Equipe – Acadêmicos

Nesta página encontra-se a relação de acadêmicos (bolsistas, pesquisadores e voluntários) que, durante a trajetória do NDH, contribuíram para a consolidação do Núcleo como importante espaço de formação, pesquisa e extensão dos Cursos de História da UFPel.

  • Equipe atual :

Ariane Bueno: Graduanda em História-Bacharelado. Faz parte do NDH desde agosto de 2019, atuando como bolsista de Iniciação Científica do acervo da Justiça de Trabalho.

Fernando Antônio Brod: Graduando em História-Licenciatura. Faz parte do NDH desde 2021, atuando como bolsista de iniciação científica no projeto de pesquisa: “Elites Sociais, poder político e estratégias familiares em Pelotas (1850-1950)”.

Gabrielle Garcia Gotuzzo: Graduanda em Licenciatura em História. Parte do NDH desde junho de 2020 tendo iniciado como bolsista de extensão e, atualmente, bolsista de pesquisa do acervo da Justiça do Trabalho.

Gabrielle Oliveira: Graduanda em Licenciatura em História. Faz parte do NDH desde 2021, atuando como bolsista de extensão.

Higor William Marcolino: Graduando em História-Bacharelado. Faz parte do NDH desde 2021, atuando como bolsista de extensão no projeto: “Pelotas: Passado e Presente”.

Janaína Gonçalves Alves: Graduanda em História-Licenciatura. Faz parte do NDH desde setembro de 2019, atuando como bolsista de pesquisa na Delegacia Regional do Trabalho.

Larissa Azevedo: Graduanda em História Licenciatura. Faz parte do NDH desde Maio de 2021, atuando como Bolsista do acervo da Justiça do trabalho.

Larissa Ceroni de Morais: Graduanda História/UFPel – Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPq/UFPel.

Marina Ribeiro Cardoso: Graduanda em História-Bacharelado. Faz parte do NDH desde 2021, atuando como bolsista de pesquisa no projeto: “Elites Sociais, poder político e estratégias familiares em Pelotas (1850-1950)”.

Nathalia Lima Estevam: Graduanda História/UFPel – Bolsista de Iniciação Científica PBIP-Ações Afirmativas/UFPel

  • Colaboradores já formados:

Aline Carvalho Porto. Bacharela em Historia/UFPel, Mestra em História/PUCRS e Doutoranda em História/PUCRS. Projeto junto ao NDH: Arquivo Histórico da Biblioteca Pública Pelotense.

Amanda Ishizaka Penny. Graduanda em História (Bacharelado)/UFPel. Bolsista de Iniciação Científica (CNPq). Projeto junto ao NDH: Á beira da extinção: memórias de trabalhadores cujos ofícios estão em vias de desaparecer (acervo da Justiça do Trabalho).

Anelise Domingues Medeiros. Licenciada em Historia/UFPel, Mestranda em História/UFPel. Projeto junto ao NDH: Acervo da Delegacia Regional do Trabalho.

Ângela Beatriz Pomatti. Licenciada em História/UFPel, Mestre em História/PUC-RS. Projeto junto ao NDH: História de uma doença e seus enfermos: tuberculose e tuberculosos em Pelotas(RS) 1930-1960.

Ângela Pereira Oliveira. Licenciada em Historia/UFPel, Mestranda em História/UFPel. Projeto junto ao NDH: Traçando o Perfil do Trabalhador Gaúcho.

Betina Dias TorrianiGraduanda em História (Licenciatura)/UFPel. Voluntária. Projeto junto ao NDH: À beira da extinção: memórias de trabalhadores cujos ofícios estão em vias de desaparecer (trabalhadores menores de idade).

Biane Peverada Jaques Antunes. Bacharela em Historia/UFPel, Mestra em História/UFPel e Doutoranda em História/PUCRS. Projetos junto ao NDH: Trabalhadores, Justiça e Estado: relações e configurações (1933-1945); Traçando o Perfil do Trabalhador Gaúcho; Acervo da Delegacia Regional do Trabalho.

Camila Martins Braga. Licenciada e Mestre em História/UFPel, Doutoranda em História/UNISINOS. Bolsista PROBEC do Núcleo de Documentação Histórica da UFPel.

Cássia Ferreira Miranda. Graduada em História/UFPel, Mestre e Doutoranda em Teatro/UDESC. Professora na Universidade Federal do Tocantins. Projetos junto ao NDH: Traçando o perfil do trabalhador gaúcho; Os jornais diários gaúchos e o Mundo do Trabalho ( RS); Experiências além fronteiras: trajetórias de mulheres afro-descendentes no Brasil e Uruguai.

Charles Ânderson dos Santos Kurz. Licenciado em Historia/UFPel-Bacharel em História/UFPel, Mestrando em História/UFPel. Projeto junto ao NDH: Traçando o perfil do trabalhador gaúcho./Acervos Documentais do NDH.

Débora Clasen de Paula. Licenciada e Especialista em História/UFPel, Mestra em História/UNISINOS e Doutoranda em História/UFRGS. Professora Assistente na Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS – Campus Erechim. Projetos junto ao NDH: Organização das Salas de História da Biblioteca Pública Pelotense; Clubes Carnavalescos Negros em Pelotas.

Eduarda Borges da Silva. Graduada em História/UFPel (Bacharelado e Licenciatura), Mestre em História/UFPel, Doutoranda em História/UFRGS. Projetos junto ao NDH: À beira da extinção: memórias de trabalhadores cujos ofícios estão em vias de desaparecer; Arquivo da Justiça do Trabalho; Laboratório de História Oral.

