História Pouco Contadas

O Núcleo de Documentação Histórica da UFPel, em conjunto com o Grupo de Estudos sobre Escravidão e Pós-Abolição da UNIPAMPA e o GT Emancipações e Pós-Abolição da ANPUH (Seção Regional Sul), está trabalhando na construção de um projeto de pesquisa que dê conta de narrar histórias pouco contadas de personagens que possuem relevância histórica, cultural, esportiva, política, etc. da cidade de Pelotas-RS e que ainda não são suficientemente conhecidas e/ou pesquisadas pela academia e/ou estudiosos locais.

A idéia, ao final, é editar uma obra com as verbetes biográficos de mulheres e homens, pretas (os) e pardas (os), que ajudaram a constituir a sociedade pelotense ao longo dos últimos séculos (veja um exemplo aqui).

O trabalho é uma iniciativa conjunta de pesquisadores da UFPel (Lorena Gill e Daiane Molet), da UNIPAMPA (Caiuá Al-Alam e Débora de Paula) e da UFRGS (Fernanda Oliveira da Silva) e já mapeou, até o momento, mais de 30 nomes a serem estudados.

Contudo, pela relevância do tema e a intenção de integrar a comunidade pelotense no projeto, optou-se por abrir a possibilidade de que novos nomes sejam incluídos, a partir da indicação de pesquisadores (as), estudiosos (as) e comunidade em geral. Assim, criamos um formulário no google forms em que qualquer pessoa poderá indicar alguém que, na sua visão, mereça estar nessa obra biográfica sobre personagens negros (as) e pardos (as) do município.

A ação é muito simples: primeiro você indica um nome de alguém que você entende que deva ser estudado1 (não esquecendo que nesse momento o foco é em personagens negros (as) e pardos (as)); num segundo momento você deverá indicar por qual motivo está sugerindo essa pessoa (por exemplo, qual a contribuição dessa personagens no campo em que ela atuou); em seguida você poderá indicar estudiosos, pesquisadores e seus trabalhos que possam nos ajudar a mapear a relevância de sua indicação para nossa pesquisa; por fim pedimos que você se identifique para uma eventual necessidade de contato (seus dados serão usados apenas para os fins da pesquisa e serão protegidos nos termos da lei).

________________
1. Sua indicação é muito bem vinda. Contudo, tenha em mente que a seleção das personagens a serem estudadas e que poderão compor o resultado final de nossa pesquisa é de inteira responsabilidade da equipe de pesquisadores do projeto, elencados acima.