Acervos Documentais do NDH-UFPel

Acervos Documentais do Núcleo de Documentação Histórica – Prof. Beatriz Loner, da Universidade Federal de Pelotas, é um projeto de extensão vinculado ao Departamento de História e ao Programa de Pós-Graduação em  História da UFPel, criado em 2017.

A proposta do projeto é organizar, catalogar e divulgar parte dos acervos documentais salvaguardados no NDH/UFPel. Fazem parte deste projeto o Acervo da Delegacia Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul, Acervo Histórico da UFPel, Acervo Imprensa, Acervo Movimentos sociais, Acervo Movimentos estudantis (no qual está incluído o Acervo do Diretório Central dos Estudantes da UFPel), Acervo Partidos Políticos, Acervo Sindicatos e um Acervo de documentos diversos.

Ainda faz parte do projeto o Acervo de Revistas de notícias e entretenimento, organizado em parceria com o projeto de ensino Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Ensino em Entretenimento e Mídias – LIPEEM/UFPel.

Outro importante objetivo é a disponibilidade desses materiais aos pesquisadores e à comunidade em geral. Consulte as abas para informações específicas.

  • Acervo UFPel

O acervo UFPel contém documentos de diferentes origens e o catálogo está sendo criado de acordo com esta divisão. É possível encontrar os fundos: reitoria, pró-reitorias, movimentos estudantis, correspondências (contendo tanto cartas, como e-mails impressos) informativos (jornais, panfletos, cartazes, boletins, recortes de jornais, folders, informativos e materiais de divulgação), Fazenda da Palma, sindicatos da instituição, Instituto de Ciências Humanas (ICH), Núcleo de Documentação Histórica (NDH) no qual se encontra uma divisão somente para documentos da professora Beatriz Ana Loner, audiovisuais (slides e VHS), além de documentos de diversos cursos (como Direito, Medicina, Agronomia, Ciências Sociais e Odontologia). Além desses, há documentos de outras universidades.

Para um documento ser inserido em um fundo, considera-se a sua origem, quem o fez e qual o tipo documental que ele pertence. Se há um ofício, produzido pela reitoria e encaminhado para o Instituto de Ciências Humanas, por exemplo, ele será classificado no fundo da reitoria. Dessa forma, catalogando e dividindo o acervo, a pesquisa e a análise se tornam mais fáceis. Um pesquisador, ao chegar ao acervo da UFPel, poderá solicitar um documento específico (como a ata de fundação da Faculdade de Medicina) ou um fundo específico (as correspondências da instituição, por exemplo).

  • Revistas de Notícias e Entretenimento

O acervo das Revistas de Entretenimento e Notícias pertence ao LIPEEM/UFPel. É constituído por um material disponível para a construção de debates e reflexões sobre o uso das mídias nas práticas de ensino e pesquisa. Nesse acervo encontram-se periódicos como União Soviética em Foco, Carta Capital, Exame, Cadernos do Terceiro Mundo, Bundas, Revista do Globo, Novos Estudos, IstoÉ, IstoÉ Senhor, Caros Amigos, entre outros títulos. Ainda nesse acervo, podemos encontrar revistas que tiveram circulação por toda a América Latina, além do Brasil, como por exemplo, as revistas Leoplán – Magazine Popular Argentina, Educadores del MundoTime (revistas de Chicago e New York, nos Estados Unidos), Feminaria (também originária da Argentina), Shalom, entre outras. Os exemplares aqui citados e os demais que compõem esse acervo estão devidamente acondicionados e organizados em um catálogo com suas especificações individuais.

Outro acervo disponível é o da revista Veja, o qual possui cerca de 1550 números, também devidamente acondicionados em cerca de 50 caixas e com todos os seus exemplares organizados em um catálogo digital. O acervo da Veja contém exemplares desde o ano da fundação da revista, em 1968, até periódicos do ano de 2007. Além disso, há também edições especiais e complementares que fazem parte desse acervo da Veja.

A partir dos catálogos construídos com os documentos de cada um dos acervos citados anteriormente, é possível realizar inúmeras pesquisas, principalmente com a abordagem da importância das mídias e, mais especificamente, das revistas, como fontes históricas.

  • Movimentos Estudantis

O acervo Movimentos Estudantis reúne os documentos do Diretório Acadêmico dos Estudantes da Universidade Federal de Pelotas (posteriormente renomeado para Diretório Central dos Estudantes), e do Diretório Acadêmico do CEFET-RS (atual Instituto Federal Sul-Rio-Grandense Campus Pelotas-IFSul). Com a reorganização do conjunto de acervos do NDH/UFPel, outros documentos foram incorporados, como aqueles oriundos de centros e diretórios acadêmicos de cursos da UFPel.

