Início do conteúdo
    Notícias
  • Contatos – CEng

    Direção: Bruno Müller Vieira –> e-mail  direcao.ceng.ufpel@gmail.com

    Direção Adjunta: Aline Tabarelli–> e-mail aline.tabarelli@ufpel.edu.br

    Chefe do Núcleo Administrativo: Vinícius Muñoz–> e-mail viniciusmunoz.ceng@gmail.com

    T.I do CEng: Leonardo Manetti –>e-mail ti.ceng@ufpel.edu.br

    Secretaria da Direção: Laureci  Lane Araújo Silva–> e-mail laureci.silva94@gmail.com

    Secretaria das Câmaras: Claudia Farias–> e-mail secretaria.ufpel.ceng@gmail.com

    Redes Sociais CEng: Leonardo Manetti–> e-mail ti.ceng@ufpel.edu.br

     

  • EDITAL PARA SELEÇÃO DE BOLSISTA PESQUISADOR(A) DE INOVAÇÃO APRENDIZ

    A Unidade Embrapii InovaAgro UFPel: Tecnologias para a Agricultura e Agroindústria / Máquinas Agrícolas, torna público que estão abertas as inscrições para a seleção de bolsistas para atuarem nos seus projetos.

    Serão selecionados 4 estudantes para Bolsas Pesquisador de Inovação Aprendiz, sendo 1 vaga para um aluno de Agronomia e 3 vagas de alunos dos cursos de Engenharia Agrícola, Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Eletrônica, além de cadastro reserva.

    Inscrições de 14/03/2024 até às 23 horas do dia 19 de março de 2024.

    Para mais informações leia o edital.

    Edital-selecao-bolsistas_Embrapii-Canario-1

     

  • Pós-Graduação em Ciências Ambientais “SEGUNDA SELEÇÃO DE ALUNO ESPECIAL (2024-1)”

    Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais
    EDITAL Nº 33/2024
    SELEÇÃO DE ALUNO ESPECIAL 2024-1

    A Universidade Federal de Pelotas em conformidade com o Regimento Stricto Sensu da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação e a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (Mestrado) tornam público, para conhecimento, o processo de seleção de candidatos interessados em cursar disciplinas obrigatórias e/ou optativas como aluno especial do referido Programa, nos termos estabelecidos neste Edital.

     

    edital de aluno especial 2024-1-vagas remanescentes

  • Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (Mestrado)-SELEÇÃO DE ALUNO REGULAR ESPECIAL 2024-1/

    A Universidade Federal de Pelotas em conformidade com o Regimento Stricto Sensu da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação e a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (Mestrado) tornam público, para conhecimento, o processo de seleção de candidatos interessados em cursar disciplinas obrigatórias e/ou optativas como aluno especial do referido Programa, nos termos
    estabelecidos neste Edital.

    I – DA INSCRIÇÃO
    As inscrições ao Exame de Seleção para cursar disciplinas obrigatórias e/ou optativas como aluno especial do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da UFPel estarão abertas no período de 19 a 21 de Fevereiro de 2024(e-mail:ppgcambmestrado@gmail.com).

    edital para aluno especial 2024-1 final

  • Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais – EDITAL Nº 006/2024

    EDITAL Nº 006/2024
    SELEÇÃO DE ESTUDANTE REGULAR INGRESSO 2024-1
    A Universidade Federal de Pelotas em conformidade com o Regimento Stricto Sensu da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e a Coordenação do Programa de Mestrado Stricto Sensu em Ciências Ambientais tornam público, para conhecimento dos interessados, o processo de seleção dos candidatos do referido Programa, nos termos estabelecidos neste Edital.
    I – DA INSCRIÇÃO
    As inscrições ao Exame de Seleção para o Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais da UFPel (R. Benjamin Constant, 989 – Porto – Pelotas – Rio Grande do Sul. CEP: 96010-020) estarão abertas no período de 27 de janeiro de 2024 a 15 de fevereiro de 2024

     

    EDITAL Nº 006/2024

  • Prédio 1001, do Centro de Engenharias, passará por reforma

    Há muito desejada pela comunidade do Centro de Engenharias da Universidade Federal de Pelotas (CEng/UFPel), a revitalização do prédio 1001 irá iniciar no dia 1º de fevereiro. O imóvel, anexo ao prédio da Cotada, fica na rua Benjamin Constant, 1001, e possui dois pavimentos. O local receberá, no andar térreo, um auditório de 140 lugares, sala para estudos e espaço de convivência e, no piso superior, setes salas de aula, que podem ser flexibilizadas caso necessário.

