Informamos que a secretaria do curso de Engenharia Agrícola atenderá no seguinte horario no período de férias, compreendido entre os dias 22 de outubro e 02 de novembro de 2012.
Horário de atendimento: De segunda a sexta das 08:00 às 14:00 horas
Para melhor atendê-los na semana de correção de matrículas, os Colegiados dos cursos de Engenharia Agrícola, Engenharia Civil e Engenharia Sanitária e Ambiental começarão a partir desse semestre, a implantar um calendário de atendimento, distribuindo os alunos por ano de ingresso.
Leia com atenção as orientações abaixo e verifique o calendário.
No link Matrícula >> Consulta – aparecerão as opções de verificação.
Lembre-se:somente após o processamento da matrícula é possível saber se o aluno conseguiu ou não a vaga nas disciplinas. (05 de novembro de 2012)
Se estiver tudo correto, o aluno terá a opção de imprimir seu Comprovante de Matrícula.
Correção de matrícula – 05/11/12 a 09/11/12
A preferência (ordem) na obtenção de vaga para a matrícula em uma disciplina é dada pela média geral do aluno (somatório das notas nas disciplinas matriculadas, dividida pelo número de disciplinas matriculadas), onde a infreqüência conta como média zero.
As disciplinas do primeiro semestre normalmente ficam bloqueadas para os repetentes, impedindo que estes se matriculem automaticamente. Se isso acontecer será resolvido no período de correção de matrícula, ressaltando que a preferência na obtenção de vaga será dada pela média geral do aluno.
Procedimentos
Para a correção de matrícula 2012/2 será instituído procedimentos necessários para o bom funcionamento da correção de matrícula, a fim de minimizar o desperdício de tempo contribuindo para um atendimento de qualidade.
Para isso será padronizado os procedimentos da secretaria dos colegiados dos cursos de Engenharia Agrícola, Engenharia Civil e Engenharia Sanitária e ambiental, garantindo que as matrículas ocorram de acordo com a ordem estipulada pela Universidade.
A correção de matrícula obedecerá a uma escala de atendimento, distribuindo os alunos por ano de ingresso, conforme Tabela a seguir.
A efetiva matrícula nas disciplinas solicitadas no período de correção de matrícula estará sujeito à existência da vaga na disciplina e obedecerá obrigatoriamente a ordem de matrícula gerada pelo sistema, tendo como base a média geral do aluno.
Os alunos que solicitarem disciplinas cujas vagas estão esgotadas irão compor uma lista de espera, podendo ser efetivamente matriculado caso algum aluno já matriculado ou que possui direito a vaga desista da mesma.
Matrícula Especial – 12/11/12
O aluno que necessita realizar matrícula especial em outro curso, deverá solicitar uma autorização na secretaria do Colegiado de Engenharia Agrícola na semana de correção de matrícula.
No ato da solicitação dessa autorização será verificado se o aluno possui os pré-requisitos necessários, para o Curso de Engenharia Agrícola.
É responsabilidade do aluno verificar nos demais colegiados os horários e a disponibilidade de vagas para matrícula especial.
O Colegiado do curso de Engenharia Agrícola divulga prévia da grade de horários para 2012/2, além de informações sobre matrícula, locais onde as aulas serão ministradas, contendo links para visualização no Google Maps e calendário acadêmico semestral para o ano de 2012.
Todas essas informações estão disponiveis no site do curso wp.ufpel.edu.br/cea.
Qualquel dúvida entre em contato com o colegiado do curso.
A Embrapa Clima Temperado, a EMATER/RS, a Fepagro e a UFSM têm o prazer de convidá-lo para o Simpósio Estadual de Agroenergia e a 4ª Reunião Técnica de Agroenergia, a realizar-se de 06 a 08 de novembro de 2012, em Porto Alegre, no Centro de Eventos da AMRIGS.
Gostaríamos de informar que a submissão de trabalhos para o III SGeA (Terceiro Simpósio de Geoestatística Aplicada em Ciências Agrárias) será até o dia 15 de Dezembro de 2012.
Maiores detalhes para submissão e elaboração dos trabalhos encontram-se no endereço: www.fca.unesp.br/sgea.
