Projeto de extensão PARCERIA ENTRE NEPERS E COOPERATIVA DE RECICLAGEM – COOPIRATINI DE RECICLAGEM SOLIDÁRIA

Quando falamos em extensão universitária, gostaríamos de ressaltar a oportunidade que temos como professores, técnicos e alunos de uma instituição pública de disponibilizar, ao público externo à universidade, o conhecimento adquirido com o ensino e a pesquisa desenvolvidos dentro da universidade como uma ferramenta para melhorar a qualidade de vida da população.

Gerar ações que possibilitam produzir novos conhecimentos, complementar os conhecimentos anteriormente adquiridos e oportunizar às pessoas envolvidas a chance de se tornarem agentes de transformação e de construção social. Dentro desse contexto, a Câmara de Extensão do CENG tem feito questão de ressaltar projetos que são exemplos dentro da Unidade, visando através disso incentivar que novos projetos surjam.

Assim gostaríamos de parabenizar o projeto de extensão “Parceria entre NEPERS e Cooperativa de Reciclagem – Coopiratini de Reciclagem Solidária”, o qual busca fomentar o desenvolvimento regional através de iniciativas socioambientais com a cooperativa de reciclagem Coopiratini. Esse projeto busca junto aos seus cooperados a geração de trabalho e renda assim como a diminuição dos custos de transportes de resíduos para fora do município de Piratini. Ele é baseado na economia solidária! O Projeto tem por objetivo desenvolver de forma sistemática ações que venham proporcionar o crescimento da Cooperativa bem como da comunidade Piratiniense.

A coordenação do Projeto por parte da UFPel é realizada pela professora Luciara Bilhalva Corrêa e conta com a colaboração de docentes e discentes dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, e do Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustrial, assim como do Curso de Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária. Dentre as ações já realizadas estão: diagnóstico socioambiental prévio da Cooperativa de Reciclagem – Coopiratini Reciclagem Solidária; identificação dos problemas socioambientais e estruturais da Cooperativa e definição de propostas de melhorias que auxiliam na relação entre Cooperativa, administração pública e entidades representativas do Município de Piratini; formação do “Grupo de Trabalho Ambiental”, por representantes civis, além da criação do Fórum Municipal de Meio Ambiente, no qual se busca a discussão entre instituições representativas (público e privado) da comunidade; e propiciou experiências e estratégias para um adequado gerenciamento dos resíduos sólidos, favorecendo no melhor desenvolvimento de suas atividades, contribuindo para o ambiente da Cooperativa, bem como a sustentabilidade do município.

Orgulho da nossa unidade por essas iniciativas! Por mais ações como esta! Parabéns a todos os envolvidos!

Professores do Centro de Engenharias:
Luciara Bilhalva Corrêa
Érico Kunde Corrêa
Diuliana Leandro

Alunos de Pós-Graduação em Ciências Ambientais
Carolina da Silva Gonçalves
Liciane Oliveira da Rosa

Aluno de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustrial
Tatiana Porto de Souza

Alunos de Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária
Eduarda Gomes de Souza
Helenice de Ávila Tavares
Jayne da Silva Andrade
Karine Fonseca de Souza
Maiara Moraes Costa
Zilda Diani da Rosa Leal

Publicado em 03/09/2019, na categoria Últimos Posts.