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  • Editais de Seleção PBG – Centro de Engenharias

    Editais de Seleção PBG – Centro de Engenharias:

    Atenten-se para os prazos de inscrição, datas e locais das provas e documentação necessária.

    Mais informações em https://wp.ufpel.edu.br/cea/atividades-academicas/pbg/ ou https://wp.ufpel.edu.br/prg/bolsas/pbg/

    Cálculo

    Edital de Seleção PBG – ALGA: https://wp.ufpel.edu.br/cea/files/2012/04/Edital-Seleção-PBG-ALGA.pdf

    Edital de Seleção PBG – Cálculo 1: https://wp.ufpel.edu.br/cea/files/2012/04/Edital-Seleção-PBG-Cálculo-1.pdf

    Edital de Seleção PBG – Cálculo 2: https://wp.ufpel.edu.br/cea/files/2012/04/Edital-Seleção-PBG-Cálculo-1-e-2.pdf

    Edital de Seleção PBG – Cálculo 3: https://wp.ufpel.edu.br/cea/files/2012/04/Edital-Seleção-PBG-Cálculo-3.pdf

    Desenho

    Edital de Seleção PBG – Desenho: https://wp.ufpel.edu.br/cea/files/2012/04/Edital-Seleção-PBG-Desenho.pdf

    Engenharia Agrícola

    Edital de Seleção PBG – Termodinâmica: https://wp.ufpel.edu.br/cea/files/2012/04/Edital-Seleção-PBG-Termodinâmica.pdf

    Engenharia Civil

    Edital de Seleção PBG – Mecânica Aplicada I e Isostática: https://wp.ufpel.edu.br/cea/files/2012/04/Edital-Seleção-PBG-Mecânica-Aplicada-I-e-Isostática.pdf

    Engenharia Sanitária e Ambiental

    Edital de Seleção PBG – Topografia: https://wp.ufpel.edu.br/cea/files/2012/04/Edital-Seleção-PBG-Topografia.pdf

    Edital de Seleção PBG – Ecotoxicologia: https://wp.ufpel.edu.br/cea/files/2012/04/Edital-Seleção-PBG-Ecotoxicologia.pdf

    Requisitos:

    Para participar do Programa de Bolsas de Graduação, o acadêmico deverá:
    – Estar regularmente matriculado e frequentando curso de nível superior na UFPel;
    – Ter cursado, no mínimo, 1 (um) semestre do seu curso na UFPel;
    – Não ser aluno formando no semestre acadêmico de ingresso no Programa;
    – Não ter outras modalidades de bolsa, exceto aquelas vinculadas à Pró-Reitoria de Assistência Estudantil – PRAE (moradia, alimentação e transporte);
    – Não apresentar mais do que 3 (três) reprovações e/ou infrequências (no total).

    Carga Horária, Vigência e Valor Das Bolsas:

    As bolsas serão concedidas no período de maio a dezembro de 2012.
    O valor será de R$ 300,00 (trezentos reais), com carga horária total de 48h mensais.

    Documentos Exigidos para os Candidatos Selecionados:

    – Cópia da Carteira de Identidade e do CPF;
    – Cópia do cartão bancário (conta corrente em qualquer banco, cujo titular deve ser o próprio bolsista). Não será aceita conta poupança;
    – Original do histórico escolar atualizado, fornecido pelo DRA ou pelo Colegiado de Curso;
    – Termo de Compromisso, preenchido digitado e assinado por todas as partes. Só será aceito o FORMULÁRIO ATUALIZADO (versão 2012), disponível em https://wp.ufpel.edu.br/prg/bolsas/pbg/.

  • Oportunidade de Estágio na Termasa – Eng. Agrícola

    Informamos que a empresa Termasa está selecionando 01 vaga para estagiário na área de Engenhria Agrícola.

    Caso haja interesse,  favor enviar-me curriculo para email: rh@termasa.com.br.

    EMPRESA:  TERMINAL MARÍTIMO LUIZ FOGLIATTO S/A.
    RAMO DE ATIVIDADE: Atividades de recebimento, armazenagem, e expedição de produtos e mercadorias no mercado interno e externo, exploração de terminal marítimo, carga e descarga e participar de outas empresas (armazém geral).