A ALL – América Latina Logística, maior operadora logística de base ferroviária da América Latina, contrata:
ANALISTA COMERCIAL – Rio Grande do Sul
Requisitos:
Formado ou cursando ultimo ano de Administração, ciências contábeis, economia, engenharias, e afins
Atividades
– Alinhamento de operações com clientes
– Sinergia com a operação (controle de encostes / tração)
– Programação de carga e descarga em Rio Grande
– Follow-up e geração de relatórios para Coordenador Comercial
A Basf em parceria com a Cia de Talentos está selecionando candidatos para o seu Programa de Trainee BASF 2013.
A BASF é a empresa química líder mundial. Nossa meta é crescer de forma rentável, e melhorar ainda mais o valor de nossa empresa. Nós ajudamos nossos clientes a atingir o sucesso por meio de soluções inteligentes e produtos de alta qualidade. O portfólio da BASF abrange desde produtos químicos, plásticos, produtos performance, para agricultura equímica fina, até óleo crú e gás natural. Por meio de novas formas de tecnologia, podemos ativar novas oportunidades de mercado. Conduzimos nossos negócios de acordo com os princípios do desenvolvimento sustentável.
São poucas as empresas que chegam aos 140 anos. Talvez nosso segredo seja o valor que damos à diversidade e à individualidade – e sabemos que todo talento tem o potencial para se desenvolver infinitamente. Na empresa química líder mundial, isto se traduz em oportunidades não apenas para um crescimento profissional rápido, mas também duradouro.
Preocupada com a necessidade de desenvolver talentos e criar um banco de profissionais prontos para o apoio necessário a um desenvolvimento sustentável, a BASF, por meio de seu Programa Trainee, busca jovens no início de sua carreira profissional com a perspectiva de desenvolvê-los para formar futuros lideres da BASF.
Pré-requisitos
Formação: Concluiu o curso de graduação entre Dez/2010 e Mar/2013, em:
– Engenharias (todas)
– Agronomia
– Química
– Administração
– Comercio Exterior
– Ciências Econômicas
– Marketing
– Ciências Contábeis
– Ciências Atuariais
Concluiu mestrado ou doutorado entre Dez/2010 e Mar/2013 em:
– Agronomia
– Química Idiomas:
– Inglês fluente
– Espanhol e alemão (desejável)
Duração: 18 meses
Remuneração: acima da média de mercado para trainees.
Benefícios:
· Assistência Médica e Odontológica
· Plano de Previdência Privada
· Cooperativa de Crédito
· Plano de Participação de Resultados
· Vale-refeição
Perspectivas de carreira: assumir uma posição de liderança em 5 anos.
Divulgamos vaga para Engenheiro Agrícola: Vaga Publicada em 02/10/2012
A RF Consultoria contrata Coordenador de Mecanização com formação em Engenharia Agrícola, para atuar na região de Barreiras – BA, com a cultura do Algodão e soja.
Requisitos:
– Graduado em Engenharia Agrícola.
– Disponibilidade para residir na fazenda.(Região de Barreiras – BA).
Atividades:
– Atuação em mecanização e equipamentos agrícolas das culturas de algodão e soja.
Faça inscrição em : www.rfrh.com.br em – conheça nossas vagas – código da vaga – v616025
O Colegiado do curso de Engenharia Agrícola divulga a prévia da grade de horários para 2012/2 atualizada, além de informações sobre, locais onde as aulas serão ministradas, contendo links para visualização no Google Maps e calendário acadêmico semestral para o ano de 2012.
Todas essas informações estão disponiveis no site do curso wp.ufpel.edu.br/cea.
Qualquel dúvida entre em contato com o colegiado do curso.
ANTES DE ACESSAR O SISTEMA ACADÊMICO, leia com atenção:
O Sistema Acadêmico é mantido pelo Centro de Gerenciamento de Informações e Concursos e atualizado com os dados fornecidos pelo DRA.
Este aviso se destina a orientar os usuários quanto a qualquer tipo de dificuldade no acesso ao Sistema Acadêmico.
