Início do conteúdo
    Notícias
  • Registro da Aula Inaugural 2019

    O evento do projeto de ensino Aula Inaugural do Curso de Engenharia de Produção, coordenado pelas professoras Ariane Ferreira e Larissa Bolzan foi realizado na noite de 19/03/2019 no Anfiteatro da Reitoria no campus Anglo UFPel. O Evento contou com a participação da Pró-Reitora de Ensino Professora Maria de Fátima Cóssio, da Diretora do Centro de Engenharias Professora Isabela Fernandes Andrade, da coordenação do curso, de docentes e 117 discentes entre eles calouros e veteranos do curso.

    Foram realizadas duas palestras no evento: O Papel do Estado na Inovação, realizada pelo professor Lucas Cerqueira da FURG e Aprendendo a Aprendizagem Criativa, realizada pela professora Rosária Sperotto do CocTec UFPel.

    A coordenação do curso apresentou os dados numéricos do curso, a grade curricular, os objetivos e metas de gestão, os professores do curso e alguns vídeos de depoimentos de egressos do curso.

    Além disso, o evento contou com sorteio de brindes, Quizz de integração para os discentes e coffee-break.

    Foi proposta uma ação solidária onde alimentos e produtos de higiene pessoal foram arrecadados para doações em instituições da cidade.

  • Ação solidária na Aula Inaugural 2019

    Campanha de Doação de Alimentos e Produtos de Higiene Pessoal. Na entrada do evento estaremos recebendo doação de alimentos não perecíveis diversos, em prol de ajudar famílias carentes.

    Desde já agredecemos a contribuição de todos os participantes.

  • Engenharia de Produção da UFPel forma 44 Engenheiros de Produção em 2018

    A Coordenação, em nome do Colegiado do Curso de Engenharia de Produção, parabeniza os Engenheiros de Produção formados no semestre 2018/02.

    No dia 15/01/2019, nas dependências do Auditório do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas, ocorreu a Colação de Grau Interna dos seguintes Engenheiros de Produção:

    ELISA MULLER HAMMES
    GILBERTO VINHOLES MIMBARCAS JUNIOR
    MACSUEL TORMES RUPPENTAHAL
    TÂNIA MARTINS MORAES

    No dia 08/02/2019, no Teatro Guarany, ocorreu a Colação de Grau Solene do curso de Engenharia  de Produção do Centro de Engenharias.

    Os novos Engenheiros desta data foram:

    BRUNA FRONZA DOS SANTOS
    BRUNO COELHO MENDES
    BRUNO KATZ VALÉRIO
    CAINÃ ROSA PEREIRA
    DIEIMS SILVA MARTINS
    EDER GEOVANE SCHMITT
    EDUARDO CARVALHO SANCHEZ
    GABRIELA ZULZBACH
    HERENA MARINA SCHULER
    JULIANO ÁVILA DA SILVA HALLAL
    LEONARDO HUBNER WASKOW
    MATEUS MOREIRA BUENO
    MATHEUS RIBEIRO PEREIRA
    PHILIP SOARES DO AMARAL
    QUEILA DA SILVA RODEGHIERO
    RAMON HAAS
    SANDRIANE PEREIRA MIRANDA

    E no dia dia 15/03/2019 três novos Engenheiros de Produção fizeram a Colação de Grau interna, nas dependências do Auditório do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas. Os novos Engenheiros desta data foram:

    CLÉBER LUÍS MEDEIROS BOHLMANN

    JUANDRES HORBE ANTUNES

    NATANIEL PEIXOTO ALVES DECKER

    No total foram 24 no semestre 2018/2 e no semestre 2018/1 foram 20  totalizando no ano de 2018,  44 novos Engenheiros de Produção, egressos do Curso de Engenharia de produção da UFPel.

    Gostaríamos de agradecer a oportunidade e a contribuição de cada um,  agora Engenheiros e Engenheiras, para o crescimento do nosso curso, assim como, parabenizar todo o corpo docente do Curso de Engenharia de Produção/UFPel.

    Sucesso para todos, o Curso de Engenharia de Produção da UFpel estará sempre de portas abertas para novos desafios.

    Que venham os Engenheiros de Produção de  2019.

     

  • Nota da Coordenação do Curso de Engenharia de Produção

    A Coordenação do Curso de Engenharia de Produção do Centro de Engenharias (CEng) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) esclarece que a página do Facebook do curso, assim como a página web do curso e todas as mídias institucionais,  devem ser utilizadas para a publicação de informações sobre as atividades acadêmicas a serem compartilhadas entre servidores (Docentes e Técnicos Administrativos), Discentes e a Comunidade. As publicações devem ser restritas às atividades acadêmicas de Ensino, Pesquisa, Extensão e Atividades Extra Curriculares, tais como estágios, cursos e eventos. Todos os docentes e a secretária do colegiado tem acesso à publicação de conteúdo na página.
    Além disso, a Coordenação do Curso repudia qualquer publicação na página do curso de Engenharia de Produção, por meio de texto ou símbolo, com conteúdo político e que estimule a violência, o racismo, a homofobia e a misoginia.

