COVID – 19 (Instrumentos de Trabalho)

O PET Diversidade e Tolerância (PET/DT), desde que foi decretada a necessidade de atividades remotas, no dia 16 de março de 2020, passou a realizar alguns estudos relacionados à pandemia de Covid-19. Para isso utilizou um formulário Google, com questões fechadas e abertas, as quais possibilitavam a construção de pequenas narrativas. A divulgação do material se deu a partir das redes sociais do PET/DT.

O primeiro deles envolveu alunos e alunas da UFPel e obteve, na primeira fase, 444 respostas (abril e julho de 2020) e na segunda, 169 respostas (setembro e novembro de 2020). Relacionado à primeira fase foi publicado, na História em Revista, um artigo intitulado: “Sinto falta de abraços: Os impactos da pandemia de Covid-19 na vida cotidiana dos alunos e alunas da UFPel”, de Oliveira, Langhanz e Gill (2020).

Logo em seguida, o formulário foi ampliado para todos os moradores da cidade de Pelotas, recebendo 1535 respostas para a primeira fase (abril e julho de 2020) e 449 para a segunda (setembro e novembro de 2020). Essa pesquisa buscou observar as mudanças no comportamento das pessoas que vivem em Pelotas durante o período de isolamento social. O isolamento foi uma das principais medidas adotadas para o controle da disseminação do vírus da COVID-19. O estudo, portanto, pretendeu avaliar os impactos causados no âmbito econômico, psicológico, cultural e social da população da cidade de Pelotas.

Também fazem partes dos trabalhos relacionados à pandemia o livreto do “Diário de Pandemia: minhas histórias, minhas saudades – Parte I“, organizado pelas petianas Liésia Rutz e Luana Durante, juntamente com a tutora Lorena Gill. O diário foi construído a partir dos registros dos idosos no âmbito do Curso I de Atualização da UNAPI/UFPel. A atividade foi desenvolvida pelo PET-DT em parceria com a UNAPI.

Nesse espaço, divulgaremos uma compilação com os dados coletados a partir do formulário do Google, para que os mesmos possam servir como instrumento de trabalho a pesquisas futuras. Para acessar o documento basta clicar no título abaixo.

Os impactos da pandemia da COVID-19 na vida social, econômica, cultural e psicológica dos moradores da cidade de Pelotas (primeira fase)

Diário de Pandemia: minhas histórias, minhas saudades – Parte I