Laneira Brasileira S.A.

A Laneira Brasileira Sociedade Anônima Indústria e Comércio foi uma fábrica de lã construída no ano de 1945, na cidade de Porto Alegre. No dia 8 de dezembro do ano de 1948 ocorreu a mudança de nome para Laneira Brasileira Sociedade Anônima Indústria e Comércio. Entre os anos de 1948 e 1949, a empresa iniciou seu processo de transferência para a cidade de Pelotas, tendo em vista a privilegiada localização geográfica da cidade, nas rotas de comércio de lã no Estado.

A fábrica foi pioneira na sua especialidade, a partir do tratamento da lã introduzido pelo seu fundador e presidente, o Sr. Moisés Llobera Gutes e se localizava na Avenida Duque de Caxias nº144, no bairro Fragata. O local acabou se tornando um marco no setor de lã da região, porém em 2003 declarou falência e em abril do mesmo ano fechou suas portas.

Em 2010 a Universidade Federal de Pelotas adquiriu o prédio onde se encontrava a Laneira. Dentro dele havia resquícios de um arquivo descartado, em péssimo estado. Foi na busca por reconstruir a história e a memória da instituição, que o Núcleo de Documentação Histórica (NDH) o inseriu aos demais acervos que o compunham.

A constituição do acervo da Laneira visa salvaguardar a identidade da empresa e a memória dos trabalhadores, através de projetos de organização e higienização, fazendo com que todos os documentos fiquem à disposição de pesquisadores e demais interessados.

O arquivo tem caráter permanente e possui a função de conservar, reunir e facilitar a consulta da documentação, tornando-a acessível para a sociedade. Os seus documentos ganham significado à medida que são utilizados como informação pela sociedade, servindo de subsídios para a interpretação histórica.