A.M. (Formada em 2016)
Atuação atual: Proprietária de negócio nos EUA e consultora para empresas brasileiras e americanas.
Depoimento:
“Hoje tenho meu próprio negócio nos Estados Unidos e também presto consultoria para outras empresas brasileiras e americanas. Minhas principais atividades são planejamento estratégico e marketing.
Também já trabalhei na Ambev, no setor logístico no Brasil e em outras empresas na Ásia, como Boeing, PNJ, Singha Beer.
Engenharia de Produção na UFPel me ajudou a ter uma visão geral sobre processos e negócios em geral, além de ter aberto muitas portas para meu desenvolvimento profissional.
Através da Engenharia de Produção na UFPel, eu tive a oportunidade de estudar nos EUA, fazer parte de uma empresa Júnior e aprender vários conceitos que podem ser aplicados em várias áreas e indústrias.”
B.M.S.F. (Formado em 2019)
Atuação atual: Técnica em Gestão QAS na Motorline Professional – Portugal.
Depoimento:
“Sou mestranda em Sistemas Integrados de Gestão QAS (Qualidade, Ambiente e Segurança) no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) em Portugal.
Atualmente trabalho como Técnica em Gestão QAS na Motorline Professional em Barcelos, Portugal.
Já trabalhei na Yller Biomateriais como Analista da Qualidade, aplicando conceitos da Filosofia Lean Six Sigma com foco em otimização e melhoria de processos.
Cursar Engenharia de Produção será a jornada mais desafiadora e gratificante que você irá fazer. Por isso estude bastante, pois com muito foco e dedicação os desafios serão superados. Além disso, participe de tudo o que a universidade tem para oferecer, pois vai acrescentar muito na sua experiência acadêmica e profissional.”
B.F. (Formado em 2017)
Atuação atual: Supply Chain Planner na Hydroflow Distributors Ltd. – Nova Zelândia.
Depoimento:
“Atualmente trabalho na Hydroflow Distributors Ltd. (Nova Zelândia), na área de Supply Chain Planning. Minhas principais atividades são planejar e controlar a distribuição de itens relacionados ao encanamento, irrigação e dutos internos de terra e tubulações relacionadas a grandes projetos na área de Engenharia Civil.
Também trabalhei na Yara Fertilizantes SA no Brasil, nas áreas de Controle de Estoque e Engenharia de Manutenção. Na Nova Zelândia, meu primeiro trabalho na área de Engenharia de Produção foi planejar e controlar a produção de armários de cozinha.
A Engenharia de Produção cursada na UFPel foi um presente que acabei ganhando na minha vida acadêmica e, posteriormente, profissional. Sempre valorizei nosso corpo docente, mas passei a valorizá-lo ainda mais depois que vim morar na Nova Zelândia, onde tive a oportunidade de fazer uma pós-graduação em Negócios Internacionais na ICL – Business School, instituição privada que não oferecia nem metade da qualidade do Ensino oferecido pela UFPel.
Pude ver o quanto nossos professores estão engajados e comprometidos na EPod, sempre nos ajudando a estudar mais e desenvolver nosso currículo. Tive muito incentivo de professores incríveis como Alejandro, Franz, Leonardo Rohde, Leonardo Betemps, professora Etiene, professor Everton, professor Gilson, Rogério Royer, professora Ariane e professora Patricia. Todos são tão qualificados e tão engajados que me fazem sentir completamente cuidada e satisfeita com a minha formação.
Hoje, aplico TODO o conhecimento adquirido durante o curso na minha área de formação e, felizmente, destaco-me na posição que ocupo dentro da minha empresa e no mercado neozelandês. Estou muito orgulhosa e grata por ter tido a orientação acadêmica e profissional e, sobretudo, o carinho e a transmissão de valores humanos que ganhei de todos os professores citados acima – e muitos outros que infelizmente posso estar esquecendo de citar aqui.
Sempre percebi que para me tornar um bom engenheiro na parte técnica, teria que, acima de tudo, passar os mesmos valores humanos que aprendi com nossos professores.
Recomendo fortemente a Engenharia de Produção da UFPel!”
B.F.S. (Formado em 2019)
Atuação atual:Trainee da Unidade Construção na Bruning Tecnometal.
Depoimento:
“Atuo hoje na empresa Bruning Tecnometal, como Trainee da Unidade Construção. Por ser Trainee, estou recebendo uma série de treinamentos comportamentais e técnicos para assumir uma posição de supervisão dentro da organização.