    HORÁRIO: 
    07:30 hs às 12:00 e das 13:00 às 14:30 hs.

    N.º DE VAGAS: 01

    BENEFÍCIOS: Vale Transporte e Refeitório
    INSCRIÇÕES: rh@termasa.com.br

  • Programa de Bolsas de Graduação – PBG

    Vimos por meio deste, divulgar o Programa de Bolsas de Graduação (PBG) que tem a finalidade de contribuir com a melhoria da qualidade das disciplinas atendidas e oportunizar a inserção do estudante em atividades de docência.

    O Edital para a seleção dos bolsistas PBG e a documentação pertinente encontra-se em https://wp.ufpel.edu.br/cea/atividades-academicas/pbg/

    OBSERVAÇÕES:

    Atentem para os prazos e locais de inscrição, requisitos e documentos necessários (inscrição e posterior efetivação).

  • Estruturas II – Prova dia 18/04 – Quarta-feira

    Caros alunos, a pedido do prof. Michelon, informamos que a prova de Estruturas II, na próxima quarta-feira dia 18/04, será realizada no prédio da Engenharia Industrial Madeireira, no seguinte endereço, ( Conde de Porto Alegre ) – Rua Conde de Porto Alegre, nº 793 – Bairro Centro – Pelotas – RS – CEP: 96010-290.

    Disciplina: Estruturas II – Prova
    Local: Eng. Ind. Madeireira – Sala 04
    Data: 18/04

    Att.

  • Aproveitamento de Disciplinas – 10 a 20 de abril

    Período de Aproveitamento de Disciplinas para o primeiro semestre de 2012:

    O recebimento dos pediso acontecerá de 10 a 20 de abril, quando serão aceitos os pedidos de aproveitamento de disciplinas para alunos regulares e ingressantes nos Cursos de Graduação.

    Período: de 10 a 20 de abril de 2012
    Horário: 10h às 15h
    Local: sala 107

    Como fazer o pedido?

    O pedido, este ano, será baseado no preenchimento de formulário específico, disponibilizado abaixo, que deve ser entregue já preenchido pelo interessado. Leia as instruções de preenchimento no anexo do formulário.

    O aluno, nos dias que antecedem sua visita ao DRA, deve dirigir-se aos Colegiados de Curso para receber orientação quanto ao seu futuro pedido. O DRA não orientará nenhum aluno, tendo em vista que isto é exclusividade dos Colegiados de Curso e do interessado – o aluno.

    Por exemplo, João cursou Bioquímica II no curso de Enfermagem e gostaria de aproveitar por Anatomia II no Curso deMedicina. É possível?

    Quem responde isso é o Colegiado de Curso de Medicina, não o DRA!

    Em outro exemplo, Maria cursou Matemática Discreta na Faculdade Particular (FP) e gostaria de aproveitar a disciplina na cadeira de Conjuntos Numéricos Complexos no Curso de Licenciatura em Matemática. É possível?

    Quem responde isso é o Colegiado de Curso de Matemática, não o DRA!

    Deste modo, o DRA somente formaliza o pedido do aluno para o Colegiado de Curso, abrindo o processo de aproveitamento.

    Lembre-se de trazer suas informações de maneira organizada, de modo a realizar seu pedido de forma ágil, clara e objetiva. Não desperdice seu tempo e dos demais realizando questionamentos que deveriam estar de antemão esclarecidos.

    Com o formulário preenchido, compareça ao DRA nas datas e horários marcados.

    Formulário para Aproveitamento de Disciplinas (leia com atenção as instruções contidas no formulário) Clique aqui

    Confira o texto em http://www.ufpel.edu.br/alunos/index1.php?link=desc_aproveitamento

  • Seleção de Estagiários Voluntários – NEPERS

    Núcleo de Educação, Pesquisa e Extensão em Resíduos Sólidos e Sustentabilidade – NEPERS

    Seleção de Estagiários Voluntários

    Requisitos básicos:

    – Estar devidamente matriculado no semestre letivo de 2012/1 nos cursos:

    Engenharia Sanitária e Ambiental, Ciências Biológicas, Química, Química de Alimentos, Química Industrial, Engenharia Agrícola, Tecnólogo em Gestão Ambiental, Tecnólogo em Agroindústria, Tecnólogo em Gestão de Cooperativas, Tecnólogo em Hotelaria, Biotecnologia, Agronomia ou Zootecnia;

    – Possuir disponibilidade de 3 turnos semanais (não incluso período noturno);

    – Não ser aluno concluinte.

