HR (28/1 – Dez. 2022)

A História Através das Mídias [confira os artigos ao final da página]

Prezado/prezada leitor/leitora,

A presente edição da História em revista tem como objetivo principal refletir e analisar questões relacionados ao mundo das mídias – filmes, HQs, séries, games, entre outros. Nesse sentido, mesmo que o leitor não concorde completamente com as análises apresentadas pelos colaboradores, uma coisa é certa, as fontes selecionadas são deveras interessantes.

Os historiadores e demais intelectuais que se debruçam na tarefa de analisar as narrativas que compõem o mundo das mídias e sua relação com o seus respectivos contextos possuem uma tarefa laboriosa. Afinal de contas, a quantidade de narrativas que se proliferam é imensa. Já notaram no número de filmes de super-heróis que entraram em cartaz nos cinemas do mundo inteiro na última década? Nesse sentido, as reflexões selecionadas para o presente dossiê se fazem necessárias. Ademais, Douglas Kellner, importante teórico americano, em seus estudos a respeito da cultura da mídia, nos revela que os meios midiáticos compõem um importante campo de disputa de poder em que podemos observar grupo sociais e ideologias políticas lutando pela hegemonia do discurso.

Ao todo, selecionamos 8 artigos. Eles abrangem um leque variado de temas: de Thor, o Deus do trovão da Marvel, à repressão policial durante o Governo Vargas. Essa diversidade de temas é característica do universo das análises midiáticas.

O artigo intitulado “Trauma e testemunho em Grama, de Keum Suk Gendry-Kim: quadrinhos sobre as mulheres de conforto”, de Daniel Soares Duarte e Leticia Chrisostomo Bortt Moreira analisa a história em quadrinhos sul-coreana Grama, de Keum Suk Gendry-kim, publicada no Brasil em 2020.  A narrativa expõe o relato de uma “mulher de conforto”, expressão utilizada para designar as jovens coreanas, chinesas e japonesas que foram capturadas pelo exército japonês para servir como escravas sexuais aos soldados desse império, da Segunda Guerra sino-japonesa até os anos da 2ª Grande Guerra.

Em “Thor, quadrinhos e o ensino da beleza e a justiça de Platão”, Renis Ramos Silva e Gelson Weschenfelder buscam aproximar o universo ficcional do deus do trovão com abordagens de ensino e aprendizagem. Para isso, realizaram reflexões sobre o belo e a justiça tendo como base o pensamento de Platão.

No artigo “SHAZAM: O Paradoxo da Juventude”, Diego das Neves Ribeiro e Elbert de Oliveira Agostinho propõem uma reflexão sobre as possíveis projeções desenvolvidas pelas histórias de SHAZAM e suas experiências enquanto um jovem no corpo de um super-herói adulto possuí anseios e frustrações da juventude.

Carine Medineira Buss Flores, Erica Kirchhof Dias e Fernando Souto Dias Neto escreveram o texto “Quando os subalternizados tomam as cenas: o cinema como ferramenta pedagógica”, em que abordam o cinema como produto cultural voltado à educação. Um dos seus objetivos principais é promover a desubalternização da cultura de matriz africana.

A autora Tamires Ferreira Soares, no artigo “Os Astros da 5° Coluna”: Repressão Policial no Rio Grande do Sul durante o governo de Getúlio Vargas (1930-1945)”, analisa através da Revista Vida Policial casos de professores que foram vigiados, perseguidos e cassados por subverterem as leis de nacionalização implantadas por Getúlio Vargas durante o Estado Novo.

Já Rodrigo Aparecido de Araújo Pedroso e Rodrigo Cardoso Polatto, no seu artigo que tem como título “O horror “socialmente relevante” da EC Comics: uma análise da história em quadrinhos “The Patriots” de 1952”, analisa a HQs “The Patriots”, publicada em 1952. Em sua análise o foco está na crítica social explícita à política da Guerra Fria. Abordando temas como anticomunismo e macarthismo.

No artigo “Guerra e sexo em Lost Girls, de Alan Moore e Melinda Gebbie”, Márcio dos Santos Rodrigues e Suellen Cordovil da Silva discutem uma interessante relação entre erotismo, pornografia e a memória histórica da Primeira Guerra Mundial a partir de Lost Girls, de Alan Moore e Melinda Gebbie. O foco principal do artigo é analisar como a obra estabelece uma crítica às guerras, ao colocar em evidência elementos e representações do período.

Por fim, temos o artigo de Felipe Radünz Krüger, Mario Marcello Neto e Artur Rodrigo Itaqui Lopes Filho, intitulado “Destruição criativa na capital inglesa: O caso V for Vendetta”. Este artigo visa analisar a relação entre destruiução e resistência através da interpretação e análise da graphic novel V for Vendetta dos britânicos Alan Moore e David Lloyd.

Uma vez apresentados os artigos que fazem parte deste dossiê, desejamos a todas e a todos uma boa leitura!

Artur Rodrigo Itaqui Lopes Filho | Felipe Radünz Krüger | Mario Marcello Neto

Editores do Dossiê

Dezembro de 2022.

Artigos

Lorena Almeida Gill

Daniel Soares Duarte, Leticia Chrisostomo Bortt Moreira

Diego das Neves Ribeiro, Elbert de Oliveira Agostinho

Carine Medineira Buss Flores, Erica Kirchhof Dias, Fernando Souto Dias Neto

Rodrigo Aparecido de Araújo Pedroso, Rodrigo Cardoso Polatto

Márcio dos Santos Rodrigues, Suellen Cordovil da Silva

Felipe Radünz Krüger, Mario Marcello Neto, Artur Rodrigo Itaqui Lopes Filho

Tamires Ferreira Soares

Instrumento de Trabalho

OS ESTATUTOS DA SOCIEDADE ITALIANA UNIÃO E PHILANTROPIA EM PELOTAS (RS) (1877)

Elisabeth da Rosa Conill