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Ênfase Pesquisa

Projetos Unificados com ênfase na Pesquisa

O TEATRO DO OPRIMIDO E SUAS REPERCUSSÕES NA COMUNIDADE

Coordenadora: Fabiane Tejada da Silveira

Descrição do Projeto: O Projeto propõe-se a sistematizar e organizar as produções do Projeto de Extensão Teatro do Oprimido na Comunidade (TOCO) ao longo de sua existência (iniciou em 2010 e ainda está em andamento) para identificar suas repercussões nas comunidades onde desenvolveu-se e refletir sobre o impacto do mesmo na formação dos estudantes envolvidos(as) no TOCO.

Contato: tejadafabiane@gmail.com


LEITURAS DO DRAMA CONTEMPORÂNEO

Coordenadora: Fernanda Vieira Fernandes

Descrição do Projeto: O projeto de pesquisa Leituras do drama contemporâneo tem como foco principal o estudo de textos dramáticos contemporâneos, bem como de seus autores e autoras, debruçando-se sobre os conceitos e características principais que surgem na literatura dramática a partir do final do século XX. A partir da descoberta de peças teatrais e da análise das mesmas, o grupo busca disseminar o seu estudo através de leituras dramáticas, intervenções literárias, entre outras propostas. O projeto compõe o Grupo de Pesquisa da Plataforma Lattes – CNPq intitulado “Teatro: histórias e dramaturgias”, na linha de pesquisa “Dramaturgia: estudos e leituras”.

Contatos:

E-mail: leituras.ufpel@gmail.com
Instagram: @leiturasdodramacontemporaneo
Twitter: @leiturasufpel

DA METODOLOGIA DE PESQUISA À AÇÃO: OUTRAS/NOVAS MANEIRAS DE ABORDAGENS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Coordenadora: Andrisa Kemel Zanella

Descrição do projeto: O estudo de abordagem qualitativa e alicerçada no campo teórico-metodológico da pesquisa formação, traz o viés experimental para a cena com o intuito de  construir uma proposta metodológica de ação para a formação de professores, a partir do cruzamento de três metodologias de pesquisas de doutorado que abarcam os estudos do Imaginário e das pesquisas (auto)biográficas. 

Contato: professoraandrisakz@gmail.com


A PRÁTICA DA FALA CÊNICA

Coordenadora: Aline Castaman

Descrição do projeto: O projeto unificado com ênfase em pesquisa, A Prática da Fala Cênica, está alicerçado em três eixos de ações fundamentais que o compõe: pesquisa, ensino e extensão. Cada uma com funções e diretrizes distintas que se movimentam no âmbito da investigação teórica, da experimentação prática e da transposição prático-teórica desse conhecimento à comunidade pelos alunes da Universidade Federal de Pelotas.
O projeto visa promover a circulação de um conhecimento notório no campo teórico, porém pouco explorado no âmbito do rigor da prática aqui no Brasil. As leis que regem tal prática têm origem nas investigações do mestre russo Nemirovich Dântchenko e Konstantin Serguêievitch Stanislávski, porém, foi Maria Knebel, pedagoga russa, quem a sistematizou na Rússia no final da década de 30 do século passado. A Fala Cênica foi desenvolvida e aplicada como disciplina em instituições de nível superior de Interpretação Teatral na Rússia e trazida para o Brasil por Elena Constantinovna Gaissionok. A partir de setembro de 2001, a abordagem de sua pedagogia reunirá os princípios comuns que regem as quatro artes na formação do ator das escolas russas (Interpretação Teatral, Fala Cênica, Ballet clássico e o Canto lírico) para expressar os pensamentos e os sentimentos humanos.
Uma metodologia que abrange leis que asseguram a educação da voz e da fala e, muito embora tenha sua gênese na área teatral, não é uma prática exclusiva para atores. Estende-se a qualquer pessoa interessada na Arte de Falar e que queira aprimorar uma fala saudável e/ou explorar suas potencialidades artísticas seja na récita de poesias, na interpretação de contos, crônicas e peças, na dublagem, na advocacia, etc. É uma prática que dá suporte à descoberta de sua personalidade artística, porém não necessariamente voltada à arte do ator. A técnica, antes de qualquer coisa, protege o aparelho fonador de patologias sob o estresse contínuo do uso mau empregado da voz.
Os estudos teóricos realizados nos últimos anos pela autora do projeto no campo da retórica e oratória, alinhada à arte do ator profissional inglês no início do período moderno, se mostrou um saber limitado. Pois, que para ser apropriado, exige uma vivência de caráter prático a ser experimentado sob a tutela contínua de um tutor. Há um conhecimento que só pode ser acedido ao se atravessar um processo de aprendizagem sob a condução de um pedagogo. O alcance, portanto, a determinado conhecimento abarcando o emprego da voz e da fala e as condições para sua “justa” enunciação dependerá, de um lado, da condução de um tutor, o qual transmitirá um saber específico contribuindo para o desenvolvimento artístico do partícipe da pesquisa e, por outro lado, da dedicação do partícipe a esta pedagogia transmitida pelo pedagogo somada à prática simultânea pessoal/particular/individual do partícipe. A experimentação prática dos procedimentos pedagógicos e artísticos no campo da Fala Cênica orientará os rumos das ações de pesquisa e ensino para, posteriormente, serem realizadas as ações de extensão. Isto é, a técnica a serviço da preparação de futuros professores que trabalharão nas comunidades locais na parte da educação artística.

