Home

O Núcleo de Documentação Histórica da UFPel (NDH – UFPel) foi fundado em março de 1990, com as funções de um Centro de Documentação e Pesquisa em História.

A idéia inicial de servir de local de preservação da história institucional da Universidade rapidamente foi acrescida das funções de Núcleo de Pesquisa, Extensão e centro de resguardo da história do trabalho e dos partidos políticos de nossa região.

Com a incorporação dos acervos da Delegacia Regional do Trabalho do RS, da Justiça do Trabalho da Comarca de Pelotas, do DCE-UFPel, da Laneira Brasileira SA, da FAEM e do Grêmio Estudantil do IFSul (antigo CEFET-RS), o NDH firma-se como um importante centro de preservação histórica e fonte de pesquisa nas áreas mais diversas.

Além disso, nos últimos anos, o Núcleo tem se consolidado como local de formação acadêmica. Através de grupos de estudo, seminários, aulas práticas e, principalmente, graças aos projetos de pesquisa que agregam bolsistas e voluntários, o NDH vem contribuindo para uma melhor qualificação de alunos do curso de História. Prova disso é o expressivo número de bolsistas que saem para mestrados e doutorados.