    Coordenador do curso Professor Gilson Simões Porciúncula

    Coordenadora Adjunta do curso Professora Ariane Ferreira Porto Rosa

  • Publicação de artigo em periódico nacional indexado

    O Artigo intitulado Investigação quanto aos Índices de Conforto Térmico em uma Indústria de Sorvetes

    de autoria das alunas Stela Xavier Terra, Jessica Rodrigues Paiva Ferreira, Larissa Baladam Campos, Mariana Matos Coelho com orientação do professor Luis Antonio dos Santos Franz foi publicado na Revista Gestão Industrial (ISSN: 1808-0448) v. 15, n. 1 (2019).
    A coordenação e o colegiado do curso de Engenharia de Produção parabenizam os autores pela publicação.
    Confira a publicação no link:
    https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/8394
  • Professora da Engenharia de Produção defende Tese de Doutorado – Aline Soares Pereira

    Com grande satisfação, informamos que a Profª. Aline Soares Pereira defendeu sua Tese de Doutorado na última sexta-feira, dia 08/03/2019, junto ao Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (UFPel).

    O trabalho, intitulado Tratores para agricultura familiar: proposta de um modelo multicritério de avaliação considerando os requisitos de ergonomia e segurança, foi orientado pelo Prof. Dr. Ângelo Vieira dos Reis e coorientado pelos Prof. Dr. Mauro Fernando Ferreira e Prof. Dr. Mário Conill Gomes. A banca foi composta pelos professores Prof. Dr. Luis Antônio Franz (UFPel), Prof. Dr. José Fernando Schlosser (UFSM) e Prof. Dr. Lírio José Reichert (EMBRAPA).

    O curso de Engenharia de Produção parabeniza a professora Aline pela conquista!
    Igualmente felicitamos a professora por seu retorno as atividades de ensino, pesquisa e extensão no curso de Engenharia de Produção e no Centro de Engenharias.
    Coordenação e colegiado do curso de Engenharia de Produção
  • Publicação de artigo em revista nacional

    O artigo intitulado Roteiro para Aplicação do Lean Seis Sigma na Melhoria de Processos Industriais, resultante do trabalho de pesquisa do ex-aluno do curso Engenheiro Rafael Santos de Souza junto com os professores Ariane Ferreira Porto Rosa e Rogério Royer foi publicado na Revista Gestão Industrial v. 15, n. 1 (2019)

    Confira o artigo no link:

    https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/8056

  • ORIENTAÇÕES PARA A CORREÇÃO DE MATRÍCULA 2019

    ORIENTAÇÕES PARA A CORREÇÃO DE MATRÍCULA

    (01) A correção de matrícula será realizada no período de 06/03/19 à 12/03/19, na sala 304 da COTADA;

    (02) O aluno deverá trazer o formulário de correção de matrícula DEVIDAMENTE PREENCHIDO; caso o formulário esteja em branco, o aluno será encaminhado ao final da fila.

    (03) O Horário de Atendimento na Correção de Matrícula será das 08:00hs às 14:00hs
    OBS.: No dia 06/03/2019 o atendimento será das 14:00hs às 18:00hs.

    (04) Aqueles alunos que irão solicitar matrícula especial nos cursos do CENG, deverão trazer o formulário de autorização de matrícula especial preenchido no seu dia de correção de matrícula, não esquecendo de ANEXAR O HISTÓRICO ESCOLAR AO FORMULÁRIO. (PREENCHA 1 FORMULÁRIO POR DISCIPLINA)

    (05) Em hipótese alguma aceitaremos formulário sem o histórico (não serão impressos na secretaria).

    (06) Os alunos que farão a correção através de procuradores, devem enviar a procuração ASSINADA junto com uma cópia do documento de identificação, não sendo aceitas por e-mail.

    (07) Caso o aluno não compareça no seu dia de correção, só poderá comparecer no ÚLTIMO DIA (12/03/2019), perdendo a preferência à vaga.

    (08) As fichas serão disponibilizadas até às 13h15min, para que dê tempo de atender a todos.

    (09) O aluno terá direito de vir somente UMA VEZ para solicitação de correção de matrícula.

    (10) Alunos que ingressaram em 2019, por Reopção, Reingresso ou Portador de Diplomas podem vir em qualquer dia.

    A RELAÇÃO COM A ORDEM DE ATENDIMENTO PODE SER CONFERIDA NA PÁGINA DO CENG (https://wp.ufpel.edu.br/ceng)

    OU NO ARQUIVO ABAIXO:

    Ordem de Correção de Matrícula – ENG. PRODUÇÃO