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Ênfase Pesquisa

Projetos Unificados com ênfase na Pesquisa

O TEATRO DO OPRIMIDO E SUAS REPERCUSSÕES NA COMUNIDADE

Coordenadora: Fabiane Tejada da Silveira

Descrição do Projeto: Projeto propõe-se a sistematizar, organizar e analisar as produções do Projeto de Extensão Teatro do Oprimido na Comunidade ao longo dos últimos 10 anos, para diagnosticar suas repercussões nas comunidades onde se desenvolveu e compreender o significado deste para a formação dos estudantes de Teatro ministrantes dos projetos nas comunidades. O projeto integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Teatro, Educação e Práxis Social da UFPel/CNPQ.

Contato:

E-mail: tejadafabiane@gmail.com


LEITURAS DO DRAMA CONTEMPORÂNEO

Coordenadora: Fernanda Vieira Fernandes

Descrição do Projeto: O projeto de pesquisa Leituras do drama contemporâneo tem como foco principal o estudo de textos dramáticos contemporâneos, bem como de seus autores e autoras, debruçando-se sobre os conceitos e características principais que surgem na literatura dramática a partir do final do século XX. A partir da descoberta de peças teatrais e da análise das mesmas, o grupo busca disseminar o seu estudo através de leituras dramáticas, intervenções literárias, entre outras propostas. O projeto compõe o Grupo de Pesquisa da Plataforma Lattes – CNPq intitulado “Teatro: histórias e dramaturgias”, na linha de pesquisa “Dramaturgia: estudos e leituras”.

Contatos:

E-mail: leituras.ufpel@gmail.com
Instagram: @leiturasdodramacontemporaneo
Twitter: @leiturasufpel

DA METODOLOGIA DE PESQUISA À AÇÃO: OUTRAS/NOVAS MANEIRAS DE ABORDAGENS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Coordenadora: Andrisa Kemel Zanella

Descrição do projeto: O estudo de abordagem qualitativa e alicerçada no campo teórico-metodológico da pesquisa formação, traz o viés experimental para a cena com o intuito de  construir uma proposta metodológica de ação para a formação de professores, a partir do cruzamento de três metodologias de pesquisas de doutorado que abarcam os estudos do Imaginário e das pesquisas (auto)biográficas. 

Contato: 

E-mail: professoraandrisakz@gmail.com


A PRÁTICA DA FALA CÊNICA

Coordenadora: Aline Castaman

Descrição do projeto: O projeto unificado com ênfase em pesquisa, A Prática da Fala Cênica, está alicerçado em três eixos de ações fundamentais que o compõe: pesquisa, ensino e extensão. Cada uma com funções e diretrizes distintas que se movimentam no âmbito da investigação teórica, da experimentação prática e da transposição prático-teórica desse conhecimento à comunidade pelos alunes da Universidade Federal de Pelotas.
O projeto visa promover a circulação de um conhecimento notório no campo teórico, porém pouco explorado no âmbito do rigor da prática aqui no Brasil. As leis que regem tal prática têm origem nas investigações do mestre russo Nemirovich Dântchenko e Konstantin Serguêievitch Stanislávski, porém, foi Maria Knebel, pedagoga russa, quem a sistematizou na Rússia no final da década de 30 do século passado. A Fala Cênica foi desenvolvida e aplicada como disciplina em instituições de nível superior de Interpretação Teatral na Rússia e trazida para o Brasil por Elena Constantinovna Gaissionok. A partir de setembro de 2001, a abordagem de sua pedagogia reunirá os princípios comuns que regem as quatro artes na formação do ator das escolas russas (Interpretação Teatral, Fala Cênica, Ballet clássico e o Canto lírico) para expressar os pensamentos e os sentimentos humanos. Uma metodologia que abrange leis que asseguram a educação da voz e da fala e, muito embora tenha sua gênese na área teatral, não é uma prática exclusiva para atores. Estende-se a qualquer pessoa interessada na Arte de Falar e que queira aprimorar uma fala saudável e/ou explorar suas potencialidades artísticas seja na récita de poesias, na interpretação de contos, crônicas e peças, na dublagem, na advocacia, etc. É uma prática que dá suporte à descoberta de sua personalidade artística, porém não necessariamente voltada à arte do ator. A técnica, antes de qualquer coisa, protege o aparelho fonador de patologias sob o estresse contínuo do uso mau empregado da voz. Os estudos teóricos realizados nos últimos anos pela autora do projeto no campo da retórica e oratória, alinhada à arte do ator profissional inglês no início do período moderno, se mostrou um saber limitado. Pois, que para ser apropriado, exige uma vivência de caráter prático a ser experimentado sob a tutela contínua de um tutor. Há um conhecimento que só pode ser acedido ao se atravessar um processo de aprendizagem sob a condução de um pedagogo. O alcance, portanto, a determinado conhecimento abarcando o emprego da voz e da fala e as condições para sua “justa” enunciação dependerá, de um lado, da condução de um tutor, o qual transmitirá um saber específico contribuindo para o desenvolvimento artístico do partícipe da pesquisa e, por outro lado, da dedicação do partícipe a esta pedagogia transmitida pelo pedagogo somada à prática simultânea pessoal/particular/individual do partícipe. A experimentação prática dos procedimentos pedagógicos e artísticos no campo da Fala Cênica orientará os rumos das ações de pesquisa e ensino para, posteriormente, serem realizadas as ações de extensão. Isto é, a técnica a serviço da preparação de futuros professores que trabalharão nas comunidades locais na parte da educação artística.