Concomitante a isto, dentro da unidade que estou inserida, estou fazendo a gestão de um fluxo produtivo de solda e usinagem, que produz peças para montadoras de máquinas voltadas para construção civil (retroescavadeira, carregadeira, trator esteira, mini carregadeira, etc).
Também já trabalhei na empresa Freedom Veículos Elétricos como estagiária, e na Bruning Tecnometal também trabalhei como técnica de produção e líder de produção do segmento Automotivo.”
C.E.O.F. (Formado em 2018)
Atuação atual:Coordenador de Operações Fluviais na Louis Dreyfus Company Brasil.
Depoimento:
“Atuo hoje na Louis Dreyfus Company Brasil, coordenando as operações fluviais, garantindo os embarques de Grãos e Fertilizantes através dos navios que atracam nos portos do Corredor Norte do Brasil.
Minhas principais atividades são gerir um time de + 86 pessoas (direta e indireta) e uma frota fluvial composta por 6 ativos.
A Engenharia de Produção na UFPel possibilita uma formação crítica, holística e empreendedora para quem deseja atuar em qualquer seguimento do mercado industrial, logístico ou financeiro. Além disso, é possível desenvolver, no decorrer do curso, uma carreira acadêmica de sucesso.”
C.B. (Formado em 2018)
Atuação atual:Gestor de obras na SEREDE – área de Telecomunicações.
Depoimento:
“Atuo hoje na empresa SEREDE, na área de Telecomunicações. Minhas principais atividades são: Gestão de pessoas; Implantação de fibra; Indicadores de meta e qualidade.
Engenharia de Produção na UFPEL foi um divisor de águas na minha vida profissional. Instituição conhecida e respeitada por todos no âmbito profissional, foi a porta de entrada na fase atual da minha carreira, atuando como Gestor de obras.”
D.C.S. (Formado em 2018)
Atuação atual:Proprietário de empresa na área de marketing digital.
Depoimento:
“Atuo hoje na minha própria empresa, na área de marketing digital. Minhas principais atividades são diversas, pois hoje sou uma MEI, então faço tudo na minha EUpresa.
Também já trabalhei na empresa DHL, entrei através do programa trainee, e trabalhei na área de operações logísticas, como Supervisor de Operações, e Site Leader de uma operação no Espírito Santo.
Que se você tem aptidão por processos, e gestão, você tem inúmeras oportunidades, pois temos um grande déficit de bons engenheiros, e bons líderes no Brasil, profissionais capacitados, com um mindset de melhoria contínua, e que saibam aplicar de fato os princípios que o curso de Engenharia de Produção tem a nos ensinar. E que se você tem interesse nesse curso, a UFPEL tem tanto o ambiente, quanto a estrutura necessária para que você possa desenvolver as habilidades que farão diferença no seu futuro.”
E.A.E. (Formado em 2017)
Atuação atual:Analista de Qualidade de Desenvolvimento, Pós-vendas e Garantia na Bruning Tecnometal LTDA – Unidade Automotiva.
Depoimento:
“Atuo hoje na empresa Bruning Tecnometal LTDA, na área de Qualidade da Unidade de Negócios Automotivo.
Como analista de qualidade de desenvolvimento, pós-vendas e garantia, atuo sendo responsável pela qualidade dos produtos vendidos para duas grandes montadoras automobilísticas do país, General Motors e Volkswagen. Sou responsável por realizar a comunicação entre a Bruning e estes clientes sob todos os assuntos que digam respeito à qualidade dos produtos vendidos: desenvolvimento e submissão de novos produtos, submissão de produtos correntes que passam por alteração de produto ou processo, recebimento e tratativa de não conformidades, além de suporte à produção.
A engenharia de produção sem dúvidas é uma escolha assertiva para todos aqueles que buscam, assim como eu busquei, um espaço de crescimento e desenvolvimento dentro da indústria. As diversas áreas de atuação que a produção possui permitem inúmeras possibilidades dentro de qualquer empresa.”
G.M.C. (Formado em 2019)
Atuação atual:Área de Gestão de Produtos e Análise de Processos na Inpasa Brasil.
Depoimento:
Minhas principais atividades são monitoramento de consumos diários de determinados produtos, de seus estoques e necessidades junto à certificação e acompanhamento de indicadores (KPI) diários e mensais.
A engenharia de produção é um curso bem amplo, ele nos abre portas e nos capacita para estar em diferentes lugares/empresas. Sem dúvidas é uma graduação que vale a pena, pela sua versatilidade, dinamicidade e amplitude em conhecimentos.”
