NDH 30 ANOS: histórias, memórias e afetos

Para comemorar os 30 anos do Núcleo de Documentação Histórica – Professora Beatriz Loner, foi lançado o e-book que reconstrói memórias e experiências de pessoas que passaram por este espaço, que chega a sua terceira década de atividades de pesquisa, ensino e extensão.

Desde o ano de 2019 se pensava sobre como comemorar o dia 30 de março de 2020, tão importante para o lugar que abriga tantas histórias, mas, com o início da pandemia do novo coronavírus, se teve de repensar as formas de celebrar a data, que contaria com um congresso presencial. Primeiro, se publicizou vídeos de colaboradores que falaram a respeito de sua trajetória no Núcleo, o material está disponível nas redes sociais do NDH (clique aqui e confira), e logo, surgiu a ideia do e-book.

Como resultado, o livro traz 26 capítulos de autores e autoras que relatam a forma como o NDH contribuiu em suas formações acadêmicas, suas pesquisas, as memórias afetivas e os laços que se criaram nesse espaço. Além das memórias de egressos, contamos também com textos de professores e professoras que atuaram com a fundadora do Núcleo de Documentação Histórica, a professora Beatriz Ana Loner.

“Esperamos que os leitores e as leitoras usufruam do material publicado que, certamente, é inspirador. O NDH começou lá em 1990 a partir da uma ideia de uma professora, a Bia, como carinhosamente a chamamos, que, de uma forma um pouco solitária, buscava construir o espaço. Nas lembranças de quem conviveu com ela, naquele período, aparece uma figura incansável, primeiro pela busca de documentos da própria universidade e depois por vários acervos que foram sendo incorporados com o passar do tempo. E o NDH segue assim, como pretendia a Bia, aberto aos que chegam, solidário aos que estão, sempre com vontade de construir novas histórias e memórias. Que venham, portanto, as próximas décadas. Estamos com os corações abertos para viver tudo de novo”

A edição foi organizada pela professora Lorena Gill, professor Aristeu Lopes, professora Ana Sosa González e pela graduanda de História, Ariane Regina Cunha.

O e-book está disponível, de forma gratuita, basta clicar: NDH 30 ANOS: histórias, memórias e afetos.