Início do conteúdo
Trabalho de Conclusão de Curso

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é obrigatório para a integralização do curso de Engenharia de Produção e não pode ser substituído por outra atividade.

Objetivos da Componente Curricular

Oferecer suporte para que o aluno realize um projeto de monografia que demonstre a integração dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso de Engenharia de Produção.

O Trabalho de Conclusão de Curso da Engenharia de Produção se divide em Trabalho de Conclusão de Curso 1 (15000460) e o Trabalho de Conclusão de Curso 2 (15000531). Em ambos os casos, o aluno deve solicitar a matrícula como procede com as demais disciplinas do curso.

Como ocorre a escolha do orientador de TCC? 

Logo ao início do TCC 1 se faz necessário estabelecer quem será o orientador que acompanhará o discente durante o TCC 1 e o TCC 2. Conforme o Regulamento de TCC, em seu Capítulo VII , Art. 11o, “A orientação do Trabalho de Conclusão de Curso de Engenharia de Produção é exercida por um docente responsável da UFPel que tenha ministrado pelo menos uma disciplina no curso ou cuja área de atuação tenha uma afinidade com o curso de Engenharia de Produção“.
Para facilitar o processo de escolha por parte dos discentes, apresenta-se abaixo um quadro que indica alguns dos professores do colegiado mais diretamente ligados às disciplinas da área específica do curso, com as áreas de concentração em que esses realizam suas orientações.

Quais os direitos e deveres dos alunos em fase de elaboração de TCC?

Art. 13º – São direitos do Orientando: 

I. ter um professor orientador. 

II. ser informado sobre a normalização de trabalhos acadêmicos da UFPel. 

III. receber orientações necessárias para a realização das atividades curriculares previstas.

§ Parágrafo único: Em caso do aluno não encontrar um professor orientador, o mesmo deverá procurar o Coordenador de Trabalho de Conclusão de Curso para que este em conjunto com colegiado do Curso designe um orientador. 

Art. 14º – São deveres do Orientando: 

I. comparecer às reuniões acertadas com seu orientador. 

II. estabelecer o projeto de Trabalho de Conclusão de Curso em conjunto com o orientador, e apresentá-lo conforme o calendário definido pelo Coordenador do Trabalho de Conclusão de Curso. 

III. cumprir o plano e o cronograma estabelecidos. 

IV. cumprir com a normalização de trabalhos acadêmicos da UFPel.

Seguem alguns links úteis relacionados ao TCC:

1 – Regulamento de TCC da Eng. de Produção UFPel;

2 – Modelo para TCC, útil para o desenvolvimento TCC;

3 – Solicitação de Mudança de Orientador (Deve ser encaminhada à coordenação de curso).