    Documentação requirida:

    – Ficha de Inscrição, disponível no site : Ficha de inscrição

    – Currículo atualizado e comprovado (não será devolvido);

    – Histórico atualizado;

    – Xerox da carteira de identidade

    Período de inscrições: de 09/04/2012 até 27/04/2012

    Local da inscrição: Av. Bento Gonçalves, nº 3395, entregar todos os documentos impressos na portaria.

    Para mais informações: 32224318 ramal 21 ou nepers.ufpel@yahoo.com.br

  • Disciplinas de ALGA, Cálculo 1, 2 e 3

    Caros alunos,

    Segundo informações do Prof. Tillmann (Diretor do Centro de Engenharias), a partir desta semana (02/04) todas as turmas de ALGA, Cálculo 1, Cálculo 2 e Cálculo 3 oferecidas aos cursos do Centro de Engenharias terão professores para ministrá-las, ou seja, as turmas de disciplinas que ainda não haviam iniciadas até o presente momento, iniciarão nesta semana.

    Os horários e locais das disciplinas do curso de Engenharia Agrícola podem ser visualizados em wp.ufpel.edu.br/cea/inicio/horario.


    Resaltamos que foi aprovado o novo horário de funcionamento das aulas no Campus Porto e Andrade Neves, portanto as aulas nestes locais deverão seguir a seguinte grade de horários, conforme  informações no link https://wp.ufpel.edu.br/cea/noticias/horario-de-funcionamento-campus-porto-e-andrade-neves/

    OBS: As turmas da disciplina de Estatística Básica permanecem sem professor até o presente momento.

    Sem mais para o momento, agradecemos a atenção dispensada.

  • Trancamento de Disciplinas – 02 a 09 de abril de 2012

    O período de Trancamento de Disciplinas acontece de 2 a 09 de abril de 2012 , segundo o Calendário Acadêmico.

    Os pedidos de trancamento devem ser feitos no Atendimento do DRA, no horário de Atendimento, das 08:15h às 15:30h. Atente-se ao horário, pois não haverá atendimento após o estipulado.

    Quem pode trancar disciplinas? TODOS OS ALUNOS, independente da forma e ano de ingresso.

    O formulário do pedido deve ser entregue preenchido e assinado na Gerência de Atendimento e Informação do DRA (GAI-DRA). Isso agiliza o processo. Não perca seu tempo e não tome o tempo dos demais preenchendo o formulário na hora, no balcão.

    ATENÇÃO: Trancamento de disciplina não é Trancamento de Matrícula (Trancamento Geral). Veja o Regulamento dos Cursos de Graduação.

    Formulário

    Visualizar exemplo do formulário preenchido (Note que, em caso de dúvida, consulte com antecedência o Colegiado de Cursoou acesse o Sistema Acadêmico e verifique o código das disciplinas na seção “Matrícula“).

    MÍNIMO DE CRÉDITOS QUE O ALUNO DEVE FICAR MATRÍCULADO :

    Para o curso de MEDICINA VETERINÁRIA, o aluno deve ficar matriculado em no mínimo 14 créditos.

    Para os demais cursos, em no mínimo 8 créditos.

    Gerência de Atendimento e Informação

  • Inscrições para o Programa Jovens Talentos para a Ciência são prorrogadas até esta terça (27)

    O Departamento de Pesquisa e Iniciação Científica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação informa que as inscrições para o Programa “Jovens Talentos para a Ciência”, fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), foram prorrogadas até o dia 27 de março de 2012, nesta terça-feira.

    O Programa “Jovens Talentos para a Ciência” disponibilizará 06 (seis) mil vagas, de acordo com a demanda de ingressantes no primeiro semestre de 2012 e as devidas inscrições dos mesmos no Programa, para todas as Universidade Federais e Institutos Federais de Educação. A UFPel obteve 3.168 (três mil cento e sessenta e oito) alunos ingressantes no primeiro semestre de 2012, segundo dados do Departamento de Registros Acadêmicos (DRA).