Contatos: 

E-mail: acastaman@ufpel.edu.br

LEITURA DRAMÁTICA E FLE

Coordenadora: Maristela Machado (CLC) e Fernanda Vieira Fernandes (CeArte)

Descrição do projeto: Este projeto de pesquisa unificado multidisciplinar tem como foco principal a reflexão e a revisão bibliográfica sobre a leitura dramática e a aprendizagem do Francês Língua Estrangeira (FLE) a partir de experiências realizadas na Universidade Federal de Pelotas. Além disso, em suas ações unificadas, prevê a realização de atividades relacionadas à leitura dramática, envolvendo estudantes do curso de Licenciatura em Letras Português e Francês e da Licenciatura em Teatro e de sessões de leitura abertas ao público, virtuais e/ou presenciais. 

Contatos: maristelagsm@gmail.com e fvfernandes@ufpel.edu.br

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC6vEVCEvsbPzZRcKCMuOi4w


ARTE CONTEMPORÂNEA, PROCESSOS DE CRIAÇÃO E PSICANÁLISE: SAGRADO, AFETOS E SEGREDOS

Coordenador: Ney Bruck

Descrição do Projeto: O projeto propõe uma investigação com abordagem qualitativa acerca da saúde mental, loucura e os processos de criação em arte contemporânea a partir do procedimento metodológico instaurações cênicas; aplicado em um grupo de estudos e atenção a saúde mental composto por alunos e alunas de qualquer curso da UFPEL e também aberto à pessoas da comunidade externa em geral, enfocando a arte em seus processos criativos em suas variadas expressões e linguagens e as possíveis relações com a psicanálise em uma perspectiva terapêutica artística e como poética da existência. O projeto prevê instaurações cênicas nas praças e ruas da cidade.

Contatos:

E-mail: arteeloucuraprocessosdecriacao@gmail.com
Instagram link direto: instagram.com/psicanartese
Instagram busca: @psicanartese 

JANELAS DO FEMININO

Coordenadores: Paulo Gaiger

Descrição do Projeto: O Projeto de Pesquisa Janelas do Feminino abre um diálogo entre o feminino e o teatro, as relações históricas e a contemporaneidade serão investigados através do estudo teórico, histórico, bibliográfico, biográfico e empírico, entre diferentes opções e escolhas, buscando, também, desenvolver processos criativos de composição cênica. Intervenções, performances, esquetes, espetáculos nos ambientes acadêmicos e do município são parte substancial da pesquisa, conformando seu compromisso com a extensão. Investigar o diálogo entre o feminino e o teatro, identificar relações históricas e contemporâneas; desenvolver processos criativos propondo a composição plástica e sua apresentação nos âmbitos acadêmicos e da cidade; participar de publicações, seminários e congressos, com os materiais de estudos e reflexão, da memória, dos trabalhos plásticos, etc.

