Início do conteúdo
    Notícias
  • Estágio não remunerado em Engenharia de Produção

    Empresa do ramo alimentício de pelotas busca estudante do curso de Engenharia de Produção para auxiliar no planejamento, orçamento, compras, controle de produção e análise de custo. Acompanhar análise, controle e modificações de métodos, processos e sistemas na organização. A mesma disponibilizara de auxilio transporte. Interessados enviar curriculum vitae para o e-mail : diuamaral23@gmail.com.

    Obs: Desejável ter cursado a disciplina de Contabilidade e custos da produção.

  • Período de Recesso: horários e agendamentos de atendimentos

    Atenção comunidade da Engenharia de Produção
     
    Devido ao turno único de funcionamento na UFPel no período de recesso a secretaria do colegiado funcionará apenas no período da manhã.
    O prédio da Cotada estará fechado nos períodos da tarde e da noite.
    Atendimentos com a coordenação podem ser agendados por email:
    a) de 26/12/2018 a 31/12/2018 com a professora Ariane, que está responsável pela coordenação no período, pelo email: afprosa61@gmail.com
    b) a partir de 02/01/2019 com o coordenador do curso professor Gilson pelo email: gilson.porciuncula@gmail.com
     
    Atenciosamente,
     
    Coordenação do Curso de Engenharia de Produção
  • Engenharia de Produção UFPel tem nota 4,0 no ENADE/2017

    Os alunos concluintes do curso de Engenharia de Produção de 2017 obtiveram nota 4,0 no exame ENADE em 2017. O desempenho geral dos estudantes do curso na prova do ENADE/2017, em termos de médias e desvio-padrão, foi no Resultado Geral (m=46;s=11), no Componente de Formação Geral (m=59,6; s=15,7) e no Componente de Conhecimento Específico (m=41,4; s=11,8).

    Pode ser comparado o desempenho do curso de Engenharia de Produção da UFPel com o desempenho da área, levando em conta a totalidade de estudantes da área, na Unidade Federativa RS (UF), na Grande Região em que estão incluídas e no Brasil.

    No Componente de Formação Geral, a nota média dos concluintes no curso de Engenharia de Produção da UFPel foi 59,6, na UF, 57,7, na Grande Região, 56,3 e no Brasil, 54,6. Figura 1 apresenta o gráfico comparativo com as notas médias para o Componente de Formação Geral.

    Figura 1 – Notas médias dos estudantes (concluintes) no Componente de Formação Geral na prova. Fonte: Relatório de Curso Enade 2017 SINAES INEP MEC

    Já para o Componente de Conhecimento Específico a nota média dos concluintes no curso foi 41,4, na UF, 41,1, na Grande Região, 39,9 e no Brasil, 37,4.  A Figura 2 apresenta o gráfico comparativo com as notas médias para o Componente de Conhecimento Específico.

    Figura 2 – Notas médias dos estudantes (concluintes) no Componente de Formação Específico na prova. Fonte: Relatório de Curso Enade 2017 SINAES INEP MEC

    Observa-se que tanto no Componente de Formação Geral como no Componente de Conhecimento Específico as notas médias dos estudantes do curso de Engenharia de Produção da UFPel foram maiores comparativamente aos demais, evidenciando um desempenho superior dos estudantes do curso em ambos os componentes.

    A Figura 3 ilustra a distribuição das notas dos estudantes no Componente de Conhecimento Específico para Curso de Engenharia de Produção da UFPel, para UF, para a Grande Região e para o Brasil, e mostram em quais intervalos de notas houve maior concentração das notas dos concluintes.

    Figura 3 – Distribuição das notas dos estudantes no Componente de Conhecimento Específico

    Fonte: Relatório de Curso Enade 2017 SINAES INEP MEC

    Além da obtenção da nota 4,0 na prova de avaliação Enade 2017, o curso e Engenharia de Produção da UFPel manteve suas 3 estrelas na avaliação realizada pelo guia do estudante 2018.

    Estes resultados refletem o comprometimento do corpo docente do curso com uma formação de qualidade em engenharia, promovendo o ensino, a extensão e a pesquisa. Além disso, existe a clara preocupação em manter o projeto político pedagógico do curso atualizado e integrado com metodologias que sejam fundamentadas teoricamente, mas práticas e inovadoras visando a formação de profissionais de excelência para o mercado de trabalho.

  • Alunos e Professores da Engenharia de Produção participam do III SIGEPRO, em Porto Alegre

     

    Na noite de sexta feira (23/11), o campus Fapa da UniRitter, em Porto Alegre, recebeu mais de 280 alunos, vindos de vários cantos do Estado, para a abertura do III Simpósio Gaúcho de Engenharia de Produção (SIGEPRO). Organizado  pelo Núcleo Gaúcho de Estudantes de Engenharia de Produção (NUGEEP), que tem como representantes da UFPEL no NUGEEP os estudantes, Gustavo Schuster e Henrique Martim de Moura.

    O evento aconteceu até domingo (25/11) e teve como objetivo disseminar conhecimento relevante para a produtividade e a competitividade do Rio Grande do Sul. Foram mais de 20 palestrantes distribuídos entre os três dias de simpósio, que contou com apresentação de cases e artigos, bem como minicursos e oficinas. O evento foi focado no desenvolvimento da Engenharia de Produção. Durante o evento o professor da UFPEL Luis Antonio dos Santos Franz ministrou uma palestra intitulada: “Ergonomia: um olhar quanto aos desafios e oportunidades a partir da vivência em campo”. Gostaríamos de parabenizar os estudantes do curso de Engenharia de Produção da UFPEL que apresentaram os artigos no palco:
    Vitor Abel Monteiro Alves e Herena Marina Schüler. Além destes, os alunos Stela Xavier Terra, Jaime de Paula Neto que submeteram artigos no III SIGEPRO. E também aos demais alunos da UFPEL que participaram como ouvintes no simpósio.

  • Reunião com Possíveis Formandos 2019/01

    ATENÇÃO possíveis formandos 2019/01, A Coordenação do Curso de Engenharia de Produção gostaria de convidá-los para uma reunião dia 26/11/2018 as 17:00 na sala 500, com a seguinte pauta:

    1- INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR E O NOVO REGULAMENTO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO
    2 – Análise da proposta de horário 2019/01 do 9° e 10°semestre.