    Será somente o Departamento de Pesquisa e Iniciação Científica que fará a inscrição dos alunos ingressantes no Programa, encaminhando-lhes assim para a prova de seleção que será idealizada por membros do Ministério da Educação na data confirmada de 29 de abril de 2012, em local ainda a ser divulgado neste site.

    O discente deverá munir-se dos seguintes documentos para realizar a inscrição no Programa “Jovens Talentos para a Ciência”:

    – Preencher, de forma atenta e completa, o formulário disponível no arquivo [ANEXO A ESTE E-MAIL];

    – Fotocópia do Registro Geral (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF) [A cédula de identidade que já contiver em sua origem o número de CPF, não faz-se necessário a apresentação de fotocópia do referido CPF, efetivando-se assim apenas a fotocópia do RG];

    – Atestado de Matrícula emitido pelo Departamento de Registros Acadêmicos (DRA) ou Colegiado do Curso, onde haja de forma EXPLÍCITA a informação de que o aluno é INGRESSANTE no primeiro semestre de 2012 (2012/1), bem como seu número de matrícula, não valendo-se para alunos que sejam reoptantes ou reingressantes na Universidade Federal de Pelotas;

    A entrega do formulário e dos documentos deverá ser realizada pessoalmente no seguinte endereço: Departamento de Pesquisa e Iniciação Científica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, localizado na Rua Gomes Carneiro, Nº 01, Centro, Campus Anglo – 04º Andar, sala 409. A entrega do formulário deverá ser realizada, impreterivelmente, até o prazo máximo do dia 27 de março de 2012 (terça-feira) às 12 horas.

    Veja abaixo um pequeno perguntas e respostas para sanar suas dúvidas acerca do Programa “Jovens Talentos para a Ciência”:

    1. O prazo para inscrição dos alunos será prorrogado?

    RESPOSTA: Atendendo às solicitações das Universidades e Institutos Federais que aderiram ao Programa “Jovens Talentos para a Ciência”, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) informam que o prazo para inscrições foi prorrogado até o dia 27 de março de 2012.

    2. Quanto ao conteúdo programático da prova de seleção: será disponibilizado algum?

    RESPOSTA: Não haverá conteúdo programático. Conforme orientações repassadas em reunião realizada no dia 05 de março na sede da CAPES, as provas serão de conhecimentos gerais com base em conteúdos já dominados pelos candidatos.

    3. Quanto à divulgação dos locais da prova: a cargo de quem fica a responsabilidade de divulgar o local e horário da prova? Como será feito esse contato com o aluno? Por e-mail? Telefone?

    RESPOSTA: Essas informações estão sob responsabilidade dos coordenadores do Programa na IES em cada Universidade e Instituto Federal.

    4. Quanto aos alunos transferidos de outras instituições: alunos que ingressaram este semestre, mas que vieram de outras Instituições por processo de transferência e estão cursando disciplinas do 01º semestre e outros semestres são considerados calouros?

    RESPOSTA: Não, somente alunos que estão ingressando pela primeira vez no curso da sua instituição.

    5. Há restrições para alunos de educação a distância?

    RESPOSTA: Nesta etapa experimental, as bolsas são somente para alunos de cursos na modalidade presencial.

    6. O que fazer em caso de Institutos que, devido à greve, ainda não iniciaram o 01º semestre de 2012?

    RESPOSTA: Aguardar nova oportunidade. Nesta primeira etapa não será possível pelo cronograma já estabelecido.

    7. Existe uma definição sobre as atividades que serão desenvolvidas pelos bolsistas?

    RESPOSTA: Isto será definido antes do início das bolsas, em agosto.

    8. Haverá divulgação da lista de estudantes contemplados?

    RESPOSTA: Sim.

    9. Quem fornecerá os cadernos de provas e orientações para aplicação das mesmas?

    RESPOSTA: Essas informações estão sob responsabilidade dos coordenadores do Programa na IES em cada Universidade e Instituto Federal.

    FONTE: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) (http://www.capes.gov.br/duvidas-frequentes/79-jovens-talentos-para-a-ciencia)

    Qualquer dúvida referente ao “Programa Jovens Talentos para a Ciência” pode ser tirada através do telefone (53) 3921.1412.

