Projetos de Pesquisa

Os projetos de pesquisa interagem com o projeto de extensão Acervos Documentais. Os dois projetos se desenvolvem a partir dos documentos da Delegacia Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul, salvaguardado no NDH e que integra o projeto de extensão.

Projeto de pesquisa Traçando o perfil do trabalhador gaúcho. Este projeto foi iniciado pela professora Beatriz Loner, que recebeu o acervo da DRT/RS na UFPel, vindo da UFRGS, em 2003. Com a sua aposentadoria, em 2011, o projeto, assim como a salvaguarda do acervo da DRT/RS, foi passado para a coordenação do professor Aristeu Lopes. O projeto atua na inserção dos dados das fichas no banco de dados e no cruzamento dessas informações para, então, traçar perfis de determinados grupos de trabalhadores ou trabalhadoras. Também atua na reprodução de parte das fichas 3×4 afixadas nas fichas.

Projeto de pesquisa Da carne e do couro: os trabalhadores dos frigoríficos e dos curtumes no Rio Grande do Sul nas solicitações de carteira profissional e nos processos judiciais, 1933-1950. O projeto, iniciado em 2020, pretende pesquisar, mapear, identificar e analisar os mundos do trabalho no que se refere aos trabalhadores e trabalhadoras vinculados às indústrias da carne e às indústrias do couro instaladas no estado do Rio Grande do Sul entre os anos de 1933 e 1950. Para esse objetivo, os dados da DRT/RS serão os condutores do desenvolvimento do projeto que ainda vai pesquisar os processos judiciais dos acervos do Arquivo da Justiça do Trabalho da Comarca de Pelotas, salvaguardado no NDH, Arquivo do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul e o Memorial da Justiça do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 4º região. O projeto conta com auxílio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul através do Edital do Programa Pesquisador Gaúcho da FAPERGS.