1 – Todos os tipo de problemas relacionados a dados (dados de cadastro, rg, cpf, data de nascimento) registrados no Sistema Acadêmico provavelmente podem ser resolvidos no DRA (no Atendimento do DRA, conforme nossos horários de atendimento).
2 – Problemas relatados quanto a instabilidade do Sistema Acadêmico (banco de dados inacessível, erro no cadastro do aluno, página não carrega, não abre, etc) provavelmente podem ser resolvidos no Centro de Gerenciamento de Informações e Concursos – área de manutenção de rede.
3 – A senha para acesso ao Sistema Acadêmico é gerada automaticamente pelo sistema: Para acessar sua senha, clique em “Esqueci ou não cadatrei minha senha” siga os passos indicados.
4 – Alunos ingressantes (que estão no primeiro semestre de curso, incluindo reopção, transferência e reingresso) podem não obter acesso durante os primeiros meses de aula (data de nascimento, RG e CPF não conferem quando digitadas). Isto é normal. Seja paciente e aguarde, pois demanda que o DRA cadastre estes dados no Sistema e não há prazo para isto, a digitação é feita durante o semestre.
5 – O número de matrícula é indispensável para acesso ao Sistema Acadêmico. Você pode obtê-lo no Colegiado do seu curso (preferencialmente) ou visitando pessoalmente o Atendimento do DRA, mediante identificação. Não são informados números de matrícula através de telefone ou e-mail.
6 – Visite nossa seção de Perguntas Frequentes para maiores esclarecimentos.
Vimos por meio deste, informar a divulgação do edital de prof. Temporário para atuar no Câmpus Sombrio do Instituto Federal Catarinense.
O professor selecionado irá atuar nas disciplinas de Culturas anuais, Construções rurais, Topografia, Hidráulica, Irrigação e Drenagem, nos cursos técnico em Agropecuária e Superior em Eng. Agronômica.
Estão abertas a partir do dia 06 de agosto/2012 as inscrições para bolsa graduação sanduíche as chamadas públicas do Programa Ciência sem Fronteiras n°s 117, 118, 119, 120, 121, 122, 123 e 124 para os países : Estados Unidos, Alemanha, Austrália, Canadá CBIE, Coréia do Sul, Holanda, Reino Unido e Canadá Caldo.
Após sua inscrição no site do Programa Ciência sem Fronteiras deverá atender o edital interno da UFPel para ter sua candidatura homologada pela instituição.
Público Alvo: Engenheiros agrônomos, engenheiros agrícolas, técnicos agrícolas, empreendedores, (de cooperativas, empresas privadas, agentes de extensão rural, etc…) que tenham atividade profissional relacionada com a temática do curso.
LOCAL: AUDITÓRIO 2 – ESTAÇÃO EXPERIMENTAL DO ARROZ- CACHOEIRINHA RS
Ainda restam vagas no ônibus para o Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Agrícola – CONEEAGRI Viçosa/MG
Interessados em ir, favor entrar em contato com Miguel Machado pelo cel (53) 81143019 ou pelo email miguel_mbm_@hotmail.com
O prazo para pagamento encerra-se hoje.
O Programa de Educação Tutorial do curso de Engenharia Agricola estará promovendo uma palestra sobre ”GPS”.
Esse evento será realizado dia 1 de junho (sexta-feira) das 19:00hs às 22:00 hs, no mini Auditório da Agência de Desenvolvimento da Lagoa Mirim, (situado próximo ao Prédio do CENG) na rua: Lobo da Costa, 447.
O evento não terá custos para os participantes.
Caso haja interesse mande email com nome, rg e número de matricula no email petfeaufpel@gmail.com para efetuar a inscrição do participante.
Para mais informações vir a sala do PET-Engenharia Agricola ou tratar com:
O curso de Engenharia Sanitária e Ambiental estará realizando no dia 05/06 um dia de palestras sobre o tema “Meio ambiente e o aproveitamento de resíduos para produção de energia” em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.
Local: Auditório Lagoa Mirim;
Endereço: rua Lobo da Costa, nº 447;
Horário: 08:30 às 17:30;
As inscrições serão realizadas no colegiado do curso ou via internet.