  • Programa Jovens Talentos para a Ciência abre inscrições até esta quinta (22)

    O Departamento de Pesquisa e Iniciação Científica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação está informando que estão abertas as inscrições para o “Programa Jovens Talentos para a Ciência”, fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O Programa disponibilizará seis mil vagas, de acordo com a demanda de ingressantes no primeiro semestre de 2012 para todas as universidade federais e institutos federais de educação. A UFPel teve 3.168 alunos ingressantes no primeiro semestre de 2012, segundo dados do Departamento de Registros Acadêmicos (DRA).

    Será somente o Departamento de Pesquisa e Iniciação Científica que fará a inscrição dos alunos ingressantes no Programa, encaminhando-lhes assim para a prova de seleção que será aplicada por membros do Ministério da Educação na data prevista de 29 de abril de 2012, em local ainda a ser divulgado.

    O discente deverá munir-se dos seguintes documentos para realizar a inscrição no “Programa Jovens Talentos para a Ciência”:

    – Preencher de forma atenta e completa o formulário disponível no arquivo formulario-programa-jovens-talentos-para-a-ciencia.doc ;
    – Fotocópia do Registro Geral (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF) [A cédula de identidade que já contiver em sua origem o número de CPF, não faz-se necessário a apresentação de fotocópia também do referido documento, valendo assim apenas a fotocópia do RG];
    – Atestado de Matrícula emitido pelo Departamento de Registros Acadêmicos ou Colegiado do Curso, onde haja de forma EXPLÍCITA a informação de que o aluno é INGRESSANTE no primeiro semestre de 2012 (2012/1), não valendo-se para alunos que sejam reoptantes ou reingressantes na Universidade Federal de Pelotas;

    A entrega do formulário e dos documentos deverá ser realizada pessoalmente no seguinte endereço: Departamento de Pesquisa e Iniciação Científica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, localizado na Rua Gomes Carneiro, Nº 01, Centro, Campus Anglo – 04º Andar, sala 409.

    A entrega do formulário deverá ser realizada, impreterivelmente, até o dia 22 de março de 2012 (quinta-feira).

    Qualquer dúvida referente ao “Programa Jovens Talentos para a Ciência” pode ser tirada através do telefone (53) 3921.1412.

    Texto original em http://ccs.ufpel.edu.br/wp/2012/03/19/programa-jovens-talentos-para-a-ciencia-abre-inscricoes-ate-esta-quinta22/

  • Matrícula Especial – Vagas

    Disponibilizamos a seguir a lista de disciplinas com as respectivas vagas para matrícula especial.

    Confira em: https://wp.ufpel.edu.br/cea/files/2012/03/Lista-de-disciplinas-com-vagas-disponíveis-para-matrícula-especial-Engenharia-Agrícola.pdf

    Horário de Atendimento: Das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00 horas.

    Solicite junto ao colegiado do seu curso, uma autorização de matrícula especial, esta garante que o aluno possui os pré requisitos ou a liberação deles para cursar determinada disciplina em outro curso.

    Não será realizada matrícula especial sem a autorização do colegiado de curso do aluno.

    Confira a grade de horários das disciplinas do curso de Engenharia Agrícola em https://wp.ufpel.edu.br/cea/inicio/horario/

    Todos os procedimentos e requisitos serão descritos no Colegiado, que é soberano para decidir se aceita ou não a solicitação de matrícula. A matrícula deve ser feita na hora, conforme as orientações do Colegiado.

    A matrícula especial pode ser solicitada por todos os alunos dos cursos de graduação, a partir do 2º semestre do curso.

  • Horário de funcionamento das aulas no Campus Porto e Andrade Neves

    Bom dia caros alunos e professores.

    Vimos por meio deste informar que foi aprovado o novo horário de funcionamento das aulas no Campus Porto e Andrade Neves, portanto as aulas nestes locais deverão seguir a seguinte grade de horários, esta alteração visa um melhor aproveitamento do tempo e do espaço físico, disponibilizando seis períodos no turno da tarde, possibilitando alocar dois períodos além dos quatro períodos que costumam ser ocupados.

