Justiça do Trabalho

O Acervo da Justiça do Trabalho é composto de processos trabalhistas da cidade de Pelotas e região, uma documentação da 4º Região da Justiça do Trabalho, num total de mais de 93 mil processos1, abrangendo o período de 1936 até 1998.

Este importante e volumoso conjunto de documentos está incorporado à documentação do Núcleo, em regime de comodato, desde 2005.

Essa documentação, que expõe conflitos entre empregados e seus patrões, é de grande importância para o estudo das relações geradas dentro do processo de trabalho, entre empregador e empregado.

Esse é o acervo mais completo de que se tem notícia dentro de uma cidade do estado do Rio Grande do Sul e, talvez, do próprio país. Desde seus primeiros processos (em formato digital, pois os originais dos processos iniciais estão no Memorial do Trabalho em Porto Alegre), a documentação não tem perdas, o que resulta ser extremamente importante para pesquisas seriais, como a distribuição de reclamatórias por motivo e por empresa; avaliação de reclamatórias por gênero, inclusive se há alguma discriminação em seus resultados quanto ao gênero; tipos de ocupações que mais demandam a Justiça Trabalhista, dentre várias outras.

Ao Núcleo cabe a sua guarda e conservação, bem como disponibilizá-lo para consultas de pesquisadores. Quanto a consultas de trabalhadores que necessitam de algum documento incorporado a um processo para fins de aposentadoria, essa busca é intermediada pela Justiça do Trabalho.

____________

  1. Em 2019 foram consolidados os dados relativos ao acervo da Justiça do Trabalho, chegando-se a um total de 93.845 processos sob guarda do NDH-UFPel. Para maiores informações sobre o acervo, consultar “Guia do Arquivo da Justiça do Trabalho de Pelotas. Núcleo de Documentação Histórica da UFPel – Professora Beatriz Loner“, Revista Mundos do Trabalho.