– Período: de 28/05 a 31/05;
– Colegiado do curso: Campus Porto, rua Gomes Carneiro nº 1, Sala 319 – 3º Andar;
ATENÇÃO: OS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO SERÃO DIVULGADOS PELOS PRÓPRIOS CURSOS
– Critérios para avaliação de solicitações de Transferência, Reopção e Reingresso para o curso de Engenharia Agrícola.
Conforme Edital nº 017/2012 – DRA, o curso de Engenharia Agrícola divulga os critérios para avaliação de solicitações de Transferência, Reopção e Reingresso.
Bom dia caros alunos do Curso de Engenharia Agrícola.
Para tentarmos aproximar o número exato de vagas a serem ofertadas nas disciplinas do próximo semestre (2012/2) e planejar o dimensionamento dos professores, iremos realizar a seguinte pesquisa.
Marquem as disciplinas que vocês necessitam cursar neste semestre (2012/2), porém somente as que vocês tenham os pré-requisitos para cursa-la.
Caso vocês estejam cursando alguma disciplina que seja pré-requisito, considere ela como aprovada (exceto se você acha que não será aprovado).
Data limite para responder a pesquisa: 30 de Maio de 2012
Atenção:
Em 2011/2 foi realizada uma pesquisa semelhante à essa, porém apenas 72 alunos (40%) dos 180 alunos efetivos do curso responderam a pesquisa, semestre passado a mesma pesquisa foi realizada e 100 alunos (57%) dos 175 alunos efetivos do curso responderam a pesquisa.
Sendo assim pedimos encarecidamente que vocês alunos colaborem com o planejamento do curso, principalmente no que se refere à oferta de disciplinas do curso, mostrando que estão realmente interessados e dispostos a melhorar o curso.
Observações:
A seguir segue o Fluxograma do Curso de Engenharia Agrícola, nele vocês podem verificar as disciplinas de cada semestre.
Essa pesquisa não garante vaga aos alunos que a responderem, apenas auxilia na elaboração dos horários e disciplinas a serem ofertadas no próximo semestre (2012/2).
Os alunos doPET – Programa de Educação Tutorial do curso de Engenharia Agrícola, desenvolvem vídeo com a finalidade de divulgar o Curso de Engenharia Agrícola da UFPEL.
O vídeo tem o objetivo de divulgar o curso de Engenharia Agrícola para alunos, professores, instituições de ensino e empresas, para que os mesmos tenham conhecimento sobre o curso e conseqüentemente atrair novos alunos, professores, investimentos de empresas, oportunidades de estágio, emprego e concurso para esta área que é de suma importância para o desenvolvimento do nosso país.
O Programa de Educação Tutorial do Curso de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Pelotas realizará nos dias 12, 13 e 14 de junho, das 19:00 as 22:30 horas no Anfiteatro Simón Bolívar no Centro de Integração do Mercosul (CIM) o “Curso de Licenciamento Ambiental”, que tem como principal objetivo, oferecer subsídios teóricos e práticos sobre os procedimentos e processos na obtenção das licenças ambientais (licença prévia, de instalação e de operação). Para tanto, serão abordadas questões conceituais e orientadoras, tais como:
Conhecimento da legislação ambiental;
Atividades e empreendimentos que necessitam de licenciamento ambiental;
Conhecimento sobre o licenciamento nos recursos hídricos, nas atividades de pesca, na flora e fauna, na biodiversidade, defensivos agrícolas e meio ambiente urbano.
Caros alunos, vimos por meio deste, informar que as aulas de ALGA turma T6 (turma compartilhada) e Cálculo 2 turmas T5 (Eng. Agrícola) e T6 (Eng. Civil e Sanit. Ambiental) iniciarão a partir da próxima quinta-feira dia 03/05, tendo em vista que a professora Karin Simonato acaba de assumir e entrará em exercício na próxima semana.
Hoje a professora se apresentou no Centro de Engenharias, inclusive compareceu na secretaria dos colegiados para se inteirar dos horários e salas de aulas das disciplinas.