G.S. (Formado em 2018)
Atuação atual:Gerente de Vendas do CDD de Blumenau – Ambev.
Depoimento:
“Atuo hoje na empresa Ambev como Gerente de Vendas do CDD de Blumenau – SC.
Minhas principais atividades são gestão de equipe, liderança, relacionamento com clientes, análise de dados, gestão de processos, construção de marca e marketing.
Atuo principalmente liderando uma equipe de 9 pessoas, auxiliando em suas metas e desenvolvimento pessoal e profissional.
Ambev foi a primeira empresa em que trabalhei e a que me encontro até hoje. Iniciei em 2017 como Jovem Aprendiz do Financeiro do CDD de Pelotas e após isso assumi diversos cargos em várias cidades entre RS e SC.
O início de uma faculdade é sempre um desafio, mas nunca desista de seus sonhos. Acredite no seu potencial e siga em frente buscando seu desenvolvimento pessoal e profissional. Aproveite todas as oportunidades e tenha a certeza que você poderá contar com todos os docentes e discentes do curso de Engenharia de Produção da UFPel.”
G.D. (Formado em 2019)
Atuação atual:Gerente de Operações em duas unidades industriais da Cerealle – RS e PE.
Depoimento:
“Tive o privilégio de estudar no curso de Engenharia de Produção e simultaneamente iniciar minha carreira profissional na empresa Cerealle desde o ano de 2014, sendo uma empresa do ramo alimentício em que comecei como estagiário e sigo até os dias de hoje envolvido no gerenciamento de duas unidades industriais localizadas nos Estados do Rio Grande do Sul e Pernambuco.
Atualmente, em minha função, lido diretamente com a gestão de operações e no suporte para efetivação das diretrizes estratégicas da companhia, avaliando globalmente e aprimorando constantemente os elos essenciais para o próspero resultado do negócio.
Considero importante a todos que possuem interesse ou estão iniciando o curso, que se empenhem em valorizar ao máximo a jornada acadêmica durante os próximos anos, se preparando mentalmente para absorver todo o conhecimento possível durante as aulas, formar redes de amigos e agir proativamente com as suas obrigações.
Acredito ser importante também que busquem complementar suas formações com experiências dentro e fora da Universidade, servindo de exemplo, mas não se limitando a aprender novos idiomas, realizar estágios, realizar cursos de capacitação técnica em determinadas áreas ou até mesmo participar de empresas júnior, semanas acadêmicas e visitas técnicas.
É importante estarem conscientes de que a jornada universitária exige dedicação, mas não deixem de aproveitar todo o novo universo que está surgindo e os caminhos que se formam a partir deste momento. Para isso, evite desperdiçar as oportunidades que com certeza irão aparecer ao longo do processo, pois elas podem fazer uma enorme diferença no futuro de vocês.
Desejo muito sucesso a todos.”
G.D. (Formado em 2018)
Atuação atual:Área de Qualidade e Logística na Jaguacy Avocado.
Depoimento:
“Atuo hoje na empresa Jaguacy Avocado, na área de Qualidade/Logística.
Minhas principais atividades são gestão de frota, gerenciamento de operações, acompanhamento em auditorias internas e externas, gestão de documentos e processos.
Aos que estão pensando em cursar Engenharia de Produção na UFPel, diria que é uma engenharia muito abrangente, sendo possível trabalhar em diversas áreas como qualidade, logística, ergonomia, projetos, processos, etc. O engenheiro de produção é aquele que sempre está envolvido em projetos da empresa.”
H.W.A.A. (Formado em 2017)
Atuação atual:Gestão de Experiência do Cliente no Nubank.
Depoimento:
“Atuo hoje no Nubank, na área de Experiência do Cliente.
Minhas principais atividades são o gerenciamento de todas as atividades processuais de Customer Experience, atuando como gestor de um time grande, sendo responsável por toda definição de estratégia, planejamento e execução da área.
Também já trabalhei na Yara International durante 6 anos, nas áreas de Operações e Melhoria Contínua.
Eu sou extremamente grato a tudo que o curso me proporcionou, é uma formação bastante diversificada que definitivamente atua de alavanca para o mercado de trabalho, permitindo que a gente desenvolva habilidades tanto ‘soft’ quanto ‘hard’ através de uma grade diversificada e professores fantásticos com experiência não só acadêmica, mas de mercado também.