    O espaço possui 1.250m2 de área e é inventariado. O investimento é de R$ 3,4 milhões. A obra, sob responsabilidade da empresa Rota Engenharia Ltda., será realizada com recurso próprio da Universidade e deve ser concluída em 18 meses.
    Na manhã desta sexta-feira (12), a reitora Isabela Andrade assinou o contrato que marca o início da revitalização do prédio. “É um momento emocionante. Essa reforma é um marco para a comunidade acadêmica”, destacou a gestora. O projeto é baseado na pesquisa e estudo inicial realizados como trabalho de conclusão de curso pelo aluno de Engenharia Civil Lucas Barbosa, que, em 2020, foi orientado pela reitora – à época, diretora do CEng. O levantamento de necessidades realizado pelo estudante junto à comunidade do CEng apontou as prioridades de utilização do espaço e, após o estudo pronto, a Pró-Reitoria de Planejamento de Desenvolvimento (Proplan) efetuou o projeto, incluindo aspectos de segurança e acessibilidade atendendo à legislação atual para a efetivação da proposta. “A qualificação foi pensada principalmente para os estudantes, que apontaram, como carência principal, áreas de convivência e auditório. Afinal, era uma unidade acadêmica com dez cursos de graduação e, naquele momento, com o maior número de alunos e alunas, que não tinha local para realizar suas semanas acadêmicas, por exemplo. Muito me orgulha esse projeto que é fruto do desejo que a comunidade expressou”, observou a reitora.

    Isabela lembrou que a proposta surgiu paralelamente ao Parque Linear da Alfândega, intervenção em espaço aberto que propôs a qualificação de três quadras, localizadas entre as ruas Conde de Porto Alegre, Dona Mariana, Xavier Ferreira e Uruguai. “A Superintendência de Infraestrutura fez uma série de ações no quarteirão da Praça da Alfândega e a ideia é que isso se amplie”, pontuou.

    A reitora ainda agradeceu o empenho da direção do CEng, sob liderança do professor Bruno Vieira, e o trabalho da equipe da Proplan, apesar dos desafios impostos pela escassez de recursos. Segundo ela, o projeto estava previsto no conjunto de prioridades apontados pela gestão desde 2017.

    O diretor Bruno Vieira comemorou o início das obras e destacou a felicidade do momento. “É um anseio antigo da comunidade do CEng, que precisa muito de infraestrutura”, disse, ponderando que muito ainda necessita ser feito.

    Ao explanar sobre o projeto, o coordenador de Obras e Projetos para Estrutura Física da UFPel, Cleidi Pinto, destacou que o novo auditório terá entrada independente do prédio da Cotada, oportunizando seu uso por toda a comunidade da UFPel, e as áreas de vivências para estudantes, em espaços fechados e abertos. “É um prédio inventariado, de volumetria protegida, que manterá suas características externas”, explicou.

    Substituindo o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Paulo Ferreira Júnior, o coordenador de Desenvolvimento Institucional Participativo, Claiton Lencina, salientou a satisfação da Proplan pela concretização de um pleito antigo. Mencionando o protagonismo da Pró-Reitoria, falou sobre outras obras, como a realocação dos ambulatórios do HE para o prédio da antiga Laneira, os Planos de Prevenção e Proteção de Combate a Incêndio (PPCIs) – em vias de concretização -, o Largo do Bola, o deck do Anglo, dentre outras. “É uma caminhada, e estamos contentes mais uma vez por estarmos juntos num momento desses”, disse.

    A cerimônia de assinatura contou, ainda, com a presença do sócio-proprietário da Rota Engenharia, o engenheiro Rômulo Oliveira Tavares, e da chefe de gabinete substituta, Mariana Schardosim.

  • TEM CIÊNCIA PRETA AQUI: Encontro promove reflexão e celebração da intelectualidade negra

    O Movimento de Resistência UFPreta juntamente com o Grupo de Estudo do Ceng – Projeto Exatas Diversidades Afro indígena (ProEDAI), em parceria com outros coletivos negros, anuncia o evento “TEM CIÊNCIA PRETA AQUI”, uma iniciativa que visa promover o compartilhamento de caminhos epistemológicos e celebrar a intelectualidade negra nas diversas áreas do conhecimento. O evento acontecerá nos dias 7 e 8 de dezembro, no Clube Cultural Fica Ahí e no CEHUS-ICH-UFPel.

    Em pleno século XXI, o Brasil ainda enfrenta desafios significativos relacionados à valorização da intelectualidade negra, enquanto a negação persiste, muitas vezes ofuscada em detrimento da branquitude. O evento surge como uma resposta a esse cenário, proporcionando um espaço para a reflexão, o diálogo e a celebração das contribuições negras para o conhecimento.

    Localizado em Pelotas, uma cidade com forte presença negra, o evento ganha ainda mais relevância ao se posicionar contra o exercício contínuo do racismo, que historicamente serviu de base para o enriquecimento e a apropriação dos bens materiais e imateriais da cultura negra. Em Pelotas, desafios persistem, desde elogios à colonialidade até práticas sociais que perpetuam tratamentos adversos às pessoas pretas. A experiência do racismo está espelhada e espalhada em cada esquina dessa cidade.

    As ações afirmativas têm representado um respiro em direção a outras estéticas e pensamentos. A universidade das ações afirmativas encontra corpos antes impensados, para que se produza conhecimentos  atrevidos, que precisam escancarar portas e abrir janelas no caminho de ciências pretas. Essa percepção tem aguçado enfrentamentos e forjado as lutas, para mudar   as propostas e as  intenções da universidade.

    programação inclui apresentações de trabalhos acadêmicos, espaço para artistas, empreendedores e artesãos negros compartilharem suas produções. Para mais informações e inscrições, entre em contato pelo e-mail: proedai.ufpel@gmail.com ou acesse o site: https://wp.ufpel.edu.br/proedai/.