O Projeto de ensino “A máscara na pedagogia do teatro” oferece a oficina aberta a todes que queiram experimentar o estado de palhaçx, essa pequena máscara do nariz, que tanto nos revela e liberta.
Alunes do Curso de Teatro UFPel que tenham interesse em colaborar com o projeto e integrar o Grupo de Estudos, sintam-se convidados a participar. A oficina será ministrada por mim, com colaboração de alunes e o projeto está aberto a novos colaboradores.
Stephane Brodt é ator, diretor, músico e professor do Amok Teatro, companhia de teatro do Rio de Janeiro, de 25 anos de atividades criativas e pedagógicas permanentes.
Fundado em 1998 e dirigido por Ana Teixeira e Stephane Brodt, o Amok Teatro se caracteriza por uma busca formal rigorosa e por uma intensidade que se manifesta no corpo do ator como sendo o lugar em que o teatro acontece. Cada projeto do grupo abre novos caminhos para a pesquisa cênica e para o treinamento do ator, a partir do diálogo com diferentes tradições e culturas. Os espetáculos do Amok tratam de questões fundamentais de nossa época, sem perderem de vista a busca de uma cena cerimonial.
O Fórum de Integração do Ensino Superior com a Educação Básica (V FIESEB), um importante evento que celebra a articulação entre a Universidade, especialmente os cursos de licenciatura, com a rede de educação básica de Pelotas.
O evento será aberto à comunidade escolar e acadêmica de Pelotas.
05h45min =>Chegada de passageiros e embarque no ônibus.
6h – PARTIDA do ônibus do Centro de Artes UFPel em Pelotas diretamente para Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre. (Chegada na CCMQ prevista para 9h30min.)
VOLTA
17h45min =>Chegada e embarque de passageiros no ônibus.
18h – PARTIDA do ônibus da Casa de Cultura Mario Quintana em Porto Alegre diretamente para o Centro de Artes da UFPel, em Pelotas.
21h30/22h =>Chegada do ônibus em Pelotas diretamente para o Centro de Artes da UFPel.
LISTA DE PASSAGEIROS E INSTRUÇÕES PARA VIAGEM À PORTO ALEGRE disponível aqui.
Dia 1 de novembro de 2023, quarta-feira, haverá o Fórum de estágios em Teatro do RS em Porto Alegre e conseguimos um micro-ônibus pra levar uma comitiva da UFPel! Todos estudantes estão convidados. Bolsistas do Pibid Artes Cênicas e estudantes que já cursaram algum estágio terão prioridade, pois o micro tem apenas 23 vagas.
O curso de Teatro – Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) recebeu a pontuação máxima (nota cinco) do Ministério da Educação (MEC). A Comissão designada do MEC visitou virtualmente a UFPel, de 30 de agosto a 1º de setembro, para avaliar a organização didático-pedagógica, a composição do corpo docente e a infraestrutura. O relatório do MEC atesta a relevância social do curso e a qualidade na formação de professoras e professores de Teatro.
A comissão considerou “excelente” a organização didático-pedagógica do curso, com destaque à “ótima experiência do corpo docente e da organização geral” da Universidade. No quesito infraestrutura, o esforço institucional para o oferecimento de instalações adequadas para as atividades práticas e de recursos de acessibilidade física, como elevadores e sinalização, foi positivamente avaliado.
Em relação ao corpo docente, entre outros pontos, ressaltou-se o “envolvimento expressivo” em atividades de ensino, pesquisa, extensão, de produção artística e cultural e as práticas de acolhimento a estudantes. A Licenciatura em Teatro da UFPel, atualmente oferecida em turno integral, foi criada nesse formato em 2019, mas está na relação de ofertas da Instituição desde 2008.
Estão abertas inscrições para novo projeto de pesquisa, aberto a alunes do Centro de Artes UFPel.
O projeto Territórios da palavra em performance vai desenvolver pesquisas sobre práticas de atuação envolvendo movimento e voz, em poéticas cênicas que incluam a palavra falada e/ou cantada, com foco nas relações propostas entre a ação física e a ação verbal. Serão desenvolvidos processos criativos, com abordagens específicas da palavra, identificados a esses diferentes territórios cênicos.
A primeira ação de pesquisa será:
– Corpo, Voz e Palavra, sobre práticas de Jorge Parente