Contatos: 

E-mail: acastaman@ufpel.edu.br

LEITURA DRAMÁTICA E FLE

Coordenadora: Maristela Machado (CLC) e Fernanda Vieira Fernandes (CeArte)

Descrição do projeto: Este projeto de pesquisa unificado multidisciplinar tem como foco principal a reflexão e a revisão bibliográfica sobre a leitura dramática e a aprendizagem do Francês Língua Estrangeira (FLE) a partir de experiências realizadas na Universidade Federal de Pelotas. Além disso, em suas ações unificadas, prevê a realização de atividades relacionadas à leitura dramática, envolvendo estudantes do curso de Licenciatura em Letras Português e Francês e da Licenciatura em Teatro e de sessões de leitura abertas ao público, virtuais e/ou presenciais. 

Contatos:

E-mail: maristelagsm@gmail.com e fvfernandes@ufpel.edu.br

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC6vEVCEvsbPzZRcKCMuOi4w


A PESQUISA NO LADRA

Coordenadora: Marina de Oliveira

Descrição do Projeto: Este projeto tem como foco a criação de dramaturgia a partir de outras pré-existentes. Na ação “Canibalizando O auto da barca do inferno”, o grupo de pesquisa está criando uma dramaturgia a partir da obra de Gil Vicente, através de processo colaborativo. O espetáculo terá como público-alvo alunos do ensino médio e fará apresentações em escolas da rede pública de Pelotas.

Contato:

E-mail: marinadolufpel@gmail.com

Instagram: @lab.dramaturgiaufpel


TERRITÓRIOS DA PALAVRA EM PERFORMANCE

Coordenadora: Moira Albornoz Stein

Descrição do projeto: O projeto Territórios da palavra em performance desenvolve pesquisas sobre diferentes práticas de atuação, que envolvem corpo, movimento e voz, em poéticas cênicas que incluem a palavra falada e/ou cantada, com foco nas relações propostas entre a ação física e a ação verbal. Assim, serão desenvolvidos processos criativos que poderão se identificar a diferentes territórios cênicos, aqui entendido como um conjunto de poéticas com abordagem específica dada à palavra. Desenvolverá processos investigativos e criativos, sobre a atuação, com distintas relações com a palavra, que solicitam dos atuantes/atores/atrizes estados de atenção determinados. Prevê estudos e práticas sobre os trabalhos de Jorge Parente, Panthéâtre e Amok Teatro, estudados nas pesquisas da coordenadora. Propiciará assim, a discentes do Curso de Teatro- Licenciatura e outros cursos do Centro de Artes, a experiência prática e criativa, junto de estudo aprofundado das diferentes poéticas estudadas, incentivando a pesquisa e a produção acadêmica desses estudantes. A primeira ação de pesquisa será: Corpo, voz e palavra, sobre as práticas de Jorge Parente, com início dia 21 de agosto de 2023, e duração de quatro meses.

Contato: 

E-mail: moirastein505@gmail.com


JOGATINA: CRIAÇÃO COLABORATIVA, DIREÇÃO E INICIAÇÃO TEATRAL

Coordenadora: Maria Amélia Gimmler Netto

Descrição do Projeto: O projeto de pesquisa “Jogatina: criação colaborativa, direção e iniciação teatral” prevê a prática da criação e da direção colaborativa de cenas teatrais e tem como base a prática como pesquisa em artes cênicas. Dentre suas ações principais estão previstas a criação de esquetes teatrais com elenco de pequena formação bem como a criação colaborativa de solos e monólogos. A direção rotativa de cenas, modo de criação que vem sendo experimentado pela professora diretora proponente desde 2013, com estudantes-artistas-pesquisadores, será o eixo central de investigação. A necessidade de retomada do Projeto de Pesquisa Jogatina, anteriormente realizado na UFPel no período de 2013 à 2015, deu-se a partir da prática de criação colaborativa de cenas teatrais realizada na disciplina optativa Processos Coletivos de Criação do Curso de Teatro, em 2022.2, quando a professora e um grupo de estudantes optaram por seguir em sala de ensaio aprofundando a prática criativa colaborativa de cenas teatrais. A primeira versão do projeto Jogatina tinha como fundamentação as peças diáticas de Bertolt Brecht, a teoria do teatro Pós Dramático e suas possíveis contribuições para a pedagogia do teatro. Agora nesta nova versão de Jogatina, a ênfase estará mais aprofundada na criação e direção colaborativas e na iniciação teatral. O projeto integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Teatro Educação e Práxis Social da UFPel.