Caros alunos, vimos por meio deste, a pedido do prof. Bezerra, informar que haverá aula de Sociologia Rural nesta sexta-feira dia 27/04 na sala 19 no prédio da Barroso (CENG).
Informamos que a prova do Programa Jovens Talentos para Ciência será domingo dia 29/04/2012 no prédio do Anglo, qualquer outra informação relativa ao processo poderá ser obtida pelo site jovenstalentos.capes.gov.br/bolsas.
Vimos por meio deste, informar que a partir desta segunda-feira dia 23 de abril, teremos as aulas práticas da disciplina de Química Geral (0150100) turmas T1 e T2, nos horários e locais estipulados na grade de horários do curso de Eng. Agricola.
Para participar do Programa de Bolsas de Graduação, o acadêmico deverá:
– Estar regularmente matriculado e frequentando curso de nível superior na UFPel;
– Ter cursado, no mínimo, 1 (um) semestre do seu curso na UFPel;
– Não ser aluno formando no semestre acadêmico de ingresso no Programa;
– Não ter outras modalidades de bolsa, exceto aquelas vinculadas à Pró-Reitoria de Assistência Estudantil – PRAE (moradia, alimentação e transporte);
– Não apresentar mais do que 3 (três) reprovações e/ou infrequências (no total).
Carga Horária, Vigência e Valor Das Bolsas:
As bolsas serão concedidas no período de maio a dezembro de 2012.
O valor será de R$ 300,00 (trezentos reais), com carga horária total de 48h mensais.
Documentos Exigidos para os Candidatos Selecionados:
– Cópia da Carteira de Identidade e do CPF;
– Cópia do cartão bancário (conta corrente em qualquer banco, cujo titular deve ser o próprio bolsista). Não será aceita conta poupança;
– Original do histórico escolar atualizado, fornecido pelo DRA ou pelo Colegiado de Curso;
– Termo de Compromisso, preenchido digitado e assinado por todas as partes. Só será aceito o FORMULÁRIO ATUALIZADO (versão 2012), disponível em https://wp.ufpel.edu.br/prg/bolsas/pbg/.
Informamos que a empresa Termasa está selecionando 01 vaga para estagiário na área de Engenhria Agrícola.
Caso haja interesse, favor enviar-me curriculo para email: rh@termasa.com.br.
EMPRESA: TERMINAL MARÍTIMO LUIZ FOGLIATTO S/A. RAMO DE ATIVIDADE: Atividades de recebimento, armazenagem, e expedição de produtos e mercadorias no mercado interno e externo, exploração de terminal marítimo, carga e descarga e participar de outas empresas (armazém geral).
HORÁRIO: 07:30 hs às 12:00 e das 13:00 às 14:30 hs.
N.º DE VAGAS: 01
BENEFÍCIOS: Vale Transporte e Refeitório INSCRIÇÕES: rh@termasa.com.br
Vimos por meio deste, divulgar o Programa de Bolsas de Graduação (PBG) que tem a finalidade de contribuir com a melhoria da qualidade das disciplinas atendidas e oportunizar a inserção do estudante em atividades de docência.
Caros alunos, a pedido do prof. Michelon, informamos que a prova de Estruturas II, na próxima quarta-feira dia 18/04, será realizada no prédio da Engenharia Industrial Madeireira, no seguinte endereço, ( Conde de Porto Alegre ) – Rua Conde de Porto Alegre, nº 793 – Bairro Centro – Pelotas – RS – CEP: 96010-290.
Disciplina: Estruturas II – Prova Local: Eng. Ind. Madeireira – Sala 04 Data: 18/04
Período de Aproveitamento de Disciplinas para o primeiro semestre de 2012:
O recebimento dos pediso acontecerá de 10 a 20 de abril, quando serão aceitos os pedidos de aproveitamento de disciplinas para alunos regulares e ingressantes nos Cursos de Graduação.
Período: de 10 a 20 de abril de 2012 Horário: 10h às 15h Local: sala 107
Como fazer o pedido?
O pedido, este ano, será baseado no preenchimento de formulário específico, disponibilizado abaixo, que deve ser entregue já preenchido pelo interessado. Leia as instruções de preenchimento no anexo do formulário.
