Chamada para publicação: Dossiê Patrimônio Cultural da Saúde e da Assistência: reflexões sobre um campo multidisciplinar (Jul. 2024)

História em Revista número 29, volume 2, de Julho de 2024 terá como tema o “Patrimônio Cultural da Saúde e da Assistência: reflexões sobre um campo multidisciplinar” e será editado pelas professoras Drª Joana Balsa de Pinho (Universidade de Lisboa) e Drª Eliane Cristina Deckmann Fleck (Universidade Federal de Pelotas).

Dossiê propõe a discussão sobre o patrimônio cultural da saúde e da assistência, o qual consiste no conjunto de objetos e edifícios, assim como práticas imateriais, que se desenvolveram no contexto da assistência e cuidado de saúde prestados a diferentes indivíduos. É uma tipologia patrimonial que tem recebido uma importância crescente relacionada com iniciativas individuais – de historiadores, arquivistas, arquitetos, médicos, entre outros –,  e de redes de investigação nacionais e internacionais.

O objetivo deste dossiê é oportunizar a divulgação de investigações que refletem sobre o campo disciplinar da história do patrimônio cultural da saúde e da assistência em nível nacional e internacional. As propostas de artigos devem articular-se com temas relevantes para o âmbito científico do patrimônio cultural da saúde e da assistência, recorrendo à documentação disponível em acervos arquivísticos, bibliográficos, museológicos, iconográficos e sonoros, bem como ao patrimônio arquitetônico, observando os domínios da reflexão teórica, metodológica e historiográfica, e contemplando qualquer contexto geográfico ou cronológico.

Prazo de submissão é 21/04/2024.

Envio de propostas para ndh.ufpel@gmail.com