Entre os anos de 2010 e 2011, sob a coordenação da professora Márcia Janete Espig, com participação da professora Ana Inez Klein e discentes do curso de Bacharelado em História da UFPel, o acervo do DCE foi higienizado, organizado e catalogado. Atualmente o Acervo está armazenado em 44 caixas identificadas entre os números 350 e 394.

  • Imprensa

O acervo da Imprensa é um dos que constituem o Projeto de Extensão “Acervos Documentais do Núcleo de Documentação História da Universidade Federal de Pelotas”. Nesse acervo estão presentes exemplares de vários jornais, apresentando um material diversificado. Alguns exemplos de jornais que constituem esse acervo são: Movimento, que apresenta números entre os anos de 1975 e 1981, Pasquim, Tribuna Metalúgica (com edições que compreendem os anos de 1989 a 1997), Voz da Unidade, Afro-América Latina Versus, Hora do Povo, Em Tempo, entre outros.

O acervo relativo à história da imprensa ainda está em seu processo inicial de organização e catalogação – devido a grande quantidade de material que o compõe – sendo esses procedimentos realizados individualmente para cada documento. Na confecção do catálogo estão dispostas as seguintes informações sobre os documentos: a caixa em que estava localizado o jornal, seu tipo documental, o título do jornal, a matéria de destaque na capa, sua origem, data e número de edição, bem como a cidade e ano de circulação de cada um dos títulos.

  • Movimentos Sociais

O Acervo Movimentos Sociais foi criado a partir da reorganização do conjunto documental do NDH/UFPel iniciado em 2018. Nele estão agrupados documentos de temáticas variadas, como o Movimento Diretas Já, a Constituinte de 1988, o Fórum Social Mundial de 2001, realizado em Porto Alegre-RS, e um clipping sobre o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Este acervo ainda está em fase de estruturação e a documentação não está  catalogada.

  • Partidos Políticos

O acervo Partidos Políticos é formado por documentos variados, tais como: folhetos, informativos, jornais, correspondências, material de divulgação de campanhas eleitorais (santinhos) e bótons recebidos da sede municipal de Pelotas do Partido dos Trabalhadores. Neste acervo também está salvaguardado documentação do Partido Comunista do Brasil. Toda a documentação está armazenada em  27 caixas e ainda não está catalogada.

  • Sindicatos

O acervo Sindicatos é composto por cerca de 40 caixas-arquivo. Ele foi constituído por arquivos doados ao longo dos anos 1990 por diversos sindicatos e também por particulares. Atualmente há documentos referentes a 13 sindicatos. Dentre eles, a Central Única dos Trabalhadores (CUT), o Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (CPERS), o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES), o Sindicato dos Servidos da Universidade Federal de Pelotas (ASUFPel),  a Associação dos docentes da Universidade Federal de Pelotas/sessão sindical do ANDES (ADUFPel), o Sindicato dos Bancários, o Sindicato dos Associados do Banco do Brasil, a Federação de Sindicato de Trabalhadores em Educação das Universidades Brasileiras (FASUBRA), o Sindicato das Indústria de Tecelagem e o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Alimentação de Pelotas. O acervo da CUT possui o maior número de documentos e já possui um catálogo prévio de sua documentação enquanto os demais ainda estão em processo de organização.

  • Diversos

O acervo denominado Diversos é composto por documentos que, em meio ao processo de organização dos demais fundos documentais, não entraram em nenhuma das classificações que foram pré-estabelecidas pela equipe nos demais acervos. A partir disso, decidiu-se formar esse fundo, o qual se caracteriza com documentos das mais variadas origens e tipos. Alguns exemplos que o compõem são folhetos, pôsteres, folders, resoluções, cadernos (para discussões, de resumos, especiais…), boletins, boletins informativos, relatórios, suplementos, informativos, almanaques, pastas, artigos, biografias, listas, mapas, livros, manifestos, guias, entre outros tantos tipos documentais. Além disso, dentro do acervo Diversos, também encontramos algumas revistas, as quais não estão catalogadas no acervo de Revistas de Entretenimento e Notícias devido ao seu caráter jornalístico e/ou acadêmico, sendo alguns exemplos Usina Centre for Latin America Studies, Grandes Personagens da Nossa História, Circuito, entre outros.

Atualmente os documentos estão sendo organizados nas caixas seguindo a orientação dos seus tipos documentais, dada a diversidade que o próprio nome do acervo demonstra estar presente. Além disso, está sendo organizado um catálogo, no qual estão presentes as seguintes informações sobre cada documento: a caixa em que está localizado, seu tipo ou arranjo documental, título, origem, ano, edição, número de exemplares e um campo para possíveis observações que não se encaixam nos itens anteriores e que sejam relevantes para a preservação do documento ou para posteriores pesquisas no acervo.

| Acesse mais informações aqui |