O aluno, nos dias que antecedem sua visita ao DRA, deve dirigir-se aos Colegiados de Curso para receber orientação quanto ao seu futuro pedido. O DRA não orientará nenhum aluno, tendo em vista que isto é exclusividade dos Colegiados de Curso e do interessado – o aluno.
Por exemplo, João cursou Bioquímica II no curso de Enfermagem e gostaria de aproveitar por Anatomia II no Curso deMedicina. É possível?
Quem responde isso é o Colegiado de Curso de Medicina, não o DRA!
Em outro exemplo, Maria cursou Matemática Discreta na Faculdade Particular (FP) e gostaria de aproveitar a disciplina na cadeira de Conjuntos Numéricos Complexos no Curso de Licenciatura em Matemática. É possível?
Quem responde isso é o Colegiado de Curso de Matemática, não o DRA!
Deste modo, o DRA somente formaliza o pedido do aluno para o Colegiado de Curso, abrindo o processo de aproveitamento.
Lembre-se de trazer suas informações de maneira organizada, de modo a realizar seu pedido de forma ágil, clara e objetiva. Não desperdice seu tempo e dos demais realizando questionamentos que deveriam estar de antemão esclarecidos.
Com o formulário preenchido, compareça ao DRA nas datas e horários marcados.
Formulário para Aproveitamento de Disciplinas (leia com atenção as instruções contidas no formulário)Clique aqui
A Pró-Reitoria de Graduação da UFPel torna público que está aberto o prazo para a seleção de 372 bolsistas do “Programa de Bolsas de Graduação – PBG” e de 54 bolsistas do “Programa Laboratórios de Informática da Graduação – LIG”. Para maiores informações, acesse os Editais nº 001/2012 e 002/2012, disponíveis abaixo:
– Estar devidamente matriculado no semestre letivo de 2012/1 nos cursos:
Engenharia Sanitária e Ambiental, Ciências Biológicas, Química, Química de Alimentos, Química Industrial, Engenharia Agrícola, Tecnólogo em Gestão Ambiental, Tecnólogo em Agroindústria, Tecnólogo em Gestão de Cooperativas, Tecnólogo em Hotelaria, Biotecnologia, Agronomia ou Zootecnia;
– Possuir disponibilidade de 3 turnos semanais (não incluso período noturno);
Segundo informações do Prof. Tillmann (Diretor do Centro de Engenharias), a partir desta semana (02/04) todas as turmas de ALGA, Cálculo 1, Cálculo 2 e Cálculo 3 oferecidas aos cursos do Centro de Engenharias terão professores para ministrá-las, ou seja, as turmas de disciplinas que ainda não haviam iniciadas até o presente momento, iniciarão nesta semana.
O período de Trancamento de Disciplinas acontece de 2 a 09 de abril de 2012 , segundo o Calendário Acadêmico.
Os pedidos de trancamento devem ser feitos no Atendimento do DRA, no horário de Atendimento, das 08:15h às 15:30h. Atente-se ao horário, pois não haverá atendimento após o estipulado.
Quem pode trancar disciplinas?TODOS OS ALUNOS, independente da forma e ano de ingresso.
O formulário do pedido deve ser entregue preenchido e assinado na Gerência de Atendimento e Informação do DRA (GAI-DRA). Isso agiliza o processo. Não perca seu tempo e não tome o tempo dos demais preenchendo o formulário na hora, no balcão.
Estão abertas as inscrições para o IX Fórum de Alternativas e Inovações Tecnológicas – FAIT, evento este que será realizado de 23 à 27 de abril no anfiteatro do SESC Pelotas.
O Departamento de Pesquisa e Iniciação Científica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação informa que as inscrições para o Programa “Jovens Talentos para a Ciência”, fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), foram prorrogadas até o dia 27 de março de 2012, nesta terça-feira.
O Programa “Jovens Talentos para a Ciência” disponibilizará 06 (seis) mil vagas, de acordo com a demanda de ingressantes no primeiro semestre de 2012 e as devidas inscrições dos mesmos no Programa, para todas as Universidade Federais e Institutos Federais de Educação. A UFPel obteve 3.168 (três mil cento e sessenta e oito) alunos ingressantes no primeiro semestre de 2012, segundo dados do Departamento de Registros Acadêmicos (DRA).