Se pudesse voltar no tempo, faria tudo de novo!”
I.R. (Formado em 2017)
Atuação atual:Doutorando na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Área de Ergonomia e Engenharia de Produção.
Depoimento:
“Atuo hoje como doutorando na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na área de Ergonomia e Engenharia de Produção.
Atualmente, minhas principais atividades são de pesquisas na área de ensino de engenharia e ergonomia, além da participação em projetos de Modernização da Graduação e atualizações sobre as legislações relacionadas à saúde e segurança do trabalho.
A engenharia de produção é uma das áreas que mais crescem hoje em dia. Na UFPel, temos o suporte completo de professores, infraestrutura e metodologias de aprendizagem adequadas. Além disso, temos diferentes atividades acadêmicas e extracurriculares ao longo do curso, que complementam nosso conhecimento e permitem diversas experiências positivas nesse período que é tão importante para nós.
Eu agradeço imensamente a Engenharia de Produção/UFPel por tudo que pude vivenciar ao longo da minha graduação.”
J.A.B. (Formado em 2017)
Atuação atual:Líder de equipe de Análise e Ciência de Dados na Estee Lauder Companies
Depoimento:
“Atuo hoje na empresa Estee Lauder Companies, na área de Análise e Ciência de Dados.
Minhas principais atividades são liderar uma equipe formada por um analista e um engenheiro de dados e desenvolver projetos de big data e ciência de dados nas áreas de finanças e supply chain.
Também já trabalhei nas empresas Dell Technologies, na área de planejamento financeiro, e ThyssenKrupp Elevadores, nas áreas de PCP e gestão de projetos.
O curso de Engenharia de Produção forma um dos profissionais mais completos do mercado, com conhecimento em diversas áreas do negócio e com a capacidade de entender processos complexos e facilmente identificar oportunidades de melhoria.
Nesses mais de 5 anos de formado pude perceber o quanto nós, engenheiros de produção, podemos agregar valor e contribuir com o crescimento das empresas de uma maneira única.”
J.R.B. (Formado em 2017)
Atuação atual:Gerente de Negócios II na Sicredi União MS/TO – Área de Negócios.
Depoimento:
“Atuo hoje na empresa Sicredi União MS/TO na área de negócios, como Gerente de Negócios II.
Minhas principais atividades são gerenciar carteira de clientes, planejar formas de atuação, controlar carteira de crédito e gerenciar investimentos.
Também já trabalhei na empresa JBS na área de Gestão, como Analista de Gestão, onde tinha como principal atividade apoiar através dos controles de indicadores (eficiência, qualidade, tempo, custo…) as tomadas de decisões da empresa.
O curso de Engenharia de Produção da UFPel é amplo e dinâmico, visto que possibilita a atuação em diferentes áreas, de forma que estejamos preparados para os desafios do mercado de trabalho.
Como principal dica para os futuros engenheiros, é essencial desfrutar do conhecimento dos professores nas principais dúvidas e sempre que possível busque estágios para vivenciar na prática as funções da nossa profissão.”
P.E.P.C. (Formado em 2017)
Atuação atual:Coordenador de Planejamento e Controle de Produção na Kellogg.
Depoimento:
“Atuo hoje na empresa Kellogg, na área de Planejamento e Controle de Produção.
Minhas principais atividades são coordenar a elaboração e execução do Plano Mestre de Produção (MPS, sigla em inglês) de quatro plantas (de produção) no Brasil. Garantir a disponibilidade do produto na quantidade correta e no momento correto, fazendo a gestão de indicadores de serviço, financeiros e de manufatura. Garantir que todas atividades sejam executadas seguindo padrões internacionais de Qualidade, Segurança dos Alimentos e Segurança do Trabalho.
Também já trabalhei nas empresas BRF, Lojas Renner e JBS nas áreas de manufatura e logística.
Aos que estão pensando em cursar Engenharia de Produção na UFPel, persigam seus sonhos. O curso de Engenharia de Produção da UFPEL é uma ponte tanto para aqueles com sonho grande e buscam carreiras internacionais e também para aqueles mais conservadores que buscam uma profissão de engenheiro para exercer na sua cidade.
Este é um curso muito aberto, com muito conteúdo, com excelentes professores e que te abre um leque diverso de atuação.
Tenho muito orgulho de ser egresso desse curso, dessa instituição, e tenho certeza que ele se equivale entre os melhores cursos do Brasil e da América Latina.”