    Confiram também a grade de disciplinas com as salas atualizadas. http://wp.ufpel.edu.br/cea/inicio/horario/

    Horários Campus Porto e Andrade Neves

    Sem mais para o momento, pedimos encarecidamente que este novo horário seja cumprido para que não tenhamos problemas.

    Agradecemos a atenção e compreensão de todos.

  • Confirmação de Matrícula (Ingressantes): 21 de março de 2012

    Conforme informado aos alunos, no ato da matrícula, pelo Departamento de Registros Acadêmicos (DRA) ,todos alunos ingressantes 2012/1, deverão comparecer no colegiado do curso no dia 21 de março de 2012 para confirmar a matrícula.

    Este procedimento deve ser realizado pelo próprio aluno, o não comparecimento implicará no cancelamento da matrícula, ou seja, o aluno que não comparecer neste dia, perderá sua vaga no curso.

    A responsabilidade pelo comparecimento é restrita ao aluno, visto que este assinou um documento de ciência deste procedimento, no ato da matrícula.

    Horário de Atendimento do Colegiado do Curso de Engenharia Agrícola:

    Das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00

    Não haverá atendimento fora deste horário.

  • Matrícula Especial

    Como solicitar matrícula especial:

    No dia 12 de março de 2012, dirija-se ao Colegiado que oferta a disciplina que tens intenção de cursar.

    Verifique com antecedência os horários de funcionamento do respectivo Colegiado.

    Solicite junto ao colegiado do Curso de Engenharia Agrícola, uma autorização de matrícula especial, esta garante que o aluno possui os pré requisitos ou a liberação deles para cursar determinada disciplina em outro curso.

    No dia 12, solicite, diretamente no Colegiado do curso pretendido, a matrícula na disciplina em questão (verifique junto ao Colegiado as disciplinas ofertadas). Todos os procedimentos e requisitos serão descritos no Colegiado, que é soberano para decidir se aceita ou não a solicitação de matrícula. A matrícula deve ser feita na hora, conforme as orientações do Colegiado.

    A matrícula especial pode ser solicitada por todos os alunos dos cursos de graduação, a partir do 2º semestre do curso.

    Gerência de Atendimento e Informação

    Confira o texo original em http://www.ufpel.edu.br/alunos/index.php?link=desc_especial

  • TRAINEE ENG. AGRÍCOLA – MECANIZAÇÃO

    Empresa do Agronegócio listada na BOVESPA, com unidades produtivas no MT, MS, GO, BA, MA e PI, contrata:

    TRAINEE ENG. AGRÍCOLA – MECANIZAÇÃO (1 vaga)

    REQUISITOS: Recém formados (até 03 anos) no curso Superior de Eng. Agrícola. Vivência e interesse pela área de mecanização agrícola. Disponibilidade para residir em qualquer estado do Brasil.

    LOCAL DE ATUAÇÃO: Região Centro-Oeste

    Interessados favor encaminhar currículo e histórico acadêmico atualizado para slcagricola@gmail.com

    www.slcagricola.com.br

  • Correção de Matrícula

    Caso o aluno não possa se fazer presente no período de correção de matrícula, este poderá autorizar alguém para representá-lo, para isso é necessário preencher e imprimir o formulário a seguir com as informações solicitadas.

    Aquele que irá representá-lo deverá comparecer no Colegiado do Curso no período estipulado no Calendário Acadêmico, portando documento de identidade e o formulário acima citado preenchido e assinado pelo aluno.

    Dúvidas, entre em contato com o colegiado.

    Autorização – Correção de Matrícula (.doc)
    Autorização – Correção de Matrícula (.docx)

  • Atenção Ingressantes

    ATENÇÃO

    A disciplina de Química Geral (0150100) será dividida em duas turmas, M1 e M2.
    Nas aulas teóricas as turmas M1 e M2 permanecerão juntas.
    Nas aulas práticas as turmas M1 e M2 ficarão em horários distintos conforme grade de horários.

    E importante que vocês assistam as aulas nas turmas em que vocês estão matriculados, evitando problemas na frequência e nas provas.

    Confira a Lista de alunos matriculados nas turma M1 e M2 de Química Geral em https://wp.ufpel.edu.br/cea/alunos/ingressantes

  • Oportunidade – Analista de Qualidade

    Divulgamos uma oportunidade de trabalho para Engenheiro Agrícola, divulgada pelo Eng. Agrícola Pablo Cardozo, formado pela UFPEL, atualmente Analista de Qualidade da empresa CDA – Cia. de Distribuição Araguaia.