Contatos:

E-mail: paulogaiger@gmail.com / paulo.gaiger@ufpel.edu.br

COLETIVO MEIAOITO: INVESTIGAÇÃO TEÓRICO/PRÁTICA DE TÉCNICAS TEATRAIS E SISTEMATIZAÇÃO DE PROCEDIMENTOS PARA A CENA

Coordenadores: Paulo Gaiger e Alexandra Dias

Descrição do Projeto: Tem como objetivo a construção e estabelecimento de um ambiente que proporcione a pesquisa de atuação em seu sentido mais amplo, da personagem, da cena, do espetáculo, da performance, da intervenção cênica, da improvisação e de possibilidades que possam se descortinar permeados pelo estudo teórico-prático sobre a linguagem do teatro contemporâneo. Entendendo o corpo “como ferramenta de trabalho da atriz e do ator”, hora em presença em ensaios e treinamentos, hora em presença na cena, a pesquisa busca, também, aprofundar e ampliar o movimento, o gesto, a expressão significativas e, nesse sentido, abrir diálogo intenso com as demais artes da cena, a dança, o circo e a performance, bem como, com outras áreas de expressão artísticas. Como uma instância importante, a comunhão e apresentação de processos de trabalho e de espetáculos.

Contatos:

E-mail: paulogaiger@gmail.com / zia169474@gmail.com

LABORATÓRIO DE DRAMATURGIA DA UFPEL (LADRA)

Coordenadora: Marina de Oliveira

Descrição do projeto: Trata-se de um projeto unificado, com ênfase na pesquisa, mas que tem desdobramentos e ações na extensão e no ensino. O eixo da extensão tem como cerne oficinas de criação dramatúrgica desenvolvidas em escolas da rede pública estadual, mais especificamente no ensino médio. O eixo do ensino abriga o trabalho desenvolvido por alunos do curso de Teatro e de outras graduações nas disciplinas “Dramaturgia” e “Laboratório de criação dramatúrgica”. A pesquisa, por seu turno, contempla a discussão acerca do conceito de dramaturgia e de suas possibilidades de criação. A ação mais recente de pesquisa denomina-se “Criando anticomerciais” a partir de uma investigação entre as possíveis relações entre o princípio do antimonumento e do anticomercial.

Site institucional:https://wp.ufpel.edu.br/ladrateatro/


TERRITÓRIOS DA PALAVRA EM PERFORMANCE

Coordenadora: Moira Albornoz Stein

Descrição do projeto: O projeto Territórios da palavra em performance desenvolve pesquisas sobre diferentes práticas de atuação, que envolvem corpo, movimento e voz, em poéticas cênicas que incluem a palavra falada e/ou cantada, com foco nas relações propostas entre a ação física e a ação verbal. Assim, serão desenvolvidos processos criativos que poderão se identificar a diferentes territórios cênicos, aqui entendido como um conjunto de poéticas com abordagem específica dada à palavra. Desenvolverá processos investigativos e criativos, sobre a atuação, com distintas relações com a palavra, que solicitam dos atuantes/atores/atrizes estados de atenção determinados. Prevê estudos e práticas sobre os trabalhos de Jorge Parente, Panthéâtre e Amok Teatro, estudados nas pesquisas da coordenadora. Propiciará assim, a discentes do Curso de Teatro- Licenciatura e outros cursos do Centro de Artes, a experiência prática e criativa, junto de estudo aprofundado das diferentes poéticas estudadas, incentivando a pesquisa e a produção acadêmica desses estudantes. A primeira ação de pesquisa será: Corpo, voz e palavra, sobre as práticas de Jorge Parente, com início dia 21 de agosto de 2023, e duração de quatro meses.

Contato: moirastein505@gmail.com