L.P.H. (Formado em 2017)
Atuação atual:Supervisor Operacional na PLANSERVICE.
Depoimento:
“Atuo hoje na empresa PLANSERVICE, na área de Supervisão Operacional.
Minhas principais atividades são supervisão operacional, admissão e demissão de colaboradores, controle de leis trabalhistas, coordenação de folhas pontos, registros e gestão de equipes. Atualmente supervisiono 232 funcionários que atuam em cinco órgãos públicos (UFPel, FURG, IFSul, TRT e TRE) em 11 cidades da região Sul do RS.
Também já trabalhei na empresa KUHLMANN TECNOLOGIA E MONITORAMENTO AGRÍCOLA, na área de Analista Agrícola.
A Engenharia de Produção na UFPel é de excelente qualidade, onde o aluno aprende situações práticas e teóricas, vai ao encontro de conflitos que futuramente terão no mercado de trabalho e desde o princípio do curso tem suporte dos professores e técnicos administrativos.
Aconselho desde o início da graduação a se integrar no dia a dia do curso, não apenas se preocupando em aprender as disciplinas, serem aprovados e consequentemente formados.
O mercado de trabalho precisa de pessoas inteligentes, mas também fortes. Essa força só é conseguida na prática e o curso tem a oferecer.”
L.A.T. (Formado em 2017)
Atuação atual:Área de Logística na Ambev.
Depoimento:
“Atuo hoje na empresa Ambev, na área de Logística.
Minhas principais atividades são gerenciar o Planejamento e Controle de Produção, Operações de Armazém, Operações de Controle de Inventário e Operações de Transportes. A área de Logística é responsável pela programação de produção e abastecimento dos nossos produtos.
Também já trabalhei na empresa BRF, na área de Produção Industrial.
Aos que estão pensando em cursar Engenharia de Produção na UFPel, diria que o principal responsável por uma graduação de qualidade é o próprio aluno. Que aproveitem a universidade para aprender tecnicamente sobre as áreas da Engenharia de Produção e para aproveitarem o máximo que conseguirem das atividades extracurriculares como pesquisa de iniciação, empresa júnior, estágios, etc.
Também, é o momento de aprender outra língua, Microsoft Excel e programação.”
L.R. (Formado em 2017)
Atuação atual:Liderança de Projeto na General Motors South America – Área de Manufacturing Engineering.
Depoimento:
“Atuo hoje na General Motors South America, na área de Manufacturing Engineering.
Minha função atual é a de liderar o projeto de um novo veículo que será lançado em 2024, dentro da área de Lean Material Strategy Integration na Engenharia de Manufatura. Antes disso, atuei também nas áreas de Manufacturing Excellence, Manufacturing Operations e Inbound Logistics.
Também já trabalhei na BRF S.A. e Ambev S.A., ingressando em ambas companhias como trainee e posteriormente exercendo a função de supervisor de produção fabril.
A Engenharia de Produção proporciona uma visão sistêmica e global dos processos que constituem a base de uma organização, seja ela voltada à produção de bens ou prestação de serviços. Portanto, proporciona acesso a diversos nichos industriais e de mercado, sem limitar este engenheiro a um campo específico de atuação.
Recomendo fortemente a Eng de Produção da UFPel pela receptividade do mercado a este perfil profissional, estrutura disciplinar na qual está estabelecido, relevância e reconhecimento da universidade no meio acadêmico e corporativo, bem como curriculum e nível dos docentes que integram o departamento.”
L.F.M. (Formado em 2018)
Atuação atual:Técnico Administrativo no Departamento de Matemática e Estatística da UFPel e Freelancer em Data Science e Machine Learning
Depoimento:
“Atualmente, estou trabalhando como Técnico Administrativo no Departamento de Matemática e Estatística, aqui mesmo na UFPEL, assim como faço freelas de projetos de Data Science e Machine Learning para pessoas físicas e jurídicas, além de algumas consultorias na área.
No DME, minhas principais atividades envolvem a gestão de documentos do departamento, atendimento de usuários no local ou à distância, controle do fluxo de material de expediente, atualização e divulgação das informações relativas ao departamento por meios eletrônicos, assim como auxílio na elaboração das ofertas acadêmicas para os cursos de graduação e pós-graduação que possuem nossas disciplinas em seu currículo.
