Verificação e Correção de Matrículas 2012/2

Prezados alunos:

Para melhor atendê-los na semana de correção de matrículas, os Colegiados dos cursos de Engenharia Agrícola, Engenharia Civil e Engenharia Sanitária e Ambiental começarão a partir desse semestre, a implantar um calendário de atendimento, distribuindo os alunos por ano de ingresso.

Leia com atenção as orientações abaixo e verifique o calendário.

Verificação e Correção de Matrículas 2012/2

• Verificando a efetivação da matrícula – 05/11/12

Após o processamento da matrícula (momento em que o DRA processa todas as solicitações de vaga nas disciplinas – consulte o Calendário Acadêmico), acesse novamente o Sistema Acadêmico (http://www.ufpel.edu.br/alunos/sistema_academico.html).

No link Matrícula >> Consulta – aparecerão as opções de verificação.

Lembre-se: somente após o processamento da matrícula é possível saber se o aluno conseguiu ou não a vaga nas disciplinas. (05 de novembro de 2012)

Se estiver tudo correto, o aluno terá a opção de imprimir seu Comprovante de Matrícula.

• Correção de matrícula – 05/11/12 a 09/11/12

A preferência (ordem) na obtenção de vaga para a matrícula em uma disciplina é dada pela média geral do aluno (somatório das notas nas disciplinas matriculadas, dividida pelo número de disciplinas matriculadas), onde a infreqüência conta como média zero.

As disciplinas do primeiro semestre normalmente ficam bloqueadas para os repetentes, impedindo que estes se matriculem automaticamente. Se isso acontecer será resolvido no período de correção de matrícula, ressaltando que a preferência na obtenção de vaga será dada pela média geral do aluno.

Procedimentos

Para a correção de matrícula 2012/2 será instituído procedimentos necessários para o bom funcionamento da correção de matrícula, a fim de minimizar o desperdício de tempo contribuindo para um atendimento de qualidade.

Para isso será padronizado os procedimentos da secretaria dos colegiados dos cursos de Engenharia Agrícola, Engenharia Civil e Engenharia Sanitária e ambiental, garantindo que as matrículas ocorram de acordo com a ordem estipulada pela Universidade.

A correção de matrícula obedecerá a uma escala de atendimento, distribuindo os alunos por ano de ingresso, conforme Tabela a seguir.

A efetiva matrícula nas disciplinas solicitadas no período de correção de matrícula estará sujeito à existência da vaga na disciplina e obedecerá obrigatoriamente a ordem de matrícula gerada pelo sistema, tendo como base a média geral do aluno.

Os alunos que solicitarem disciplinas cujas vagas estão esgotadas irão compor uma lista de espera, podendo ser efetivamente matriculado caso algum aluno já matriculado ou que possui direito a vaga desista da mesma.

• Matrícula Especial – 12/11/12

O aluno que necessita realizar matrícula especial em outro curso, deverá solicitar uma autorização na secretaria do Colegiado de Engenharia Agrícola na semana de correção de matrícula.

No ato da solicitação dessa autorização será verificado se o aluno possui os pré-requisitos necessários, para o Curso de Engenharia Agrícola.

É responsabilidade do aluno verificar nos demais colegiados os horários e a disponibilidade de vagas para matrícula especial.

Confira a grade de escala de atendimento.

Confira o documento com os procedimentos e a grade de atendimento em Atendimento na correção de matrícula 2012-2

Publicado em 19/10/2012, na categoria Sem categoria.