De 18 a 22 de março, acontecerá a Mostra de Encenações aberta ao público com apresentações teatrais e de fragmentos cênicos, oriundos de disciplinas e projetos de pesquisa. São dois espetáculos e um fragmento cênico, resultantes da disciplina Encenação Teatral II, e duas montagens e fragmentos vinculados a projetos unificados.
Paralelamente acontecerá a Mostra Teatro para Escolas, contemplado no Edital 06/2024 PREC, com apresentações teatrais para escolas da rede pública de Pelotas/RS. Além das Encenações, o evento vai contar com outras ações vinculadas a projetos unificados tais como o Projeto “Atuar”, “Ladra”, “Fala Cênica”, “Núcleo de Teatro”, “Leituras do Drama Contemporâneo” e o componente curricular Estágio Curricular Supervisionado I.
Deseja-se com estas ações estreitar os laços com a comunidade pelotense por meio do compartilhamento de criações artísticas produzidas no contexto do Curso de Teatro/UFPel.
O Curso de Teatro Licenciatura convida para a Teatropalestra “Nem uma a menos” com Ternurinha que acontecerá no dia 21 de fevereiro, às 10h30min, no Auditório 2 (Prédio 4) do Centro de Artes da UFPel (Rua Álvaro Chaves, 65).
Teatropalestra é um termo cunhado pela atriz, professora, encenadora, bailarina e produtora Tefa Polidora (a Ternurinha), em sua tese de doutoramento intitulada “EU-TERNURINHA: o processo criativo e curativo da atriz-personagem a partir de seus excessos e vivências nas ruas, e o ativismo político e feminista que compõe suas teatropalestras” (2000). Uma das premissas das teatropalestras de Ternurinha, sendo ela uma mulher em situação de rua, é o destrinchamento dos conceitos científicos, políticos e sociológicos, a partir de suas vivências, criando imagens e alegorias que mostrem a aplicação das teorias em sua vida.
Tefa Polidoro é atriz, pesquisadora, professora e encenadora. Iniciou sua carreira artística como bailarina clássica angariando experiência no Brasil e exterior. Possui mestrado, doutorado e pós-doutorado em Teatro pela UDESC (bolsista capes 2014-2020), e graduação em Teatro pela UFRGS. Foi professora visitante do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFMA (bolsista FAPEMA) e professora substituta no curso de Teatro Licenciatura da UFPel. Atualmente é professora colaboradora no curso de Teatro da UDESC.
Dentre suas criações mais significativas estão (E)terno, Due lati della Campana, e a teatropalestra “Nem Uma a Menos”, todas com dramaturgia própria, enfoque na discussão de gênero e pesquisa sobre criação cênica feminista.
Participe!
O Curso de Teatro Licenciatura, por meio do edital da PREC 06/2024,promoverá a I Mostra de Teatro para Escolas nos Prédios 1 e 3 do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas. O evento receberá dez escolas públicas do município de Pelotas em dois momentos distintos, de 10 a 13 de dezembro e em março de 2025. Abaixo segue a programação.
OS MAMUTES, texto de Jô Bilac, de humor ácido, conta a história de Leon, narrada pela personagem Isadora Faca no Peito, uma menina de nove anos, questionadora e provocativa. Leon é um jovem que busca emprego numa empresa de Fast food, quer encontrar seu lugar num mundo no qual está liberada a “caça aos mamutes”. Terá de enfrentar as expectativas e manipulações de diferentes personagens, numa sociedade doente. Qual a saída? Matar ou morrer? Afinal, quem são os mamutes?
Apresentado dentro da Mostra de Teatro 2024/1, o espetáculo é criação da disciplina de Montagem teatral I, com alunos do Curso de Teatro Licenciatura UFPel.
Edital Nuprop nº. 31/2024 – Seleção em Fluxo Contínuo de Alunos das Licenciaturas da UFPel para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/UFPel
Edital completo: https://wp.ufpel.edu.br/pre/files/2024/10/SEI_23110.030526_2024_58.pdf
Patrícia Garcia Bohlmann
Título do Trabalho: Da infância à docência: Reflexões a partir de minha história de vida
Dia: 07/10/2024
Horário e local: 15h30 LAPAP – Bloco 3
Andreza Duarte de Mattos
Título do Trabalho: A companhia teatral Filhas de Tereza e o teatro negro nos bairros periféricos de Pelotas
Dia: 11/10/2024
Horário e local: 19h Sala 64 – Bloco 3
Tatiana Duarte Cuba
Título do Trabalho: Descobrindo o teatro: A importância da extensão universitária na periferia
Dia: 15/10/2024
Horário e local: 19h Sala 205 – Bloco 1
Gabriel Pioner
Título do Trabalho: A antropofagia da peça O Rei da Vela, de Oswald de Andrade, na montagem de Zé Celso Martinez
Dia: 17/10/2024
Horário e local: 17h Sala 205 – Bloco 1
Vinícius Lopes Machado
Título do Trabalho: Cenas do cárcere: Teatralidades em busca da reabilitação de pessoas em situação prisional
Dia: 18/10/2024
Horário e local: 14h 318 – Bloco 1
Patrick Peres da Costa
Título do Trabalho: Metodologias de ensaio com base no jogo espontâneo do ator
Dia: 24/10/2024
Horário e local: 14h30 Auditório 1 – Bloco1