HR (28/2 – Jul. 2023)

Dossiê: Educação e História: pensar a educação a partir de uma perspectiva histórica

Apresentação
Presentation
Magda de Abreu Vicente | Caroline Braga Michel
Link 1 |
Link 2 

Docência feminina no século XIX: entre críticas, denúncias, polêmicas e represálias
Female teaching in the 19th century: criticism, complaints, polemics and reprisals
Eliane Peres
Link 1 | Link 2

A presença das mulheres na educação profissional agrícola na cidade de Pelotas: Um relato de pesquisa
The women presence in agricultural professional education at Pelotas city: A search report
Fabíola Mattos Pereira | Angelita Soares Ribeiro
Link 1 | Link 2

O ir e vir da legislação educacional brasileira no curso da história da formação de professores da educação profissional e tecnológica
The coming and going of brazilian educational legislation in the course of the history of teacher training of professional and technological education
Elisane Ortiz de Tunes | Cristhianny Bento Barreiro
Link 1 | Link 2

Baú de guardados: o acervo documental da professora de arte Maria Francisca Moreira (1960-2002)
Kept in a trunk: the documental collection of art teacher Maria Francisca Moreira (1960-2002)
Cofre de guardiã: la colección documental de la maestra de arte Maria Francisca Moreira (1960-2002)
Jailson Valentim dos Santos
Link 1 | Link 2

Implementação do estágio nas escolas reais: contribuição para a história de um desafio estrutural das políticas de formação de professores
Internship implementation in real schools: a contribution to the history of a structural challenge of teacher training policies
Valdeniza Maria Lopes da Barra
Link 1 | Link 2

Assistência à infância na Província do Maranhão: a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia (1850-1880)
Childcare in Maranhão Province: the Brotherhood of Santa Casa de Misericórdia (1850-1880)
Rosyane de Moraes Martins Dutra
Link 1 | Link 2

Las construcciones de género y emocionalidad en las infancias a través de los textos de lectura escolar. Uruguay 1900-1930
The Constructions of Gender and Emotionality in Childhood through School Reading Texts. Uruguay 1900-1930
Silvana Espiga | Paola Dogliotti
Link 1 | Link 2

A dimensão classificatória em grupos escolares campo-grandenses (1958-1969)
The classificatory dimensionin school groups from Campo Grande (1958-1969)
Hellen Caroline Valdez Monteiro
Link 1 | Link 2

Cada agora contém muitos antes e depois, cada aqui contém muitos alis: narrativas autobiográficas de professoras em perspectiva histórica
Each now contains many befores and afters, each here contains many theres: teacher’s autobiographical narratives in historical perspective
Miriã Lúcia Luiz | Bruna Mozini Subtil | Brunna Terra Marcelino | Mariana Dall Orto dos Santos
Link 1 | Link 2

O silêncio dos manuais didáticos de história da educação sobre a questão racial
The silence of educational history manuals on the racial issue
Joatan Nunes Machado Junior | Juliana Césario Hamdan
Link 1 | Link 2

Memórias discentes sobre a cultura material escolar e a formação de professores: elos de um percurso formativo
Student memories about school supplies culture and teacher training: links in a training path
Recuerdos estudiantiles sobre la cultura material escolar y formación docente: enlaces de un trayecto de formación
Caroline Braga Michel | Alessandra Amaral | Magda de Abreu Vicente
Link 1 | Link 2

A problematização do uso de comentários e descrições em posts da internet na pesquisa em história da educação
The problematization of the use o comments and descriptions on internet posts in research in the history of education
Maria Augusta Martiarena | Bruna Luiz dos Santos
Link 1 | Link 2

Arquitetura escolar: o projeto padrão de arquitetura eclética para 500 alunos no Rio Grande do Sul 
School architecture: the standard design of eclectic architecture for 500 students in Rio Grande do Sul
Lisiê Kremer Cabral | José Henrique Carlucio Cordeiro
Link 1 | Link 2