Contatos:

E-mail: mamelianetto@gmail.com
Instagram: @jogatina.teatro


PRÁTICAS PERFORMATIVAS E RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS

Coordenador: Thiago Pirajira Conceição

Descrição do Projeto: Este projeto pretende articular discussões acerca das interfaces entre as artes cênicas, as relações étnico raciais e demais manifestações culturais afrobrasileiras, evidenciando modos, estratégias e processos de criação. Para tal, pretende envolver grupos de teatro, pesquisas de graduação e revisão bibliográfica. Ao evidenciar as lacunas existentes nos currículos sobre estudos das práticas performativas negras e suas relações com os processos pedagógicos e artísticos, de forma a priorizar tais metodologias e práticas como centralidade na produção de conhecimento em artes cênicas, ancoram neste projeto de pesquisa os intentos de sua realização. Deste modo, se concentra em realizar e aprofundar a reflexão prático-teórica, organizada na intersecção entre teatro, performance, educação e negritude.

Contato:

E-mail: thiagopirajira@gmail.com


O SISTEMA DE STANISLAVSKI COMO BÚSSOLA Para O ATOR E DIRETOR NA CENA CONTEMPORÂNEA (2021-2025)

Coordenação: Fátima Yaska Antunes Silva

Descrição do projeto: Este projeto de pesquisa visa dar continuidade ao processo de aprendizagem, assimilação e compreensão das leis da criação cênica, tais como os formulados por Stanislavski, em seu “Sistema”. O chamado elementos do “Sistema de Stanislavski” abrange a formação e preparação do ator, e especialmente o método da “análise ativa”, que compreende a uma articulação dialética entre a análise da peça pela ação e o ‘étùde’, um tipo de improvisação. O intento entre outros é se apropriar deste precioso legado da escola russa de teatro, adaptando-o `a nossa cultura e aos tempos contemporâneos. Outro objetivo é demonstrar a eficácia da técnica de análise ativa como ferramenta para se abrir o texto, de quaisquer obras teatrais e textuais, rechaçando a crença ainda dominante de que o Sistema serviria apenas para a escola Naturalista/Realista. Alegra-nos também compartilhar e fazer conhecer o legado de Stanislavski como uma forma de reconhecimento do enorme serviço que ele prestou ao Teatro. Com base neste legado, e numa perspectiva mais ampla, nossa ambição é de “refundar” um projeto estético e ético que aposte antes no processo de emancipação subjetiva do Ser, para em seguida investir na formação atoral, como disposto no marco filosófico do próprio Sistema. Alinhado à metodologia da “prática artística como pesquisa” como propõe, o pesquisador holandês, Henrik Borgdorff (2005), assumimos alguns pressupostos colocados pelo autor, tais como a de que a pesquisa nas artes, ao contrário da pesquisa acadêmica em geral, preocupa-se em interpretar o particular e o único, necessitando para isso de experimentação prática. Portanto, o desenho da pesquisa incorpora a experimentação, participação e a interpretação na prática. Além disso, “a pesquisa em artes […] é realizada por artistas, mas espera-se que sua pesquisa tenha repercussões em um nível mais amplo do que a própria arte”. Nesse sentido, este projeto de pesquisa se insere no campo da “prática artística como pesquisa”, e, como tal, empregará métodos analíticos, hermenêuticos e experimentais, do ponto de vista de uma pesquisadora participante ao buscar o aprofundamento e compreensão dos elementos do Sistema de Stanislavski, que se constitui, ele mesmo, em um conjunto de leis e princípios da criação artística, um método do trabalho de criação do ator e do diretor. O propósito é testar a validade, o limite e o alcance do método da análise ativa, aplicando-a na análise de obras que fogem ao escopo para o qual o Sistema fora inicialmente criado.
Outro objetivo é testar a validade, o limite e o alcance dos elementos do Sistema como método pedagógico de formação do ator, experimentando-os na prática. Desta forma, o duplo eixo da pesquisa, nessa etapa, serão os elementos do ator e o método da “análise ativa”, ambos integrantes do Sistema de Stanislavski. Os elementos do ator, entendidos como os princípios estruturantes do método pedagógico de preparação do ator; e, a análise ativa, entendida como procedimento prévio do diretor no trato com o texto; quando busca dissecá-lo e determinar: as circunstancias propostas, o universo inicial, os principais acontecimentos, bem como os objetivos e obstáculos de cada personagem.

Contato:

Site institucional: https://wp.ufpel.edu.br/esferateatro/ (página em construção)