Euler Fabres Zanetti: Licenciado em Historia/UFPel, Mestrando em História/UFPel. Projeto junto ao NDH: Traçando o perfil do trabalhador gaúcho./Acervos Documentais do NDH.

Fernanda Oliveira da Silva. Licenciada em História/UFPel, Mestre em História/PUCRS e Doutoranda em História pelo UFRGS. Projetos junto ao NDH: Experiências além fronteiras: trajetórias de mulheres afro-descendentes na região de fronteira Brasil-Uruguai; Clubes Carnavalescos Negros em Pelotas.

Gabriel Ribeiro da Silva. Graduando em História (Licenciatura)/UFPel. Bolsista de Iniciação Científica (CAPES). Projeto junto ao NDH: Afrodescendentes na região Sul: biografias, trajetórias associativas e familiares. [Coordenação geral do projeto é da professora Joseli Maria Nunes Mendonça, da UFPR].

Gustavo Figueira Andrade. Bacharel em Historia/UFPel, Mestre em História/UFSM. Projetos junto ao NDH: Rememorando combates: a Revolução Federalista de 1893 através de fontes textuais, visuais e orais no sul do Rio Grande do Sul; Trajetorias negras no sul do Brasil.

Jéssica Bitencourt Lopes: Licenciada em Historia/UFPel, Mestra em História/UFPel. Projeto junto ao NDH: Traçando o perfil do trabalhador gaúcho.

Leonardo Silva Amaral. Graduando em História (Bacharelado)/UFPel. Voluntário. Projeto junto ao NDH: Á beira da extinção: memórias de trabalhadores cujos ofícios estão em vias de desaparecer (acervo da Justiça do Trabalho).

Lóren Nunes da Rocha. Licenciada em História/UFPel, Mestre em História/UFPel. Projeto junto ao NDH: À beira da extinção: memórias de trabalhadores cujos ofícios estão em vias de desaparecer (benzedeiras).

Luana Ceciliano Tavares. Licenciada em História/UFPel, Mestre em História/FURG. Projeto junto ao NDH: Organização do acervo do Centro de documentos e obras valiosas da Biblioteca Pública Pelotense.

Marciele Agosta de Vasconcellos. Bacharel em História/UFPel, Mestre em Sociologia/UFPel e Doutoranda em Sociologia/UFRGS. Projeto junto ao NDH: À beira da extinção: memórias de trabalhadores cujos ofícios estão em vias de desaparecer.

Mariana Couto Gonçalves. Bacharela em Historia/UFPel, Mestra em História/PUCRS e Doutoranda em História/UNISINOS. Projetos junto ao NDH: Arquivo Histórico da Biblioteca Pública Pelotense; Organização do acervo documental do Diretório Acadêmico dos Estudantes da Universidade Federal de Pelotas DCE/UFPel.

Mariluci Cardoso Vargas. Licenciada em História/UFPel, Mestre em História pela UNISINOS e Doutoranda em História pela UFRGS. Projeto junto ao NDH: Memórias da Cidade: Pelotas através da voz de seus moradores.

Mário Augusto Correia San Segundo. Licenciado em História/UFPel, Mestre e Doutorando em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Viamão. Projeto junto ao NDH: Memórias da Cidade: Pelotas através da voz de seus moradores.

Melissa Xavier Gouvêa. Bacharela em Historia/UFPel, Mestra em História/PUCRS. Projeto junto ao NDH: Organização do acervo documental do Diretório Acadêmico dos Estudantes da Universidade Federal de Pelotas DCE/UFPel.

Micaele Irene Scheer. Licenciada em História/UFPel, Mestrado em História/PUC-RS e Doutoranda em História/UFRGS. Projeto junto ao NDH: À beira da extinção: memória de trabalhadores cujos ofícios estão em vias de desaparecer (sapateiros).

Milena Vaz da Silva. Graduanda em História (Bacharelado)/UFPel. Bolsista de Iniciação Científica (FAPERGS). Projeto junto ao NDH: Á beira da extinção: memórias de trabalhadores cujos ofícios estão em vias de desaparecer (acervo da Justiça do Trabalho).

Miriam Helem Soares Fernandes: Bacharela em Historia/UFPel. Projeto junto ao NDH: Acervo da Delegacia Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul.

Mônica Renata Schmidt. Bacharela em Historia/UFPel, Mestranda em História/UFPel. Projetos junto ao NDH: Trabalhadores, Justiça e Estado: relações e configurações (1933-1945); Traçando o Perfil do Trabalhador Gaúcho; Acervo da Delegacia Regional do Trabalho.

Nádia Cristiane Coelho da Silva. Graduação em História/UFPel. Projeto junto ao NDH: Organização do Arquivo do Museu da BIbliotheca Pública Pelotense.

Nicolle Eloisa Lemos. Graduanda em História (Licenciatura)/UFPel. Bolsista de Iniciação Científica (UFPel). Projeto junto ao NDH: Á beira da extinção: memórias de trabalhadores cujos ofícios estão em vias de desaparecer (acervo da Justiça do Trabalho).

Renan Amaral Alves. Graduando em História/UFPel. Bolsista de Iniciação Científica. Projeto junto ao NDH: Traçando o perfil do trabalhador gaúcho.

Suélen Resende Noguez. Bacharel em História/UFPel. Mestranda em História/UFPel. Projeto junto ao NDH: A beira da extinção: Memórias de trabalhadores cujos ofícios estão em vias de desaparecer.

Vanessa da Silva Devantier. Licenciada em História/UFPel e Mestre em Memória Social e Patrimônio Cultural/UFPel. Projeto junto ao NDH: Iconografia Pictórica e Fotográfica do Rio Grande do Sul no Início do Século XX.