Início do conteúdo
Ênfase Extensão

Projetos Unificados com ênfase na Extensão

TEATRO DO OPRIMIDO NA COMUNIDADE (TOCO)

Coordenadora: Fabiane Tejada da Silveira

Descrição do Projeto: O projeto surgiu a partir da necessidade encontrada pelos estudantes de Teatro- Licenciatura de propor no campo de trabalho do/a futuro/a professor/a experiências com os estudos feitos sobre o teatrólogo Augusto Boal e o educador Paulo Freire. O Projeto TOCO desenvolve atividades teatrais que mobiliza as pessoas a narrarem sua existência a partir das opressões que sofrem, justamente para procurarem superar tais opressões. A autoria da práxis-teatral para Augusto Boal, sistematizador da proposta de Teatro do Oprimido, que é experienciada pelos espectatores constitui-se para fundamentar o caráter dialógico desta práxis.

Contato: tejadafabiane@gmail.com


VIVÊNCIAS TEATRAIS EM ESCOLAS

Coordenadoras: Vanessa Caldeira Leite e Andrisa Kemel Zanella (adjunta)

Descrição do Projeto: O Projeto de Extensão Vivências Teatrais em Escolas tem como foco principal a realização de oficinas de Teatro em escolas públicas, em contraturno, com o objetivo de desenvolver as potencialidades criativas e expressivas de crianças, adolescentes e jovens da Educação Básica. Destaca-se também a intenção de despertar o gosto pela artes em geral e, mais especificamente, apresentar a linguagem cênica como uma possibilidade de criação artística e fruição estética. E ainda, busca-se contribuir com a formação de indivíduos mais críticos, reflexivos, participativos e comprometidos com sua autoformação.

O projeto possui uma ação de pesquisa, vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Teatro Educação e Práxis Social (GETEPS): “Impactos da extensão no contexto escolar: estudo de caso do projeto Vivências Teatrais”.

Objetivos:
Analisar os impactos do projeto de extensão na escola envolvida;
Perceber os avanços do ensino de teatro no contexto da escola pública;
Compreender os significados e as aprendizagens com o ensino de teatro para os estudantes do ensino fundamental;
Acompanhar a formação acadêmica dos ministrantes das oficinas.

Contatos:

E-mail: professoraandrisakz@gmail.com e vanessa.leite@ufpel.edu.br

LADRA – LABORATÓRIO DE DRAMATURGIA

Coordenadora: Marina de Oliveira

Descrição do Projeto: O LADRA – Laboratório de dramaturgia – é um projeto unificado, com ênfase na extensão, mas que tem desdobramentos e ações na pesquisa e no ensino. O eixo da extensão tem como cerne oficinas de criação dramatúrgica desenvolvidas em escolas da rede pública estadual, mais especificamente no ensino médio. O eixo do ensino abriga o trabalho desenvolvido por alunos do curso de Teatro e de outras graduações nas disciplinas “Dramaturgia” e “Laboratório de criação dramatúrgica”. A pesquisa, por seu turno, contempla as análises das criações dramatúrgicas produzidas no âmbito do LADRA, entrelaçadas com os aportes teóricos vinculados ao tema.

Contatos:

E-mail: labdedramaturgiaufpel@gmail.com

SALA DE FIGURINOS

Coordenadora: Larissa Tavares Martins

Descrição do Projeto: O projeto de extensão Sala de Figurinos, iniciado em 2013, tem como objetivo realizar cursos de capacitação, proporcionando a comunidade, experiências sobre a compreensão, criação e confecção de peças de figurinos, adereços e cenários para utilização nas mais variadas áreas. As ações realizadas visam promover o desenvolvimento de olhares para a construção de figurinos, buscando mostrar a importância do traje cênico e suas relações com as vertentes artísticas, expandindo o olhar através das pesquisas e referências apresentadas. O projeto realiza cursos presenciais e on-line com o intuito de alavancar a formação e aperfeiçoamento da comunidade na criação e produção de figurinos. As ações proporcionam experiências de pesquisa e concepção de figurinos a partir de estudos das diferentes áreas que compõe a visualidade da cena. Pretende-se com os cursos, desenvolver a capacidade de atuar na elaboração de figurinos, oportunizando a ampliação da profissão e estudos na área. O projeto torna-se relevante pelo fato de atualmente no Brasil existirem poucas formações que trabalhem de forma ampla com o assunto, fazendo com que as ações do projeto sejam muito procuradas e bem avaliadas.

Contatos:

Telefone: 3284-5513
E-mail: ateliedefigurinos@ufpel.edu.br
Facebook: Ateliê de Figurinos – UFPel e AteliêFigurinos Ufpel
Instagram: @ateliefigurinos

NÚCLEO DE TEATRO UFPEL

Coordenadoras: Giselle Molon Cecchini

Descrição do Projeto: O Núcleo de Teatro UFPEL é um projeto estratégico extensionista vinculado ao Departamento de Arte e Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura – PREC – e teve início em 1995. Nestes 28 anos, o Núcleo promoveu inúmeras ações socioculturais com a comunidade acadêmica e pelotense. O projeto atua efetivamente na qualificação e formação profissional dos alunos dos cursos do Centro de Artes e artistas das artes cênicas da comunidade de Pelotas, promovendo ações artísticas e pedagógicas em escolas e instituições, inter-relacionando-se com a comunidade da cidade de Pelotas, cidades vizinhas e outros estados, investindo na formação de público. De acordo com esta concepção, busca fortalecer a relação interativa entre a universidade e a sociedade. O Núcleo de Teatro UFPEL tem ênfase na extensão, mas atua de forma complementar com o ensino e a pesquisa, contemplando a área do teatro de forma integral. Duas ações de caráter teórico / prático estão em andamento: “Núcleo de estudo sobre o trabalho do ator/da atriz” e “Núcleo de Treinamento e Processo de Criação”.

Contatos:

E-mail: nucleoteatro.ufpel@gmail.com

MOSTRAS DE TEATRO UFPEL

Coordenadora: Moira Albornoz Stein

Descrição do Projeto: O projeto foi criado para organizar, produzir, divulgar e desenvolver Mostras Teatrais do Curso de Teatro-Licenciatura UFPel, que reúnam apresentações de disciplinas específicas, como Montagem e Encenação teatral, e ainda trabalhos finais de semestres, resultados de projetos de professores e/ou eventuais espetáculos convidados. Com a abertura para a comunidade, o projeto estrutura uma oportunidade de apresentações, com carga horária de extensão, prevista em algumas disciplinas. Possibilita também diferentes compartilhamentos de trabalhos teatrais, de interesse de docentes e discentes, promovendo a fruição e o debate artístico.

Contato: moirastein505@gmail.com