    Oportunidade:

    Empresa: Cia de Distribuição Araguaia – CDA
    Vaga: Analista de Qualidade
    Turno: Noite
    Contratação: Urgente

    Interessados devem enviar curriculo para o RH, email aline.valerio@cdaraguaia.com.br

  • Prêmio ALCOA de Inovação em Alumínio

    Confira tudo sobre o Prêmio em: http://www.alcoa.com/brazil/pt/custom_page/premio-alcoa/index.asp

    O 10º Prêmio Alcoa de Inovação em Alumínio tem por objetivo receber projetos com soluções criativas e inovadoras em novos produtos ou novas aplicações em alumínio, ainda não desenvolvidos ou executados e que possam ser desenvolvidos em escala comercial.

    Com tema livre, o participante deverá apresentar no concurso um projeto para novo produto ou nova aplicação em alumínio, dentro de qualquer segmento e em quaisquer processos de transformação disponíveis. O candidato pode partir da industrialização e/ou da reciclagem do metal – que seja tecnicamente viável para produção, implantação industrial e comercial.

  • X Congresso Latino-Americano e do Caribe de Engenharia Agrícola e XLI Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola (CLIA/CONBEA 2012)

    Atenção para a sexta chamada para envio de resumos ao X Congresso Latino-Americano e do Caribe de Engenharia Agrícola e XLI Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola (CLIA/CONBEA 2012)

    A Comissão Organizadora, a Associação Brasileira de Engenharia Agrícola e a Associação Latino-Americana e do Caribe de Engenharia Agrícola têm a honra de convidá-los a participar do X Congreso Latinoamericano y del Caribe de Ingeniería Agrícola – CLIA e XLI Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola – CONBEA, na cidade de Londrina – Paraná, Brasil, no período de 15 a 19 de julho de 2012.

    Sob o tema “A Engenharia Agrícola na Evolução dos Sistemas de Produção” serão discutidas as dúvidas que permitam a elaboração de discussão em torno dos desafios da Engenharia Agrícola no Brasil no campo científico e tecnológico.

    A programação está sendo preparada com a intenção de montar agenda positiva, contemplando conferências e apresentações dos trabalhos técnico-científicos, que permitem a participação de grande número de produtores, pesquisadores, professores, estudantes, profissionais de agroindústriais e extensionistas.

    Temos certeza que o evento será de grande valor para todos os interessados no avanço do conhecimento da Engenharia Agrícola no Brasil e na América Latina, portanto não deixem de participar.

    Confira tudo sobre o Evento em: http://www.sbea.org.br/conbea2012/

  • PAVE – Lista de Aprovados e Edital de Matrícula

    O Centro de Gerenciamento de Informações e Concursos (CGIC) divulga a lista dos aprovados do PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DA VIDA ESCOLAR – PAVE VI (2009-2011) – Etapa 3

    Confira a Lista de Aprovados em: http://ces.ufpel.edu.br/vestibular/pave/download/listao-1.pdf

    Lista de Aprovados para o Curso de Engenharia Agrícola:

    – LAURO SOARES RIBEIRO

    Matrículas do PAVE:

    Data de Matrícula: 17/01/2012

    Confira o edital de matrículas do PAVE 2012 em: http://www.ufpel.edu.br/alunos/editais/edital_01_2012.pdf
  • Curso Gratuito em Matemática Básica

    O Departamento de Matemática e Estatística atraves do Projeto Tópicos de Matemática Elementar: Matemática Básica – Iniciação ao Cálculo oferece:

    Curso Gratuito em Matemática Básica para alunos da UFPEL.

    Reforce seus conhecimentos em Matemática e prepare-se para as disciplinas de Pré-Cálculo, Cálculo e Algebra Linear e Geometria Analítica.

    180 vagas para alunos com ingresso em 2012/1.