Será somente o Departamento de Pesquisa e Iniciação Científica que fará a inscrição dos alunos ingressantes no Programa, encaminhando-lhes assim para a prova de seleção que será idealizada por membros do Ministério da Educação na data confirmada de 29 de abril de 2012, em local ainda a ser divulgado neste site.
O discente deverá munir-se dos seguintes documentos para realizar a inscrição no Programa “Jovens Talentos para a Ciência”:
– Preencher, de forma atenta e completa, o formulário disponível no arquivo [ANEXO A ESTE E-MAIL];
– Fotocópia do Registro Geral (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF) [A cédula de identidade que já contiver em sua origem o número de CPF, não faz-se necessário a apresentação de fotocópia do referido CPF, efetivando-se assim apenas a fotocópia do RG];
– Atestado de Matrícula emitido pelo Departamento de Registros Acadêmicos (DRA) ou Colegiado do Curso, onde haja de forma EXPLÍCITA a informação de que o aluno é INGRESSANTE no primeiro semestre de 2012 (2012/1), bem como seu número de matrícula, não valendo-se para alunos que sejam reoptantes ou reingressantes na Universidade Federal de Pelotas;
A entrega do formulário e dos documentos deverá ser realizada pessoalmente no seguinte endereço: Departamento de Pesquisa e Iniciação Científica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, localizado na Rua Gomes Carneiro, Nº 01, Centro, Campus Anglo – 04º Andar, sala 409. A entrega do formulário deverá ser realizada, impreterivelmente, até o prazo máximo do dia 27 de março de 2012 (terça-feira) às 12 horas.
Veja abaixo um pequeno perguntas e respostas para sanar suas dúvidas acerca do Programa “Jovens Talentos para a Ciência”:
1. O prazo para inscrição dos alunos será prorrogado?
RESPOSTA: Atendendo às solicitações das Universidades e Institutos Federais que aderiram ao Programa “Jovens Talentos para a Ciência”, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) informam que o prazo para inscrições foi prorrogado até o dia 27 de março de 2012.
2. Quanto ao conteúdo programático da prova de seleção: será disponibilizado algum?
RESPOSTA: Não haverá conteúdo programático. Conforme orientações repassadas em reunião realizada no dia 05 de março na sede da CAPES, as provas serão de conhecimentos gerais com base em conteúdos já dominados pelos candidatos.
3. Quanto à divulgação dos locais da prova: a cargo de quem fica a responsabilidade de divulgar o local e horário da prova? Como será feito esse contato com o aluno? Por e-mail? Telefone?
RESPOSTA: Essas informações estão sob responsabilidade dos coordenadores do Programa na IES em cada Universidade e Instituto Federal.
4. Quanto aos alunos transferidos de outras instituições: alunos que ingressaram este semestre, mas que vieram de outras Instituições por processo de transferência e estão cursando disciplinas do 01º semestre e outros semestres são considerados calouros?
RESPOSTA: Não, somente alunos que estão ingressando pela primeira vez no curso da sua instituição.
5. Há restrições para alunos de educação a distância?
RESPOSTA: Nesta etapa experimental, as bolsas são somente para alunos de cursos na modalidade presencial.
6. O que fazer em caso de Institutos que, devido à greve, ainda não iniciaram o 01º semestre de 2012?
RESPOSTA: Aguardar nova oportunidade. Nesta primeira etapa não será possível pelo cronograma já estabelecido.
7. Existe uma definição sobre as atividades que serão desenvolvidas pelos bolsistas?
RESPOSTA: Isto será definido antes do início das bolsas, em agosto.
8. Haverá divulgação da lista de estudantes contemplados?
RESPOSTA: Sim.
9. Quem fornecerá os cadernos de provas e orientações para aplicação das mesmas?
RESPOSTA: Essas informações estão sob responsabilidade dos coordenadores do Programa na IES em cada Universidade e Instituto Federal.