Projetos de Pesquisa
O TEATRO DO OPRIMIDO E SUAS REPERCUSSÕES NA COMUNIDADE
Coordenadora: Fabiane Tejada da Silveira
Descrição do Projeto: O Projeto propõe-se a sistematizar e organizar as produções do Projeto de Extensão Teatro do Oprimido na Comunidade (TOCO) ao longo de sua existência (iniciou em 2010 e ainda está em andamento) para identificar suas repercussões nas comunidades onde desenvolveu-se e refletir sobre o impacto do mesmo na formação dos estudantes envolvidos(as) no TOCO.
Contato: tejadafabiane@gmail.com
LEITURAS DO DRAMA CONTEMPORÂNEO
Coordenadora: Fernanda Vieira Fernandes
Descrição do Projeto: O projeto de pesquisa tem como objetivo ampliar o entendimento acerca da literatura dramática contemporânea, considerando-se como ponto de partida as últimas décadas do século XX e estendendo-se até os dias atuais. Partindo do pressuposto sobre a importância de valorizar a dramaturgia no escopo da pesquisa da área teatral do Curso de Teatro-Licenciatura da UFPel, o grupo se debruça sobre os principais conceitos que norteiam a literatura dramática do período citado; explora peças teatrais de autores nacionais e internacionais, analisando-as minuciosamente, compreendendo sua poética e suas peculiaridades e relacionando-as às ideias teóricas investigadas; e, por fim, aumenta o alcance da pesquisa, através de leituras dramáticas abertas ao público. O projeto compõe o Grupo de Pesquisa da Plataforma Lattes – CNPq intitulado “Teatro: histórias e dramaturgias”, na linha de pesquisa “Dramaturgia: estudos e leituras”.
Contato: leituras.ufpel@gmail.com
Página: https://www.facebook.com/leiturasdodramacontemporaneo/
A DITADURA NA DRAMATURGIA LATINO-AMERICANA
Coordenadora: Marina de Oliveira
Descrição do Projeto: A pesquisa insere-se nos campos da dramaturgia e da história do teatro latino-americano, através da leitura e análise de peças argentinas, brasileiras, chilenas e uruguaias. O estudo é bibliográfico e tem como corpus peças dramáticas latino-americanas que tematizam a ditadura militar, de modo direto ou metafórico, na segunda metade do século XX.
Contato: marinadolufpel@gmail.com
GÊNERO E TEATRO: PROCESSOS ARTÍSTICO-SOCIOLÓGICOS
Coordenador: Paulo José Germany Gaiger
Descrição do Projeto: O Projeto de Pesquisa “Gênero e Teatro: processos artístico-sociológicos” objetiva investigar a presença da questão de gênero no teatro e suas relações históricas entre os aspectos sociais e políticos no texto original e as realidades históricas e contemporâneas; e desenvolver processos criativos propondo a composição plástica e sua apresentação para o público acadêmico e em geral. É um projeto de pesquisa em teatro no qual os temas de gênero, da cultura, da história, da sociologia, do processo criativo e da composição estética, entre outros, conformam o seu eixo norteador.
Contato: paulogaiger@gmail.com