Comissão de Estágio Probatório Docente

Aos docentes avaliados:

Conforme Resolução 013/2014, o Estágio Probatório Docente terá duração de 36 meses e será acompanhado por um tutor, definido pela Direção da Unidade, quando do ingresso do docente avaliado. Será criado um processo no SEI, pela Secretaria Administrativa, no qual deverão ser anexados todos os documentos pelo docente em estágio probatório e pelo tutor. O número do processo será informado ao docente avaliado e ao tutor.

Os Estágios Probatórios são avaliados pelas Comissões Avaliadoras de Estágio Probatório (CAEPs). As avaliações são realizadas em dois momentos: aos 18 e aos 30 meses de ingresso.

São necessários também planos de trabalho (anuais ou semestrais, devendo o primeiro deles ser enviado após 30 dias de ingresso do docente).

Também é requisito que o docente avaliado realize os cursos de formação pedagógica ofertados pela PRE (Módulos I e II).

Documentação necessária para avaliação:

1. Até 30 dias após o ingresso: plano de trabalho inicial, elaborado com o tutor (pode ser semestral/anual/para 18 meses)
  2. Semestralmente/anualmente: enviar planos de trabalho
    • havendo necessidade de alteração nos planos de trabalho, deverá ser enviado um documento à Comissão.
  3. Aos 18 meses:
    1. Relatório de Atividades
    2. Relatório de Autoavaliação (docente avaliado – nota de 0 a 100%, com base no cumprimento dos planos de trabalho)
    3. Relatório de Acompanhamento do tutor (com nota de 0 a 100%, com base no cumprimento dos planos de trabalho)
    4. Avaliações colaterais (realizadas por professores do mesmo colegiado, o docente que está avaliando deve-se identificar na avaliação colateral e preencher os campos com notas de 0 a 10.)
    5. RAADs do período
    6. Avaliação discente (constante nos RAADs)
    7. Relatório de Acompanhamento da chefia imediata (Direção)
  4. Aos 30 meses:
    1. Relatório de Atividades
    5. RAADs do período
    6. Avaliação discente (constante nos RAADs)
    7. Relatório de Acompanhamento da chefia imediata (Direção)
    8. Certificado de participação nos cursos de formação pedagógica – PRE (Módulos I e II)

Como enviar a documentação no SEI?

• Digitar o nº do processo na caixa de pesquisa (não é necessário que o processo esteja atribuído para que se insira documentos)
  • Criar um documento do tipo Despacho
  • Na tela “Gerar documento”, selecionar a opção Texto padrão e selecionar o modelo aplicável:
    • Estágio Prob-Relatório Atividades e Autoavaliação
    • Estágio Probatório – Plano de trabalho
    • Estágio Probatório – Relatório de Acomp. do Tutor
  • Os documentos: RAAD, Avaliações Colaterais e Certificados de participação em cursos de formação pedagógica devem ser inseridos no processo em formato .pdf (Novo documento -> Externo)

Documentos importantes:

1. Portaria 24/2018 e Portaria 25/2018 – Estabelecem as Comissões Avaliadoras de Estágio Probatório Docente do Centro de Engenharias
      2. Resolução nº13/2014 – CONSUN – Normas de Avaliação de Estágio Probatório Docente da UFPel.
      3. Listagem de Tutores – Centro de Engenharias (atualizada em 13/05/2019).
      4. Modelo de avaliação colateral (Anexo I – Resolução 11/2014 do COCEPE)
Publicado em 27/09/2016.