Já na área de Data Science basicamente trabalhamos com uma metodologia bem acadêmica: definimos um problema de pesquisa, e, a partir da manipulação de uma base de dados obtida (geralmente feita com uma linguagem de programação), buscamos responder esse problema com o auxílio de algoritmos de machine learning (utilizando conceitos de cálculo e estatística), e, uma vez chegando a uma conclusão embasada, buscamos metodologias de storytelling que sejam intuitivas para quem irá assistir à apresentação, facilitando assim a assimilação desse novo conhecimento e a sua aplicação no mundo real.
Anteriormente, trabalhei na Prefeitura Municipal de Cristal/RS como Fiscal de ICMS, onde trabalhei, em parceria com a Secretaria da Fazenda do RS, com toda a parte de atendimento e prestação de suporte ao setor primário e fiscalização da movimentação das notas fiscais de produtor a níveis municipal e intermunicipal.”
L.A.M. (Formado em 2018)
Atuação atual:Auditor Interno na área de TI no Nubank.
Depoimento:
“Atuo hoje no Nubank, na área de Auditoria Interna.
Minhas principais atividades são realizar projetos de auditoria interna voltados para o ambiente de TI do Nubank e outras áreas como Produtos, tanto executando testes de auditoria quanto atuando como gerenciador de projetos e, ainda, continuamente trabalhando para identificar e implementar melhorias para os processos da equipe.
Também já trabalhei na KPMG, na área de Auditoria Externa de TI.
O curso de Eng. de Produção da UFPel possui professores muito qualificados e dedicados, uma grade curricular que se mantém atualizada para nos proporcionar atuar em uma gama de áreas do mercado, além de ser uma das melhores universidades federais do Brasil.
Pessoas engenheiras de produção são muito conhecidas por possuírem uma visão sistêmica de processos, e no curso de Engenharia de Produção da UFPel sempre fomos orientados a desenvolver essa habilidade.
Eu particularmente acabei entrando na área de auditoria, uma área que possui na sua maioria pessoas formadas em Ciências Contábeis, mas, sendo uma área que demanda uma boa visão do todo, pessoas engenheiras de produção acabam tendo facilidade para entender os diversos processos que existem em diferentes empresas.
Recomendo fortemente o curso!”
M.S.N. (Formado em 2018)
Atuação atual:Mestrado e Doutorado em Fenômenos de Transporte – Engenharia Civil
Depoimento:
“Trabalhei como autônoma executando e projetando obras residenciais, na área de engenharia.
Com a maternidade e a vinda da pandemia parei com a execução de obras, e segui somente com projetos.
Em 2020 decidi retornar à parte acadêmica, meu mestrado foi na área de fenômenos de transporte, estudando o desempenho termo energético de edificações através de modelagem computacional, e o doutorado é simulando estas edificações utilizando dispositivos de filmes finos que tragam conforto térmico e reduzam o consumo energético, mas ambos voltados para a área de engenharia civil.
A Engenharia de Produção da UFPel é um curso que prepara o aluno para o mercado de trabalho, é muito bom ir nas visitas às empresas, até ver qual área mais se interessa, os professores das disciplinas específicas motivam os alunos com suas experiências, e incentivam a fazer estágio.”
M.G.C. (Formado em 2018)
Atuação atual:Gerente na Doces Crochemore.
Depoimento:
“Atuo hoje na empresa Doces Crochemore, na área de gerência.
Minhas principais atividades são em custos e projetos. Depois que comecei a atuar na empresa, auxiliei na elaboração de uma modernização nos sistemas internos da empresa, como controle de despesas e custos de produção, identificando desperdícios no processo produtivo.
Fizemos a modernização do controle contábil e financeiro, por meios de sistemas de terceiros e desenvolvimento próprio, dentre outras mudanças na estrutura gerencial.
Liderei projetos de implementação de melhorias no processo produtivo, como desenvolvimento de máquinas e layouts de linhas produtivas. Além de alguns desenvolvimentos de produtos.
A Engenharia de Produção da UFPel é um curso bem generalista. Acredito que para os moldes do trabalho do futuro é uma boa escolha, tanto na indústria como no setor de serviço, a Engenharia de Produção tem um espaço garantido, pois os profissionais do futuro necessitam ter a capacidade de adaptação e aprendizado constante em várias vertentes do conhecimento, e isso é ensinado no curso.
Temos a base técnica para elaborar e executar projetos e a capacitação gerencial para liderar grupos e instituições.”
P.B. (Formado em 2017)
Atuação atual:Área de Trade na Ambev – Corporativo São Paulo.
Depoimento:
“Atuo hoje na Ambev, na área de Trade.
