Especialização em História do BR

O curso de Especialização em História do Brasil, vinculado ao Instituto de Ciências Humanas (ICH) – UFPEL, foi criado no segundo semestre de 2002, iniciando suas atividades em 22 de abril de 2003. Com o intuito de formar profissionais qualificados nas áreas de pesquisa e docência, a pós-graduação em História do Brasil contou com duas linhas de pesquisa: “Formação do Espaço Urbano no Brasil” e “História Social do Brasil”. As duas áreas abarcavam várias disciplinas, ministradas por 17 professores das seguintes áreas: Departamento de História e Antropologia e Departamento de Geografia e Economia, ambos do ICH; Instituto de Sociologia e Política (ISP); Faculdade de Arquitetura (FAURB); Faculdade de Educação (FaE) e Escola Superior de Educação Física (ESEF).

A idéia de uma especialização voltada para a área social e de formação do espaço urbano do Brasil foi gerada a partir de uma proposta de alguns professores do Departamento de História e Antropologia ligados ao NDH, como as Profas. Beatriz Ana Loner e Lorena Almeida Gill, e os Profs. Mário Osório Magalhães e Adhemar Lourenço da Silva Jr. Conjuntamente com docentes de outros departamentos foi criada essa especialização, possibilitando um espaço amplo de discussões dentro da interdisciplinaridade, tanto no campo prático, como no campo teórico-metodológico.

O curso tinha a duração de 4 semestres, sendo que os três primeiros referentes aos créditos exigidos e o último para a apresentação do trabalho de conclusão do curso, englobando um universo de mais de 80 alunos matriculados.

Abaixo a relação de artigos apresentados e disponíveis para consulta mediante solicitação, a partir do formulário de contato:

Os artigos constantes na presente lista encontram-se digitalizadas e poderão ser obtidas por solicitação encaminhada através do formulário de contato, identificando o “assunto” como “solicitação de artigo” e no corpo do texto a referência constante nesta página.

Para pesquisar um autor, título ou palavras específicas pressione, concomitantemente, as teclas “ctrl + f”, digite o termo desejado e, após, pressione a tecla “enter”.

ADAM, Maristela Voss. Comunidades religiosas e escolas nacionalizadas: o caso de Morro Redondo/RS.

ALVES, Lúcio Xavier. Rodolpho Xavier: memória e flânerie como instrumentos para a organização e emancipação de negros e operários em Pelotas.

AMARAL, Simone Alves. Na margem oposta: considerações sobre a formação urbana na cidade de São José do Norte.

ANDERSON, Cristian de Oliveira. Clube Caixeral de Pelotas (1879-1904): fonte de prestígio para os trabalhadores do comércio.

ANDREAZZA, Antônio Alberto. A história da Vila Francesa.

BENTO, Alexandre Lopes. A economia brasileira durante a Ditadura Militar.

BONTEMPO, Carla Gabriela Cavini. Preferem-se estrangeiros: a utilização de mão-de-obra imigrante em Pelotas.

BRUNO, Guilherme Rodrigues. Mercado Central de Pelotas (1846-1969): explorações sobre a representação virtual da história.

CASSOL, Talía Líva dos Santos. Mentes vazias, oficina do diabo? O anticomunismo na imprensa escrita de Erechim (1964-1980).

COELHO, Adão Flávio Ferreira. Um Centro de Pesquisa pioneiro no Estado: O Instituto de Higiene de Pelotas (1918-1929).

COSTA, Ana Paula do Amaral. Entre mundos distintos: criadas e seus patrões na cidade do Rio Grande (1887-1890).

ESSINGER, Cíntia Vieira. Bicho da Seda. O espaço dos operários das fábricas de fiação e tecidos em Pelotas.

FAGÚNDEZ, Ariel Salvador Roja. A varíola entre a Ordem e o Progresso: políticas de saúde em Pelotas na alvorada da República.

GUADALUPE, Danieli Bispo. “Lugar de Brasileiro é no Brasil”. Lei de Anistia e retorno de exilados na cobertura do Diário Popular.

IRRIBAREM, Manoel Algemiro da Silva. Amamentação Mercenária.

ISNARDI, Suzana Martins. Os professores de história na rede estadual de ensino de Pelotas no início do século XXI.

KOSCHIER, Paulo Luiz Crizel Koschier. Perfil do trabalhador pelotense na década de 1940 a partir das informações contidas nas Fichas de Qualificação da Delegacia Regional do Trabalho – RS.

LETTNIN, Tatiane. O processo de emancipação da cidade de Arroio do Padre/RS.

LIMA, Érica Lopes de. “Se juntar as 10 não quebra”. Memórias de união e lutas de membros da Associação FRAGET.

MULLER, Victor Hugo Neitzke. Zé Carioca: a trajetória histórico-ideológica.

NEVES Jr., Juarenze Cardoso. Epidemia e cidade: o surto colérico em Rio Grande entre os anos de 1855 e 1856.

OLIVEIRA, Vanessa Volcão. Palco de Papel: o Movimento Teatral Pelotense representado nas páginas do jornal Diário Popular (1964-1968).

PAULA de, Débora Clasen. O desejo de ritmar o escoamento do tempo: as correspondências como fonte e objeto da história.

ROSA, Carla Rosane Silveira da. Primeiros imigrantes sírios e libaneses na cidade de Pelotas: final do século XIX e início do século XX.

SANTOS, Mara Denis Larroque dos. A relação de poder no interior das instituições: um breve histórico da emergência da escola.

SARAIVA, Fabiane Pereira. O “Milagre Brasileiro” na imprensa escrita de Pelotas.

SCHIMUNECK, Andréia. Democratização da informação: desafio contra-hegemônico do século XXI? A história submersa da comunicação de massa.

SCHNEID, Carla Rejane Barz Redmer. Guilherme Weingartner e a sua trajetória no contexto da história da medicina no RS no início do século XX.

SILVEIRA, Viviane Teixeira. Corpo e sexualidade no processo de formação: apontamentos para um currículo mais feminista no campo da Educação Física.

SÓRIA, Cristiano Gastal. Uma história com gosto: apontamentos sobre a história da alimentação.

STARKE, Andréa Ferreira. Reflexões sobre a cultura alemã em Pelotas – o exemplo do KERB.

STARKE, Andréa Ferreira. Os teuto-brasileiros em Pelotas: traços culturais.

TAROUCO, Sílvia Maria Peligrinoti. A trajetória e atuação dos Grupos dos Onze no período pré e pós Golpe Militar de 1964.

TAVARES, Luana Ciciliano. Luiza Bittencurt: uma história marcada pela discriminação e pela arbitrariedade.

TAVARES, Viviani dos Santos. Dr. Pescadinha em cena.