Solicitação de Aproveitamento de Disciplina

Definição
Discente que cursou com aprovação componente curricular de curso de graduação ou pós-graduação poderá solicitar aproveitamento de estudos, dentro dos prazos previstos no calendário acadêmico.
Para obter o aproveitamento, a atividade curricular cursada deverá contemplar, no mínimo, 75% da carga horária e do conteúdo da atividade curricular pretendida, sendo facultada ao professor responsável pelo componente curricular a realização de avaliação especial para eventual complementação.

Como Solicitar

Para solicitar o aproveitamento de estudos o discente deverá preencher o “requerimento para aproveitamento de estudos” e enviar por e-mail para o seguinte endereço: engepro.ufpel@gmail.comOutros documentos necessários, como “Histórico” (indicando a aprovação nas disciplinas) e o “Conteúdo Programático” (Ementas/Programas das Disciplinas – indicando o conteúdo das disciplinas cursadas e aprovadas) também devem ser enviados por e-mail.

a) para componentes cursados na UFPEL deverá ser anexado o histórico contendo nota e carga horária, além dos conteúdos programáticos, quando o colegiado julgar necessário.
b) para disciplinas cursadas em outra instituição deverá ser anexado o histórico escolar contendo nota e carga horária, além de conteúdos programáticos, obrigatoriamente.

Requerimento de aproveitamento de estudos

Fluxograma

Responsável Procedimento
Discente

– Preencher e assinar o requerimento para aproveitamento de estudos;

– Anexar histórico;

– Anexar conteúdo programático, conforme o caso;

– Entregar os documentos no colegiado do curso.

Colegiado

– Abrir processo no SEI;

– Digitalizar e anexar a documentação do discente;

– Encaminhar ao docente responsável.

– Analisar a solicitação;

– Emitir parecer;

– Encaminhar à coordenação do curso.

Coordenador do curso

– Preencher e assinar o parecer final de aproveitamento;

– Encaminhar para CRA.

CRA – Registrar aproveitamento no COBALTO.