80 anos da CLT e o NDH-UFPel

A Consolidação das Leis do Trabalho completa, em 1º de maio de 2023, 80 anos. O Decreto-Lei Nº 5.452, assinado por Getúlio Vargas no Dia do Trabalho, em 1943, sistematiza uma série de legislações já existentes com vistas a regulamentar as relações entre empregados e empregadores, buscando garantias e direitos mínimos aos primeiros nas suas atividades laborativas.

O Núcleo, até por sua vocação de ensino, pesquisa e extensão com foco na história do trabalho e dos (as) trabalhadores, desde sua criação vem abrigando em seu acervo documentos de movimentos sociais, sindicais e políticos, processos da Justiça do Trabalho de Pelotas, fichas de qualificação profissional da Delegacia Regional do Trabalho e documentos de empresas da região.

Assim, nas últimas décadas, o conjunto documental relacionado aos mundos do trabalho tem sido apropriado por pesquisadores (as) e estudantes como fonte de pesquisa para TCC’s, dissertações, teses e artigos científicos. Tais trabalhos, para além de contar a história de homens, mulheres e instituições da região, têm contribuído para enriquecer o conhecimento acumulado sobre aspectos sociais, econômicos, profissionais e estatísticos sobre Pelotas e o Rio Grande do Sul.

Ficou interessado? Acessa os links abaixo e saiba mais!

Delegacia Regional do Trabalho

Justiça do Trabalho

Guia do Acervo da Justiça do Trabalho de Pelotas

Como ler um processo da Justiça do Trabalho

Processos de Pelotas no Memorial da Justiça do Trabalho TRT4

Movimentos Sindical

Laneira Brasileira SA

Os processos da Justiça do Trabalho de Pelotas, no Memorial TRT4 e as possibilidades de se pensar sobre a história das mulheres

Publicações – Livros

Publicações – Artigos em Periódicos

Publicações – Dissertações e Teses

Publicações – Trabalhos de Conclusão de Curso