Entrei na Ambev como estagiário em Pelotas, mas atualmente estou no Corporativo em São Paulo.
Minhas principais atividades são: determinar a estratégia de execução de materiais de Trade e o desdobramento com as operações do Brasil, nos estabelecimentos que a Ambev atende; desafios para os pontos de venda assim como tarefas para os representantes de negócio de acordo com a estratégia; desenvolver a estratégia de distribuição de materiais (mesas, cadeiras, baldes etc) via venda no APP e/ou redemption via programa de pontos; responsável pelo programa de parceria com garçons para promover o conhecimento das nossas marcas e alavancar vendas.
Aos que estão pensando em cursar Engenharia de Produção na UFPel, busquem o conhecimento de tecnologias. Atualmente, todas as empresas/áreas que querem ser competitivas precisam do auxílio de tecnologia. Isso quer dizer que quase todas as áreas acabam tendo interações com desenvolvedores em algum ponto da jornada.
Ter o conhecimento básico do ways of working pode fazer a diferença entre conseguir avançar bem com um projeto ou não.”
P.N.S.C. (Formado em 2017)
Atuação atual:Gerente de Contas na PagBrasil – Fintech de meios de pagamento online.
Depoimento:
“Atuo hoje na empresa PagBrasil (uma fintech de meios de pagamentos online), na área de vendas como Gerente de Contas.
Minhas principais atividades estão ligadas ao desenvolvimento de novos negócios; construção de uma carteira de clientes, bem como a manutenção da mesma; viagens para reuniões de fechamento com leads e participações em eventos do segmento.
Também já trabalhei na empresa Lifemed, na área de Planejamento e Controle de Produção e Radisson Blu, na área de Customer Success.
Aos que estão pensando em cursar Engenharia de Produção na UFPel, tenham a certeza de que estarão escolhendo um curso dinâmico. Não esperem estudar apenas um único grande tópico. O mais sensacional do curso é justamente navegar por diversas áreas, o que permite ter um grande leque de opções para seguir, conhecendo temas diversos que nos engrandecem para o amadurecimento profissional.”
P.R.B. (Formado em 2019)
Atuação atual:Assistente em Administração na Universidade Federal de Pelotas.
Depoimento:
“Atuo hoje na Universidade Federal de Pelotas, na área de Assistente em Administração.
Minhas principais atividades são rotinas de secretaria de Programa de Pós-Graduação; atuei como Chefe de Núcleo Administrativo do Instituto de Física e Matemática por 5 anos, encerrando o mandato no ano de 2022.
Também atuo, mais diretamente na área do Curso, como Responsável Técnico da queijaria artesanal Sítio Dona Luíza, agindo diretamente nas áreas de qualidade, certificação, criação e manutenção do Manual de Boas Práticas, além de execução de plano de mapeamento dos processos e suas melhorias, com análises em demais áreas afins com a formação como logística, precificação, entre outras.
Também atuo, mais diretamente na área do Curso, como Responsável Técnico da queijaria artesanal Sítio Dona Luíza, agindo diretamente nas áreas de qualidade, certificação, criação e manutenção do Manual de Boas Práticas, além de execução de plano de mapeamento dos processos e suas melhorias, com análises em demais áreas afins com a formação como logística, precificação, entre outras.
É um curso que exige dedicação e atenção assim como historicamente são cursos de STEM, mas com o aspecto da execução prática sendo colocado à prova; contextualmente, é um curso com atuação direta em atividades práticas, mas que não se limita a esse aspecto, tendo uma ampla gama de atuação; temos colegas atuando diretamente na área com acompanhamento de processos, criação e implantação de ETE’s e ETA’s, atividades de campanhas de marketing para multinacionais, qualidade, tecnologia da informação, pesquisa acadêmica, entre diversas outras áreas, o que caracteriza a abrangência do curso.
Considero, sem dúvida, que no mercado cada vez mais dinâmico e competitivo, é um curso de destaque nas atuais e vindouras oportunidades de mercado.”
P.S.A. (Formado em 2018)
Atuação atual:QA e Chief Commercial Officer na Captur Technology.
Depoimento:
“Atuo hoje na empresa Captur Technology, na área de QA (Quality Assurance) e CCO (Chief Commercial Officer).
Minhas principais atividades são captação de parceiros (construtoras e corretores de imóveis), bem como garantir a qualidade dos sistemas desenvolvidos internamente e sua usabilidade na percepção do usuário.
Também já trabalhei na empresa Fácil Consulta, na área de gestão de expansão.
