Início do conteúdo
Atividades Complementares

Atividades Complementares e Formação Livre

Para completar a graduação, o acadêmico deve, além de ser aprovado em todas disciplinas, cumprir e apresentar comprovação de 260 horas de Atividades Complementares e 36 horas de Formação Livre. Conforme encontra-se descrito no Anexo 2 do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) da Engenharia de Produção da UFPel (consulte o o link: https://wp.ufpel.edu.br/producao/files/2017/08/PPC2016Engepro-Atualizado.pdf).

Atividades Complementares são previstas na resolução CNE/CES 11, de 11 de março de 2002, em seu artigo 5º, parágrafo 2º, que define atividades complementares como “trabalhos de iniciação científica, projetos multidisciplinares, visitas teóricas, trabalhos em equipe, desenvolvimento de protótipos, monitorias, participação em Empresa Junior, entre outras atividades”. O PPC do Curso de Engenharia de Produção da UFPel considera como Atividades Complementares as mostradas na Tabela 1. Note que a segunda coluna há a carga máxima validada em cada atividade, isto significa que o acadêmico não pode validar 260h apenas de palestras, ou apenas de Cursos de Aperfeiçoamentos EAD, por exemplo. O objetivo é estimular o(a) acadêmico(a) experimentar diversas atividades (experiências).

Tabela 1: Atividades Complementares

Categoria

CH máx.

validada

Bolsas/Monitorias 100 horas
Disciplinas 272 horas
Participação em Bancas como ouvinte (1h por banca) 40 horas
Participação em Projeto de Ensino 100 horas
Curso de Aperfeiçoamento na área (presencial) 200 horas
Curso de Aperfeiçoamento na área (EAD) 60 horas
Atuação em Atividade Cultural 18 horas
Organização de Atividade Cultural 24 horas
Trabalho Voluntário 40 horas
Participação em Projeto de Pesquisa 100 horas
Publicação (B3 – C)/por artigo (60 horas por artigo) Não há
Publicação (A1 – B2)/por artigo (100 horas por artigo) Não há
Publicação em Evento Nacional (40 horas por artigo) Não há
Publicação em Evento Internacional (50 horas por artigo) Não há
Pôster em Evento Nacional (10 horas por pôster) Não há
Pôster em Evento Internacional (20 horas por pôster) Não há
Capitulo de Livro (20 horas por capítulo) Não há
Livro (60 horas por capítulo) Não há
Participação em Competição Acadêmica 60
Participação em Projeto de Extensão 100

Participação em Evento como ouvinte

60

Participação em Evento como Conferencista ou Suporte Operacional

60

Fonte: Adaptada do PPC do Curso de Engenharia de Produção

Formação Livre é um componente curricular que permite o(a) acadêmico(a)  cursar disciplinas em outros cursos superiores da UFPel, ou até mesmo em cursos superiores de outras Instituições de Ensino Superior. Assim, o(a) acadêmico(a) pode, por exemplo, cursar a disciplina de “Psicologia Organizacional”, no Curso Superior de Psicologia da UCPel. Para comprovação, só é preciso apresentar o comprovante de matricula e de aprovação na respectiva disciplina. Para Formação Livre exige-se 36 horas. Logo, o ideal é que a disciplina tenha pelo menos 36 horas. O PPC do Curso permite também que seja aceito cursos EAD, de no mínimo 36 horas, para o cumprimento dessa categoria. É importante sublinhar que mesmo que esse componente não precise ter relação alguma com o Curso Superior de Engenharia de Produção, o acadêmico(a) pode cursar disciplinas optativas adicionais como Formação Livre. Lembrando que é necessário o cumprimento de 10 créditos de Disciplinas Optativas do Curso.

Para comprovação das horas de Atividades Complementares e de Formação Livre o acadêmico deve acessar a disciplina “Atividades Complementares e Formação Livre EP” disponibilizada através do seguinte link (https://classroom.google.com/c/MzYxMjg3Mjg3MjZa?cjc=hmfzsea), fazer o download do formulário e preenche-lo; digitalizar todos seus certificados (em PDF) e anexar, juntamente, com a sua integralização curricular (em um arquivo único em PDF), na Plataforma. Qualquer dúvida, o acadêmico deve entrar em contato com a Profa. Larissa Medianeira Bolzan (larissambolzan@gmail.com).

Os próximos formandos devem fazer a postagem até o dia 25 de novembro de 2020.