Início do conteúdo
Projetos integradores

PROMOÇÃO DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO NO ÂMBITO DO CENTRO DE ENGENHARIAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

Convidamos os alunos do CENG a participarem do Projeto Integradores CENG, o qual visa o desenvolvimento às Atividades de Extensão. O projeto trabalha com a possibilidade de proposições de atividades oriundas do seu corpo discente (alunos), que deem a oportunidade desse conceber, registrar e participar de ações extensionistas, as quais permitam melhoria das condições de vida da comunidade, organizações e sociedade geral, promovendo o desenvolvimento regional.

Quem pode participar e propor as ações?
Qualquer aluno ou grupo de alunos matriculado(s) em Curso de graduação ou pós-graduação da unidade CENG pode propor as ações.
E podem participar os alunos da Universidade de qualquer Curso ou Unidade, assim como a comunidade em geral.

Qual a vantagem?
As atividades serão certificadas com a carga horária de dedicação às ações!
E principalmente “FAZER O BEM FAZ BEM”, quem participa das ações leva o bem a comunidade. Permite ao aluno tomar consciência do contexto local e regional, da realidade social e coletiva em que está inserido, entender as suas necessidades, e ter maturidade de como o conhecimento acadêmico adquirido na Universidade Pública pode retornar a sociedade através de atividades práticas e reais.

Além de possibilitar a integração, a combinação de especialização de diversas áreas e visão holística, o que permite propor múltiplas possibilidades de transformação da sociedade através da reprodução desse conhecimento por meio da troca de saberes com as comunidades, pela construção de alianças intersetoriais e interorganizacionais. Porque para se analisar um cenário qualquer, a formação para o exercício da cidadania precisa estar fundada em três pilares: “o pensamento crítico, a cidadania universal e a capacidade imaginativa” (DALBOSCO, 2015).

Avaliação da Proposta
As propostas serão avaliadas a partir de um formulário online, no qual se anexará a proposta da ação e uma carta de motivação preenchida pelos estudantes. Os representantes da Câmara de Extensão do CENG avaliarão a proposta, sendo que serão considerados principalmente a caracterização da ação extensionista, a interação com os cursos do CENG e a viabilidade de execução. E as ações deverão seguir as diretrizes da extensão universitária adotada pela UFPel. Maiores informações estão disponíveis em:

EDITAL 01/2019 – PROCESSO DE SELEÇÃO INTERNA – PROPOSTAS DE AÇÕES PARA PROJETOS INTEGRADORES CENG – CÂMARA DE EXTENSÃO CENG/UFPEL

Publicado em 05/07/2019.