Início do conteúdo
Ênfase Extensão

Projetos Unificados com ênfase na Extensão

TEATRO DO OPRIMIDO NA COMUNIDADE (TOCO)

Coordenadora: Fabiane Tejada da Silveira

Descrição do Projeto: O projeto surgiu a partir da necessidade encontrada pelos estudantes de Teatro- Licenciatura de propor no campo de trabalho do/a futuro/a professor/a experiências com os estudos feitos sobre o teatrólogo Augusto Boal e o educador Paulo Freire. O Projeto TOCO desenvolve atividades teatrais que mobiliza as pessoas a narrarem sua existência a partir das opressões que sofrem, justamente para procurarem superar tais opressões. A autoria da práxis-teatral para Augusto Boal, sistematizador da proposta de Teatro do Oprimido, que é experienciada pelos espectatores constitui-se para fundamentar o caráter dialógico desta práxis.

Contato: tejadafabiane@gmail.com


VIVÊNCIAS TEATRAIS EM ESCOLAS

Coordenadora: Vanessa Caldeira Leite / Andrisa Kemel Zanella (adjunta)

Descrição do Projeto: O Projeto de Extensão Vivências Teatrais em Escolas tem como foco principal a realização de oficinas de Teatro em escolas públicas, em contraturno, com o objetivo de desenvolver as potencialidades criativas e expressivas de crianças, adolescentes e jovens da Educação Básica. Destaca-se também a intenção de despertar o gosto pela artes em geral e, mais especificamente, apresentar a linguagem cênica como uma possibilidade de criação artística e fruição estética. E ainda, busca-se contribuir com a formação de indivíduos mais críticos, reflexivos, participativos e comprometidos com sua autoformação.

Contato: professoranadrisakz@gmail.com


LEITURAS COMPARTILHADAS: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCUTA DE DRAMATURGIAS

Coordenadora: Fernanda Vieira Fernandes

Descrição do Projeto: O projeto tem como foco principal a formação de leitores e ouvintes a partir de oficinas e vivências de leituras compartilhadas de textos teatrais, sejam elas virtuais ou presenciais, em escolas e outros espaços institucionais públicos e privados da cidade de Pelotas e região. O objetivo geral é enriquecer o repertório cultural, artístico e literário dos sujeitos envolvidos e possibilitar aos mesmos o contato com a literatura dramática e o teatro em geral.

Contatos:

E-mail: leiturascompartilhadas.ufpel@gmail.com
Site institucional: https://wp.ufpel.edu.br/leiturasufpel/leituras-compartilhadas/

LADRA – LABORATÓRIO DE DRAMATURGIA

Coordenadora: Marina de Oliveira

Descrição do Projeto: O LADRA – Laboratório de dramaturgia – é um projeto unificado, com ênfase na extensão, mas que tem desdobramentos e ações na pesquisa e no ensino. O eixo da extensão tem como cerne oficinas de criação dramatúrgica desenvolvidas em escolas da rede pública estadual, mais especificamente no ensino médio. O eixo do ensino abriga o trabalho desenvolvido por alunos do curso de Teatro e de outras graduações nas disciplinas “Dramaturgia” e “Laboratório de criação dramatúrgica”. A pesquisa, por seu turno, contempla as análises das criações dramatúrgicas produzidas no âmbito do LADRA, entrelaçadas com os aportes teóricos vinculados ao tema.

Contatos:

E-mail: labdedramaturgiaufpel@gmail.com
Site institucional: https://wp.ufpel.edu.br/ladrateatro/

SALA DE FIGURINOS

Coordenadora: Larissa Tavares Martins

Descrição do Projeto: O projeto de extensão Sala de Figurinos, iniciado em 2013, tem como objetivo realizar cursos de capacitação, proporcionando a comunidade, experiências sobre a compreensão, criação e confecção de peças de figurinos, adereços e cenários para utilização nas mais variadas áreas. As ações realizadas visam promover o desenvolvimento de olhares para a construção de figurinos, buscando mostrar a importância do traje cênico e suas relações com as vertentes artísticas, expandindo o olhar através das pesquisas e referências apresentadas. O projeto realiza cursos presenciais e on-line com o intuito de alavancar a formação e aperfeiçoamento da comunidade na criação e produção de figurinos. As ações proporcionam experiências de pesquisa e concepção de figurinos a partir de estudos das diferentes áreas que compõe a visualidade da cena. Pretende-se com os cursos, desenvolver a capacidade de atuar na elaboração de figurinos, oportunizando a ampliação da profissão e estudos na área. O projeto torna-se relevante pelo fato de atualmente no Brasil existirem poucas formações que trabalhem de forma ampla com o assunto, fazendo com que as ações do projeto sejam muito procuradas e bem avaliadas.

Contatos:

Telefone: 3284-5513
E-mail: ateliedefigurinos@ufpel.edu.br
Site institucional: https://wp.ufpel.edu.br/ateliedefigurinos/
Facebook: Ateliê de Figurinos – UFPel e AteliêFigurinos Ufpel
Instagram: @ateliefigurinos