Projetos de Pesquisa

Projeto de Pesquisa Acompanhamento de egressos do Curso de Teatro-Licenciatura da UFPEL e sua inserção profissional docente
Coordenadora: Prof.ª Vanessa Caldeira Leite
Descrição do Projeto: Mapear os egressos das seis primeiras turmas do curso de Teatro-Licenciatura da UFPel, formados nos anos de 2011 a 2014 e acompanhar aqueles que estão inseridos diretamente no ensino de Teatro, em espaços formais e não-formais de educação. Pretende-se compreender como estes sujeitos estão se vendo como professores de Teatro, que saberes são destacados por eles como mais relevantes na sua prática docente. Com os resultados desta pesquisa pretende-se avançar na qualificação curricular do próprio curso, principalmente nas áreas de Pedagogia do Teatro e dos Estágios Supervisionados, destacando potencialidades, fragilidades e apontando possíveis encaminhamentos formativos, a partir do conhecimento e avaliação do perfil do egresso do Curso de Teatro da UFPel.
Contato (Telefone/Site): leite.vanessa@hotmail.com

Teatro e educação entre Brasil e Itália: modelos, processos e formação
Coordenadora: Prof.ª Taís Ferreira
Descrição do Projeto: Projeto de pesquisa binacional. 
Contato (Telefone/Site): taisferreirars@yahoo.com.br
Gênero e Teatro: processos artístico-sociológicos – GEPPAC (pesquisa) 
Coordenadores: Prof. Paulo Gaiger / Prof. Daniel Furtado 
Descrição do Projeto: Investiga a presença do tema de gênero na dramaturgia e identifica relações históricas entre os aspectos sociais e políticos do texto original e as realidades históricas do Rio Grande do Sul e/ou do Cone-Sul; desenvolve processos criativos propondo a composição plástica e seu apresentação para o público acadêmico e em geral; participação em publicações, seminários e congressos, com os materiais de estudos e reflexão, da memória e dos processos artístico-sociológicos do Grupo de Pesquisa.
Contato (Telefone/Site): facebook: Gênero e teatro: processos artístico-sociológicos – GEPPAC-CEARTE-UFPEL
Leituras do drama contemporâneo
Coordenadora: Prof.ª Fernanda Vieira Fernandes
Descrição do Projeto: O projeto de pesquisa tem como objetivo ampliar o entendimento acerca da literatura dramática contemporânea, considerando-se como ponto de partida as últimas décadas do século XX e estendendo-se até os dias atuais. Partindo do pressuposto sobre a importância de valorizar a dramaturgia no escopo da pesquisa da área teatral do Curso de Teatro-Licenciatura da UFPel, o grupo se debruça sobre os principais conceitos que norteiam a literatura dramática do período citado; explora peças teatrais de autores nacionais e internacionais, analisando-as minuciosamente, compreendendo sua poética e suas peculiaridades e relacionando-as às ideias teóricas investigadas; e, por fim, aumenta o alcance da pesquisa, através de leituras dramáticas apresentadas sistematicamente à comunidade acadêmica. O projeto compõe o Grupo de Pesquisa da Plataforma Lattes – CNPq intitulado “Teatro: histórias e dramaturgias”, na linha de pesquisa “Dramaturgia: estudos e leituras”. 
Contato (Telefone/Site): (53) 999558552                              E-mail: nvnandes@gmail.com
Poética, concepção e composição da escrita dramática no “Laboratório de dramaturgismo e direção rotativa” 
Coordenadora: Prof.ª Fernanda Vieira Fernandes
Descrição do Projeto: O “Laboratório de Dramaturgismo e Direção Rotativa de Cenas” faz parte de dois projetos de pesquisa do Centro de Artes da UFPel, orientados pelas professoras Maria Amélia Gimmler Netto e Fernanda Vieira Fernandes, cada uma com um ponto central de pesquisa, que se complementam na prática artística com um trabalho de laboratório da cena contemporânea. A primeira concentra-se sobre o processo colaborativo, a condução de grupo teatral e a criação de cenas. Já o foco da segunda, é dado à criação dramatúrgica, à poética da composição e escrita teatral contemporânea e à eleição e estudos de textos, dramáticos ou não, levados ao grupo como estímulo ao processo criativo.  Pretendeu-se com o projeto, aperfeiçoar o trabalho dos artistas envolvidos através da criação cênica em laboratório e elaborar um espetáculo para disseminar o resultado adquirido. O resultado disso veio com Combate: corpos mortos, vivos e por vir, produção cênica do grupo que estreou em outubro de 2016. 
Contato (Telefone/Site): (53) 999558552
Fotografia: Mike Dilelio

A ditadura na dramaturgia latino-americana

Coordenadora: Prof.ª Marina de Oliveira

Descrição do Projeto: A pesquisa é bibliográfica e pauta-se pela leitura e análise de peças teatrais argentinas, brasileiras, chilenas e uruguaias, produzidas entre as décadas de 1960 e 1980, que tematizam de modo direto ou metafórico a ditadura militar. Após a seleção de três peças de cada um dos Países elencados, serão estabelecidas análises comparativas que resultarão em uma reflexão crítica acerca da dramaturgia latino-americana e sua representação dos regimes de exceção.

Contato (Telefone/Site): marinadolufpel@gmail.com