Grupo de Estudos Lugares de Memórias, Comemorações & Usos do Passado

O grupo é destinado a discentes da graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Pelotas e faz parte do projeto de pós-doutorado do Prof. Darlan Marchi, desenvolvido junto ao Programa de Pós-graduação em História (PPGH/UFPel, com financiamento do edital CAPES – Pós-doutorado Estratégico).

O objetivo geral do Grupo de Estudos será o de discutir criticamente como o passado foi/é mobilizado em diferentes presentes, analisando as relações entre história, memória e identidades na constituição de lugares, comemorações e políticas de patrimônio.

Os encontros serão estruturados em torno da apresentação e discussão e textos e materiais previamente selecionados, que abordem aspectos teóricos e práticos relacionados à temática. As/os participantes serão incentivados a trazer suas próprias perspectivas e experiências para as discussões, fazendo do grupo um espaço de trocas de ideias e possibilidades de intervenções práticas e de pesquisa sobre o tema.

Os encontros ocorrerão nas quartas-feiras, a partir do mês de setembro, das 17h30 às 19h, junto à sala do Núcleo de Documentação Histórica da UFPel – Profa. Beatriz Loner (NDH – UFPel) no ICH.

O número de participantes será limitado à capacidade da sala (20 lugares). Caso exceda o número de inscritos/as, será feita uma lista de espera e, caso sobrem vagas, o grupo ficará aberto para a participação de discentes de outros cursos da UFPel.

As inscrições encerram dia 08/09/2023 (ou até fechar o número de vagas), no formulário htpps://forms.gle/fYo3eWm4UR3Yeun38.