de 5 (cinco) a 7 (sete) páginas (apresentação oral)

    Haverá uma chamada especial de trabalhos da revista TEMA (Tendências em Matemática Aplicada) da SBMAC para os participantes do evento.

    Maiores informações no site: http://ermac.blumenau.ufsc.br/