O curso de Engenharia de Produção da UFPel instiga a utilizar pensamento lógico diariamente, bem como saber como lidar com situações complexas.
Em todos os ambientes que trabalhei, sempre fui pago por apenas uma coisa: RESOLVER PROBLEMAS, independente do setor, se é qualidade, comercial, projetos, somos pagos para resolver problemas com menor custo e o mais rápido possível.”
S.X.T. (Formado em 2019)
Atuação atual:Pesquisa, ensino e extensão no Grupo de Pesquisa CEGOSC – Área de Fatores Humanos.
Depoimento:
“Atuo hoje no Grupo de Pesquisa CEGOSC, na área de Fatores Humanos.
Minhas principais atribuições são realizar atividades de pesquisa, ensino e extensão.
Também já trabalhei na empresa BRF, na área de Produtividade.
O curso de Engenharia de Produção na UFPel é excelente porque os Professores são maravilhosos e preocupados com o ensino de Qualidade, repassando toda a teoria fundamental e necessária, bem como, incentivando a prática dos conceitos estudados.
Além da excelência acadêmica dos Professores e do conhecimento técnico desenvolvido ao longo do curso, a EP-UFPel promove as soft-skills por meio de atividades como: organização de eventos; excursões a congressos; participação em diretório acadêmico, empresa Jr e grupos de pesquisa; entre outros, sem falar nas possibilidades da UFPel como um todo.
Outro ponto a favor da EP-UFPel é contar com uma rede de egressos extremamente diversa e bem-sucedida, alguns atuando internacionalmente, e todos tiveram início da sua jornada profissionalizante na EP-UFPel.
O curso em sua totalidade é completo oferecendo amplas oportunidades em Pesquisa, Ensino e Extensão, bem como, a diversidade esperada e essencial para o sucesso da Visão Sistêmica, que é o principal atributo das Engenheiras e Engenheiros de Produção.”
T.M.M. (Formado em 2018)
Atuação atual:Área Administrativa na Associação GigaCandanga – Brasília/DF.
Depoimento:
“Atuo hoje na empresa Associação GigaCandanga em Brasília – DF, na área Administrativa.
Minhas principais atividades são elaboração de planejamento estratégico, gestão de contratos, gestão de RH, acompanhamento e atualização de KPIs, gestão financeira.
A engenharia de produção da UFPel é um curso incrível, com professores dedicados e qualificados para ajudar na sua formação.
Não me arrependo de cursar Engenharia de Produção, o curso me abriu muitas possibilidades profissionais aqui em Brasília – DF.”
T.M.W. (Formado em 2015)
Atuação atual:Gerente de Pré-Vendas na área de Benefícios na Creditas.
Depoimento:
“Atuo hoje na empresa Creditas, na área de Benefícios, como gerente de pré-vendas.
Minhas principais atividades são gestão e desenvolvimento de líderes, acompanhamento dos resultados, análise de indicadores e tomada de decisões sobre processos, interface com stakeholders, entre outras.
Também já trabalhei na empresa Stone Pagamentos, na área de logística, assim como na Contronic, na área de planejamento e controle da produção.
Sempre fui apaixonada pela melhoria contínua, sendo que a teoria do curso me ajudou a ter um olhar ainda mais clínico sobre processos e fluxos, que poderiam/podem evoluir.
As disciplinas de exatas te ajudam no pensamento crítico, o que acaba te preparando para as infinitas resoluções de problemas que irá encontrar pela vida.
É um curso que te prepara para as mais diversas funções do mercado e eu recomendo de olhos fechados!”
V.A.M.A. (Formado em 2019)
Atuação atual:Business Transformation na Ernst & Young.
Depoimento:
“Atuo hoje na empresa Ernst & Young, na área de Business Transformation.
Minhas principais atividades são PMO, gerenciamento de projetos e apoio tech.
Também já trabalhei na empresa MH Cereais, na área de Segurança do Trabalho.
Aos alunos que estão pensando em cursar Engenharia de Produção na UFPel, diria que é uma boa escolha, o curso conta com bons professores e bom PPC.
Atentem-se para atividades extracurriculares, pois estas serão um diferencial para entrar no mercado de trabalho, portanto, desde o primeiro semestre já atuem em projetos de extensão, pesquisa e afins. Tenham certeza, isso fará diferença.”
eiro semestre já atuem em projetos de extensão, pesquisa e afins. Tenham certeza, isso fará diferença.”