    Curso no período de: 27/02 a 02/03

    Inscrisões de: 18/02 a 24/02 – http://minerva.ufpel.edu.br/~matematica.elementar/

    Informações: (53)3275-7441 ou (53)3275-7346 – http://ifm.ufpel.edu.br/dme/site/


  • DRA publica resultados para transferência, reingresso e reopção

    O Departamento de Registros Acadêmicos (DRA) está publicando os resultados das solicitações de transferência, reingresso e reopção, visando o primeiro semestre de 2012.

    Confira na página do DRA: http://www.ufpel.edu.br/alunos/index.php?link=home

    Resultado da seleção para ingresso como Transferência, Reingresso e Reopção 2012/1: http://www.ufpel.edu.br/alunos/informacao/edital_40_2011_resultado.pdf
    Ficha de cadastro para matrícula: http://www.ufpel.edu.br/alunos/informacao/ficha_cadastro.pdf
    Procuração para matrícula: http://www.ufpel.edu.br/alunos/informacao/procuracao_cad.pdf
    Classificação dos candidatos selecionados para o curso de Engenharia Agrícola.

    1º Lugar: Igor Fonseca Bitencourt
    2º Lugar: Gabriela Gomes Couto
    3º Lugar: Diego Freitas Schumacher

  • Engenharia Agrícola oferece 40 vagas para ingresso no 1º semestre de 2012

    O Curso de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Pelotas oferece 40 vagas para ingresso no 1º semestre de 2012 através do SISU/ENEM.

    Confira tudo sobre o SISU em: http://sisu.mec.gov.br

    Curso: Engenharia Agrícola
    Grau: Bacharelado
    Turno: Integral (Matituno, Vespertino e Noturno)
    Vagas: 40
    Ingresso: 1º Semestre
    Período de inscrições: 7 a 12 de janeiro

    Como Funciona o SISU/ENEM: http://sisu.mec.gov.br/como-funciona
    Como se inscrever: http://sisu.mec.gov.br/como-se-inscrever
    Tire suas dúvidas: http://sisu.mec.gov.br/tire-suas-duvidas
    Cronograma: http://sisu.mec.gov.br/cronograma

  • Guia do Estudante – Melhores Universidades 2011

    O Curso de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Pelotas obteve novamente 4 estrelas na avaliação do prestigioso Guia do Estudante, edição Guia Melhores Universidades 2011, da Editora Abril.


  • Pinheirinho Eletro-hidráulico

    O Laboratório de Automação Industrial do Centro de Engenharias já entrou no clima natalino. O laboratorista e aluno do curso de Engenharia de Produção, Ricardo Ripoll e o aluno da disciplina Automação Industrial, Marcelo Pereira acadêmico do curso de Engenharia Industrial Madeireira desenvolveram um Pinheirinho Eletro-hidráulico com acionamentos automáticos.

    O Pinheirinho Eletro-hidráulico consiste de um cenário natalino animado por meio de comandos eletro-hidráulicos. Para gerar a sequência adequada dos movimentos foram utilizados sensores, atuadores hidráulicos e temporizadores elétricos entre outros. Os conceitos utilizados, neste desafio para os alunos, foram desenvolvidos durante a disciplina de Automação Industrial ministrada pelos professores Gilson Porciúncula e Carlos Alberto Silveira da Luz. A decoração do cenário contou com a participação da funcionária Priscila Fuente dos Santos.

    O Pinheirinho Eletro-hidráulico está em exposição no prédio 33 do Campus Capão do Leão e o vídeo do sistema pode ser assistido através do link abaixo.

    Pinheirinho Eletro-hidráulico

  • Cancelamento do processo eleitoral

    A pedido da Comissão Eleitoral para eleição dos cargos de Diretor e Diretor Adjunto do CEng, comunicamos que o referido processo está CANCELADO, por ordem do Reitor Antônio César Gonçalves Borges.

  • Nota de Falecimento

    Com extremo pesar, a Direção do Centro de Engenharias vem comunicar o falecimento do filho do Prof.º Elton Butierres, colega e amigo integrante de nossa comunidade.

    Informamos que as últimas homenagens e o sepultamento ocorrerão às 19h de hoje, sexta-feira dia 11 de novembro de 2011, no Cemitério São Francisco de Paula.

    Lamentamos o ocorrido e estendemos aos familiares nossas condolências além de nossos mais estimados préstimos.

    Cordialmente,

    Direção do CEng