Normas Editoriais

O periódico História em Revista, uma publicação do Núcleo de Documentação Histórica da Universidade Federal de Pelotas, tem como objetivo a divulgação da produção historiográfica ou de áreas afins, na forma de artigos, ensaios bibliográficos e resenhas. Buscando contribuir com o desenvolvimento da pesquisa, publica, também, matérias sobre organização de acervos documentais e depoimentos ou documentos históricos inéditos de significativo interesse para a pesquisa histórica.

Se você é Mestre, Doutorando (a) ou Doutor (a) e quer contribuir, fique atento aos prazos! Graduandos (as) e mestrandos (as) também podem publicar, em coautoria com Doutores (as).

As normas para envio de artigos são:

Título: Em língua portuguesa ou língua espanhola, com versão para a língua inglesa.
Autoria: Nome completo, trazendo, em nota de rodapé referências (instituição de origem, programa de pós-graduação a que está ligado e e-mail para contato).

Resumo e palavras-chaves: Times New Roman, 10, espaço simples. O resumo deve ter, no máximo, com 10 linhas; palavras-chaves, de 3 a 6. Devem constar entre a autoria e o início do texto. Resenhas não necessitam de resumo e palavras-chave.

Abstract e key words: Devem seguir as mesmas normas do item anterior e constar logo após o resumo e palavras-chave.

Idiomas: A História em Revista publica artigos em português, espanhol e inglês.

Extensão do texto: O corpo do artigo deve ter de 15 a 25 páginas, fonte Times New Roman, 12, espaço 1,5; e as resenhas, 5 a 8 páginas, fonte Times New Roman, 12, espaço 1,5.

Margens: superior e esquerda 3, inferior e direita 2.

Citações: As citações com menos de três linhas devem constar entre aspas, no corpo do texto. Citações com mais de três linhas devem ser recuadas, sem aspas e espaço simples, fonte 10, recuo à direita (4,0).

As referências das mesmas devem constar no corpo do texto (e não em nota de rodapé ou nota de fim), entre parênteses, no modelo autor-data, indicando sobrenome do autor, data de publicação e páginas citadas (por exemplo: LONER, 2001, p. 330).

Notas de rodapé: Quando necessárias, devem ter apenas caráter explicativo e/ou aditivo. Devem ser numeradas sequencialmente em espaço simples, Times New Roman, 9. Caso nas notas de rodapé houver referências bibliográficas, estas devem seguir o modelo autor-data.

Tabelas: No caso de utilização de tabelas, elas devem ser digitadas seguindo a formatação de Tabela do Word (artigos com tabelas elaboradas ‘manualmente’ ou com inserção de colunas não serão aceitos).

Imagens: Devem ser enviadas já inseridas no corpo do texto ou, caso seja necessário, em arquivo separado, em formato JPEG ou PNG. Se inseridas em arquivo separado, as imagens devem ser numeradas e no corpo do texto devem ser indicados os locais de sua inserção.

Referências bibliográficas: Respeitando as regras correntes da ABNT, devem vir ao final do texto em ordem alfabética do autor.

Os arquivos, em formato “.doc” ou “.docx“, devem ser enviados para o email ndh.ufpel@gmail.com