Início do conteúdo
Ênfase Ensino

Projetos Unificados com ênfase no Ensino

ARTES CÊNICAS E PRIMEIRA INFÂNCIA: BRINCAR, IMAGINAR, CRIAR

Coordenadoras: Andrisa Kemel Zanella e Vanessa Caldeira Leite

Descrição do projeto: Este projeto tem como foco o ensino das artes cênicas para a primeira infância, a partir de ações específicas de estudo, vivência, criação, fruição e produção.  A metodologia caracteriza-se pelo caráter processual, a partir de uma perspectiva teórica e prática, em que a vivência e a criação serão os pontos de convergência para a construção de propostas de ensino das artes cênicas para crianças pequenas.

Contato: professoraandrisakz@gmail.com; vanessa.leite@ufpel.edu.br


ESTUDO DE CONCEITOS NO CAMPO DAS ARTES DA CENA

Coordenadora: Aline Castaman

Descrição do projeto: O projeto visa criar um espaço-encontro virtual contínuo de estudo no qual os conceitos no campo das artes da cena possam ser aprofundados e problematizados pelo grupo. “Estudo” compreendido como o grau extremo de um desejo (studium), no sentido agambiano do termo, de se instaurar um caminho permanente ou um modo de vida em relação com o saber. Um lugar de reflexão em torno dos conhecimentos sobre o fazer e o fruir nas artes da cena no qual possamos examinar as nuances diferenciais que atravessam os conceitos à luz de pesquisas de teóricos/críticos pensadores da cena. O projeto é aberto para interessados neste campo do saber a qualquer momento e não é necessário conhecimento prévio.

Contatos: 

E-mail: acastaman@ufpel.edu.br
Site institucional: https://wp.ufpel.edu.br/teatroexperiencia/projeto-de-ensino/

A MÁSCARA NA PEDAGOGIA DO TEATRO

Coordenadora: Moira Albornoz Stein

Descrição do projeto: O projeto desenvolve o estudo de diferentes práticas teatrais com o uso de máscaras, na formação do ator/atriz e na criação cênica. São desenvolvidos estudos teóricos e práticos, com ações de ensino, pesquisa e extensão, nas quais os alunos colaboradores possam aprofundar suas referências e experiências com a máscara teatral, em diferentes propostas, e exercitar a atuação como ministrantes de oficinas de diferentes estilos. É mantido um Grupo de Estudos da Máscara Teatral, com ênfase no ensino e prolongamentos na pesquisa e extensão. São oferecidas oficinas de ensino e extensão em máscara neutra, máscaras expressivas, meias-máscaras expressivas, da Commedia Dell’Arte e a máscara de Clown e/ou Palhaço. Poderão ser organizadas outras ações, como aulas com professores convidados, processos criativos e apresentações de cenas, como pesquisa da linguagem da máscara, em diferentes estéticas, assim como ações de ensino aprofundando algum dos territórios teórico-práticos da máscara na pedagogia teatral. A próxima ação será de extensão, uma Oficina aberta de palhaçaria, ainda neste semestre de 2023/1.

Contato: amascaranapedagogiadoteatro@gmail.com