Início do conteúdo
Projetos de Extensão

Projetos de Extensão

TEATRO DO OPRIMIDO NA COMUNIDADE (TOCO)

Coordenadora: Fabiane Tejada da Silveira

Descrição do Projeto: O projeto surgiu a partir da necessidade encontrada pelos estudantes de Teatro- Licenciatura de propor no campo de trabalho do/a futuro/a professor/a experiências com os estudos feitos sobre o teatrólogo Augusto Boal e o educador Paulo Freire. O Projeto TOCO desenvolve atividades teatrais que mobiliza as pessoas a narrarem sua existência a partir das opressões que sofrem, justamente para procurarem superar tais opressões. A autoria da práxis-teatral para Augusto Boal, sistematizador da proposta de Teatro do Oprimido, que é experienciada pelos espectatores constitui-se para fundamentar o caráter dialógico desta práxis.

Contato: tejadafabiane@gmail.com

 

BRINCANDO DE FAZ-DE-CONTA: TEATRO NO INSTITUTO NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

Coordenadora: Marina de Oliveira

Descrição do Projeto: O Projeto é uma parceria entre o Curso de Teatro-Licenciatura da UFPel e o Instituto Nossa Senhora da Conceição, de Pelotas, que atende crianças em situação de vulnerabilidade social, no contra turno das aulas. Tem por objetivo construir conhecimento no campo do fazer teatral, a partir de oficinas direcionadas para meninas de 6 a 12 anos de idade. Além de explorar a expressão corporal, estimulando a criatividade, as atividades introduzem os fundamentos da linguagem teatral e desenvolvem o princípio da autonomia.

Contato: marinadolufpel@gmail.com

 

VIVÊNCIAS TEATRAIS EM ESCOLAS

Coordenadora: Vanessa Caldeira Leite / Andrisa Kemel Zanella (adjunta)

Descrição do Projeto: O Projeto de Extensão Vivências Teatrais em Escolas tem como foco principal a realização de oficinas de Teatro em escolas públicas, em contraturno, com o objetivo de desenvolver as potencialidades criativas e expressivas de crianças, adolescentes e jovens da Educação Básica. Destaca-se também a intenção de despertar o gosto pela artes em geral e, mais especificamente, apresentar a linguagem cênica como uma possibilidade de criação artística e fruição estética. E ainda, busca-se contribuir com a formação de indivíduos mais críticos, reflexivos, participativos e comprometidos com sua autoformação.

Contato: professoranadrisakz@gmail.com

TEATRO EM FRANCÊS
Coordenadora: Maristela Machado / Fernanda Vieira Fernandes (adjunta)
Descrição do Projeto: Nesse projeto multidisciplinar, professores e estudantes do Curso de Letras Francês /Português e do Curso de Teatro da UFPEL produzem uma leitura encenada de peças do repertório francófono, sendo o resultado apresentado ao público ao final do processo. Ao incentivar atividades relacionadas à leitura encenada de textos de língua francesa objetivamos contribuir para a divulgação da língua francesa e para a divulgação de textos teatrais em Pelotas, assim como para o desenvolvimento da competência linguística e performática dos participantes do projeto.
Contato: nvnandes@gmail.com
SALA DE FIGURINOS
Coordenadora: Larissa Tavares Martins

Descrição do Projeto: O projeto de extensão Sala de Figurinos, iniciado em 2013, tem o objetivo de qualificar pessoas que gostam de criar e confeccionar peças de figurinos, adereços e cenários para utilização nas mais variadas ações (projetos, grupos artísticos, estágios, escolas), entre outras atividades ligadas a moda e vestuário. Busca-se proporcionar aos alunos e comunidade em geral, experiências diferenciadas nas práticas artísticas. O projeto justifica-se pelo fato de ser pouco abordado na universidade, assuntos relacionados à construção de figurinos e produção de traje cênico. São realizados minicursos com assuntos relacionados à prática de criação e confecção de peças de roupas e acessórios de cena. O projeto realiza parcerias com outros projetos, disciplinas e instituições, além do empréstimo de figurinos. Busca-se atender um número maior de interessados nos assuntos, buscando a melhor qualificação por parte destes futuros professores/artistas e/ou comunidade em geral.

Contato: 3284-5515 / ateliedefigurinos@gmail.com

Rede Social: Ateliê de Figurinos UFPel (Facebook)

Site: https://wp.ufpel.edu.br/ateliedefigurinos/